Guia do Paulista A3







Artigo de Fernando Pereira

blog Punter na Área

 

Série A3
 

Clubes: 20
Período: 17 de Janeiro a 29 de Abril.
Fórmula de Disputa:
Todos os times jogam entre si na 1º Fase em Turno Único, os 8 primeiros se classificam para 2º fase que será disputada em mata-mata. Os finalistas conquistam o acesso para Série A-2 2019.
Os 6 últimos da 1º fase são rebaixados para Segunda Divisão 2019.
*Ao contrário dos anos anteriores não teremos disputa por pênaltis no mata-mata. Em caso de igualdade ao fim dos dois jogos o time de melhor campanha se classifica.

Raio X:
Sendo disputada pela última vez com 20 clubes, a A3 deve ter uma luta acirrada durante toda a competição, com times lutando pelo G8 e contra o Z6 ao mesmo tempo.
Outra competição que poderia se espalhar por todo 1º semestre, mas a FPF deixa os 19 jogos apertados em pouco mais de 2 meses e logo depois a fase final.
Qualquer projeção na A3 é complicada, pois a quantidade de classificados e rebaixados é enorme e todos clubes chegam cercado de boas expectativas, a única certeza é que teremos mais choros do que risos.

Site Oficial: tabelas do Paulistão A3

 

Sport Club Atibaia


Estádio: Salvador Russani – 3.000 (Capacidade)
Fundação: 12 de Dezembro de 2015
Cidade: Atibaia
Série A3 2017 :12º
Site: Não Tem

O 2017 do Atibaia foi discreto. Lutou na parte debaixo da tabela e foi muito mal na Copa Paulista, ficando na lanterna de seu grupo.
O treinador Betão Alcântara, vice da A3 com o Rio Preto em 2017, tem a missão de uma campanha melhor nesta temporada porém a expectativa é de sofrimento e luta contra a queda.

 

Barretos Esporte Clube



Estádio: Antonio Gomes Martins ( Fortaleza) – 13.007( Capacidade)
Fundação:28 de Outubro de 1960
Cidade: Barretos
Série A2 2017: 16º - Rebaixado
Site: http://barretosesporteclube.com.br

Comandado pelo ex-artilheiro Paulinho Mclaren, o Touro do Vale quer esquecer o rebaixamento da A2 no ano passado. No segundo semestre a equipe ficou inativa e começou os preparativos para A3. A série de amistosos para o ínicio de ano foi boa, com apenas uma derrota para o Sertãozinho, no último dos 5 jogos, e contou com a aprovação do treinador, o que gera a expectativa de uma boa campanha.
 Entre os nomes mais conhecidos de jogadores, se destacam Zelão e Ramon, ambos ex-Corinthians.

 

Capivariano Futebol Clube


Estádio: Arena Capivari – 19.000 (Capacidade)
Fundação: 12 de Outubro de 1918
Cidade: Capivari
Série A2 2017 : 17º ( Rebaixado)
Site: http://www.capivarianofc.com.br/

Em 2 anos o Capivariano saiu da Elite para A3, sendo rebaixado seguidamente. Para acabar com isso e comemorar o Centenário com o acesso a A2, a diretoria aposta no experiente Roberval Davino. O grupo é de jogadores em sua maioria desconhecidos, mesclados com garotos da base e apesar de Davino pedir para esquecer os anos anteriores o fantasma de um descenso assombra novamente.
 

Desportivo Brasil


Estádio:
Fundação:
Cidade: Porto Feliz
Série A3 2017 : 7º
Site: http://www.desportivobrasil.com.br/

Em 2017 o Desportivo Brasil fez boas campanhas, na A3 foi 7º e na Copa Paulista caiu nas Quartas diante da Portuguesa de Desportos.
A preparação da equipe sofreu um golpe com a saída de Mauricio Barbieri para ser auxiliar do Flamengo/RJ, a diretoria agiu rápido e efetivou o auxiliar Caio Autuori, filho de Paulo Autuori.
Em um campeonato onde a desorganização financeira impera, o Desportivo surge como favorito a boa campanha pela sua estrutura e por apostar e formar uma boa base, que inclusive vai bem na Copa São Paulo 2018. Então bom ficar de olho no Dragão Chinês.

 

Esporte Clube São Bernardo


Estádio: Baetão – 6.315 ( Capacidade)
Fundação: 3 de Fevereiro de 1928
Cidade: São Bernardo
Série A2 2017:
Site: http://www.ecsaobernardo.com

Empolgado pelo acesso da Segunda Divisão em 2017, o Cachorrão manteve o técnico Ricardo Costa para seguir em ascensão, para isso manteve uma boa base do ano passado.
O entrosamento pode ajudar, porém a equipe não desponta como uma das favoritas.

 

Grêmio Esportivo Osasco


Estádio: José Liberatti – 12.430 ( Capacidade)
Fundação: 17 de Dezembro de 2007
Cidade: Osasco
Série A3 2017: 13º
Site: http://www.gremioosasco.com.br/

Apostando no trabalho de Vitor Mosca, o GEO tenta se manter na A3 neste ano de muitos times caindo. O desempenho nos amistosos pré-temporada foi bem satisfatório, o que gera uma expectativa de surpreender e chegar entre 8 classificados para próxima fase, porém o primeiro passo é se manter na A3.
 

