MLB Previews 2020: Atlanta Braves





15/07/2020

Atlanta Braves

Campanha no ano passado: 97-65 (1° na divisão East da Liga Nacional) 

Os Braves venceram a divisão East da Liga Nacional pelo 2° ano consecutivo, com vários jovens jogadores surgindo como as novas caras da franquia. A equipe porém, decepcionou nos playoffs, sendo eliminada no Divisional Series pelos Saints Louis Cardinals em cinco jogos, com o ataque produzindo pouco na pós-temporada.

Quem Saiu: Josh Donaldson (3B, Twins), Dallas Keuchel (SP, White Sox), Julio Teheran (SP, Angels), Francisco Cervelli (C, Marlins), Anthony Swarzak (RP, Phillies), Matt Joyce (LF, Marlins) e Brian McCann (C). 

Quem Chegou: Will Smith (RP, Giants), Marcell Ozuna (LF, Cardinals), Cole Hamels (SP, Cubs), Felix Hernandez (SP, Mariners) e Travis d'Arnaud (C, Rays),

Os Braves tiveram algumas saídas significativas na última offseason, como: Josh Donaldson, Dallas Keuchel e Julio Teheran, mas também foram capazes de reforçar a equipe, com a chegada de Will Smith para o bullpen, dos rebatedores Marcell Ozuna e Travis d'Arnaud e do veterano Cole Hamels para a rotação. 

Rotação 

A rotação não funcionou tão bem no início da última temporada, mas com Mike Foltynewicz e Max Fried subindo de produção na segunda metade e com a chegada de Dallas Keuchel, melhorou bastante no decorrer do ano e os Braves terminaram com desempenho acima da média no setor. O grupo passou por uma pequena reformulação na última offseason, com as saídas de Keuchel e de Julio Teheran, jogador que atuou por 9 anos pelos Braves, postando ERA 3.67 na carreira. A equipe contratou o veterano Cole Hamels para assumir um dos pontos, ainda que seja incerto que Hamels esteja pronto para o começo da temporada e o time também promoverá o retorno de Sean Newcomb a rotação, após o jogador ter atuado como reliever durante grande parte da última temporada. 

Mike Soroka (RHP, 13-4 W/L e ERA 2.68 em 2019)

Soroka foi o arremessador mais valioso dos Braves na última temporada, limitando home runs em um ano onde muitos arremessadores sofreram no quesito e dominando rebatedores destros, que conseguiram linha de apenas: 203/256/281 (AVG/OBP/SLG). O pitcher utiliza um sinker como arremesso principal, mas sua bola rápida convencional e seu slider também funcionam bem. Parte de seu bom ERA na última temporada foi sustentado por um BABIP .280 e um LOB 79,9% e é provável que o arremessador não repita um ERA tão baixo, mas com sua habilidade de induzir groundballs em uma alta taxa, Soroka deve se manter como um dos melhores arremessadores dos Braves. 

Mike Foltynewicz (RHP, 8-6 W/L e ERA 4.54 em 2019)

Após ter postado um ERA 2.85 ao longo de 31 começos em 2018, Foltynewicz regrediu na última temporada. O arremessador porém, voltou a boa forma durante a segunda metade da temporada, postando ERA 2.65 após o All-Star Game. Parte do motivo que fez Foltynewicz pouco eficiente em muitos momentos do último ano foi o excesso de home runs cedidos, o arremessador foi um dos que mais sofreram em uma temporada onde os home runs aumentaram bastante, cedendo média de 1.77 HRs a cada 9.0 IP. É provável que o arremessador se saia melhor nessa temporada, mas o pitcher também havia tido perda de velocidade em seus arremessos e sua bola rápida e principalmente seu slider, não funcionaram tão bem no ano passado, no que Foltynewicz dificilmente conseguirá repetir uma temporada tão boa quanto a que teve em 2018. 

Max Fried (LHP, 17-6 W/L e ERA 4.02 em 2019)

Arremessador de 26 anos, o canhoto teve problemas no início da última temporada, mas subiu muito de produção pós All-Star Game, com sua taxa de strikeouts saltando de 8.85 em média a cada 9.0 IP para 10.21 e com Fried também apresentando algumas melhorias no controle. O pitcher incorporou um slider ao seu repertório de arremesso, que já contava com bola rápida e curveball e seu novo arremesso funcionou muito bem, com Fried dominando rebatedores canhotos, que tiveram linha de apenas: 231/290/364 (AVG/OBP/SLG) contra ele no ano passado. O arremessador também apresentou uma outra divisão de desempenho, se saindo melhor em casa, onde postou ERA 3.21 em comparação com 4.92 nos jogos fora. Fried deve continuar evoluindo e tem chances de ser um dos melhores pontos da rotação dos Braves esse ano. 

