Guia da Copa do Nordeste 2020 - Retorno







Copa do Nordeste está de volta! A CBF detalhou o calendário e divulgou que a principal competição de clubes do Nordeste será retomada no dia 21 de julho com a partida entre Fortaleza x América-RN no Barradão em Salvador. Peraí, um jogo entre um time do Ceará e outro do Rio Grande do Norte em Salvador? Sim, todos os jogos da Lampion's League serão na Bahia.

A estratégia é que as equipes terminem a primeira fase no dia 23 e terminem o campeonato até o dia 4 de Agosto. Assim, o Nordestão deve encerrar cinco dias antes do início do Brasileirão.

Guia Apostas Nordeste


Tabela Jogos Copa Nordeste

O jogos serão distribuídos nas seguintes datas:

Quartas de final

  • Todas serão no dia 25 de julho

Semi-finais

  • Jogo 1: 28 de julho
  • Jogo 2: 29 de julho

Final

  • Jogo 1: 1 de agosto
  • Jogo 2: 4 de agosto

Outra situação importante é que jogos que não valham nada, não serão jogados. Sendo assim, a partida da última rodada entre Frei Paulistano-SE x Imperatriz-MA está cancelada já que nenhuma das duas equipes tem chances de classificação.

Todos os jogos serão no Estado da Bahia com a utilização da Fonte Nova, Barradão e Pituaçu em Salvador, além de partidas no Joia da Princesa e na Arena Cajueiro em Feira de Santana que fica a 120 km da capital, no Centro Esportivo Praia do Forte que fica em Mata de São João a 62 km da capital e também na Arena Valfredão em Riachão do Jacuípe, essa mais longe, fica a 230 km da capital. 

Situação da Equipes

ABC-RN

O ABC tem menos de uma semana para entrar nos trilhos e buscar a classificação para as quartas de final da Copa do Nordeste. O jogo contra o CSA é na próxima quarta-feira e a missão requer cuidado, tendo em vista que os jogadores estão há quatro meses sem atuar. O Alvinegro voltou aos treinos na última sexta-feira, em Salvador, e tenta conciliar o aprimoramento físico do grupo com os trabalhos técnicos e táticos.

O Alvinegro precisa vencer e torcer para que o Sport tropece diante do Confiança ou, caso vença, não supere no saldo de gols.

O Mais Querido tem como time base: Rafael; Bruno, Vinicius Leandro, Joécio e Richardson; Felipe Manuel, Cedric, Jailson e Berguinho, Igor Goularte e Paulo Sérgio.

América-RN

O primeiro compromisso do América-RN após a retomada das competições será o duelo contra o Fortaleza, pela última rodada da primeira fase da Copa do Nordeste. O jogo está marcado para o dia 21, às 20h, no Barradão, em Salvador. O Alvirrubro não tem chances de classificação, mas o clube vê como uma boa oportunidade para dar ritmo de jogo à equipe para os próximos compromissos.

O elenco rubro já está em Natal e ganharam folga após 12 dias de treinamentos no CT do Retrô, em Camaragibe, na região metropolitana de Recife. A diretoria do América-RN tomou essa medida de levar a equipe para outro estado porque as atividades esportivas no Rio Grande do Norte não estavam autorizadas.

O América-RN perdeu um de seus destaques do início do ano já que o atacante Tiago Orobó se transferiu para o Fortaleza para a sequência da temporada. Com isso, Wallace Pernambucano que vinha revezando a camisa 9 do Mecão com ele, passa a ser titular absoluto da equipe.

O Mecão tem como time base: Everton; André Krobel, Edimar, Edson e Renan Luis; Leandro Melo, Felipe Cordeiro e Romarinho; Erivan Junior, Lelê e Wallace Pernambucano.

Bahia

Sem jogos desde março, quando o calendário do futebol brasileiro foi paralisado por conta da pandemia de coronavírus, o Bahia volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, às 20h (de Brasília), quando encara o Náutico no estádio de Pituaçu. A partida encerra a fase de grupos da Copa do Nordeste.

Depois de vencer o América-RN na última rodada, o Bahia já garantiu vaga nas quartas de final da Copa do Nordeste. O time briga agora pela liderança do Grupo A com o Fortaleza, que tem a mesma pontuação, número de vitórias e leva a melhor no saldo de gols.

