Guia do Campeonato Goiano 2019








Vem ai o Goianão 2019, na contramão dos outros estaduais, vem com aumento de clubes em sua 76 edição.

O regulamento também é novo, com 12 clubes agora, passam a ter dois grupos de seis times, com o Grupo A enfrentando o Grupo B em turno e returno e os quatro primeiros passando para a fase de Quartas de Final, onde começa o mata-mata.
Para o cruzamento no mata-mata, foi adotado o sistema olímpico, com o primeiro geral enfrentando o oitavo, o segundo enfrenta o sétimo, o terceiro contra o sexto e o quarto contra o quinto colocado. Portanto podemos ter encontro entre equipes do mesmo grupo na fase mata-mata.
O terceiro turno, que gerava muita discussão foi abolido.
Os dois últimos colocados no geral caem para segunda divisão. Além disso, os três primeiros colocados vão para a Copa do Brasil e duas vagas para a Série D estão em jogo, contemplando os melhores colocados que não estiverem em alguma divisão nacional.

Os grupos ficaram da seguinte forma:

 

GRUPO A

Anapolina
Aparecidense
CRAC
Goianésia
Goiás
Itumbiara

 

GRUPO B

Atlético-GO
Goiânia
Grêmio Anápolis
Iporá
Novo Horizonte
Vila Nova



Atual tetracampeão, o Goiás ficou isolado como único representante da capital no Grupo A e será responsável por todos clássicos, enfrentando Atlético-GO,Vila Nova e o Goiânia, que está de volta à elite, aproveitando as quatro vagas que foram disponibilizadas para segundona em 2018 e trouxe também, CRACA, Goianésia e Novo Horizonte.


A primeira rodada será disputada à partir do dia 19/01





Com poucos clássicos, mas muitos destaques, como o Goiás que retornou a Série A, o Vila Nova que trouxe Danilo, ídolo do rival esmeraldino, e o Atlético GO que manteve a base que foi bem na Série B, devemos ter uma grande disputa.

Vamos conhecer os participantes:

 

ANAPOLINA

A Anapolina chega para esse campeonato visando mais uma vez chegar longe, assim como aconteceu em 2018 quando foi eliminada pelo o Goiás nas semifinais. A equipe será comandada pelo técnico Pachequinho que tem em seu elenco nomes de destaques como: O goleiro William Menezes ex-Coritiba, lateral-esquerdo Matheus Souza ex-America-MG, o lateral-direito Josué ex-Vitória, o volante Francesco ex-Vila Nova, os meias Léo Lima ex-Goiás e Lucas Zen ex-Botafogo e o atacante Luccas Brasil ex-Londrina.
Além do estadual, a equipe tem a disputa da Série D e quer fazer bonito, até por isso os nomes experientes devem ajudar. No último teste antes da estreia, a equipe foi derrotada pelo Luziânia/DF em amistoso.
Três vezes vice-campeã estadual, a última em 2000, a Anapolina quer aproveitar e quem sabe beliscar uma vaga na Copa do Brasil e se garantir também na Série D.


RATING: 3.2
Briga por vaga na Série D

 

APARECIDENSE

A equipe de Aparecida de Goiânia vem batendo na trave nos últimos anos e tenta superar o vice-campeonato da última temporada quando foi derrotado pelo Goiás, podendo ser a grande surpresa desse ano novamente, já que manteve boa parte do elenco da última temporada e reforçado com alguns bons nomes. Os principais nomes: O goleiro Pedro Henrique, os laterais Mário Sérgio ex-Goias e Rafael Cruz. Os zagueiros Mirita e o experiente Domingos ex-Santos, o meia Washington ex Atlético-GO, os atacantes Nonato, Alex Henrique ex-Vila Nova e o ponta Moisés ex-Paysandu.
Em 2018 surpreendeu ao eliminar o Botafogo RJ por 2x1 na primeira fase da Copa do Brasil, com gol do artilheiro Nonato, que segue na ativa. Na Série D, que disputa novamente nessa temporada, caiu ainda na primeira fase.

