Copa Paulista de Futebol 1ª Parte





04/06/2019

 

Talvez uma das mais esperadas edições da Copa Paulista vai começar no mês de junho desse ano. O motivo é a participação da equipe de Parque São Jorge e provavelmente com a equipe sub 23 que no momento está fazendo bonito do Brasileiro da categoria.

A importância da Copa para os clubes diz respeito ao calendário para 2020 já que o campeão e o vice têm a vaga na Copa do Brasil e série D do Brasileiro respectivamente.

Vamos analisar alguns clubes e algumas dicas de aposta para primeira rodada da competição.  

 

REGULAMENTO

Na Primeira fase, os 24 times são divididos em quatro grupos e jogam dentro de seus respectivos grupos em turno e returno, classificando-se para a Segunda fase os quatro mais bem colocados de cada grupo. A Segunda fase é disputada pelos 16 times classificados, divididos em quatro grupos, classificando-se para a Terceira fase os dois melhores de cada grupo. Na Terceira fase as equipes são divididas em dois grupos, classificando-se para a Semifinal os dois mais bem colocados de cada grupo. Em todas as fases de grupos, em caso de igualdade na pontuação, são critérios de desempate: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) menos cartões vermelhos; 5) menos cartões amarelos; 6) sorteio. Na Segunda e Terceira fase, as equipes também se enfrentam em turno e returno. Semifinal e Final são disputadas em jogos de ida e volta, sendo o mando da segunda partida da equipe de melhor campanha.

 

 

Grupo A

Votuporanguense

O Cav começou 2019 com muita dificuldade. Logo de cara foi eliminado da Copa do Brasil pelo Ypiranga que disputa a segunda divisão do Campeonato Gaucho.

No Paulista A2 o time ficou em 13 lugar com apenas três vitorias,sete empates e cinco derrotas e um aproveitamento de 35 por cento mostrando que o time precisa melhorar bastante para continuar com uma boa pegada em 2019.

A diretoria já se mexeu e trouxe para o comando técnico Rogerio Mancini.O comandante de 47 anos nunca atuou em um clube Paulista e estava no Goianesia disputando o campeonato Goiano.

O elenco do Votuporanguense me parece que vai ser bem parecido com o que disputou o paulista e com poucas mudanças. Engraçado que eles são atuais campeões da Copa Paulista e fizeram essa campanha bem fraca no Paulista A2.

O Cav estréia na Copa diante do Comercial e acho esse jogo fundamental para o Cav, pois o Comercial será adversário direto em uma das vagas da equipe para próxima fase da competição. O jogo será em Votuporanga no Plínio Marin dia 13 de junho 15.00 horas.

Vejo um leve favoritismo ao Cav aqui nessa partida.

 

Comercial

O Leão do norte fez uma bela serie A3 do Paulista e foi cair apenas nas quartas de finais diante do Desportivo Brasil.Nesse confronto o time de Ribeirão venceu a primeira partida em casa por 1x0 e depois perdeu em Porto Feliz por 3x2 sendo eliminado pela melhor campanha do seu adversário.

Do campeonato ficaram alguns legados como foi o caso de Caio Vieira que foi o goleador geral da competição com 9 gols assinalados.Edson Pio e Erick Bessa também foram destaques do time durante a competição.

A diretoria tenta de qualquer forma contratar novamente os três jogadores já que após o Paulista os contratos terminaram. Existe um problema para 2019 e que em minha opinião coloca o clube com menos chances de se classificar. A diretoria quer reduzir os gastos e em relação aos contratos diminuiu o valor de vários jogadores e só vai ficar quem aceitar essa nova filosofia.

A idéia e montar um elenco ou uma base forte para 2020 utilizando jogadores jovens e jogadores da base. Até  o momento o clube conta com 19 jogadores no elenco e foi apresentado o técnico Roberval Davino o mesmo que dirigiu o Capivariano nas finais da A3 e perdeu uma classificação dentro de casa de forma vergonhosa para o Monte Azul.

Roberval faz bom trabalho nos clubes que passa, mas em algumas partidas decisivas eu acho que ele peca na forma de arrumar o seu time.

