Guia do Paranaense 2019







 

 

Tudo pronto para um dos campeonatos Paranaense mais disputado da historia! Essas são as palavras do presidente da Federação Paranaense de Futebol. Segundo Helio Cury como os times têm calendário o ano todo e dos 12 times, oito estarão disputando serie A,B,D e Copa do Brasil, os elencos estarão muito fortes e o campeonato será de alto nível.

O atual campeão Athlético Paranaense faz a abertura do torneio no dia 19 (sábado) na Arena da Baixada e já na quarta feira dia 30 o primeiro clássico da competição, o Atletiba que será disputado na Arena da baixada.

O formato do torneio parece muito interessante. São 12 times, mas com duas taças, onde na primeira fase os clubes se dividem em grupo A e grupo B e se enfrentam de forma cruzada.Na segunda os times da mesma chave jogam entre si. Ambas serão decididas em uma semi final e uma final em jogo único. Um detalhe bem legal são as homenagens feitas aos ídolos com o nome da taça em disputa.

A primeira taça levara o nome de Sicupira (ex jogador do Atlético, de bigode) e a segunda taca levara o nome de Dirceu Kruger(ex jogador e treinador do Coritiba).

 

 

Os grupos do Paranaense 2019:

 A-O Atlético (campeão 2018), Foz do Iguaçu, Maringá, Londrina, Toledo e Operário.

 B- Coritiba (vice-campeão 2018), Paraná, Cianorte, FC Cascavel, Rio Branco e Recreativo Cascavel

 

Para maiores informações deixamos aqui os links de regulamentos e tabelas do torneio.

 

Clube Athlético Paranaense

 

 

Estádio- Arena da Baixada

Capacidade- 42.372 lugares  Cidade- Curitiba

Um ano fantástico para o Furacão! Campeão Paranaense e Campeão da Sul Americana o Atlético vem para o estadual de 2019 com um time alternativo. Na verdade desde 2013 o Atlético usa essa formula de colocar o time sub 23 para testar os jogadores que depois farão parte do seu elenco principal. Mas se engana quem acha que o Atlético será um mero coadjuvante. O time vem para lutar pelo titulo e por isso trouxe Rafael Guanaes. Rafael tem 37 anos e foi campeão com o Votuporanguense da Copa Paulista 2018.Conhecido como o Pepe Guardiola do interior ele tem um perfil de técnico moderno onde busca sempre o futebol vertical a posse de bola e sempre gosta de jogar com um atacante de referencia assim como fez no Votuporanguense com Lucas Baio.Segundo alguns especialistas o Atlético pode montar o maior Furacão desde 2013 pois o elenco esta repleto de jogadores de qualidade e a estrutura do clube somado ao dinheiro em caixa adquirida pela conquista da Sul Americana mais as negociações com jogadores que se valorizaram fazem do CAP o time a ser batido na competição

Uma das novidades do Atlético para o paranaense foi a contratação do jovem Gabriel Poveda que vem do Guarani. Poveda já foi artilheiro do Paulista sub 20 e em 2018 fez o gol contra o Coritiba no Couto Pereira.

A estréia do Furacão será dia 19 na Arena da Baixada as 17 horas contra o Cascavel.

O Atlético Paranaense vai brigar pelo titulo.

 

Coritiba Foot Ball Club

 

Estádio -Couto Pereira  Capacidade- 40.502 pessoas

Cidade- Curitiba                           Fundação- 1909       site-http://www.coritiba.com.br/

Trabalho! Essa palavra não esta faltando la pelas bandas do Coxa.Argel e Pastana trabalharam duro nas férias em busca de montar um elenco qualificado e que dispute títulos e principalmente o acesso na serie B que já e tido pela torcida como inadiável, não da para esperar mais ano um clube como o Coritiba ficar de fora da serie A do Campeonato Brasileiro.