 

RATING: 4.0
Luta por semifinais e vaga na Copa do Brasil, pode surpreender retornando à final.


ATLÉTICO GOIANIENSE

 

 

 

O torcedor do Atlético espera comemorar o título Goiano após quatro anos, além de dois anos consecutivos sem chegar ao mata-mata. Para isso o técnico Wagner Lopes terá entre seus principais atletas, nomes como: o goleiro Kozlinski ex-Avaí, o lateral-direito Jonathan, o zagueiro Gilvan, o volante Pedro Bambu ex-Goiás, os meias Jorginho (com passagem recente pelo Dragão) e Washington ex-Vila Nova, além dos atacantes Gilsinho e André Luis.
Com a base que fez uma boa Série B, apesar de não ter conquistado o acesso, o Dragão busca um DNA ofensivo segundo seu treinador, portanto deve ser uma equipe que impõe o jogo e busca gols.

 

RATING: 4.5 
Briga Pelo titulo

 

 

CRAC

 

O bicampeão estadual, em 1967 e 2004, está de volta após o título da Segunda Divisão Goiana 2018. Os comandados do treinador Ney da Matta terão como principal objetivo a permanência sem sustos da equipe de catalão. Podemos destacar: Os zagueiros Rafael Cardoso ex-Portuguesa e Valdo ex-Brasil de Pelotas, o volante Panda ex-CSA, O meia Marcinho ex-Guarani e o atacante Marques ex-ABC.
A equipe quase não disputou a competição, pois vivia grave crise financeira, mas segundo o presidente Roberto Silva, em grande esforço que envolveu a prefeitura, comunidade e empresários da região, conseguiu valores para disputar o torneio, mas começou sua preparação apenas no dia 02/01.

 

RATING: 1.8 
Luta contra o rebaixamento

 

GOIANÉSIA
 

De volta à primeira divisão após o quarto lugar na segundona em 2018, o Goianésia vai em busca da sua permanência no Campeonato Estadual. O time comandado por Edson Júnior tem nomes importantes, como os zagueiros Gustavo Bastos ex-Brasil de Pelotas e Bruno Leite ex-Paços de Ferreira (Portugal), os meias William Kozlowski ex-Goiás e Renato Teles ex-Bragantino. No ataque o centroavante Preto ex-Ceará e Araújo Jordão ex-Rio Branco.Em seu último teste antes do torneio, perdeu por 2x1 para o Brasiliense, do zagueiro pentacampeão Lúcio, mas fez boa partida e inclusive perdeu um pênalti.


RATING: 1.8
Luta contra o rebaixamento

 

GOIÁS
 

O maior e atual tetracampeão goiano manteve alguns jogadores da última temporada, além de acertar contratações pontuais para a disputa da Série A do Brasileirão após alguns anos longe do seu lugar. O técnico Maurício Barbieri tem em seu plantel nomes importantes e conhecidos no cenário nacional, como: O goleiro Sidão ex-São Paulo, lateral-esquerdo Nilson Loyola ex-Melgar, Zagueiros Yago ex-Corinthians e Rafael Vaz ex-Flamengo, os meias Marlone ex-Sport e Renatinho ex-Botafogo. No ataque a permanência da joia Michael, além das contratações de Brenner ex-Internacional, Leandro Barcía ex-Nacional do Uruguai e Marcinho ex-Athletico. Com certeza, o grande favorito ao título estadual.
A falta de ritmo pelo pensamento em deixar à equipe preparada para a Série A, pode atrapalhar esse ínicio e o empate contra o Capital/DF, conquistado apenas nos acréscimos mostrou isso.

RATING: 5.0
Favorito ao Titulo

 

GOIÂNIA
 

O terceiro maior campeão estadual reaparece na primeira divisão após de anos sombrios para o fiel torcedor do galo da capital. O time terá a oportunidade de ser treinado pelo experiente Artur Neto, de 64 anos. Dentre os principais jogadores estão: Márcio goleiro ex-Goiás e Atlético-GO, zagueiro Thiagão ex-Villa Nova, os laterais Vitor ex-Goiás e Renan Castro ex-Ituano. O meia Vinícius Matheus ex-Foz do Iguaçu, além dos avançados Sandes Neto ex-Goiás e Charles Chad ex-Macaé. No último teste antes da estreia empatou com o Real/DF por 2x2, o foco é seguir na primeira divisão.

