Guia do Campeonato Paulista Série A2 (parte 1)







Guia do Paulista A2 - parte 1

Número de equipes

16 clubes do estado de São Paulo

Forma de Disputa

Na primeira fase os Clubes formarão o grupo 01 (um) com 16 (dezesseis) participantes e jogarão entre si em turno único, classificando-se para a fase quartas de final os 08 (oito) Clubes com o maior número de pontos ganhos nesta fase.

Concluída a primeira fase, os 02 (dois) Clubes que obtiverem o menor número de pontos ganhos serão rebaixados à Primeira Divisão - Série A3 de 2020

Quartas de Finais

A fase de quartas de final da Competição será disputada pelos 08 (oito) Clubes classificados na primeira fase, divididos em 04 (quatro) grupos de 02 (dois), que jogarão dentro dos respectivos grupos, em turno e returno, classificando-se para a fase semifinal o que somar o maior número de pontos ganhos, considerados exclusivamente os resultados obtidos nesta fase

 

A competição acontece de 19 de janeiro ate o dia 1 de maio de 2019. O torneio contara com algumas equipes tradicionais como a Portuguesa, Inter de Limeira e o Xv de piracicaba que ano passado bateu na trave.

Fazendo as analises percebi que vários clubes do interior de São Paulo estão tentando se organizar e estruturar, buscando patrocinadores, melhorando dos departamentos de marketing e tentando trazer o torcedor de volta aos estádios.

 

Associação Atlética Inter de Limeira

 

Estádio: Major José Levy Sobrinho (Limeirão) – 45.000(Capacidade)
Fundação: 5 de Outubro de 1913
Cidade: Limeira                                                Site-https://www.interdelimeira.com.br/        

As expectativas para 2018 eram muito boas, mas não aconteceram. A Inter acabou tendo uma fraca campanha no Paulista A2 após terminar em 11 lugar. Já na Copa Paulista a decepção foi ainda mais, pois o clube não correspondeu em campo e acabou sendo eliminado ainda na primeira fase. Analisando alguns resultados do ano vi que no Paulista a Inter foi bem em casa onde ganhou 5 jogos, mas quando jogava fora era presa bem fácil sendo derrotada 7 vezes. Na copa Paulista a equipe foi ainda pior onde conseguiu ganhar apenas uma partida em casa.

Comissão técnica e elenco

João Vallim ele mesmo! Após ter declarado em redes sociais que estaria se desligando do clube o comandante João voltou atrás e continua comandando o Leão em busca do acesso. João é conhecido como Rei do acesso onde conseguiu sete vezes essa façanha e inclusive em 2017 levou o Leão da serie A3 para A2 do Campeonato Paulista.

Os reforços do Inter já estão chegando e alguns jogos treinos também. Ademir e Tcharles já começam a se destacar durante alguns amistosos onde o Leão saiu vitorioso. Recentemente a Inter venceu o sub 20 do Velo por 4 x 0 e dia 22 de dezembro venceu o Capivariano por 2 a 0.

Estrutura

O Presidente do Clube Celso Potechi quer arrumar a casa e em entrevista ele afirma que a idéia em 2019 será tentar manter-se na serie A2. Celso quer buscar parcerias, melhorar a estrutura do clube, o estádio e quer inaugurar a TV Vai Leão para acompanhar amistosos, treinos e bastidores do clube.

A estréia do Leão e dia 19 em casa contra o XV de Piracicaba. Em 2018 nas três partidas que enfrentou o XV o resultado foi negativo, perdendo tanto em Piracicaba como em Limeira.

Resumo final e onde acompanhar

Acredito que a Inter de Limeira busque a classificação, mas como deixou claro seu presidente a prioridade esse ano será a manutenção na série A2

A TV Leão será muito valiosa para os apostadores que gostam de acompanhar dia a dia do time e para quem quer acompanhar escutando ao vivo na radio http://www.educadoraam.com.br/

 

Associação Atlética Portuguesa Santista

Estádio- Ulrico Mursa   6.072 torcedores

Cidade- Santos                                    Fundação-1917      site-www.portuguesasantista.com.br