Com esse novo pensamento da diretoria em enxugar os valores dos contratos e se não conseguir segurar os destaques do time eu acho que o Comercial terá vida difícil nessa Copa Paulista.

 

Ferroviária

A locomotiva esta disputando a serie D do Brasileirão e na sua primeira partida conseguiu vencer o Joinvile pelo placar de 1x0 mostrando ser um time que gosta de valorizar bastante a posse de bola. Na sua segunda partida acabou perdendo fora de casa para o Avenida do Rs mas não jogou tão mal assim.

A Ferroviária teve chances de empatar a partida e encerrou uma invencibilidade de 10 jogos que o clube tinha. A diretoria contratou para a serie D do Brasileiro 11 reforços e alguns nomes conhecidos no mercado como Felipe Hebert ex Vasco,Daniel Carvalho dentre outros.

O comandante da equipe será o experiente Vinicius Munhoz que quer usar a Copa Paulista para testar os atletas ad categoria sub 20 da Ferroviária que também tem uma boa base e bons resultados obtidos no ano de 2018-2019. 

A Ferroviária vai estréia diante do Mirassol fora de casa e se utilizar os meninos da base para jogar eu acredita que terão problemas para essa difícil partida.

A partida vai ocorrer dia 23 de junho 10 horas no Estádio Municipal de Mirassol.

 

Mirassol

Tudo novo para Copa Paulista. Novo treinador foi apresentado e se chama Ricardo Catalã.Ricardo treinou o RB Brasil ano passado e depois ficou sem clube para trabalhar durante um ano.Com 36 anos ele agora vai assumir seu segundo clube.

O ano de 2019 começou com o objetivo de pelo menos manter o clube na elite paulista e foi isso que acabou acontecendo. O Leão da Araraquarense ainda acabou disputando o troféu do interior contra o RB Brasil, mas acabou perdendo as duas partidas diante do forte time da cidade de Bragança.

O elenco para Copa Paulista segundo a diretoria deve ser todo modificado e, portanto fica difícil qualquer analise em cima disso já que o clube não estará participando de nenhuma competição até o evento.

Se conseguir manter a base do ano de 2019 terá uma Mirassol ao menos competitiva que vai buscar a classificação e tem chances de surpreender a Ferrinha na primeira rodada da competição.

 

Linense

Após campanha desastrosa no Paulista A2 onde foi rebaixado o time do elefante tenta juntar os cacos e montar um elenco forte para disputar a Copa Paulista e tentar salvar o semestre.

A torcida começa a reclamar muito, pois foram dois rebaixamentos seguidos mostrando que a diretoria não esta tão empenhada em ter um time profissional de ponta para as competições estaduais e nacionais.

Pelo contrario o sub 20 do Linense  faz uma campanha decente onde conseguiu vencer uma boa partida em casa contra o Rio Preto.

Difícil colocar alguma esperança em um clube que vem de dois rebaixamentos e poucas noticias colocas nas redes sociais mostrando como será o seu elenco.

O jogo de estréia será contra o Batatais no dia 23 de junho 10 horas da manha no Gilbertão.

 

Batatais

No Paulista A3 o time não foi bem. Terminou em 12ª lugar com apenas três vitorias, 6 empates e 6 derrotas e não se classificou para segunda fase da competição.

O time quando joga em casa costuma se sair bem e consegue bons resultados, mas quando joga fora foi sempre uma presa fácil para seus adversários no ano de 2019.

Em relação a categoria de base ou mais especificamente o sub 20 o time vai muito bem no paulista e inclusive derrotou o Linense no campo do seu adversário pelo placar de 2x0.

O elenco será comandando pelo conhecido ex meio campistas Pia que jogou na Ponte Preta e também no Corinthians na década de 90.O fator negativo foi que Pia no seu ultimo clube no MS foi rebaixado e vem com a esperança de mudar essa história  negativa na sua carreira.

Eu sinceramente vejo o Linense e o Batatais com muita dificuldade nesse grupo e seria surpresa se eles conseguissem se classificar visto que pouco investiram no ano de 2019 e os dois times vem de campanhas fracas nos seus torneios estaduais.

