Palpite: Dallas Mavericks x Memphis Grizzlies - NBA Play-In - 18/04

Valendo a última vaga da Conferência Oeste para os playoffs, Dallas Mavericks e Memphis Grizzlies se enfrentam no FedExForum na noite desta sexta-feira.
Local do evento: Memphis - Tennessee
O aposta10 promove o Jogo Responsável. Proibido para menores de 18 anos. Aposte com responsabilidade!
As equipes se enfrentaram quatro vezes nessa temporada, incluindo um confronto pela última rodada da temporada regular. Os Grizzlies venceram e cobriram o handicap em três das quatro partidas. Três dos quatro confrontos, terminaram em over.
O FedExForum teve a 28ª maior média de público na última temporada, com 16,631 expectadores em média por partida.
Os Mavericks (Seed #10 do Oeste), que sofreram com muitas lesões nos meses finais da temporada, além da controversa troca que enviou Luka Doncic aos Lakers, surpreenderam e eliminaram os Sacramento Kings na última quarta-feira na 1ª rodada do play-in, avançando para enfrentar os Grizzlies na disputa por uma vaga nos playoffs. Se vencer hoje, a equipe enfrentará o Oklahoma City Thunder na 1ª rodada dos playoffs, com o jogo #1 agendado para o próximo domingo.
Com a lesão de Kyrie Irving, saída de Luka Doncic e com Anthony Davis limitado a apenas 9 partidas, os Mavericks apresentaram um ataque bastante fraco na segunda metade da temporada, com ORtg de apenas 111.1. Com Davis disponível, e contra uma problemática defesa dos Kings, a equipe, porém, teve um forte desempenho ofensivo na vitória da última quarta-feira, limitando os turnovers, indo com frequência para a linha de lance-livre e terminando com alto aproveitamento de 49,4% nos arremessos de quadra e 50% nas bolas de três. O time não fez muito uso dos arremessos de três, optando por explorar as deficiências dos Kings no garrafão e os espaços concedidos para arremessos de média distância, mas Klay Thompson e Brandon Williams combinaram para 8 acertos da linha de três na partida, enquanto Davis liderou o time com 27 pontos. Dereck Lively II, longe de suas melhores condições, teve minutos limitados em quadra, terminando com apenas 1 rebote, mas, contribuindo com 4 assistências.
A defesa, que também foi um problema durante a segunda metade da temporada, com o time sofrendo especialmente no garrafão, onde esteve desfalcados de Anthony Davis, Dereck Lively II, Daniel Gafford e P.J. Washington em muitas partidas, ainda apresentou alguns problemas, mas teve um bom desempenho geral na vitória sobre os Kings na primeira partida do play-in. Mesmo com o retorno de seus principais jogadores de garrafão, a equipe não se saiu bem nos rebotes, permitindo constantes segundas oportunidades de arremessos para Sacramento, mas os Mavericks foram capazes de conter Domantas Sabonis, que cometeu 5 turnovers, terminando com apenas 11 pontos, reduzindo a eficiência dos Kings em tentativas próximas ao aro. Os Mavericks forçaram turnovers em 15,8% das posses de Sacramento, com Anthony Davis terminando com 3 tocos, enquanto P.J. Washington, Naji Marshall e Dereck Lively II tiveram 2 roubos de bola cada. Washington foi o defensor mais ativo da equipe, permitindo aproveitamento de apenas 35,3% nos arremessos de quadra quando desafiado na marcação, enquanto Lively II, apesar de ter ficado em quadra por apenas 18 minutos, foi excelente na proteção ao aro, permitindo aproveitamento de apenas 30% quando desafiado na marcação.
Um dos reforços dos Mavericks para esta temporada, Klay Thompson, embora já não seja um jogador tão impactante aos 34 anos, teve boa contribuição para a equipe na parte ofensiva em sua primeira temporada em Dallas. Com mobilidade reduzida, Thompson segue em declínio na parte defensiva, mas manteve boa eficiência nos arremessos de três, terminando a temporada regular com média de 14,0 pontos por jogo e aproveitamento de 39,1% nas bolas de três, com média de 7,7 tentativas da linha de três por jogo. Thompson teve papel importante na vitória fora de casa sobre os Kings na última quarta-feira, anotando 23 pontos, com 5 acertos da linha de três no jogo.
Mais promoções para você
Os Grizzlies (Seed #8 do Oeste) foram competitivos, mas acabaram derrotados pelos Golden State Warriors fora de casa pelo placar de 121x116 na última terça-feira. A equipe agora, terá a vantagem de mando de quadra nesta partida decisiva contra os Mavericks, valendo a última vaga da Conferência Oeste para os playoffs. Se vencer, o time enfrentará o Oklahoma City Thunder na 1ª rodada dos playoffs, com o jogo #1 agendado para o próximo domingo.
A equipe, que demitiu o técnico Taylor Jenkins na reta final da temporada, apresentou um ataque forte na temporada regular, terminando em 6º em ORtg. Apesar da derrota, os Grizzlies tiveram um forte desempenho ofensivo contra os Warriors na última quarta-feira, dominando os rebotes na quadra de ataque, e mantendo boa eficiência nos arremessos, com aproveitamento de 48,8% nos arremessos de quadra e 46,2% nas bolas de três, além de terem ido com frequência para a linha de lance-livre. Os Grizzlies conduzem o ataque em ritmo acelerado, explorando falhas na recomposição dos adversários e pontuando bastante através de contra-ataques. A equipe também foca em definições próximas ao aro, utilizando pouco os arremessos de três, embora tenha mantido um alto aproveitamento no quesito na última partida. Questionável para este jogo devido a uma lesão no tornozelo, Ja Morant é o principal pontuador da equipe, mas ações na quadra de ataque são bem divididas, com Jaren Jackson Jr., Desmond Bane e Santi Aldama contribuindo ativamente para a pontuação. O center novato Zach Edey, não pontua com tanta frequência, mas foi o principal responsável pelo bom trabalho do time nos rebotes ofensivos durante a temporada regular, criando constantes segundas oportunidades de arremessos. Na derrota contra os Warriors, Edey pegou 7 dos 16 rebotes ofensivos dos Grizzlies no jogo.