A reapresentação aconteceu dia 2 de janeiro e com algumas novidades. O Coxa se reestruturou e utilizou seu próprio Centro de Treinamento com varias melhorias no seu espaço físico .Cada jogador esta sendo acompanhado de forma individual com sua alimentação toda balanceada e de acordo com o que cada atleta precisa.Estrutura de time grande e pensamento grande.

Em relação ao elenco Argel diz vai estar pronto antes da primeira rodada do Paranaense. O comandante  ainda precisa de um zagueiro,um volante e  um articulador de jogadas que seria o 10 do time alem de  um atacante de lado.Quando se fala em atacante de lado a torcida do coxa fica muito ansiosa e pede muito o conhecido Dagoberto que estava jogando pelo Londrina.Dagoberto seria o sonho da torcida mas ainda não se falou nada disso na diretoria do clube.Segundo Argel o elenco esta sendo montado visando especialmente a serie B do brasileiro.Jogadores que tem experiência nessa serie são as prioridades e por isso já chegaram João Vitor que defendeu a Ponte Preta e foi capitão da maçaca nos últimos torneios. Alem de João o clube também trouxe o atacante Vanderlei que esperam ser o goleador do time nessa temporada.

Em relação ao Paranaense o Coxa já tem parada dura na primeira rodada onde enfrenta o Foz do Iguaçu dia 20 às 17 horas no estádio do ABC em Foz do Iguaçu.

Acredito que o Coxa tenha um começo de torneio um pouco mais complicado, mas depois de algumas rodadas vai se arrumando e o

Coritiba vai brigar pelo titulo

 

Cascavel Clube Recreativo

Estádio-  Olímpico Regional   Capacidade- 28.125 lugares

Cidade- Cascavel-PR         Fundação-2001        http://www.cascavelcr.com.br/

Após sete anos fora da divisão de elite do futebol Paranaense o tricolor do Oeste esta de volta. Ano passado foram vice campeões da divisão de acesso e conseguiram ser promovidos. A reapresentação do clube começou no final de outubro mostrando que o clube quer compensar a sua limitação com um trabalho duro dentro de campo e muita organização fora dele.

O elenco do Cascavel tem 30 jogadores e muito poucos remanescentes sendo a maioria contratado para jogar especificamente o Paranaense 2019. O que acontece com esses clubes é a falta de calendário, ou seja, eles tem muita dificuldade em atrair  bons jogadores sendo que depois não irão jogar nem o Brasileiro e nem a Copa do Brasil e a maioria dos jogadores de bom nível quer fazer um contrato um pouco mais longo visto que também tem mais segurança.

O técnico da equipe será Allan Aal o mesmo que estava na Portuguesa e conseguiu salvar a Portuguesa do rebaixamento, mas não conseguiu uma boa campanha na Copa Paulista e por isso não teve o contrato renovado. Por ter sido zagueiro o comandante gosta de jogar de forma bastante aguerrida lutando por cada bola e explorando os contra ataques de forma efetiva. O Cascavel fez um amistoso de estréia onde venceu o D Napolli por 4 x 0

A estréia do Cascavel será contra o Furacão na arena da Baixada no dia 19 às 17 horas

O Cascavel deve lutar para não cair

 

Foz do Iguaçu Futebol Clube

 

Estádio- ABC Capacidade 6.969 pessoas

Cidade-Foz do Iguaçu       Fundação- 1962       site-http://fozfutebol.com.br/

 

Um ano maravilhoso o de 2018 para o azulão da fronteira. Diferente de vários times do Paranaense o azulão terá um calendário cheio, pois vai disputar a Copa do Brasil e também o Campeonato Brasileiro da serie D.Isso porque o Foz foi 2 colocado geral do Campeonato Paranaense de 2018.Foi campeão do seu grupo com 11 jogos onde venceu 6 empatou e e perdeu somente duas partidas.

O Foz do Iguaçu vem para o seu sexto campeonato na serie principal e promete mais uma vez brigar na parte de cima da tabela.