 

Analise do Grupo Gosto muito da Ferroviária (depende de como estiverem na D do Brasileiro) e também do Votuporanguense aqui no grupo A.

 

 

Grupo B

Atibaia

Depois de encerrar sua participação no Paulista A2 com quatro vitórias, sete empates e quatro derrotas o time do Atibaia terminou sua participação em 9 lugar na tabela e por muito pouco não se classifica para a fase decisiva da competição.O problema é  que o time correu sempre por baixo da zona de classificação e em vários momentos flertou com o rebaixamento inclusive o elenco teve vários problemas com o presidente Alexandre que chegou a vias de fatos em uma partida em que o Atibaia foi derrotado.

Como analisei no Paulista A2 vejo sempre o Atibaia em desvantagem pelo fato de não poder mandar seus jogos no seu estádio e isso acaba atrapalhando as pretensões maiores do time.

Uma aposta bastante lucrativa nos jogos do Atibaia foi o over 2.5 e o ambas marcam que entrou em quase 70 por cento dos jogos que fez no torneio.

O presidente Alexandre parece ser bastante esforçado e apaixonado pelo clube. Trouxe o bom técnico Tuca Guimarães e segundo o próprio presidente a maioria do elenco foi renovado e ainda terá alguns reforços.

A estréia do time será no dia 23 de junho frente ao Noroeste no Décio Vitta em Americana. Pelas analises vejo um time forte do Atibaia e chance de over no jogo.

 

Noroeste

O Noroeste de Bauru fez um ano bem interessante. No Paulista A3 chegou nas quartas de finais fazendo boa campanha na primeira fase do torneio.No mata mata enfrentou a boa equipe do Barretos e acabou sendo eliminada após perder as duas partidas.O comandante Beto Alcantara já não é mais o técnico da equipe e agora a diretoria do clube precisa arrumar outro treinador.

O problema que passa o Noroeste diz respeito a parte jurídica e política.O clube é uma Associação Civil e isso tem dificultado muito algumas parcerias e patrocinadores.Uma das idéias a ser feita seria o clube virar empresa e ai sim as coisas poderiam melhorar e os parceiros teriam mais chance de investimento.Infelizmente as pendência do clube com a prefeitura local impedem com que o mesmo faca essa transformação e assim estamos achando que o ano será bastante difícil para o Norusca.

Um dos destaques do Noroeste foi o meia Richarlison que agora já não faz mais parte do elenco do Norusca.

O time de Noroeste estréia contra a Atibaia e devido a esses problemas jurídicos e também político eu acho bastante difícil o clube conseguir fazer uma campanha decente esse ano na Copa Paulista.

 

Inter de Limeira

Logo de cara um derbi regional! Assim que vai estréias a Inter dia 23 contra o XV de Piracicaba.

Em relação ao elenco que foi vice campeão Paulista e conseguiu o acesso em 2019 na seria A2 ficou apenas cinco jogadores. Rafael Pin,Moises,Oliveira,Jean Pablo e o destaque Tcharlles são os remanescentes que vão tentar dar a base de sustentação para o time do Leão.

A diretoria contratou 11 novidades para o clube a no total o elenco agora conta com 21 jogadores e com isso vai a busca de uma boa classificação na Copa Paulista.

O comandante João Valin já não faz parte do elenco e para seu lugar a diretoria trouxe Paulo Roberto Santos que será o comandante do time apenas em 2020 quando o Inter jogara o Paulista da primeira divisão.

Para a Copa Paulista os auxiliares Alan Doti e Edmilson Santos estarão a frente do elenco e o técnico Paulo Roberto vai ficar monitorando atletas por todo o Brasil e também olhando o atual elenco na Copa Paulista.

Estréia em casa contra o arqui rival não será tarefa das mais fáceis para um elenco que foi montado as pressas e com prioridade apenas para 2010.

Apesar de ser vice campeão da A2 acho muito difícil o time de Limeira conseguir alguma coisa na Copa Paulista.

