Guia do Campeonato Mineiro 2019









O Campeonato Mineiro - Módulo I 2019 tem ínicio no próximo final de semana, no sábado 19 de janeiro.

O regulamento segue o mesmo, com doze equipes jogando em turno único, os oito primeiros passam para as quartas de final, que será disputada em jogo único e se terminar em empate, a decisão será nos penaltis.

Na primeira fase os critérios de desempate:

1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) confronto direto; 5) menos cartões vermelhos; 6) menos cartões amarelos; 7) sorteio

Após isso teremos as semifinais e final em dois jogos, ai sim com vantagem para o time de melhor campanha, caso empate no número de pontos e saldo de gols.

Além do título, também temos as vagas para Copa do Brasil e Série D.


Essa será a 105º edição e o Atlético MG com 44 títulos é o maior vencedor do torneio, seguido pelo Cruzeiro, atual campeão, e com 37 títulos. O América MG tem 16 títulos, esses três são as principais forças do estado.

Vamos saber como vem os clubes para o torneio.


AMÉRICA MG
Imagem relacionada

Temporada 2018

Novamente na Série A, o Coelho tinha como objetivo conseguir seguir mais uma temporada, algo que nunca conseguiu na época de ascesso de descenso.
No estadual fechou a primeira fase na segunda colocação, mas caiu para o Galo nas semifinais, com duas derrotas. 
Na Copa do Brasil fez sua estreia apenas nas Oitavas, como campeão da Série B, e caiu para o Palmeiras, em dois jogos duros.
No Brasileiro começou bem, mas Enderson Moreira deixou o clube, com o Ricardo Drubscky assumindo por apenas dois jogos e Adilson Batista chegando.
Ele foi bem, mas a partir do segundo turno ficou em grande jejum de vitórias e o Coelho foi se aproximando até entrar na zona de rebaixamento, Givanildo foi chamado para as últimas rodadas mas não conseguiu o milagre.
Mesmo com uma campanha bem acima dos últimos ano na elite, o Coelho estava rebaixado.

Preparação 2019

Novamente na Série B, o América MG tem também a Copa do Brasil, mas no Mineiro a chance de uma taça ou decisão é sempre maior.
Givanildo seguiu como comandante e tem um elenco renovado. Destaque em 2018 e cobiçado, Mateusinho segue no Coelho e ganhou a companhia de Neto Berola, que brilhou no CSA na temporada passada.
Muitos jovens foram integrados ao elenco profissional. O Coelho é a terceira força do estado e deve chegar ao menos nas semifinais.


Rating: 4,00
Luta por semifinais


Melhor Campanha: 16 títulos ( último 2016)

ATLÉTICO MG
Imagem relacionada

Temporada 2018

A temporada começou complicada para o Galo, com investimentos menores e sob o comando de Osvaldo de Oliveira, que deixou o clube pelo futebol fraco e também por uma rusga com um repórter após um jogo duro pela primeira fase da Copa do Brasil, o Galo decidiu deixar o auxiliar Thiago Larghi no comando. Ele começou bem, levou à equipe até a final do estadual, vencendo o Cruzeiro na partida de ida, mas sofrendo um 2x0 na volta e perdendo o título, mesmo assim a diretoria seguiu com ele, como interino.
Na Copa do Brasil queda nas Oitavas de Final para Chape, além da queda precoce na Sul-Americana, com uma entrevista de um diretor falando que o foco era no Brasileirão.
E a equipe começou bem o torneio nacional, sob o destaque de Roger Guedes, que veio do Palmeiras, estava na luta pela liderança, mas com a saída dele e de jogadores fundamentais, o Galo começou a oscilar.
Thiago Larghi foi demitido antes do fim do torneio, gerando crise entre jogadores e diretoria, Levir Culpi assumiu, demorou, mas conseguiu melhorar o time e levou até a fase preliminar da Copa Libertadores.

Preparação 2019

Os investimentos são escassos no Galo, a conta após anos de grandes jogadores chegando, e sempre disputando títulos, tem que ser paga, portanto os investimentos serão na base da troca.
O Galo tem logo no ínicio de fevereiro o confronto com o Danúbio, pela pré-libertadores, e tem até lá cinco jogos, nessa que é a principal missão no primeiro semestre, entrar na fase de grupos da Copa Libertadores.
Elias foi colocado muitas vezes no Inter RS e como moeda de troca, mas segue no Galo. Luan também quase foi negociado com o Corinthians, Victor será o goleiro mais uma vez.
A base será de 2018, com alguns reforços como o zagueiro Igor Rabello, que chega para ser titular,o ídolo Rever, que retorna ao clube, o meia Vinicius, ex-Bahia e o atacante Maicon Bolt, ex-Flu, além do garoto Papagaio, que veio em meio à negociação de Marcos Rocha com o Palmeiras por empréstimo.
Com muitas opções defensivas, Levir Culpi trabalha para formar um ataque, que deve ser comandado por Ricardo Oliveira, que será auxiliado pelos gringos Cazares e Chará.



