NFL: Power Ranking - Semana 05





09/10/2019

Power Rankings são comuns entre sites que fazem cobertura de esportes americanos e eles visam classificar as equipes por sua verdadeira força, e não de acordo com o seu recorde de vitória, o que feito por uma simples análise subjetiva, nem sempre cumpre o seu papel. 

Jornalistas esportivos não possuem um critério fixo e ainda classificam as equipes de acordo com suas preferencias e muitas vezes com base no número de vitórias de cada time, o que é justamente o que esse tipo de ranking tenta evitar e o que não auxilia o apostador a encontrar valor em equipes desvalorizadas e nem de ter uma ideia clara da real força das equipes no momento. 

Passadas cinco semanas de temporada regular, as equipes já produziram estatísticas suficientes para começarem a ser organizadas de acordo com as suas potências. Para a construção do Power Ranking eu utilizo uma equação similar a das minha linhas projetadas.

Uma nova edição do Power Ranking será postada a cada cinco semanas, com todas as equipes tendo seu número de força recalculado conforme produzam uma amostragem maior de estatísticas.

Os números ao lado do recorde de vitórias de cada time, são referentes a um handicap hipotético que a equipe teria se enfrentasse uma equipe fictícia de potência 0 em um campo neutro, as posições são organizadas de acordo com o maior favoritismo até o time que seriia mais desfavorecido frente a essa equipe fictícia. Equipes empatadas em seu número de potência são organizadas de acordo com a força dos adversários enfrentados até o momento, com a equipe que teve a tabela mais difícil ficando à frente. 

Muitas posições irão parecer estranhas devido ainda a baixa amostragem, mas o ranking geralmente é bom em apontar equipes em ascensão e que ainda estão sendo pouco comentadas pela mídia em geral, ao mesmo tempo em que funciona para reduzir as expectativas de algumas equipes que estão sendo supervalorizadas pela opinião pública, e que portanto, recebem handicaps inflados. Em sua segunda versão, que será publicada após a semana 10 da temporada, o Power Ranking já costuma apresentar resultados mais coerentes com a realidade. 

Para que este artigo não fique excessivamente longo, eu farei apenas alguns comentários sobre as equipes a cada posição, tentando explicar um pouco o motivo de eles terem sido colocadas ali e se eu concordo ou não com o que os números apontaram até o momento. 

NFL 2019 - Power Ranking v1.0

01 - San Francisco 49ers (4-0 W/L) -22,5

Eu não faço apostas em mercados futuros, mas os 49ers pagam 17.00 na Bet365 para vencerem o Super Bowl, o que me parece um valor claro. Pode se argumentar que os 49ers tiveram uma tabela fraca até o momento e por terem um jogo a menos, a amostragem estatísticas não é tão grande, mas nenhuma equipe fez tantas coisas tão bem quanto San Francisco nessas cinco primeiras semanas. A linha ofensiva tem protegido bem o quarterback Jimmy Garoppolo, o jogo terrestre é fortíssimo e com vários corredores produtivos e a defesa já forçou 11 turnovers em apenas quatro partidas.

02 - Carolina Panthers (3-2 W/L) -19,5

Os 49ers são escolha inusitada em 1°, mas ainda passável por muitos, mas é logo na 2° posição que alguns leitores irão abandonar esse artigo. Os Panthers provavelmente não são a 2° melhor equipe da NFL, já que Kyle Allen dificilmente irá manter um rating de 107.4 e esse ranking foi calculado em parte levando o rating dos quarterbacks em consideração, mas os Panthers são impressionantes em muitos aspectos e certamente melhores do que lhes é dado crédito nesse momento. O jogo terrestre segue forte, o jogo aéreo tem fluido bem com Allen no lugar de Newton e a defesa tem se mostrado muito forte contendo o passe, com James Bradberry sendo um dos cornerbacks de maior destaque nesse início de temporada.

03 - Dallas Cowboys (3-2 W/L) -17

Os Panthers na posição anterior causam estranheza, mas acredito que eles sejam verdadeiramente fortes, já os Cowboys se beneficiaram de uma tabela fraca nas três primeiras semanas para construir os números que os colocam nessa posição. De qualquer forma, a defesa ainda tem sido forte, mesmo que eles tenham sofrido 34 pontos contra os Packers na semana 05 e o ataque tende a ser produtivo, ainda que Dak Prescott não tenha cuidado bem da bola nas últimas semanas. 