Os dias de gloria estão voltando para Briosa. Em 2018 no seu centenário a Portuguesa Santista conseguiu o acesso para A3 jogando um futebol burocrático, mas muito eficiente. Tive o prazer de acompanhar ao vivo algumas partidas da briosa e alem de torcer bastante para o acesso eu também gostei do que vi. 2019 começou muito bem, inauguração de um centro de treinamento com um belo campo para treinamento e também amistosos alem de uma área para os jogadores fazerem treinamentos físicos. A manutenção do técnico Sergio Guedes também contribui para imaginar que o ano da Portuguesa venha com bons resultados. Nas entrevistas que acompanhei do técnico gostei de algumas observações que ele fez sobre o elenco. Segundo o ex goleiro o seu elenco tem jogadores conhecidos como 0s Cara Pronta, ou seja, todo mundo conhece e respeita e tem também os Terroristas que são os que desequilibram as partidas botando terror no time adversário ou com dribles para abrir espaços ou com belas jogadas.

Em 2018 a campanha da Portuguesa foi brilhante com 14 vitorias, 8 empates e apenas duas derrotas. Geralmente o estádio atrai um publico muito bom que ajuda a empurrar o time para a vitoria.

Elenco

O ponto positivo que deve ser destacado em relação ao elenco e a manutenção de 12 jogadores do ano passado e conseguiram o acesso, portanto o grupo se conhece a algum tempo e tem mais facilidade para um começo de torneio.Outro fator que pode ajudar são contratações pontuais como a do atacante Rodriguinho que estava no departamento medico e não conseguiu jogar em 2018 mas esta pronto para o ano de 2019.

Carlos Alberto que estava no Avaí e jogou 5 partidas com o clube catarinense que conseguiu o acesso também retorna a briosa alem do rei do acesso como e conhecido o jogador Diego Palinha que conseguiu 6 acessos na carreira e foi campeão com o Metropolitano de Santa Catarina.

O que esperar?

Claro que a serie A2 vai estar mais duro que a A3, mas mesmo assim a manutenção do técnico, a base mantida do elenco e contratações pontuais pode credenciar a Portuguesa Santista a sonhar com a classificação entre os oito melhores colocada.

Onde acompanhar a Briosa?

https://www.facebook.com/briosaoficial/

 

Esporte Clube Água Santa

 

Estádio- Distrital do Inamar  10 mil

Cidade-Diadema                 Fundação-1981                   site- https://www.ecaguasanta.com/

Não, o dinheiro do Água Santa não vem do trafico, tampouco serve para ser lavado!O Água se profissionalizou e se organizou financeiramente com dinheiro de alguns empresários no ramo de transporte e com patrocínio das camisas e rendas dos jogos.Para 2019 o Água Santa quer apagar o ano ruim que foi 2018 onde não se classificou no Paulistão A2 e foi eliminado precocemente na Copa Paulista sem vencer nenhum jogo sequer(2 empates e 10 derrotas).

Como foi eliminado de forma precoce na Copa Paulista o Água Santa começou a se preparar antes dos outros times também e conta com isso para se classificar entre os oito melhores colocados na fase de grupo do Paulistão.

Um pacotao de reforços chegou ao time e dentre eles o mais badalado e a esperança de gols e o atacante Alvinho ex Berno que ano passado fez 10 gols e se tornou um dos artilheiros do Campeonato. Somália 34 anos, Bruno Recife 36 e Fernando Lombardi 36, alem do goleiro Paes de 36 anos mostram que o time aposta em jogadores experientes na sua zaga.

O comandante do Netuno será o experiente técnico Mario Ribeiro, figura bastante conhecida pelos lados de Diadema que tem como principal característica uma equipe bastante aguerrida e lutadora, fazendo do estádio Inamar um verdadeiro caldeirão.

Estréia e o que esperar do Água Santa?

O Água Santa tem que novamente aproveitar o seu estádio e fazer da vida dos adversários um verdadeiro inferno. Em 2018, por exemplo, na copa Paulista o Água não venceu nenhum jogo no Inamar e isso não pode mais acontecer. Eu acredito que o Água vai buscar sim a classificação, pois o elenco e muito experiente o time começou a se arrumar logo após a Copa Paulista e isso pode ser mesmo um diferencial, mas não acredito no acesso pois vejo times melhores organizados.O amistoso contra o Atibaia onde venceu por 1 x 0 pode ser uma motivação a mais para o Netuno começar o torneio com o pe direito.

