Guia do ATP 500 Rio Open 2020





16/02/2020

Fala galera! Vai começar nessa segunda o Rio Open 2020, o maior torneio de Tênis da América Latina.

O torneio é realizado desde 2014 e já teve grandes nomes como campeões. Entre eles Rafael Nadal, David Ferrer e Dominic Thiem. Em 2019, tivemos muitas zebras, e a grande final foi um inesperado jogo entre o Sérvio Laslo Djere e o ainda não tão expressivo na época Felix Auger Aliassime.

Nesse ano, nenhum dos dois antigos finalistas estarão presentes. Felix optou por permanecer na Europa e foi finalista em Roterdã, com grande campanha no ATP 500 de quadras duras. Djere estava pronto para tentar defender seu título, mas teve que desistir de última hora devido a uma lesão. O mesmo destino também afetou o excelente argentino Diego Schwartzman, que também teve que deixar o torneio de Buenos Aires por lesão e não vai participar do Rio Open 2020. Sendo assim, vou comentar dos principais jogadores, os brasileiros e algumas partidas de primeira rodada.

 

Condições do Torneio:

Antes de falar dos jogadores, vou falar rapidamente das condições no Rio. O torneio é jogado em quadras de saibro e costuma chover nessa época. O Rio é um lugar muito húmido, o que diminui a velocidade do jogo e exige bastante do físico dos jogadores. Como também é disputado a nível do mar, e no saibro, é um torneio de velocidade extremamente lenta e que deve favorecer saibristas que preferem condições lentas e pesadas de jogo. Quem prefere quadras rápidas deve sofrer por aqui.

Aqui esta a chave do torneio divida em 2 partes para melhor visualização:

 

Aqui estão os cabeças de chave:

 

#1 Dominic Thiem

O austríaco é o grande favorito para vencer o torneio. Ano passado, ele chegou lesionado e acabou perdendo na estreia de forma surpreendente para o sérvio Djere, que acabou se tornando campeão da edição 2019. Depois de uma atuação um pouco oscilante na ATP Cup, Thiem provou o seu valor e chegou a grande final do Australian Open, perdendo em um grande jogo de 5 sets para Novak Djokovic, em jogo que poderia até ter saído como vencedor. Esse ano, ele descansou bastante e não jogou depois do Australian Open, diferentemente do ano passado, em que havia jogado na Argentina. Não há muito o que dizer para Thiem. Descansado, em seu melhor piso, depois da campanha da Austrália, é o grande favorito para o torneio. Curiosamente estreia contra o brasileiro Felipe Meligene, que deve ser um jogo divertido para a torcida, mas que deve ser bom para Thiem ganhar ritmo sem muitos riscos e seguir para um eventual título.

 

Previsão: Campeão

 

#2 Dusan Lajovic

O sérvio Lajovic começou o ano de forma incrível, vencendo diversos jogos na ATP Cup, incluindo vitória contra Karen Khachanov. Agora, nas quadras de saibro, onde seu jogo flui melhor, se esperava mais do sérvio até aqui, mas ele não foi muito bem na Argentina, onde caiu na segunda rodada para Casper Ruud. De qualquer forma, foi uma grande atuação de Ruud e serviu para Lajovic pegar ritmo. O sérvio vem jogando muito bem e gosta das condições lentas do torneio. Tem uma estreia um pouco complicada contra o bom italiano Marco Checchinato. Este já fez semifinais em Roland Garros, mas há muito tempo não vem apresentando seu melhor Tênis. Acredito que se passar da estreia Lajovic tem tudo para chegar até as semifinais e fazer um grande jogo contra Cristian Garin.