04 - Minnesota Vikings (3-2 W/L) -12,25

Kirk Cousins é bom em construir estatísticas em momentos pouco importantes e por isso, os Vikings quase sempre são mais fortes estatisticamente do que em campo de fato. Mas se Cousins puder continuar evitando turnovers, eles devem ser um bom time no restante da temporada, com Dalvin Cook produzindo muito no jogo terrestre e um front-seven forte na defesa, capaz de conter o jogo terrestre dos adversários e de pressionar os quarterbacks. 

05 - New England Patriots (5-0 W/L) -10,75

Os Patriots são apontados como a melhor equipe da NFL em 9 de cada 10 power rankings, mas o atuais campeões tiveram uma tabela bastante fraca até o momento e tiveram problemas que as equipes à frente deles nesse ranking não tiveram. A defesa é bastante forte, mas a não ser que eles sejam a melhor equipe da história da NFL contra o passe, eles não continuarão limitando os quarterbacks adversários a um rating de 44.0 em média por muito tempo. Já o ataque, teve muitos problemas para produzir no jogo terrestre e Tom Brady, apesar de ainda muito efetivo, tem sofrido um pouco com um grupo de recebedores que não possui muita profundidade. Eu posso assumir que os Patriots são o melhor time da AFC por conta da defesa, mas eles não jogaram suficientemente bem até o momento para serem considerados a melhor equipe da NFL. 

06 - Detroit Lions (2-1-1 W/LD) -9

Essa posição certamente parece muito alta para os Lions, mas o ataque flui bem mesmo na ausência de um bom jogo terrestre e a defesa forçou 8 turnovers em apenas quatro partidas, limitando os quarterbacks adversários a um rating médio de 80.3, deixando que eles completassem apenas 55,4% dos passes para uma média de 7,0yds por tentativa. Entre os quarterbacks enfrentados pelo time até o momento estão: Philip Rivers, Carson Wentz e Patrick Mahomes. Defesas tão fortes contra o jogo aéreo quase sempre criam grandes times e os Lions merecem muita consideração pelo que fizeram na parte defensiva até o momento. 

07 - Tennessee Titans (2-3 W/L) -9

Os Titans são outro intruso entre as dez melhores equipes e a distorção vem por conta do saldo de turnovers, já que eles cometeram apena um turnover até o momento, melhor marca da liga. Parte do que impulsionou eles nesse ranking foi o rating de Mariota, que é alto por ele ainda não ter lançado interceptações. Os Titans não encantaram ninguém nas últimas quatro semanas, mas possuem uma equipe talentosa e potencial de melhora para que justifiquem futuramente a posição nesse ranking. 
 
08 - Seattle Seahawks (4-1 W/) -8,75

Os Seahawks possuem alguns problemas, especialmente na defesa e suas vitórias vieram em grande parte contra adversários fracos, mas Russell Wilson tem sido incrível, completando 73,1% de seus passes para uma média de 9,0yds por tentativa, com 12 touchdowns e 0 interceptações e se o quarterback mantiver um nível semelhante de desempenho no restante da temporada, os Seahawks serão uma força a ser levada em consideração. 

09 - Baltimore Ravens (3-2 W/L) -8,5

 

Os Ravens pareciam melhores quando enfrentaram adversários fracos nas duas primeiras semanas, mas da semana 03 para cá, as fragilidades da defesa ficaram expostas e Lamar Jackson passou a cometer erros e atuar em um nível mais próximo do que era esperado dele antes de a temporada começar. O jogo terrestre no entanto, é bastante forte, o que deve ser suficiente para mantê-los como uma equipe acima da média no restante da temporada, mas provavelmente não como a 9° melhor. 

10 - Houston Texans (3-2 W/L) -8

A linha ofensiva é ruim e a defesa contra o passe preocupante, mas todo o resto funciona muito bem nos Texans, com Deshaun Watson conseguindo contornar as dificuldades promovidas pela OL ainda produzindo em alto nível e com o front-seven exercendo pressão sobre os quarterbacks adversários e conseguindo constantes infiltrações para conter o jogo terrestre. Os Texans são de fato uma equipe forte e essa posição provavelmente é merecida. 