Diferente de outras equipes que começaram a sua preparação logo cedo o azulão da fronteira vai se apresentar em janeiro e o técnico Jose Eduardo de Lima Negreiros têm a sua disposição 31 jogadores onde nove são remanescentes e quatro jogadores são da base do Foz.O elenco foi bastante reformulado e cada jogador foi avaliado pelo técnico com muita atenção, olhando jogos e vídeos dos campeonatos principalmente do eixo Sul-sudeste e também do nordeste.

Antes de iniciar o campeonato paranaense o time de foz do Iguaçu fará um amistoso frente à equipe do Cascavel C.R e para encerrar os amistosos enfrenta em sua casa a equipe do Desportivo Luquenho, varias vezes campeãs Paraguaia.

Gostei da estrutura do Foz do Iguaçu e acredito que eles tem tudo para fazer um bom campeonato paranaense alem de ter chances claras de vencer a equipe mineira do Boa pela Copa do Brasil.O Foz tem vários patrocínios fortes e dentre eles esta a marca de renome Sincred.Por tudo isso o Foz

Briga na parte de cima da tabela

 

Cianorte Futebol Clube

 

Estádio- Albino Turbay  Capacidade-4 mil pessoas

Cidade – Cianorte PR           Fundação-2002    site-http://www.leaodovale.com.br/

Após um 2018 discreto onde segundo a diretoria por alguns detalhes poderia ter sido um pouco melhor, o Leão vem para o Paranaense com pensamento grande. A preparação começou em novembro e o clube fez ate o momento 13 contratações e vai usar mais alguns jogadores remanescentes. Dentre as contratações a que chamou mais atenção foi do conhecido atacante argentino Frontini que tem uma bonita carreira no futebol onde já defendeu 30 clubes ate o momento. Frontini tem características de atacante de área, alto e bom cabeceador alem de ter vários acessos e artilharia por vários clubes que passou. Outra contratação do Cianorte foi o experiente meio campista Leo Gago, o mesmo que já defendeu o Palmeiras. O meio campista chega para dar experiência juntamente com Frontini ao time do Leão.

O comandante da equipe será Christian Souza que estava no Paraná Clube. Cristian já trabalhou em vários clubes nas categorias de base como Figueirense e Grêmio. Seu projeto e levar o Cianorte entre os melhores colocados do Paranaense para conseguir a tão sonhada classificação para Copa do Brasil.

A pré temporada começou pra valer no dia 2 de janeiro onde o Leao usufruiu das acomodações do parceiro Positivo. Alem da preparação física e tática o leão ainda fez dois amistosos sendo que no primeiro empatou com o Cascavel por 1 x 1 e no segundo amistoso o clube se impôs e venceu o Toledo.

O Cianorte enfrenta o Londrina pela primeira rodada do Paranaense no domingo dia 20 as 17 horas no seu estádio

Com uma estrutura mais modesta, mas super bem organizada e com um presidente que parece bastante ativo e competente alem de jovem empreendedor eu vejo o Cianorte mesmo com suas limitações brigando pela classificação da Copa do Brasil

Cianorte vai brigar do meio para cima da tabela

 

Londrina Esporte Clube

 

Estádio- Estádio do Café   capacidade 36.000 pessoas

Cidade- Londrina   Fundação-1956    site-http://www.londrinaesporteclube.com.br/

 

Do céu ao inferno. Ufa!O Londrina esteve na zona de rebaixamento na serie B de 2018, mas logo as coisas melhoraram e o Alvi Celeste chegou para as ultimas rodadas com chances de acesso.O segredo disso foi o retorno de Dagoberto após grave lesão no inicio da temporada.Dagoberto que hoje esta sendo pedido pelas torcidas de vários clubes, fez incríveis 17 gols em 19 jogos,acredite se quiser.O veterano de 35 anos sabe muito bem o que fazer com a bola e para adquiri-lo segundo os dirigentes o LEC precisa de 5 mil sócio torcedores,por isso lançou campanha nas redes sociais para angariar sócios e conseguir a contratação do atacante.