 

Previsão: Semifinalista

 

#3 Cristian Garin

O Chileno ganhou de forma expressiva o torneio de Córdoba, e vem com muita moral pro Rio. Especialista em quadras de saibro, teve dificuldades no inicio da temporada de quadras duras, mas para sermos honestos, ele enfrentou grandes adversários e isso complica as coisas. De volta ao seu habitat natural, Garin já chegou emplacando título e chega forte para o torneio. Estreia contra o bom eslovaco Martin, mas é bastante favorito. Depois deve passar por Delbonis que não vem em grande fase. Nas quartas, potencialmente enfrentaria Ramos Vinollas. Nas semis, potencialmente o sérvio Lajovic. Pra mim tem tudo pra chegar até a final se tudo correr conforme o esperado onde possivelmente enfrentaria Dominic Thiem.

 

Previsão: Finalista

 

#4 Guido Pella

O argentino Pella não vem em sua melhor fase. Foi superado por um instável Moutet em Córdoba e não jogou em Buenos Aires. Mas ainda assim, já foi finalista por aqui e é um grande jogador de saibro. Estreia contra Thiago Monteiro, em um jogo que promete ser duríssimo para todos os efeitos. Vou ser sincero aqui e dizer que não sei se ele vai ser capaz de vencer Monteiro, embora ainda seja um pouco favorito antes da partida. Se passar deve enfrentar o bom uruguaio Pablo Cuevas e em seguida potencialmente Fernando Verdasco. Chave ingrata para o argentino. Acho que ele vai acabar conseguindo passar por Monteiro, e acabar caindo para Pablo Cuevas que vem jogando melhor Tênis no momento. Porém é mais especulação e eu evitaria apostar nesse jogador nesse torneio.

 

Previsão: Segunda Rodada

 

#5 Borna Coric

Que péssima fase vive o croata Borna Coric. Parecia que ia começar o ano bem ao ter grande vitória contra Dominic Thiem na ATP Cup, mas em seguida perdeu suas duas próximas partidas no torneio. No Australian Open, foi surpreendido logo de cara por Sam Querrey. Veio para Argentina para pegar ritmo para o Rio Open e perdeu logo de cara para o brasileiro Thiago Monteiro em uma partida onde errou demais. E para complicar mais as coisas pega o excelente jogador argentino de saibro, Londero logo em sua estreia. Talento o croata tem, mas considerando as condições, acho complicado ele passar mesmo da estreia. É um jogo muito difícil de prever mas eu prefiro o argentino que esta jogando muito melhor e vai dar tudo de si para vencer. Com a instabilidade em seu jogo, tudo que Coric não queria ver pela frente era um jogador extremamente regular e competente logo na estreia. Acho que deu ruim pro Croata viu? Se ele conseguir passar dessa complicada estreia (o que é possível), deve cair nas quartas para o sérvio Dusan Lajovic.

 

Previsão: Primeira Rodada

 

#7 Albert Ramos Vinolas (o #6 era Laslo Djere, que abandonou o torneio alegando lesão)

O espanhol Ramos Vinolas é sempre um carrapato em quadras de saibro. Seu jogo não é brilhante, mas é consistente a um nível especialmente alto. As condições do Rio, lentas e de quique alto da bola são perfeitas para seu jogo de muito efeito. Isso o torna um jogador muito perigoso por aqui. Pegou um convidado na estreia e deve passar fácil. Em seguida pode enfrentar o talentoso mas instável Moutet. Considerando o que ambos apresentaram, acho que é bem provável que ele consiga chegar ate as quartas. Ai as coisas complicam porque ele deve enfrentar o chileno Cristian Garin e apesar de achar que ele tem uma pequena chance de vencer se Garin não estiver em um bom dia, Garin deverá ser bastante favorito nesse potencial confronto.