11 - Jacksonville Jaguars (2-3 W/L) -5,25

Os Jaguars tiveram uma tabela bastante difícil até o momento e apesar de só terem ganho dois jogos, o time jogou bem o suficiente para que seus números compilados os colocassem nessa posição, que eu acredito que se parecerá com a posição correta que a equipe deve ser ranqueada conforme a temporada avance e a força do time fique evidente. O front-seven tem tido muitos problemas para conter o jogo terrestre, mas o pass-rush tem sido forte e eventualmente o time conseguirá mais interceptações por conta da pressão nos quarterbacks, enquanto que Gardner Minshew II tem conduzido bem o ataque e Leonard Fournette tem melhorado a cada semana. 

12 - Philadelphia Eagles (3-2 W/L) -5,25

A defesa sofre contra o passe, mas o front-seven é bom contra o jogo terrestre, o pass-rush tem melhorado e o ataque é forte, especialmente quando Carson Wentz tem todas as suas armas disponíveis. Quando os Eagles perceberem que eles não devem utilizar tanto o novato Miles Sanders em carregadas, o jogo terrestre também será forte, já que Jordan Howard tem atuado muito bem. 

13 - Kansas City Chiefs (4-1 W/L) -4,75

Nenhum analista se atreve a colocar os Chiefs abaixo da 5° posição em um power ranking, mas os números compilados deles não indicam que eles sejam equipe tão boa assim. Patrick Mahomes é excelente, ainda que tenha jogado mal nas duas últimas semanas, mas a defesa parece ainda pior do que a do ano passado, com o pass-rush não sendo tão forte quanto o da última temporada e com a equipe permitindo média de 5,3yds por tentativa de corrida dos adversários. Eles também não possuem mais Kareem Hunt no jogo terrestre e Damien Williams não tem jogado tão bem quando na reta final da última temporada. Eventualmente as pessoas irão perceber que eles não são tão fortes quanto tem sido alardeado. 

14 - Tampa Bay Buccaneers (2-3) -3

Os Buccaneers ainda são ruins em muitos aspectos, mas eles possuem a melhor defesa da liga contra o jogo terrestre, permitindo média de 3,1yds por tentativa de corrida adversária, sendo que a equipe enfrentou ótimos running backs até o momento e isso fez com que eles subissem nesse ranking, todo o resto no entanto, é passável e pouco interessante. 

15 - Green Bay Packers (4-1 W/L) -2,5

Outra equipe que tem sido colocada como uma das melhores da liga e que os números acreditam que não seja tão boa – ao menos os números que eu levo em consideração. A defesa é realmente forte contra o jogo aéreo, mas é péssima contra o jogo terrestre e o ataque, mesmo comandado por Aaron Rodgers, ainda não produziu muito. Rodgers tem completado apenas 62,8% de seus passes, com um rating de 93.4 que é abaixo da média atual da liga e Aaron Jones tem tido problemas para encontrar espaços pela linha ofensiva no jogo terrestre. 

16 - Chicago Bears (3-2 W/L) -2,25

Melhor defesa da liga no ano passado, os Bears ainda são muito fortes no setor, mas nada tem funcionado no ataque. A linha ofensiva não abre espaços para o jogo terrestre, deixando os limitados quarterbacks do time em descidas longas constantemente, as quais raramente Mitchell Trubisky/Chase Daniel conseguem completar.

17 - Buffalo Bills (4-1 W/L) -2

Os Buffalo Bills são a versão da AFC dos Chicago Bears com pequenas diferenças pontuais. O jogo terrestre funciona melhor do que o dos Bears, mas o ataque comete mais turnovers e a defesa é pior do que a de Chicago contra o jogo terrestre, o que coloca eles uma posição abaixo no ranking. 

18 - Pittsburgh Steelers (1-4 W/L) -1,25

Tem sido uma temporada difícil para os Steelers, que já utilizaram três quarterbacks, mas o time não é horroroso e em termos de aposta, poderá fornecer valor, sendo desvalorizado nos handicaps nas próximas semanas por conta do recorde de 1-4 W/L e de estarem com o 3° quarterback. O pass-rush ainda é bastante funcional e a defesa tem feito um bom trabalho contra o jogo terrestre, no que eles podem manter alguns placares próximos mesmo com os problemas do ataque.  