A estréia do Água será diante do Sertãozinho na sua casa e a vitoria será de extrema importância para o clube

Onde acompanhar o Netuno?

http://www.radioestacaobrasil.com.br/        http://masteresporte.com/

 

Atibaia

 

Estádio- Salvador Russani  3 mil pessoas     Cidade -Atibaia   Fundação 2015

Se tem um time que eu torço bastante esse time é o Atibaia. Sempre que estive trabalhando como scout nos jogos do Atibaia sempre fui muito bem recebido pela simpática diretoria principalmente na pessoa do Alexandre Barbosa que a muito tempo vem na presidência do clube. Alexandre tem pensamento alto e quer o Atibaia na elite do futebol do Estado de São Paulo.

O ano do Atibaia foi sensacional, campeão Paulista da serie A3 e semifinalista da Copa Paulista a diretoria quer o Acesso para A1 de forma rápida.Apesar de manter a base do ano de 2018 e fazer algumas contratações pontuais o Atibaia perdeu sete jogadores que eram titulas de 2018 e vai precisar se entrosar rapidamente ate porque o campeonato de Tito curto não da chance para as equipes se arrumarem no meio da competição.

Os números do Atibaia em 2018 são ótimos sendo 46 jogos onde conquistou 26 vitorias, 11 empates e apenas 9 derrotas

Revelar

O discurso no Atibaia diz respeito a revelar jogadores e não trazer medalhões e isso pode ser um diferencial a favor da equipe que tem uma folha salarial menor que os outros, mas pensa mais em contratações pontuais alem de sempre procurar revelar jogadores para vender como foi o caso Robinho que em 2017 e foi emprestado ao Figueirense e foi destaque com 7 gols na serie B.O volante Richard de 23 anos também tem empréstimo com o Fluminense e esta nas laranjeiras.Isso mostra que o trabalho de base feito no Atibaia esta sendo levado a serio.

Técnico e o que esperar

Após bom trabalho nas categorias de base do clube o técnico Carlos Roberto conhecido como Carlão também foi fruto da filosofia do Atibaia em valorizar o trabalho feito em casa. Carlão quer continuar com a mesma filosofia e promete um time forte para a estréia do Falcão que será dia 19 de janeiro na cidade de Americana contra o Linense.

Apesar de gostar dessa filosofia de trabalho eu acho que o Atibaia por não ter um estádio com capacidade para o campeonato alem da torcida pequena terá muita dificuldade quando enfrentar os times tradicionais do estado que geralmente fazem das suas casas verdadeiros caldeirões. Vamos torcer muito para o Falcão se classificar!

Para acompanhar as noticias do Falcão basta acessar a tvfalcao.com.br e para ouvir os jogos do Atibaia a radio http://www.radioatibaia.com.br/

 

Clube Atlético Juventus

 

Estádio- Conde Rodolfo Crespi  5.000 pessoas

Cidade- São Paulo                               Fundação-1924   site-http://www.juventus.com.br/

Amantes do futebol, não morram sem ir a Javari assistir o moleque travesso jogar e comer o tradicional canoli. O time carrega esse apelido pelas vitorias que conseguia contra os tradicionais clubes da capital. Estive presente em alguns jogos do Juventus e posso afirmar, jogar na Javari sempre foi um inferno aos adversários.O campo estreito e a torcida em cima do alambrado reclamando da arbitragem apoiando o time ou cornetando quando acham necessário.

Apesar de tudo o ano de 2018 em termos de resultados não foi tão bom assim para o moleque travesso. No Paulista A2 a campanha foi horrível e ficou em 14 lugar uma posição apenas acima do primeiro rebaixado. Os números foram péssimos, pois em 15 jogos sofreu 10 derrotas e sofreu 16 gols.

Segundo semestre

Com o inicio da Copa Paulista as coisas se acertaram na Mooca. O Juventus se classificou em terceiro do seu grupo e fez valer o fator casa. No total foram seis jogos em casa com 4 vitoria pro time do Juventus.Um dado interessante que observei e que o moleque gosta de ganhar dos times tradicionais de São Paulo como a Portuguesa, Nacional e também Audax. Já na segunda fase da Copa Paulista o Juventus não agüentou a pressão e maior forca dos adversários e acabou eliminado no seu grupo.