Rating: 2.0
Luta contra o rebaixamento

 

GRÊMIO ANÁPOLIS
 

O recente clube da cidade de Anápolis irá disputar o torneio pela 2° vez consecutiva após uma temporada regular em 2018. O time comandado pelo técnico Silvio Criciúma, ídolo das torcidas de Goiás e Criciúma, terá a dura missão de deixar o Azulão Anapolino na Série A. Os nomes notáveis são: Goleiro Metheus Kayser ex-Vila Nova, O zagueiro Wellington Lucas ex-São Paulo (Base), o lateral-esquerdo Matheus Oliveira ex-Macaé, o meia Matheus China ex-Comercial e o atacante Celsinho ex-XV de Piracicaba.

 

Rating: 1.8
Luta contra o rebaixamento

 

IPORÁ
 

O Lobo-Guará vem de uma grande ascensão no futebol Goiano desde 2015, e nessa edição de Goianão visa primeiramente a permanência e uma possível vaga à Série D,competição que a equipe irá disputar em 2019. Os seus principais atletas são: O goleiro André Luis ex-Remo, zagueiros Wadson ex-Cuiabá e Rodrigo Milanez ex-Criciúma, o lateral-esquerdo Jussandro ex-Bahia, os meias Guilherme ex-Linense e Tiago Ott ex-Novo Hamburgo.
 


RATING: 3.2
Briga por vaga na serie D

 

ITUMBIARA
 

A tradicional equipe do interior Goiano conquistou seu título no ano de 2008 e vem para essa edição após uma grande dificuldade ao montar seu elenco. Sem o apoio da Prefeitura da cidade, o principal objetivo será a permanência. O elenco comandado por Junior Baiano (ex-zagueiro ídolo do Flamengo) tem alguns destaques como o goleiro Nunes ex-Fluminense de Feira, o zagueiro Guilherme ex-Goiás e o atacante Lucas Quintino ex-Macaé e Flamengo.

RATING: 1.8
Luta contra o rebaixamento

 

NOVO HORIZONTE

 

O Fantasma de Ipameri é outro que subiu da segunda divisão do estadual na temporada 2017 após dez anos ausente, e pretende surpreender os seus adversários com o apoio da sua torcida e garantir vaga na série D. O treinador Wladimir Araújo tem em seu elenco  jogadores como os zagueiros Wallinson ex-Goiás e Ávine ex-Bahia, o lateral-direito Crystian ex-Paraná, o meia Arthur ex-Remo e os atacantes Dodô ex-Goiás e Diniz ex-Macaé.

RATING: 2.9
Briga por vaga nas Quartas


VILA NOVA

 

Junto com Goiás e Atlético, o Tigrão também é um dos favoritos ao título Goiano. Apesar de não levar a taça desde 2005 o elenco foi fortalecido para a disputa da Série B deste ano e irá competir de igual para igual com seus rivais. Os principais jogadores comandados pelo treinador Umberto Louzer são: O goleiro Saulo ex-Botafogo, os zagueiros Wesley Matos e Philippe Maia ex-Guarani. O lateral uruguaio Gastón Figueira, os meias Danilo ex-Corinthians e Alan Mineiro. Além dos atacantes Rafael Silva e Michel Douglas ex-CSA.


RATING: 4.8 
Briga pelo Titulo


 



Colaborador: Daniel Pereira

 


Casas de apostas

Bet365

Bônus

R$200

Ganhar
Sportsbet.io

Bônus

R$150

Ganhar
Sportingbet

Bônus

R$120

Ganhar
Betfair

Bônus

$30

Ganhar
188BET

Bônus

R$200

Ganhar
Bodog

Bônus

R$200

Ganhar
NetBet

Bônus

R$200

Ganhar
Rivalo

Bônus

R$777

Ganhar
22BET

Bônus

100%

Ganhar


Outros Artigos