19 - New Orleans Saints (4-1 W/L) +0,5

Os Saints tiveram uma tabela difícil, venceram boas equipes e Teddy Bridgewater tem feito um trabalho louvável substituindo Drew Brees, mas eles estão tão baixos nesse ranking porque estatisticamente, se parecem uma versão piorada deles mesmos na última temporada. Alvin Kamara é ótimo, mas Latavius Murray é um complemento bem menos efetivo do que Mark Ingram era no ano passado e a defesa ainda é terrível, tendo inclusive, piorado contra o jogo terrestre. Quando Drew Brees retornar, eles provavelmente irão saltar algumas posições nesse ranking, mas eu não acho que eles sejam tão bons quanto eram em 2018. 

20 - Denver Broncos (1-4 W/L) +1,5

Os Broncos são uma equipe em reconstrução e que tiveram uma tabela difícil até o momento, em termos de aposta, eles provavelmente serão um time interessante no decorrer da temporada. O pass-rush não tem funcionado e a defesa é fraca contra o jogo terrestre, mas a secundária vem bem e o ataque é equilibrado, mesmo com Joe Flacco sendo um quarterback abaixo da média. 

21 - New York Jets (0-4 W/L) +3

Eu ajustei um pouco os números dos Jets já que Darnold está de volta, o ataque não consegue produzir no jogo terrestre por conta da linha ofensiva, mas eles provavelmente são melhores passando a bola do que mostraram até o momento e isso vai obrigar as defesas a se manterem justas contra eles, abrindo um pouco mais de espaço para Le'Veon Bell. Os Jets não estão tão baixo nesse ranking quanto em outros por conta da defesa, que fez um ótimo trabalho até o momento, mesmo com o setor lidando com diversas lesões. Eles não são uma grande equipe, mas eles não são o horror que parecem. 

22 - Los Angeles Rams (3-2 W/L) +4,25

Outra posição que causa muita estranheza, mas ainda que os Rams obviamente não sejam piores do que os Jets como esse ranking mostra, eu acredito de fato que eles não são uma grande equipe esse ano. Já são cinco semanas e Jared Goff pareceu ruim na maioria delas, tendo 7 interceptações e enquanto a defesa melhorou contra o jogo terrestre, tem sido apenas mediana contra o passe. Bill Belichick no último Super Bowl, parece ter definido a forma como as defesas devem abordar o ataque dos Rams, troque o posicionamento depois que a comunicação de Goff com McVay fecha e o quarterback fica perdido em muitos momentos. Com um jogo aéreo não tão forte, os Rams simplesmente não são muito bons, mas ainda estão recebendo crédito pela campanha do ano passado que culminou com uma ida ao Super Bowl. 

23 - Oakland Raiders (3-2 W/L) +5

Jon Gruden tem feito um bom trabalho em seu 2° ano com a equipe e os Raiders parecem melhores do que eram na última temporada e inclusive, possuem um recorde positivo nesse momento, mas Derek Carr tem sido apenas mediano e a defesa ainda é muito fraca contra o passe, com um pass-rush pouco consistente e uma secundária que não força turnovers. Apostadores em especial, não devem se enganar com o recorde positivo dos Raiders, eles ainda são uma equipe fraca. 

24 - Los Angeles Chargers (2-3 W/L) +8

Com excesso de lesões, a boa defesa apresentada pelos Chargers nas últimas temporadas não existe mais e o time tem sido péssimo contra o jogo aéreo, enquanto que o ataque regrediu e foi apenas mediano até o momento. Os Chargers possuem jogadores talentosos em muitas posições, mas como equipe, pioraram muito e acredito que essa posição seja justa para eles. 

25 - Indianapolis Colts (3-2 W/L) +8,75

Os Colts acabaram de vencer os Chiefs fora de casa e limitaram o ataque de Kansas a apenas 13 pontos, então, por que eles estão tão baixo nesse ranking? Bom, uma semana antes de vencer os Chiefs eles haviam sido derrotados em casa pelos Raiders, o jogo terrestre funciona, mas a defesa tem sofrido com lesões e exceto pela partida contra os Chiefs, não tem jogado bem, enquanto que Jacoby Brissett é bem protegido pela linha ofensiva, mas não é realmente um bom quarterback. Talvez os Colts não sejam tão fracos quanto esse ranking indica, mas vejo eles como a pior equipe da AFC South nessa temporada.