RATING: 4,5
Luta pelo Título


Melhor Campanha: 44 títulos ( último 2017)

 

BOA ESPORTE

Imagem relacionada

Temporada 2018

O Boa começou a temporada caindo nas Quartas de Final do Estadual. Na Copa do Brasil chegou até a segunda fase, mas a campanha na Série B foi terrível.
Com apenas sete vitórias e 22 derrotas, foi rebaixado para Série C, com o treinador Ney da Matta usando a estrategia de poupar fora e usar os titulares em casa, mas que após um inicio certo, cair.

Preparação 2019

Na Série C, o Boa Esporte tem um investimento menor do que ano passado, quando já não era alto.
Tuca Guimarães será o comandante da equipe, que ficou com apenas três remanescentes de 2018. 
Uma das contratações de destaque é o zagueiro colombiano Salazar Cuesta, que estava no Batatais.
Com muitas dúvidas, o Boa é uma incógnita.
 

RATING: 2,5
Luta para chegar às Quartas de Final, mas fica no limite para lutar contra o rebaixamento.

Melhor Campanha: 3º colocada ( 2009)

 

CALDENSE

Resultado de imagem para Caldense MG escudo

Temporada 2018

A Caldense ficou no limite entre o descenso e a ida para as Quartas de final, no regulamento estranho do Mineiro.
Na nona colocação, ficou três pontos da zona de rebaixamento e perdeu a chance de chegar à próxima fase pelos critérios de desempate.
Na Série D caiu ainda na primeira fase.

Preparação 2019

Treinado por Ito Roque, a Caldense vem de resultados ruins na preparação com derrotas para Inter de Limeira e RB Brasil em amistosos.
A veterana começou sua preparação ainda em dezembro e tem jovens das divisões como destaque, como o meia Vinicius Fininho, de 18 anos.
 


Rating: 2,2
Na linha baixa entre as Quartas ( entre o 7º ou 8º) lugar e a luta contra o rebaixamento, esse é o lugar da Caldense.
Melhor Campanha: 1 título ( 2002)

CRUZEIRO

Resultado de imagem para Cruzeiro MG escudo

Temporada 2018

A Raposa fez uma temporada tranquila, venceu o Campeonato Mineiro e o bi da Copa do Brasil.
Deixou o Brasileiro de lado e caiu para o Boca Juniors nas Quartas de Final da Libertadores.Com alto investimento, o título da Copa do Brasil foi a salvação da temporada.

Preparação 2019

Voôs maiores, sobretudo na Copa Libertadores, esse é o foco do Cruzeiro, mas diferentes de outros anos, o investimento não foi feito, mas sim seguir com a base e se livrar de jogadores caros que estavam encostados, como o zagueiro Manoel e o atacante Rafael Sóbis.
A grande perda foi Arrascaeta, em negociação de alto valor e polêmica com o Flamengo, após o jogador não se apresentar para os treinos. Com o valor o time mineiro foi atrás de Rodriguinho e deve acertar o ex-meia do Corinthians para posição.
Algumas quase negociações também viraram manchetes, como a troca entre Thiago Neves e Luan, que ficou por detalhes, o interesse de Flamengo por Dedé também rendeu, com os investidores pressionando a Raposa para negociação.
Com Fred recuperado e Barcos, o Cruzeiro não tem problemas para o comando de ataque, mas procura alguém para substituir Arrascaeta e aposta em jovens revelações.



Rating: 5,00
Favorito ao título
Melhor Campanha:37 títulos ( 2018)

 

GUARANI MG

Resultado de imagem para Boa Esporte MG escudo

Temporada 2018

Campeão do Módulo 2, o Guarani conseguiu voltar à elite em grande estilo e deixar Divinópolis em festa.

Preparação 2019

A preparação foi feita em amistosos contra times de menor expressão e no último teste ficou em um 0x0 com o Athletic de São João del Rei.
O treinador da equipe será Gian Rodrigues e a missão é seguir na elite mineira.



Rating: 1,8
Luta contra o rebaixamento
Melhor Campanha: 6º lugar ( 2012) 
 

PATROCINENSE
Resultado de imagem para Patrocinense MG escudo

Temporada 2018

A boa campanha no Mineiro, onde chegou até as Quarta de Final e caiu para o Cruzeiro, fez a equipe conquistar vaga para Série D.

Preparação 2019

Com a competição nacional no horizonte, a Patrocinense tem o mesmo treinador do final da Campanha no estadual, Wellington Fajardo, que saiu e retornou no lugar de Rodrigo Fonseca.
A mudança foi feita em cima da hora, duas semanas atrás e a derrota para o Uberlândia no ultimo teste, coloca um ponto de interrogação no CAP, que tinha vencido o Barretos no outro amistoso.
A equipe deve lutar por uma vaga nas Quartas.