 

Previsão: Quartas de Finais

 

#8 Casper Ruud

Ruud esta na grande final de Buenos Aires e vem jogando um Tênis de alta qualidade. Venceu bons jogadores com facilidade, incluindo o sérvio Dusan Lajovic. Ele tem tudo para vencer na Argentina e chegar com moral pro Rio. Seus jogos, tirando a grande virada contra Londero na semifinal, não foram muito exigentes. Por isso eu acho que ele vai chegar sem grandes problemas físicos para jogar no Rio. Estreia contra um qualifier e em seguida pega Pedro Sousa (que é finalista contra ele na Argentina por incrível que pareça) ou outro qualifier. Não deve ter grandes problemas e chegar ate as quartas, onde enfrentaria Dominic Thiem em um jogão. Apesar de achar que nessa boa fase ele vai dar algum trabalho, não vejo ele vencendo o austríaco caso Thiem esteja jogando seu Tênis “normal”. Ainda assim, Ruud mostrou que é capaz de vencer adversários facilmente e isso pode ser levado em consideração para as rodadas iniciais.

 

Previsão: Quartas de Finais

 

#9 Fernando Verdasco

O espanhol vem sofrendo com lesões e já esta no final de carreira. Apesar disso, é sempre um jogador perigoso e vem jogando bem até então na temporada. Depois de sofrer com a lesão e perder na estreia de Cordoba para um jogador local, ele usou a semana passada (desistiu de jogar na Argentina) para poder se recuperar e acredito que ele será capaz de fazer um bom torneio. Saiu em uma chave difícil e já estreia contra o compatriota Andujar. Se passar, deve encarar Hugo Dellien, que não vem em boa fase. Nas Quartas, poderia pegar Pella, Monteiro ou Pablo Cuevas. Essa é a parte mais difícil de se prever da chave e acho besteira focar as apostas por aqui sendo que temos melhores oportunidades em outras partes da chave. Considerando sua limitação física, acredito que Verdasco deve ser capaz de chegar ate as Quartas, onde deverá ser superado.

 

Previsão: Quartas de Finais

 

Brasileiros:

Temos a presença de 3 brasileiros na chave. Felipe Meligene Alves deve pegar experiência já que encara ninguém menos que Dominic Thiem na estreia. Deve ser um jogo importante para o garoto ver como é enfrentar alguém do nível de Thiem em um grande palco e em casa com a torcida ao seu lado. O outro, também convidado, é o talentoso mas instável Thiago Wild. O brasileiro terminou o ano muito bem vencendo um torneio Challenger, mas essa ano ainda não venceu jogos. Estreia contra o razoável espanhol David Fokina. É uma partida ganhável mas ele não é o favorito. Não da pra saber qual Wild vai aparecer por aqui, pois tem o temperamento sempre instável. Porém tenho que ressaltar que ele treina no Rio e esta extremamente adaptado a tais condições e terá a torcida a seu favor. Deve ser um bom jogo e ele pode sim ganhar. O último brasileiro foi o único com entrada direta na chave. Thiago Monteiro vem fazendo um grande ano. Já venceu um Challenger e ganhou de Coric na Argentina semana passada. Por muito pouco não poderia estar na final em Buenos Aires mas acabou perdendo para o Português Pedro Sousa nas quartas. Estreia muito complicada contra Guido Pella. Pelo que ambos vem apresentando, e por jogar em casa e em condições em que gosta muito, Monteiro terá suas chances, mas não é o favorito para esse jogo.

É isso ai pessoal! Esse guia é mais resumido, mas focando nos principais jogadores para vocês terem uma ideia de como eles estão indo no circuito. O Rio Open é o único torneio do circuito principal da ATP aqui no Brasil e por isso eu fiz questão de ter um Guia sobre ele. Gostaram?

Faça suas apostas no Sortsbet.io

Até logo e ótimas apostas para todos!


Casas de apostas

Bet365

Bônus

R$200

Ganhar
Sportsbet.io

Bônus

Lucro turbinado

Ganhar
Bodog

Bônus

R$200

Ganhar
188BET

Bônus

R$200

Ganhar
Dafabet

Bônus

R$600

Ganhar
Rivalo

Bônus

R$777

Ganhar

Newsletter

Iniciando agora no mundo das apostas esportivas?

Deixe o seu e-mail e receba materiais exclusivos




Outras Notícias