Clube formador

O Juventus também tem a fama de clube formador e o comandante Alex Alves diz que usou a copa Paulista para lançar alguns jogadores e ajudar no orçamento do clube. O resultado disso foi o meia Guilherme Liberato indo para o cruzeiro e mais três atletas que atuaram na Copa em grandes clubes do cenário Nacional. Segundo o técnico ainda a Copa serviu de base para a disputa da A2 juntamente com novos contratos que o clube fez.

Amistosos e estréia

Ate o momento foram realizados dois amistosos onde o Juventus foi derrotado pelo São Caetano por 2 x 0 e também para o Desportivo Brasil por 1 x 0. Apesar dos resultados negativos o objetivo maior foi dar ritmo aos jogadores e fechar o grupo para primeira partida.

O Juventus estréia contra a atual campeã da Copa Paulista Votuporanguense na rua Javari domingo dia 19 de janeiro. Acredito que se usar o fator casa como arma o Juventus tem alguma chance de se classificar entre os oito melhores classificados. Não acredito no acesso do Juventus para A1 já que o foco principal será o trabalho de revelar jogadores.

Onde acompanhar o Juventus?

Site: http://www.webradiomooca.com.br/

 

Clube Atlético Linense

 

Estádio- Gilberto Siqueira Lopes (Gilbertao) 15.770 pessoas  Cidade- Lins

Fundação-1927                     site- www.calinense.com.br

Pesado e persistente! Por isso o mascote do clube é um elefante.

O Linense vem para o ano de 2019 com a esperança de voltar à elite do futebol paulista. Um ano muito fraco em 2018 onde foi rebaixado no Campeonato Paulista A1 e no brasileiro da serie d bateu na trave para o acesso após perder a ultima partida que valia subir para serie C contra o São Jose RS.Nem tudo foi perdido,a equipe renovou com o técnico Julio Sergio que comandou o Linense nesse brasileiro e sua campanha foi tida como muito satisfatória pela diretoria onde em 12 jogos conseguiu 5 vitorias,4 empates e apenas 3 derrotas.

Julio Sergio de 38 anos tido como técnico da nova geração foi ex goleiro do Santos, Roma e também Juventude. Como técnico dirigiu o Crac de Goiás e o Sertãozinho.

 

Torcida

Uma torcida exigente que cobra do clube as melhores posições e tem todo direito. A torcida do Linense em termos proporcionais é uma das maiores do Brasil.A cidade de Lins tem 70 mil habitantes e 45 mil são torcedores do Linense e o time leva regularmente 15por cento da população ao estádio que da em torno de 12 mil pessoas.Com essa exigência e também com esses números que o Elefante da Noroeste vai contar para voltar novamente a elite do futebol Paulista.

Elenco amistosos e estréia

O Linense manteve alguns jogadores que disputaram o Brasileiro de 2018 e começou a se preparar para a A2 fazendo três amistosos. A equipe foi derrotada nos três amistosos para o Comercial, Mirassol.Segundo alguns comentários da torcida o ano passado a equipe também começou perdendo três amistosos e o rebaixamento veio portanto o Linense deve ficar de olhos abertos!

O Linense estréia contra o Atibaia na cidade de Americana e vencer o recém chegado Atibaia seria muito bom para começar a pensar no acesso.

Mesmo mostrando alguns problemas para montar o elenco no começo do ano eu acredito na forca da Linense principalmente quando joga em casa e aponto-os como um dos favoritos ao acesso em 2019.

Onde acompanhar os jogos do Linense?   

http://www.radioalvoradadelins.com.br/      http://www.regionalesperanca.com.br/

 

Nacional Atlético Clube – SP

 

Capacidade 10.723 pessoas   Cidade- São Paulo

Tradicional clube de São Paulo e um verdadeiro celeiro de craques o Nacional existe a mais de 100 anos, mas juridicamente foi fundado em 1919, portanto podemos dizer que esse ano tem importância enorme ao clube que completa 100 anos de existência.

O clube que já revelou Dodô (artilheiro dos gols bonitos) Deco, Magrao e o capitão da seleção brasileira Cafu, quer o acesso no seu centenário já que  que bateu na trave no Paulista do ano passado.O Nacional ficou em quinto lugar um abaixo dos quatro classificados e na copa Paulista o clube decepcionou e foi penúltimo do grupo eliminado logo na primeira fase.Foram 12 jogos com apenas 4 vitorias e 7 derrotas o que mostra que o Nacional precisa melhorar em 2019 se quiser sonhar com algo.