O goleiro Douglas Friedrich, em recuperação de problema muscular, segue fora das atividades com bola.

O Bahia tem o time base: Douglas (Anderson); João Pedro, Lucas Fonseca, Juninho e Zeca; Gregore, Jadson, Daniel e Rodrigunho; Clayson e Gilberto.

Botafogo-PB

Além da chegada de Mauro Fernandes, o Botafogo-PB contratou o atacante Chaveirinho. Essa, inclusive, foi a única aquisição do Belo nas quatro linhas para a sequência da temporada. Os laterais-direitos Israel e Neílson e o meia Enercino não tiveram seus contratos prorrogados e não continuam na equipe.

Foram três semanas de treinamento para que o novo técnico Mauro Fernandes planejasse a melhor forma de escalar o Belo.. Com todos os treinos fechados para a imprensa, existe uma dificuldade para apontar as predileções que o novo técnico tem no elenco alvinegro. Apesar disso, o time fez partidas pelo Campeonato Paraibano e podemos ter uma noção tanto de como eles entrarão em campo e o estilo de jogo que a equipe usará.

O time base do Belo tem: Felipe; Léo Moura, Luís Gustavo, Fred e Mário; Wellington Cézar (Mineiro), Everton Heleno e Rodrigo Andrade; Dico, Cássio Gabriel e Lucas Simón.

Ceará

Único time da Série A a sustentar sequência de invencibilidade na temporada, o Ceará sucumbiu ao maior rival e teve a série de 16 jogos sem perder quebrada. Foi a primeira derrota de 2020 e o segundo jogo de Guto Ferreira, que pouco a pouco tenta construir identidade na equipe. Não decepcionou, mas deixou o oponente crescer à medida que não conseguia ser efetivo em campo.

O Ceará divulgou lista com seis jogadores em recuperação no departamento médico do clube. Estão impossibilitados de jogar os zagueiros Gabriel Lacerda e Klaus, os volantes Fabinho e William Oliveira, e os atacantes Rogério e Rodrigão. Todos estão fora da partida o CRB pela última rodada da Copa do Nordeste.

Vale lembrar que o Ceará foi o primeiro clube do Nordeste a retomar atividades presenciais. Voltou aos treinos em 1º de junho

O Vozão vai com o seguinte time base: Fernando Prass; Samuel Xavier, Tiago, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Charles, Ricardinho e Vinicius; Felipe Silva, Lima e Rafael Sobis.

CSA

Quarta, o CSA vai usar o duelo com o ABC, às 20h, no CT Praia do Forte, para testar o time. A partir do dia 8 de agosto, o Azulão tem a missão de fazer uma boa campanha na Série B e precisa de ajustes.

Um dos medalhões contratados em 2020, Rodrigo Pimpão ganhou espaço nos treinos, foi elogiado por Baptista na coletiva, mas, contra o ABC, o atacante vai cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo. O meia Renatinho e o volante Geovane estão lesionados e também não jogam na próxima quarta.

O CSA tem quatro pontos no Grupo B do Nordestão, não tem chances de classificação, mas tenta deixar a lanterna contra o ABC.

O time base do CSA é: Thiago Rodrigues; Caio Felipe, Alan Costa, Luciano Castan e Diego Renan; Márcio Araújo, Yago e Andrigo; Bilu, Allano e Michel Douglas.

Confiança

Com 13 pontos, o Dragão ocupa a primeira colocação do Grupo B da Lampions League. O time está na zona de classificação para as quartas de final e depende apenas de si para conseguir a vaga inédita na fase. Caso não vença o Sport, precisa ficar de olho no duelo entre River-PI e Santa Cruz, e torcer que a equipe pernambucana não conquiste os três pontos.

Para o retorno, o time tem a adição do volante Madison, vindo do Goiás. O jogador já vinha treinando com o clube e foi adicionado no BID, reunindo condições de jogo. Além dele, o time teve a suspensão do atacante Iago, que está isolado pelo Departamento Médico, após participar de uma festa com aglomeração de pessoas e ainda não está liberado.

O Confiança tem como time base: Rafael Santos; Thiago Ennes, Luan, Marcelo e Carlos; Madison, Rafael Vila, Ítalo Melo e Everton; Rodrigo Pimpão e Renan Gorne.