O elenco do Londrina deve contar com 32 jogadores sendo doze remanescentes,oito jogadores que foram promovidos das categorias de base e doze novas contratações,todos os jogadores que foram solicitados pelo treinador foram conseguidos pela diretoria. Para o técnico Alemão a idéia será brigar pelo titulo Paranaense e principalmente o acesso para serie A do Brasileirão.

O Tubarão de barbatana realizou seu ultimo amistoso de preparação em São Paulo contra a forte equipe do Novorizontino onde foi derrotado. Apesar do resultado o técnico Alemão diz que o time já esta preparado para estréia no torneio.

No paranaense em 2018 o tubarão foi eliminado pelo atlético na arena da baixada quando perdeu por 1 x 0 após uma pressão gigantesca do clube de Curitiba.

Esse ano o Londrina estréia na competição diante do Cianorte no dia 20 às 17 horas no campo do adversário.

Vejo o Londrina brigando pelo titulo

 

Futebol Clube Cascavel

 

 

Estádio- Olímpico Regional  Capacidade-28.125 pessoas

Cidade-Cascavel PR        Fundação-2008        site-http://www.fccascavel.com.br/

 

Verdadeiro e correto! Assim o clube de Cascavel gosta de ser rotulado. Claro que nem tudo são flores, mas o F.C.Cascavel busca nessa organização e administração a formula correta para conseguir ao menos a vaga na Copa do Brasil.

Os treinamentos começaram muito cedo, 22 de outubro e o técnico Paulo Foiani acredita no treinamento antecipado e na organização da equipe.

O grupo de empresários sob a liderança de Valdinei Silva está engajado a estruturação e da equipe pagando os salários em dia e também conseguindo vários patrocinadores ao clube.

Os amistosos foram bastante proveitosos vencendo na ultima partida contra o Rondon onde achei muito boa a presença do artilheiro Ricardo Lobo que acabou fazendo 3 gols e decretando a goleada por 6 x 1.

Ano passado no Paranaense o F.C.foi o oitavo colocado do torneio e não conseguiu fazer uma campanha boa. Foram em 11 jogos 4 vitorias 1 empate e 6 derrotas.

Esse ano a diretoria espera ao menos a manutenção do clube na serie principal do Paranaense alem de lutar por algo maior para alegria da torcida de Cascavel. Claro que parece estranho duas equipes da mesma cidade no mesmo torneio, então ficar na frente do rival seria algo bastante proveitoso para equipe. O F.C Cascavel estréia dia 29 as 17 horas no seu estádio contra o Toledo.

Achei bastante coerente a forma com que o F.C.Cascavel lida com a parte administrativa do clube, porem não acredito que lutem por algo maior que não seja a manutenção do clube na serie principal do certame.

Deve lutar para não cair

 

Toledo Esporte Clube

 

Estádio- 14 de dezembro Capacidade-15.280 pessoas

Cidade- Toledo PR             Fundação-2004          site-www.toledoec.com.br

A mescla da categoria de base com alguns jogadores experiente será a receita que o Toledo vai usar para o Paranaense em 2019. O elenco conta com 36 jogadores sendo que a meta deles tem idade inferior a 20 anos. A idéia principal e a diminuição da folha de pagamento do clube alem da oportunidade de apresentar os meninos da base para o publico em geral.

O Toledo fez o ultimo amistoso de preparação contra o Cianorte e acabou perdendo dentro de casa por 2 a 1.Apesar da derrota o técnico Agenor Piccinin  achou bastante proveitoso o amistoso e deve arrumar algumas falhas que aconteceram na partida.O destaque da equipe e o meia Pacato que tenta criar as melhores jogadas e deixar os atacantes na cara do gol.

Ano passado o Toledo fez uma campanha fraca ficando em 9 lugar com 3 vitorias 4 empates e 4 derrotas.Coincidência ou não a estréia ano passado foi contra o próprio Cascavel e o porco saiu vitorioso.