Academia Desportiva Manthiqueira


Estádio: Dario Rodrigues Leite – 16.095 ( Capacidade)
Fundação: 4 de Agosto de 2005
Cidade: Guaratinguetá
Segunda Divisão 2017: Campeão ( Acesso)
Site: http://www.manthiqueira.com.br/

Campeão da Segundona em 2017 o Manthiqueira chega com moral a A3. A Laranja Mecânica aposta na volta de Nilmara Alves ao comando técnico. O Campeão Luis Felipe, de apenas 28 anos, continua no clube mas em outra função, tendo comandado inclusive o time na Copa São Paulo 2018.
Estreante na A3, a expectativa da equipe é ficar longe do rebaixamento.

 

Marília Atlético Clube


Estádio: Bento de Abreu – 19.800 ( Capacidade)
Fundação: 12 de Abril de 1942
Cidade: Marília
Série A3 2017: 11º Colocação
Site: http://mariliaatleticoclube.com/


O treinador Jorge Rauli retorna ao MAC, após quase ascender a Elite Nacional em 2007 com a equipe.
No ano passado a equipe ficou no meio da tabela, mas chegou a corre risco de rebaixamento.
A equipe não disputou a Copa Paulista e na Copa São Paulo 2018, após eliminar o Fluminense, o MAC caiu na segunda fase nos pênaltis.
Jogadores mais conhecidos são o zagueiro Rafael Fefo, ex-Corinthians, e o volante Alceu, ex-Palmeiras, e para tentar chegar as Oitavas o MAC conta com a força de sua apaixonada torcida.

 

Sociedade Esportiva Matonense


Estádio: Ferreirão – 15.000( Capacidade)
Fundação: 24 de Maio de 1976
Cidade : Matão
Série A3 2017: 10º
Site: Não tem

Em 2017 a Matonense ficou a um passo de chegar as Quartas e após isso parou suas atividades retornando agora para A3. O comando fica por conta de Dennio Dago, que faz seu primeiro trabalho no Estado.
Outra coisa que pode atrapalhar a equipe é a interdição de seu estádio, fazendo que a estreia seja em Bebedouro. Por isso a luta da Águia Azul é contra queda.

 

Mogi-Mirim Esporte Clube


Estádio: Vail Chaves – 19.900 ( Capacidade)
Fundação: 1º de Fevereiro de 1932
Cidade: Mogi-Mirim
Série A2: 19º ( Rebaixado)
Site: http://www.mogimirim.com.br/

Após um ano de 2017 para se esquecer, o Sapão tenta juntar os cacos. Rebaixado na Série A2 e na Série C, greve de jogadores, salários atrasados. O roteiro foi de desastre e com uma nova direção e o comando de Álvaro Gaia o time busca dias melhores.
Mas devido a toda turbulência enfrentada o treinador pouco trabalho com os jogadores e uma semana antes da estreia um pacotão de 18 jogadores foi anunciado. O alento é a base que tem feito bons campeonatos, mas a luta neste ano é para seguir na A3.
 

Atlético Monte Azul


Estádio: Otacília Patricia Arroyo – 13.100 ( Capacidade)
Fundação: 28 de Abril de 1920
Cidade: Monte Azul Paulista
Série A3 2017 : 4º
Site: http://atleticomonteazul.com.br/

Após bater na trave com o acesso em 2017, caindo nas semifinais para a Inter de Limeira, o Azulão aposta em Oliveira para ser o comandante do acesso.
A expectativa para esta temporada é de outra boa campanha, porém o elenco curto pode atrapalhar os planos.
 

Esporte Clube NOROESTE
 

 
Estádio: Alfredo de Castilho - 18.866 ( Capacidade)
Fundação: 1º de Setembro de 1910
Cidade: Bauru/SP
Série A3 2017:  14º Colocado
Site:
http://ecnoroeste.com.br/

Comandado pelo técnico Tuca Guimarães, que levou o Nacional a um surpreendente título da Série A3 em 2017, o Noroeste aposta em uma nova gestão que investiu muito no clube.
Após um 2017 complicado, com a quase queda para Segunda Divisão, o trabalho se iniciou na Copa Paulista, onde a equipe ficou em 5º na primeira fase e continuou já em Novembro, sendo a primeira equipe da A3 a iniciar sua preparação, um dos jogadores mais conhecidos é Rodrigo Tiuí.
A equipe fechou a etapa de 6 amistosos invicta, tendo enfrentado times de divisões acima e a expectativa de todos é a luta pelo Acesso.