CRB

O Galo tem oito pontos no Grupo A e precisa vencer o Ceará no dia 22, às 20h, no Barradão. Depois, tem que secar ABC e Sport. Eles não podem vender CSA e Confiança, respectivamente. Se essa combinação de resultados der certo, o Galo avança para as quartas.

O Galo tem uma perda grande para a volta da Copa do Nordeste que é a lesão do volante Rafael Longuine. Com isso, o técnico Marcelo Cabo trabalha em busca de um substituto para o meio-campo regatiano. Felipe Menezes, Dudu e o argentino Diego Torres são as opções.

O time base do CRB tem: Victor Souza; Lucas Mendes, Gum, Ewerton Páscoa e Igor; Claudinei, Carlos Jatobá e Dudu; Erik, Luidy e Léo Gamalho.

Fortaleza

Todos os adversários do Fortaleza esperam a mesma formação tática nos jogos: 4-2-4. Apesar de outras opções, é assim que Rogério Ceni geralmente coloca o Tricolor em campo com força máxima, em palavras definidas pelo próprio treinador. No primeiro teste de equilíbrio após longo período de paralisação, o Clássico-Rei serviu para deixar ainda mais claro que a previsibilidade pode ser o elemento forte do Leão.

O Tricolor vem de vitória frenta ao seu maior rival pelo Estadual, o que dá bom ânimo para o retorno da Copa do Nodeste.

Depois de mais de um mês de treinamentos presenciais, o Fortaleza divulgou relação com jogadores no departamento médico. Três atletas, que retornaram às atividades com o restante do elenco, estão em recuperação: o meia Marlon e o volante Nenê Bonilha.

O Tricolor vai com o seguinte time base: Felipe Alves; Tinga, Paulão, Juan Quintero e Bruno Melo; Felipe e Juninho, Romarinho, David, Osvaldo e Wellington Paulista.

Náutico

O Náutico está perto de voltar a jogar depois de mais de quatro meses e tem de cara logo duas decisões. Primeiro, o Salgueiro, pelo Pernambucano, e depois o Bahia, pela Copa do Nordeste. 

Em briga por uma das duas vagas em aberto do Grupo B junto com Ceará e o rival Santa Cruz, o Timbu irá a campo sem o destaque da temporada, já que o meia Jean Carlos testou positivo para covid-19 e está em isolamento. O time alvirrubro precisará se desfazer de um retrospecto ruim que carregava antes da paralisação do calendário por conta do novo coronavírus. A equipe conseguiu apenas uma vitória nos último sete jogos que disputou.

O Náutico tem como time base: Jefferson; Hereda, Rafael Ribeiro, Fernando Lombardi e Wlliam Simões; Luanderson, Jhonnatan, Érick Brandão e Jean Carlos (Jefferson Nem); Jorge Henrique e Kieza.

River-PI

Com contratações, o River chega para a última partida da Copa do Nordeste apenas para cumprir tabela, Porém, esse jogo será importante para o time pegar ritmo de jogo. Por isso que a equipe já treina em Salvador visando a partida contra o Santa Cruz.

Foram anunciados Iran (zagueiro), Val (zagueiro), Edy (lateral-direito),  Igor Tavares (lateral-esquerdo), Welton Heleno (volante), Guto (volante), Wendel (meia), Jairo (meia), Bruno Menezes (meia), Emanuel (atacante), Bruninho (atacante) e Max (atacante). Os 12 reforços do Galo se juntam aos 11 remanescentes do elenco de 2020, que foram confirmados no início de julho. Ao todo, o River-PI tem 23 nomes garantidos no elenco.

O River tem como time base: Mondragon; Edy, Cris, Wagner Silva e Igor Tavares; Guto, Welton Heleno, Wender e Bruno Menezes; Érico Junior e Max.

Santa Cruz

Classificado para a semifinal do Campeonato Pernambucano de forma antecipada, o Santa Cruz decidiu que embarcará para Salvador, onde disputará a Copa do Nordeste, um dia após o clássico contra o Sport, pelo Estadual.

A ideia do Tricolor é usar força máxima contra o Leão, principalmente para dar ritmo de jogo aos atletas. Como a reestreia na Copa do Nordeste só ocorrerá no dia 22 de julho, contra o River-PI, o Santa avalia que não haverá problema de cansaço. Com 30 jogadores no elenco, a tendência é de que o clube não leve todos os atletas para Salvador por conta da quantidade de testes disponíveis para cada time.