Rating: 2,4
Luta pelas Quartas
Melhor Campanha:8º lugar ( 2018)

 

TOMBENSE 

Imagem relacionada

Temporada 2018

O Tombense chegou às Quartas e caiu apenas nos pênaltis para Tupi no Estadual.
Na Série C fez boa campanha e ficou próximo da classificação para as Quartas.

Preparação 2019
Com bons resultados na pré-temporada, o time de Tombos tem reforços interessantes como o veterano Juan, ex-São Paulo, Flamengo e Fluminense, além do atacante Ricardo Jesus.
O experiente Ricardo Drubscky, que era dirigente do América MG, é o treinador do Gavião, que tem mais jogadores experientes no elenco e deve lutar por uma vaga na Copa do Brasil, que irá disputar nessa temporada.
 


Rating
Luta por vaga na Copa do Brasil 2020
Melhor Campanha: 3º colocado ( 2013)

 

TUPI 

Imagem relacionada

Temporada 2018

Semifinalista do Estadual, o Tupi fez jogos duros contra o Cruzeiro.
Mas na Série C deu tudo errado e o Galo foi rebaixado para Série D pelo saldo de gols.

Preparação 2019

Com uma nova realidade, o Tupi tem a Copa do Brasil e a Série D, com um calendário mais modesto.
O time de Ailton Ferraz não foi bem nos amistosos, mas viu reforços chegarem à duas semanas da estreia, sonha em pelo menos conseguir nova vaga para Copa do Brasil, mas tem que ficar de olho no rebaixamento.

Rating: 2,3
Luta pelas Quarta, mas precisa ficar de olho contra o rebaixamento
Melhor Campanha: 1 Vice ( 1933)

TUPYNAMBÁS 

Resultado de imagem para Tupynambas MG escudo

Temporada 2018

Após 48 anos, o Tupynambás conseguiu retornar à elite mineira com o vice campeonato no Módulo 2.

Preparação 2019

Com problemas financeiros, mas muitos sonhos, o time de Juiz de Fora será comandado por Felipe Surian.
Os trabalhos começaram ainda no ínicio de dezembro e o elenco tem nomes conhecidos, como Ademílson, com passagem pelo Botafogo RJ, que tem 44 anos, além do volante Léo Salino.
Alguns remanescentes da campanha de acesso também seguiram, mas com ex-jogadores cobrando salários ainda do Módulo 2, as coisas não devem ser fáceis para equipe, que luta contra a degola.



Rating: 1,5
Luta contra o rebaixamento
Melhor Campanha: 1 Vice ( 1934)

 

URT 

Imagem relacionada

Temporada 2018

O estadual foi bom para o URT, que caiu para o Atlético MG em jogo muito apertado.
Na Série D caiu na segunda fase para o Treze, nos pênaltis. Na Copa do Brasil empatou e saiu na primeira fase contra o Paraná.

Preparação 2019

Novamente classificado para Série D, a URT busca seguir as boas campanhas dos últimos anos.
A equipe tem a Copa do Brasil também pela frente, mas no Mineiro larga novamente para buscar surpreender e alcançar as semifinais.
O grande problema, é que o Trovão Azul trocou de treinador uma semana antes da estreia, com Flávio Garcia voltando a ser auxiliar e Sidney Moraes, ex-Boa Esporte, assumindo.
As derrotas para o Paracatu nos últimos amistoso de preparação também atrapalharam a equipe.



Rating: 2,7
Luta pelas Quartas
Melhor Campanha: 3º colocada ( 2005)

 

VILA NOVA MG


Resultado de imagem para Vila Nova Minas Gerais escudo

Temporada 2018

A campanha no estadual foi ruim, a equipe ficou na 10º colocação e não foi rebaixada apenas por um ponto.

Preparação 2019

Para apagar a temporada passada, o pentacampeão mineiro tem um treinador muito jovem, Fred Pacheco de apenas 27 anos, fã de Muricy Ramalho.
A pré-temporada começou à dois meses e após as folgas de final de ano, o time retornou com foco total.
O foco é conseguir uma vaga nas Quartas de Final.



Rating:2,00
Luta contra o rebaixamento
Melhor Campanha: 5 títulos ( 1951)

 

 

 

 


Casas de apostas

Bet365

Bônus

R$200

Ganhar
Sportsbet.io

Bônus

R$150

Ganhar
Sportingbet

Bônus

R$120

Ganhar
Betfair

Bônus

$30

Ganhar
188BET

Bônus

R$200

Ganhar
Bodog

Bônus

R$200

Ganhar
NetBet

Bônus

R$200

Ganhar
Rivalo

Bônus

R$777

Ganhar
22BET

Bônus

100%

Ganhar


Outros Artigos