A diretoria do porco fez uma promoção bastante interessante para o torcedor acompanhar o time quando jogar em casa.Na compra de 5 ingressos o torcedor do porco vai pagar metade do preço.

Pelo ultimo amistoso achei o time do Toledo bem arrumadinho mas acho que terão dificuldades no torneio.

O Toledo deve brigar para se manter na 1 divisão do futebol paranaense

 

Paraná Clube

 

Estádio- Durival Brito     Capacidade-17.140 pessoas

Cidade- Curitiba        Fundação-1989      site-www.paranaclube.com.br

O Paraná viveu um 2018 difícil com a queda do Brasileirão. Agora o momento e de reconstrução e reformulação. Em 2019 o Paraná vai disputar o Paranaense, Copa do Brasil e o Brasileiro da serie B.Os objetivos segundo a diretoria são de conquistar títulos e para isso estão montando um elenco onde vão utilizar algumas promessas da categoria de base juntamente com jogadores experientes e com títulos nos torneios que irão disputar.

O time ate o momento tem 11 jogadores contratados onde o lateral Eder Sciola e o zagueiro Matheus Lopes são os mais experientes do elenco enquanto o volante Jeferson Lima de 23 anos ate o momento o mais jovem do grupo.

Apesar do ano ruim o Paraná vai conseguir dinheiro em caixa com a venda do goleiro Richard para o Ceara e também o menino Johnny Lucas para um clube europeu.

Ano passado no paranaense o tricolor foi o terceiro colocado no geral e acabou sendo eliminado da copa do Brasil pelo Sampaio Correia do Maranhão

Dado Cavalcanti que já estava no time nas ultimas rodadas do Brasileirão continua com o projeto, mas agora de subir o time novamente para a elite do futebol brasileiro.
 Paraná estréia no dia 20 de janeiro as 17 horas na Vila Capanema contra o forte time do Operário.

Acredito que o Paraná vai encontrar dificuldade no inicio do campeonato mais aos poucos vai encontrar o melhor entrosamento e brigar pelas primeiras posições.

O Paraná vai brigar na parte de cima da tabela

 

Operário Ferroviário Esporte Clube

 

Estádio-Germano Kruger Capacidade-8 mil pessoas

Cidade-Ponta Grossa          Fundação-1912  site- http://operarioferroviario.com.br/

Orgulho da cidade de Ponta Grossa o Fantasma esta vivendo momentos de êxtase. O clube foi campeão da serie C do Brasileiro alem de conseguir o acesso a elite do campeonato paranaense em 2019.Com o Paraná reformulando,o Atlético com sub 23 e o Coritiba montando ainda sua equipe o Fantasma surge como um forte candidato a brigar pelo titulo do paranaense,titulo que já ganhou em 2015.

O clube conseguiu manter boa parte do elenco e a base será a mesma utilizada no ano de 2018. O comandante continuara sendo Gerson Gusmão que vai para sua 4 temporada com a equipe e pelo que me parece fato inédito no Brasil nos últimos anos.

O fantasma tem conseguido a simpatia de torcedores por todo o estado do Paraná e sua torcida tem crescido bastante fazendo a vida dos adversários mais difícil quando joga no seu estádio. A estrutura do clube e organização também não deixam nada a desejar aos clubes de ponta do futebol brasileiro.

As novidades do fantasma para essa temporada no elenco serão os jogadores Jardel que já disputou duas series B pelo Londrina e o lateral Alan Vieira que já defendeu o Santa Cruz em 2015.

O Fantasma fez dois amistosos onde empatou com o Cascavel no primeiro amistoso e venceu o Maringá dentro dos seus domínios. A estréia do Operário seria dia 20 as 17 horas onde enfrentara o Paraná na Vila Capanema.