Jenkins foi demitido por conta dos maus desempenhos da defesa, que não parece ter melhorado sob o comando de Tuomas Iisalo, agora técnico da equipe. Congestionando o garrafão, a equipe não sofre tanto com tentativas próximas ao aro, mas a marcação no perímetro é confusa, com o time concedendo espaços para as tentativas de arremessos de três dos oponentes, enquanto comete faltas em excesso, permitindo que os adversários construam parte relevante da pontuação através de lances-livres. Na derrota contra os Warriors, os Grizzlies permitiram aproveitamento de apenas 45,9% nos arremessos de quadra e 34,9% nas bolas de três, mas cometeram 26 faltas, que resultaram 34 cobranças de lances-livres para o adversário, enquanto forçaram turnovers em apenas 9,1% das posses do oponente. A equipe teve um DRtg de 113.0 na temporada regular, 10ª melhor marca da liga, mas a defesa piorou consideravelmente na segunda metade da temporada, com DRtg de 116.9 nos últimos 28 jogos. Scotty Pippen Jr., um dos defensores mais combativos do time, acabou ejetado por faltas na derrota contra os Wariors, enquanto Zach Edey teve dificuldade no garrafão, cometendo 4 faltas e permitindo aproveitamento de 52,6% nos arremessos de quadra nas vezes em que foi desafiado na marcação. Destaque defensivo da equipe, Jaren Jackson Jr. também não esteve bem na última partida, com apenas 4 rebotes defensivos e aproveitamento permitido de 69,2% quando desafiado na marcação.
Especialista em arremessos de três e membro ativo da rotação dos Grizzlies nos últimos anos, John Konchar não foi tão utilizado na temporada regular, mas esteve em quadra por 13 minutos na derrota contra os Warriors na última terça-feira, contribuindo com 6 pontos e 3 rebotes vindo do banco. Konchar é um defensor bastante sólido no perímetro, mas pouco acionado na quadra de ataque, onde teve média de apenas 2,4 pontos por jogo na temporada regular, com aproveitamento de 37,1% nos arremessos de três.

Lesões
🏥Dallas Mavericks
Kyrie Irving (PG, Out for season) e Olivier-Maxence Prosper (PF, Out for season).
🏥Memphis Grizzlies
Brandon Clarke (PF, Out for season), Ja Morant (PG, Questionável), Zyon Pullin (SG, Out for season) e Jaylen Wells (SG, Out for season).
A Linha
Linha Projetada: Pick'Em
Total Projetado: 229,5
Registros: Mavericks 38-42-3 ATS e 45-36-2 O/U, Grizzlies 42-40-1 ATS e 46-35-2 O/U.
Onde está o valor? 🤑
Os dois times fizeram jogos de alta pontuação na rodada de abertura do play-in, então é natural que os apostadores vejam o over como uma boa opção de aposta neste jogo. No entanto, embora os Grizzlies atuem em ritmo acelerado — o que, em conjunto com a deficiente defesa da equipe, acaba gerando altas pontuações — vejo o under como um bom valor de aposta aqui.
Grizzlies e Warriors combinaram para um pace médio de 96.1, com a partida terminando em over apenas por conta da alta eficiência ofensiva das equipes. Assim como os Warriors, os Mavericks conduzem o ataque em ritmo cadenciado, mas, diferente de Golden State, exploram mais as tentativas próximas ao aro, onde os Grizzlies não se saem tão mal na defesa. Os Grizzlies também focam nas definições próximas ao aro, onde os Mavericks apresentaram problemas durante a segunda metade da temporada regular. No entanto, com os retornos de Anthony Davis, P.J. Washington, Dereck Lively II e Daniel Gafford, a defesa de garrafão de Dallas fica fortalecida e poderá reduzir a eficiência dos Grizzlies nos arremessos próximos ao aro.
Não vejo os times combinando para um pace elevado nesta partida, nem os ataques levando vantagem considerável sobre as defesas, considerando o estilo de jogo dessas equipes. Com isso, acredito que o under possua um bom valor de aposta, mesmo sendo uma escolha impopular e indo na contramão da minha projeção, que aponta 229,5 como um total justo, mas que está bastante distorcida devido à amostragem dos Mavericks com o time reserva durante a maior parte da segunda metade da temporada, não servindo como uma base confiável para apostas neste momento.
⭐️Aposta: Under 221 @1.99 (Pinnacle)