Cole Hamels (LHP, 7-7 W/L e ERA 3.81 em 2019)

Hamels é novidade na rotação da equipe, mas pode não estar apto a começar a temporada, já que tem sofrido com uma lesão no ombro. Veterano de 36 anos e MVP da Liga Nacional em 2008, o pitcher se saiu bem nas últimas temporadas, mesmo com velocidade reduzida. Hamels no entanto, teve problemas atuando pelos Chicago Cubs na reta final da última temporada, quando sua velocidade caiu ainda mais e o arremessador começou a sofrer com panes de controle, com sua média de walks cedidos a cada 9.0 IP passando de 3.16 para 4.50. O pitcher também foi bem menos efetivo longe do Wrigley Field, postando ERA 5.06 nos jogos fora em comparação com 2.78 em casa. Pela idade e recentes problemas no ombro, é provável que o arremessador não tenha um impacto tão grande na rotação dos Braves, especialmente em uma temporada reduzida. 

Sean Newcomb (LHP, 6-3 W/L e ERA 3.16 em 2019)

Newcomb teve bons números como titular em seus dois primeiros anos de carreira, mas acabou movido para o bullpen na temporada passada, onde conseguiu números similares aos de quando era titular. Com um curveball efetivo, o arremessador não tem uma grande divisão de desempenho contra rebatedores, Newcomb tende a não sofrer muitos home runs, mas seu controle tem sido um problema, com o pitcher tendo média de 4.52 walks cedidos a cada 9.0 IP na carreira, o que limita seu valor como titular. É provável que o arremessador não vá muito longe nos jogos, com o manager Brian Snitker devendo utiliza-lo em conjunto com vários relievers em seus começos. 

Ataque 

Os Braves tiveram um ataque levemente acima da média no ano passado, impulsionados por um bom número de home runs e muita eficiência de seus corredores nas bases, com Ronald Acuna Jr. se tornando a grande estrela da equipe, com 41 home runs e 37 roubos de base. A equipe teve algumas perdas na última offseason, com a saída de Josh Donaldson e aposentadoria de Brian McCann e enquanto a solução na terceira base será interna, na posição de catcher o time se reforçou com Travis d'Arnaud, que vem de um bom ano pelos Tampa Bay Rays. 

Freddie Freeman, Ozzie Albies e Ronald Acuna Jr. são os principais rebatedores dos Braves, formando um dos núcleos ofensivos mais fortes da liga. Marcell Ozuna e Travis d'Arnaud são as duas principais novidades, Ozuna tem sido consistente ao longo de sua carreira, tendo conseguido mais de 20 home runs em cada uma das últimas quatro temporadas e d'Arnaud teve uma ótima segunda metade de temporada pelos Rays no ano passado. 

O ataque porém, possui algumas incógnitas em termos de produção. Ender Inciarte sofreu com lesões na última temporada e já não tem conseguido manter um alto BABIP quanto em seus melhores anos, Dansby Swanson tem sido um rebatedor abaixo da média em sua carreira, apesar de ser jovem e de ter apresentado alguns ganhos de potência no ano passado e Austin Riley e Johan Camargo, que devem revezar a terceira base, produziram pouco na última temporada e devem entregar produção bem inferior à que Josh Donaldson teve na posição. 

O ataque deve ser um pouco pior quando o time enfrentar arremessadores canhotos, já que Freddie Freeman cai de produção nessa situação e Marcell Ozuna, apesar de ser um rebatedor destro, não tem grandes números contra canhotos em sua carreira. Adam Duvall, Austin Riley, Travis d'Arnaud e Dansby Swanson porém, costumam subir de produção quando enfrentam canhotos e Duvall deve ganhar um ponto no lineup nessas partidas, muitas vezes no lugar de Ender Inciarte, rebatedor canhoto. 

Bullpen

O bullpen foi mediano na última temporada, tendo bastante espaço para melhora e foi isso que os Braves buscaram na última offseason, trazendo Will Smith, que vem de excelente temporada pelos San Francisco Giants, com ERA 2.76 ao longo de 65.1 IP. 

A equipe deve ter um núcleo bastante forte em: Mark Melancon, Will Smith, Luke Jackson, Shane Greene, Darren O'Day e Chris Martin, com todos sendo projetados para terem ERA inferior a 4.00. Apesar da chegada de Smith, que foi o closer dos Giants na última temporada, Melancon deve manter o posto de closer, já que apesar de um ERA um pouco inflado de 3.63, não teve blown saves no ano passado. Darren O'Day arremessou pouco na última temporada, mas é um reliever experiente, dono de um ERA 2.55 na carreira e ainda não mostrou sinais de declínio, enquanto Chris Martin surgiu muito bem, com média de 10.51 strikeouts a cada 9.0 IP.