O Operário vai brigar por titulo

 

Maringá Futebol Clube

 

 

Estádio- Wilie Davids  Capacidade- 21.600 pessoas

Cidade- Maringá             Fundação-2010     site-www.maringafc.com

O Maringá vem cheio de mudanças para o ano de 2019.Pra começar o seu escudo muda para um mais moderno com as letras MFC e também um desenho que remonta a catedral,cartão postal da cidade.Os traços são minimalistas a exemplo do que fizeram a Juventus da Itália e o próprio Athetico Paranaense.Alem da mudança do escudo o Maringá também vai usar o cachorro como seu mascote.A diretoria quer que eu 2019 o animal seja o símbolo do clube já que na cidade já são conhecidos pelos lanches prensados de cachorro quente.

Outra novidade em relação ao Maringá e a torcida. Antes do jogo vai acontecer o Esquenta Maringá. Num local próximo ao estádio vão acontecer atrações como musica ao vivo, fast food,food truck,feira de adoções de animas alem de várias outras atrações.

Em relação ao time foram contratados 16 jogadores com destaques para Neilson (atacante ex londrina),Renan Paulino(ex Cap) e o destaque maior do time o zagueiro Alex Fraga que renovou seu contrato com o clube.

O técnico Antonio Picoli iniciou a pré temporada em dezembro e fez 5 jogos treinos onde ganhou 3 empatou 1 e perdeu 1.

No ultimo jogo treino o Tricolor de Maringá p[erdeu para o forte Operário de Ponta Grossa pelo placar de 2 x 0 mas segundo o comandante o treino foi proveitoso para corrigir algumas falhas do time e começar a temporada com o pe direito.

O Maringá estréia dia 20 às 17 horas dentro do seu estádio frente ao Rio Branco.

Sinceramente eu gostei muito da forma com que o Maringá encara o futebol e do projeto que esta sendo feito do time em relação a cidade.O Maringá quer que a cidade abrace o time e que sua torcida cresça.A forma moderna de se pensar futebol mais um elenco qualificado credenciam o Maringá a fazer uma boa campanha.

Maringá F.C. vai brigar na parte de cima da tabela   

 

Rio Branco Sport Clube

 

 

Estádio- Estradinha Capacidade-5.000 pessoas

Cidade - Paranaguá             Fundação-1913  site-riobrancosportclub.com

 

O Leão da estradinha vem com time completamente novo para o paranaense de 2019.Ate o momento o clube tem no seu elenco 28 jogadores que começaram os trabalhos no dia 10 de dezembro um pouco mais tarde que os outros clubes.Apesar da demora para começar os treinos o Leão venceu um jogo interessante na sua fase de preparação.Foi a Curitiba e ganhou do Coxa por 2 a zero deixando a sua comissão técnica e diretoria bastante confiante e motivados para a estréia do time que acontecera dia 20 de janeiro as 17 horas frente a forte equipe do Maringá.

No ano passado o Rio Branco terminou a competição em 10 lugar e por muito pouco não caiu para serie B do campeonato. Foram apenas 3 vitorias e 8 derrotas o que deixa a torcida com a pulga atrás da orelha para esse ano.

A diretoria tem feito varias parcerias para custear a alimentação dos atletas a parte de acomodações e também a parte fisiologia e medica que são de extrema importância para o melhor desempenho no campeonato.

Por ter problemas em calendário, pois praticamente só irão disputar o Paranaense, o Leão tem as mesmas dificuldades de outros times da especial do Paraná que e a contratação de jogador. Os jogadores quando assinam um contrato eles preferem quase sempre que esse contrato seja mais longo permitindo assim uma melhor segurança financeira.

Acho bastante difícil a vida do Leão da estradinha nesse campeonato que temos os grandes do Paraná mais o Operário que irão lutar na parte de cima da tabela

O Rio Branco vai lutar para não cair 

 

 

 

 

 


Casas de apostas

188BET

Bônus

R$200

Ganhar
Bet365

Bônus

R$200

Ganhar
Rivalo

Bônus

R$777

Ganhar
Bodog

Bônus

R$200

Ganhar
22BET

Bônus

100%

Ganhar
Sportsbet.io

Bônus

R$150

Ganhar


Outros Artigos