Para 2019 o Nacional contratou 11 jogadores e vai utilizar a base também que esta jogando a copinha para tentar ter um grupo qualificado.Dentre os jogadores contratados Rafael Luiz que veio do Oeste me parece a melhor contratação já que o mesmo levou o Oeste ao acesso em 2018.Matheus Lu que foi campeão do Primavera e Negueba que teve o contrato renovado também prometem brilhar no Nacional em 2019.

O Nacional diferente dos outros clubes tem uma comissão técnica permanente e contrata apenas o técnico sem que eles tragam seus auxiliares. Para 2019 o Nacional acertou com Allan Aal que estava na Portuguesa em 2018.

Segundo Allan o fato do grupo estar junto desde 2017 as chances são maiores, pois todos se conhecem. A sua filosofia de trabalho não e nem ofensiva e nem defensiva,Allan foca o equilíbrio.

O que esperar do Nacional?

Com a saída do técnico Wilson Junior e sua comissão,alem da saída de vários atletas como Andre Dias,Vinicius e Xandao além de mais sete jogadores que estavam no elenco espero dificuldades no Nacional.O lado bom que alguns da base jogam juntos desde 2017 alem do ano de centenário onde os clubes investem um pouco mais no elenco.Eu acredito que vão lutar no meio da tabela.

. Acho muito difícil o acesso, mas seria um presente maravilhoso para seu centenário. O Nacional estréia dia 20 de janeiro na baixada Santista onde enfrenta a Portuguesa Santista no Estádio Ulrico Mursa

Onde ouvir os jogos do Nacional?

http://www.radiotropicalfm.com/

 

Clube Atlético Penapolense

Estádio-Tenente Carriço

Cidade- Penapolis                Fundação-1944                      Capacidade 8.769

Time todo reformulado e mais jovem! Essa será a idéia da Penapolense para esse ano que se inicia. Segundo o técnico Tiago Oliveira, o mesmo que dirigiu o CAP no paulista A2, o time não consegui se classificar por detalhes e ele acha que um time mais jovem agüentaria mais o ritmo desse tipo de torneio.

No inicio da temporada 14 jogadores se reapresentaram e vai usar mais alguns jogadores que estão disputando a copinha. O Penapolense na copinha de 2018 alcançou a terceira fase e tentou manter vários jogadores que inclusive foram utilizados na Copa Paulista.

Os jovens jogadores do clube já foram testados na Copa Paulista onde o Penapolense ficou penúltima colocada do seu grupo e foi eliminada de forma precoce. Foram 10 jogos onde aconteceram apenas duas vitorias 1 empate e 7 derrotas e isso são números que precisam ser revistos pela diretoria do Cap.

Destaques no elenco

Lucas Tadeu que veio do Paraná esta cotado como um dos destaques do time em 2019. Outro destaque da equipe será o já rodado João Lucas, meia atacante que já defendeu o Nacional na A2 alem de ter jogado a primeira divisão defendendo as cores do Santo Andre. No gol o Cap trouxe um velho conhecido da torcida, o goleiro Samuel que já viveu momentos de gloria defendendo as camisas da pantera.

O que esperar da pantera?

A aposta em mesclar jogadores experientes com jogadores de base sempre e bastante interessante principalmente para tentar revelar alguma jóia do clube e vender a um bom preço no mercado. O problema que eu vejo aqui foi que a Pantera não foi bem na Copa Paulista e deve tomar cuidado então para não repetir os mesmos erros desse torneio. Acho que a Penapolense não vai brigar por nada esse ano. A manutenção do clube e mais importante.

Onde ouvir jogos Do Cap?    http://www.difusoradepenapolis.com.br/

 

Veja também a PARTE 2 do Artigo, com os demais times.



Casas de apostas

188BET

Bônus

R$200

Ganhar
Bet365

Bônus

R$200

Ganhar
Rivalo

Bônus

R$777

Ganhar
10Bet

Bônus

R$400

Ganhar
NetBet

Bônus

R$200

Ganhar
Betboro

Bônus

R$500

Ganhar


Outros Artigos