Aposta: Over 233,5 @1.90
Palpite: Indiana Pacers x Charlotte Hornets - NBA - 16/11
Indiana Pacers e Charlotte Hornets se enfrentam no Spectrum Center em Charlotte em um dos jogos que abrem a rodada da NBA desta quarta-feira.
Indiana Pacers
Os Pacers (6-6 W/L) se recuperaram de um início de 1-4 W/L, com cinco vitórias nos últimos sete jogos. A equipe tem mantido o ritmo acelerado no ataque e também tem sido eficiente na parte ofensiva, com a defesa, no entanto, ainda limitando o potencial do time.
No sistema do técnico Rick Carlisle e com Tyrese Haliburton ditando o ritmo, os Pacers estão com o 3° maior pace médio da liga, com média de 102,1 posses por jogo. A equipe tem feito bastante uso das bolas de três, mantendo um alto aproveitamento de 38% no quesito, com Buddy Hield sendo um dos melhores especialistas em arremessos de três da liga, enquanto Haliburton, Myles Turner e o novato Bennedict Mathurin, também estão contribuindo no quesito. Haliburton tem sido o principal jogador da equipe nesse início de temporada e lidera o time com médias de: 20,5pts e 10,3 assistências por jogo, o armador, porém, é questionável para esse jogo com uma lesão no tornozelo, enquanto Chris Duarte segue desfalcando a equipe, também com uma lesão no tornozelo.
O retorno de Myles Turner, trouxe mais consistência para a defesa, que melhorou nas últimas cinco partidas. Na temporada, porém, os Pacers estão com a 4° pior defesa da liga na métrica corrigida por cem posses de bola, com DRtg de 114.8. A marcação no perímetro tem sido confusa, com a equipe permitindo muitos espaço para os oponentes nos arremessos de três, o que tem resultado em um aproveitamento permitido de 39,3% no quesito, maior marca da liga, mas o principal problema defensivo de Indiana é o excesso de faltas, com a equipe frequentemente enviando os adversários para a linha de lance livre, permitindo que os oponentes construam parte relevante da pontuação através de FTs.
Charlotte Hornets
Os Hornets (4-11 W/L) vinham em uma sequência de oito derrotas consecutivas, que foi encerrada com a vitória sobre o Orlando Magic na última segunda-feira.
Após uma sequência de más exibições ofensivas, o ataque foi mais consistente nos dois últimos jogos, com o time contando com o retorno de LaMelo Ball, 2° maior pontuador da equipe na última temporada e que ficou de fora dos 13 primeiros jogos do time nessa campanha. Sem Ball, a equipe vinha atuando em ritmo cadenciado, mas a tendência, pelas características do jogador, é que o time passe a explorar mais contra ataques e que gaste menos segundos na definição dos arremessos daqui para frente. O time possui a 3° pior eficiência ofensiva da temporada pela métrica corrigida por cem posses de bola, mas tem mantido bons parâmetros na parte ofensiva, com uma taxa de turnovers baixa e alta recuperação de rebotes na quadra de ataque, com a média baixa sendo fruto do aproveitamento e do pouco volume de idas a linha de lance livre, quesitos que devem melhores com Ball recuperando o ritmo. Terry Rozier, que também perdeu partidas por lesão, lidera a equipe com média de 21,3pts por jogo, seguido por Kelly Oubre Jr., que vem com média de 18,3pts por partida.
Na defesa, o time tem apresentado problemas na coleta de rebotes, permitindo muitas segundas oportunidades de arremessos para os adversários e também tem cometido faltas em excesso. A equipe vinha fechando o bem o perímetro, em parte pelas boas atuações de Dennis Smith Jr., lesionado e que desfalque para esse jogo, mas os Hornets estão sofrendo no garrafão, onde P.J. Washington, normalmente um bom defensor, não tem se saído tão bem nessa temporada.
Onde está o valor?
Minha projeção de total é inferior a linha atual dos sportbooks, mas ela absorve os números construídos pelos times até o momento e não sendo ajustada para o retorno de LaMelo Ball, jogador que modifica bastante a dinâmica do ataque de Charlotte. A possível ausência de Haliburton, diminui a expectativa de pontuação dos Pacers, que ao natural, se tornam menos eficientes sem o seu principal articulador de jogadas e pontuador, mas não creio que afetará o ritmo, com os Pacers possuindo um padrão bem definido no sistema Carlisle. Com isso, vejo as equipes combinando para um pace acelerado e com ambos ataques tendo condições de manterem uma produção ofensiva acima da média, o que geraria um total esperado superior ao da minha projeção e também superior ao atual dos sportbooks. No último confronto entre essas equipes na temporada passada, os times combinaram para 284 pontos, com ritmo acelerado e alta eficiência ofensiva, no que espero um cenário parecido para esse jogo, sendo assim, vejo o over como um dos bons valores disponíveis nessa rodada.