O Santa Cruz tem o time base com: Maycon, Toty, Danny Morais, William Alves e Fabiano; André, Paulinho e Didira; Pipico, Jeremias e Victor Rangel.

Sport Recife

Apesar do último jogo na temporada ter sido a derrota de virada por 2x1 para o Ceará, no dia 15 de março, o Leão vinha apresentando uma evolução, mesmo que longe do ideal, tanto no duelo diante do Vozão quanto anteriormente na vitória em cima do Santa Cruz também pela Copa do Nordeste.

Depois de três meses de inatividade e quatro semanas desde a retomada dos treinos no dia 15 de junho, o foco de todos na Ilha do Retiro é o confronto contra o Confiança na última rodada da fase de grupos do torneio regional.

No torneio regional, o Sport é o quinto colocado do Grupo A com nove pontos. Mesma pontuação do ABC, que é o quarto lugar, e três a menos que o Botafogo-PB, com 12, na terceira posição. O concorrente potiguar enfrenta o CSA, já eliminado, enquanto o Belo duela contra o Vitória, que joga por empate para avançar de fase no Grupo B.

O Sport tem como time base: Luan Polli; Patric, Iago Maidana, Adryelson e Sander; Willian Farias, Lucas Mugni e Jonatan Gomez e Marquinhos, Leandro Barcia e Hernane.

Vitória

Há quase um mês em preparação, o elenco do Vitória tem o primeiro compromisso para o retorno do futebol marcado para o dia 22 deste mês, contra o Botafogo-PB, pela Copa do Nordeste. O jogo vai ser a retomada da temporada, paralisada em março deste ano por conta da pandemia do coronavírus, e que deve ser marcada por muitos jogos. Neste mesmo dia está agendada a volta do Campeonato Baiano, que ainda está sem tabela definida, mas será conciliada com os compromissos do Nordestão.

Vitória e Ceará são os únicos clubes invictos no Nordestão. O Rubro-Negro vem de goleada por 4-1 aplicada no River-PI. Com isso, o time subiu para a segunda posição no Grupo B, com os mesmos 13 pontos do líder Confiança.

O Rubro-Negro perdeu recentemente o atacante Léo Ceará. O jogador discute ainda uma venda já que o Vitória desistiu da renovação e colocou o jogador para treinar em separado. Caso não aconteça nem a renovação nem a transferência, Léo Ceará deixará o Vitória no final do ano. Então, o clube não tem mais interesse na manutenção do jogador.

O Vitória tem como time base: Ronaldo; Van, Maurício Ramos, João Victor e Thiago Carleto; Rodrigo Andrade, Fernando Neto e Gérson Magrão; Vico, Felipe Garcia e Junior Viçosa.

Frei Paulistano-SE e Imperatriz-MA

Os dois times se enfrentariam nessa última rodada. Porém, por não terem mais chances de classificação e por não mexer na tabela de forma direta, as equipes seguem as diretrizes do campeonato e não jogarão tendo encerrado sua participação na Copa do Nordeste 2020.

Próximas Partidas da última rodada da fase de grupos:

21/07: Fortaleza x América-RN - 20h00 (Barradão)

22/07: Sport x Confiança - 20h00 (Arena Cajueiro)

22/07: ABC x CSA - 20h00 (Centro Esportivo Praia do Forte)

22/07: CRB x Ceará - 20h00 (Barradão)

22/07: Bahia x Náutico - 20h00 (Pituaçu)

22/07: Botafogo-PB x Vitória - 20h00 (Joia da Princesa)

22/07: River-PI x Santa Cruz - 20h00 (Arena Valfredão)

Onde apostar na Copa do Nordeste?

Recomendamos a Sportsbet.io, a casa dos odds turbinadas e que tem cobertura para os principais jogos desta competição.


Casas de apostas

Bet365

Bônus

R$200

Ganhar
Sportsbet.io

Bônus

Lucro turbinado

Ganhar
Dafabet

Bônus

R$600

Ganhar
Betmotion

Bônus

R$150

Ganhar
Betano

Bônus

R$ 200,00

Ganhar
188BET

Bônus

R$200

Ganhar

Newsletter

Iniciando agora no mundo das apostas esportivas?

Aposta 10

Deixe o seu e-mail e
receba materiais exclusivos



Outros Artigos