26 - Washington Redskins (0-5 W/L) +11,25

Os Redskins acabaram de demitir o head coach Jay Gruden e possuem um impasse na posição de quarterback. Eles são provavelmente piores do que essa posição indica, mas com exceção dos turnovers cometidos, Case Keenum não jogou tão mal e eu estou assumindo que ele voltará a ser o titular a partir de agora, portanto, utilizei os números dele na projeção, o que colocou os Redkins um pouco à frente de alguns times. 

27 - Atlanta Falcons (1-4 W/L) +11,5

O jogo aéreo ainda funciona bem, mesmo com Matt Ryan sofrendo atrás de uma linha ofensiva que piorou bastante em relação aos últimos anos, mas os Falcons não conseguem correr com a bola e a defesa foi a 2° pior da liga contra o passe nas cinco primeiras semanas, permitindo um rating médio de 117.0 para os quarterbacks adversários, fatores que colocam os Falcons nessa posição. 

28 - Cleveland Browns (2-3 W/L) +12,5

Os Browns deveriam ser uma boa equipe, mas não são! Com Steve Wilks como coordenador, a defesa piorou muito e Baker Mayfield tem cometido erros em excesso, tendo mais interceptações do que touchdowns na temporada. Os Browns possuem talento suficiente para serem melhores no decorrer da temporada, mas pelo que fizeram até o momento, essa posição é mais do que merecida. 

29 - New York Giants (2-3 W/L) +15

Daniel Jones empolgou a todos em dois jogos contra secundárias ruins, mas teve uma fraca exibição contra os Vikings na semana 05, os problemas dos Giants porém, vão muito além do jogo aéreo. Sem Saquon Barkley, o time não consegue mais correr com consistência e a defesa tem sido muito vulnerável contra o passe. Os Giants são um time em reconstrução e uma das equipes mais fracas da liga nessa temporada. 

30 - Arizona Cardinals (1-3 W/L) +17

Os Cardinals estão vindo de sua primeira vitória na temporada e melhoraram em relação ao ano passado, mas ainda são um time bastante fraco. O jogo terrestre tem funcionado bem, mas o quarterback Kyler Murray sofre atrás de uma péssima linha ofensiva e tem sido inconsistente, o que é normal para um quarterback novato. A defesa ainda tem peças importantes que não atuaram nessas cinco primeiras semanas, como os cornerbacks: Patrick Peterson e Robert Alford, mas o desempenho foi péssimo até o momento, o que coloca os Cardinals nessa posição. 

31 - Cincinnati Bengals (0-5 W/L) +21

Essa é uma posição que imagino que ninguém discorde, absolutamente nada funcionou no time dos Bengals até o momento e eles só não são a pior equipe da liga, porque os Miami Dolphins não parecem um time apto a atuar na NFL. 

32 - Miami Dolphins (0-4 W/L) +28,25

Para ser justo, Josh Rosen teve alguns bons lances contra os Chargers na semana 04 antes de os Dolphins saírem de bye week na semana 05, mas todo o resto desse time não funciona e eles estão permitindo uma média de 10,3yds por tentativa de passe e rating de 137.6 para os quarterbacks adversários. Talvez eles possam ter corrigido alguns problemas durante a semana de folga, mas eu não me lembro de já ter visto um time tão ruim quando os Dolphins desse ano. Os Lions 0-16 de 2008 tinham uma defesa tão ruim quanto a de Miami, especialmente para a época, onde os ataques eram menos efetivos do que hoje, mas o time ao menos corria bem com Kevin Smith, algo que os Dolphins até o momento não fizeram. 
 


Casas de apostas

Bet365

Bônus

R$200

Ganhar
Sportsbet.io

Bônus

Lucro turbinado

Ganhar
Bodog

Bônus

R$200

Ganhar
188BET

Bônus

R$200

Ganhar
Dafabet

Bônus

R$600

Ganhar
Rivalo

Bônus

R$777

Ganhar

Newsletter

Iniciando agora no mundo das apostas esportivas?

Deixe o seu e-mail e receba materiais exclusivos




Outras Notícias