Olímpia Futebol Clube


Estádio: Tereza Breda – 16.561 ( Capacidade)
Fundação: 5 de Dezembro de 1946
Cidade: Olímpia
Série A2 2017: 3º
Site: http://www.olimpiafutebolclube.com/

Após liderar a fase de classificação em 2017, o Olímpia caiu nos pênaltis para o Nacional e perdeu a chance do acesso. O treinador José Galli Neto tem a função de acabar com este trauma e dar um passo adiante para o Galo Azul. A preparação se iniciou com o técnico Edson Porto, que saiu no fim de Dezembro após desentendimento com o presidente do clube, o acusando de querer escalar o time.
Já o presidente disse que o antigo técnico queria dar palestras motivacionais ao contrário de treinar. Essa troca em cima do ínicio da competição pode atrapalhar a equipe.

 

Associação Atlética Portuguesa Santista


Estádio: UIrico Mursa - 6.072 ( Capacidade)
Fundação: 20 de Novembro de 1917
Cidade: Santos
Série A3: 8º
Site: http://www.aaportuguesa.com.br/

Após bom trabalho no Rio Claro, Sérgio Guedes chega a Briosa para tentar uma campanha melhor do que ano passado quando chegou as Quartas. O desempenho na Copa Paulista foi sofrível e o time se despediu sem nenhuma vitória. Mas o desempenho na Copa Rubro-Verde deixou essa sombria expectativa para trás.  A estreia será no Canindé, devido a perda de mando em 1 jogo. Devido ao bom histórico de Guedes a Briosa é candidata às Quartas e quem sabe com 100 anos comemorar mais um acesso.
 

 

Rio Preto Esporte Clube
 


Estádio: Anísio Haddad – 14.126 ( Capacidade)
Cidade: São José do Rio Preto
Fundação: 21 de Abril de 1919
Série A2 2017 : 18º ( Rebaixado)
Site:
https://www.riopretoesporteclube.com.br/

Em 2019 o Rio Preto completa seu centenário e deu a Rodrigo Fonseca a missão de comandar a equipe de volta a Série A2. A missão é complicada, apesar da estrutura boa o Verdão larga atrás de muitos times, mas pode chegar ao G8.

 

Rio Branco Esporte Clube


Estádio: Décio Vitta
Cidade: Americana
Fundação: 4 de Agosto de 1913
Série A3 2017: 5º
Site:
http://www.riobrancoesporteclube.com.br/

Sem sucesso na busca de um treinador, o Tigre efetivou Edson Fio, que comandou a equipe na Copa Paulista e quase se classificou para segunda fase. Em 2017 a equipe fez uma ótima 1º fase mas caiu para o Nacional nas Quartas. Apesar dos problemas financeiros a meta da equipe é se classificar novamente para 2º fase.
 

São Carlos Esporte Clube


Estádio: Luis Augusto de Oliveira – 10.000 ( Capacidade)
Cidade: São Carlos
Fundação: 25 de Novembro de 2004
Série A3 2017: 9º
Site:
http://www.saocarlosfc.com.br/

Edson Vieira retorna ao clube após 7 anos e tenta colocar a equipe ao menos nas Quartas.

Ano passado a Águia da Central bateu na porta da 2º Fase, terminando em 9º e este ano a meta é subir um pouco mais.

 

Clube Atlético Taboão da Serra


Estádio: José Ferez – 7.600 ( Capacidade)
Cidade: Taboão da Serra
Fundação: 12 de Dezembro de 1985
Série A3 2017: 6º
Site: Não tem


Após um bom Campeonato em 2017 caindo para o Monte Azul nas Quartas, o Taboão espera ao menos repetir a campanha. O ex-jogador Axel foi mantido no comando e na Copa Paulista a equipe quase chegou as Quartas.
Seguindo a tradição de apostar em veteranos o Cão Pastor tem em seu elenco Somália, ex-Botafogo e André Luis, ex-Botafogo e Santos e Lúcio, ex-Palmeiras.
 

União Agrícola Barbarense Futebol Clube
 


Estádio:Antônio Lins Ribeiro Guimarães – 14.913 ( Capacidade)
Cidade: Santa Bárbara D´Oeste
Fundação: 22 de Novembro de 1914
Série A2 2017: 20º ( Rebaixada)
Site:
https://uniaobarbarensefc.com.br/

Após ficar na lanterna da A2 e ser rebaixada em 2017, o Leão planeja um ano totalmente diferente. Claudemir Peixoto é o encarregado de comandar a equipe e deve optar por um esquema 4-5-1, protegendo sua defesa e liberando laterais.

O foco do time é se manter na Série A3.

 

Associação Esportiva Velo Clube Rio Clarense


Estádio:Benitão – 8.136 ( Capacidade)
Cidade: Rio Claro
Fundação: 28 de Agosto de 1910
Série A2 2017: 15º ( Rebaixado)
Site:
http://www.veloclube.com.br/

Lelo comanda a equipe após um período de estudos em Portugal. Uma das missões do treinador é não repetir o fracasso do ano passado com o rebaixamento na A2.

Os reforços foram em sua maioria modestos e a manutenção na A3 é o objetivo.
 




Casas de apostas

188BET

Bônus

R$200

Ganhar
Bet365

Bônus

R$200

Ganhar
Rivalo

Bônus

R$500

Ganhar
10Bet

Bônus

R$400

Ganhar
NetBet

Bônus

R$200

Ganhar
Betboro

Bônus

R$500

Ganhar