Luke Jackson, que teve uma fraca segunda metade de temporada em 2019, é um dos pontos mais interessantes do bullpen dos Braves, utilizando um slider como arremesso principal e tendo terminado o último ano com média de 13.13 strikeouts a cada 9.0 IP. Jackson foi hittable na última temporada, com BABIP .386 e uma regressão natural em seu BABIP, deve tornar o arremessador em um dos melhores relievers da equipe. 

Defesa 

Os Braves tiveram uma defesa acima da média na última temporada, com 41 corridas salvas pela métrica de DRS e é provável que mantenham um nível parecido esse ano. 

O campo interno pode ser um problema, já que a equipe não tem mais Josh Donaldson, com Johan Camargo e Austin Riley sendo defensores menos capazes na terceira base, enquanto Dansby Swanson tende a ser um defensor abaixo da média na posição de shortstop. Ozzie Albies porém, é excelente na segunda base e Freddie Freeman é um defensor médio na primeira. 

O campo externo tende a ser melhor, especialmente após a chegada de Marcell Ozuna, que é um defensor acima da média no campo esquerdo, enquanto Ronald Acuna Jr. é um defensor de elite no campo direito e Ender Inciarte, apesar de estar em declínio, ainda é um bom defensor no campo central. 

Brian McCann tinha problemas para controlar os corredores em base, mas ainda era acima da média em enquadramento de arremessos e a posição de catcher piora com sua aposentadoria, com Travis d'Arnaud sendo um defensor bem menos efetivo. Tyler Flowers no entanto, é um dos melhores catchers da liga em enquadramento de arremessos, mas seu impacto é reduzido como backup, com d'Arnaud devendo ter bem mais tempo de jogo do que ele. 

O que esperar dos Braves nessa temporada? 

Os Braves são um time bastante talentoso em todos os setores e são considerados favoritos na divisão East da Liga Nacional, mas eu posso ver a equipe piorando um pouco em relação ao ano passado. O ataque é forte, mas muitos jogadores não irão repetir desempenhos tão bons quanto os do último ano e a saída de Josh Donaldson é uma perda considerável, ainda que a equipe tenha se reforçado com Marcell Ozuna e Travis d'Arnaud. A rotação é forte, mas o status de Cole Hamels é incerto e Mike Soroka deve passar por uma regressão natural após ter sustentado um LOB 79,9% no ano passado. O bullpen é de elite e deve manter o time vivo em muitos jogos e a defesa deve beneficiar os arremessadores da equipe, mas a divisão tem equipes em ascensão e não vejo os Braves ganhando tão facilmente a NL East. 

Como os apostadores devem abordar os Braves?

Os Braves possuem potencial para serem supervalorizados muitas vezes, já que estão listados como favoritos da divisão nas casas de aposta, mas as melhores apostas em jogos da equipe devem ser no mercado de totais. Freddie Freeman, Ozzie Albies, Marcell Ozuna e Ronald Acuna Jr. chama bastante atenção, mas vejo o ataque regredindo um pouco em relação ao ano passado, ao mesmo tempo em que o bullpen deve ser bastante forte com a adição de Will Smith e a rotação é sólida na maioria dos pontos, o que pode tornar os Braves uma boa aposta em unders. Entre os arremessadores, Soroka deve ser evitado, já que será supervalorizado por conta de seu excelente ERA do ano passado, mas Fried, que tende a continuar evoluindo, devendo postar um ERA melhor do que os 4.02 da última temporada, tem potencial de ser um bom ponto de valor para apostar, especialmente em partidas contra oponentes que estiverem com seu ace no monte. 

A Sportsbet.io é uma excelente opção para se apostar na MLB, com ótimas odds nos principais mercados do baseball.

Confira o review do Aposta10 e faça seu cadastro: Sportsbet.io


Casas de apostas

Bet365

Bônus

R$200

Ganhar
Sportsbet.io

Bônus

Lucro turbinado

Ganhar
Dafabet

Bônus

R$600

Ganhar
Betmotion

Bônus

R$150

Ganhar
Betano

Bônus

R$ 200,00

Ganhar
188BET

Bônus

R$200

Ganhar

Newsletter

Iniciando agora no mundo das apostas esportivas?

Aposta 10

Deixe o seu e-mail e
receba materiais exclusivos




Outras Notícias