 

XV de Piracicaba

O Xv será praticamente o mesmo time que disputou o Paulista A2 e fez um bom campeonato. O time conta com 24 jogadores sendo que 19 deles já estavam no elenco passado. A maior novidade e esperança para a torcida foi a renovação do atacante Kadu Baroni que fez um bom torneio e dos 19 jogos disputados Kadu conseguiu jogar 18 mostrando-se um jogador bastante regular e que se machuca muito pouco. Outra arma para a Copa Paulista será o meia Rafael Mineiro que estava machucado e agora volta ao time para tentar fazer a articulação do meio campo ao ataque.

O comandante da equipe continua sendo o eficiente Tarcisio Pugliesi que teve passagem por vários clubes no interior paulista e destaque no Ituano onde fez boas temporadas.

O Xv chegou às fases finais do Paulista A2 e acabou caindo frente ao rival Inter de Limeira.

Eu gosto muito quando um clube renova com todo elenco e vejo melhorar para o ano de 2019.

Para esse jogo de estréia gosto bastante de uma aposta no time do XV que já vai estar entrosado contra um time que está  sendo montado e sem muitas pretensões no torneio.

 

Rio Claro

O Rio Claro trouxe para o comando técnico Edson Vieira.O treinador estava no Comercial e fez boa campanha na A3 caindo no mata mata em partida bastante dura frente ao Desportivo.Já o Rio Claro também entrou na fase de mata mata na A2 e infelizmente caiu para o Santo André  mesmo após ter vencido o adversário no Bruno Jose Daniel.

Quando jogou em casa precisando do empate o clube acabou perdendo a partida por 2x1 e a decisão nas penalidades foi favorável ao time do ABC.

A parte política do clube anda muito bem e o clube tem fama de organizado e bom pagador.

O elenco conta com 22 atletas e vai usar uma somente quatro jogadores parte da base que disputou o Paulistão A2 e também alguns jogadores da categoria de base que estão se destacando nos torneios de categorias menores.

O Rio Claro enfrenta o time do Velo Clube que também reside na cidade de Rio Claro e a partida promete ser bastante nervosa.

Dia 23 no Schimitão  no horário das 10 da manhã  a cidade de Rio Claro vai parar. Os dois clubes xodós da cidade se enfrentam.

 Eu particularmente desconfio da preparação do time de Rio Claro principalmente porque não conseguiu manter a boa base da A2

 

Velo Clube

Sinceramente eu não sei o que aconteceu com o Velo na A3 do Paulistão esse ano.O clube liderou de ponta a ponta,mostrou-se organizado,tinha o melhor ataque e pegou o oitavo colocado. O time enfrentou o Audax e empatou em Osaco e parecia que iria se classificar, pois um simples empate bastaria. Com um jogador a mais o Velo no final da partida sofreu dois gols em casa e acabou sendo eliminado. Coisas do futebol.Talvez a melhor equipe não foi a campeã do torneio.

Para a Copa Paulista o Velo deve ter no comando da equipe o experiente Fernando Souza e o elenco vai contar com a base que jogou a A3 mais alguns jogadores que foram contratados.

Na analise que fizemos sobre o Velo na A3 citamos que o clube era organizado e que seria um dos candidatos ao acesso em 2019.

Continuo achando o clube bastante organizado, mas agora vai enfrentar outras equipes de divisões mais elevadas e pode sentir um pouco as dificuldades técnicas impostas pelos adversários.Por outro lado será a chance de jogadores pouco conhecidos mostrarem seu futebol para o cenário nacional.

Juntamente com o Noroeste é o de divisão menor(A3) e vai precisar jogar muito para conseguir algo.

 

Analise do grupo-Claro que é difícil analisar o momento de cada clube.Até o jogo de estréia muita coisa pode mudar.Mas vejo um Atibaia forte e um XV bastante encorpado para liderar esse grupo bastante equilibrado.


Casas de apostas

Bet365

Bônus

R$200

Ganhar
Sportsbet.io

Bônus

Lucro turbinado

Ganhar
Bodog

Bônus

R$200

Ganhar
188BET

Bônus

R$200

Ganhar
Dafabet

Bônus

R$600

Ganhar
Rivalo

Bônus

R$777

Ganhar

Newsletter

Iniciando agora no mundo das apostas esportivas?

Deixe o seu e-mail e receba materiais exclusivos




Outras Notícias