Palpite: Charlotte Hornets +10,5 @1.93
Charlotte Hornets +10,5
Odds Atual: 1.93
Odds do Palpite: 1.93
Palpite: Charlotte Hornets x Boston Celtics - NBA - 28/11
Com a melhor campanha da liga, os Boston Celtics recebem os Charlotte Hornets no TD Garden na noite desta segunda-feira.
Charlotte Hornets
Após um trecho com 11 derrotas em 12 partidas, os Hornets (6-14 W/L) mostraram alguns sinais de recuperação e venceram seus dois últimos jogos, subindo para 13° na classificação da Conferência Leste.
Os Hornets mudaram um pouco a dinâmica do ataque nas últimas partidas, abandonando o ritmo cadenciado que vinham conduzindo as ações na ausência de LaMello Ball e retornando ao sistema de transições rápidas do técnico Steve Clifford. A mudança, porém, não resultou em uma maior eficiência na parte ofensiva e apesar da equipe vir de duas vitórias, o time ainda mantém o pior ataque da liga pela métrica corrigida por cem posses de bola, com ORtg de apenas 106,8. A equipe tem cuidado bem da posse, cometendo poucos turnovers e também cria bastante segundas oportunidades de arremessos através dos rebotes ofensivos, mas o baixo aproveitamento nos arremessos de quadra e em especial nas bolas de três, em conjunto com o baixo fluxo de idas a linha de lance-livre, tem criado um ataque pouco efetivo. Na ausência de Gordon Hayward, também fora dessa partida, Terry Rozier, Kelly Oubre Jr. e P.J. Washington dividiram a pontuação na vitória contra os Timberwolves no útimo jogo. Rozier lidera o time com média de 20,5pts por jogo, mas mantém aproveitamento de apenas 30,1% nos arremessos de três, enquanto Oubre Jr., também tem sido pouco eficiente nas tentativas de três, mas pontua melhor quando está próximo ao aro, onde chega com frequência através de infiltrações.
Enquanto o ataque não vem bem, a defesa parece ter melhorado em relação a última temporada e a equipe tem permitido média de apenas 111,4 pontos a cada cem posses de bola, 10° melhor marca da liga entre as defesas. P.J. Washington piorou como defensor nessa temporada e o garrafão tem sido vulnerável, mas apesar de Terry Rozier ainda ser um defensor pouco efetivo, a defesa do perímetro melhorou, com Theo Maledon contribuindo bem na parte defensiva vindo do banco. Fechando bem os espaços no perímetro, o time tem limitado os oponentes a um aproveitamento de apenas 32,5% nos arremessos de três, 2° menor marca da liga.
Boston Celtics
Vice-campeões da última temporada, os Celtics (16-4 W/L) venceram nove de seus últimos dez jogos e lideram a Conferência Leste, possuindo a melhor campanha da NBA nessa temporada, com 80% de aproveitamento.
Mesmo com o desfalque de Jayson Tatum, principal pontuador da equipe e que também não atuará nessa partida, os Celtics mantiveram grande eficiência ofensiva na vitória contra os Wizards, terminando o jogo com aproveitamento de 55% nos arremessos de quadra e 47,1% nas bolas de três. Na ausência de Tatum, Jaylen Brown liderou o time, anotando 36 pontos e convertendo 13 de 23 tentativas de arremesso contra Washington. A equipe tem mantido o melhor ataque da liga, com incríveis 120,5 pontos de média a cada cem posses de bola, com a eficiência ofensiva sendo impulsionada pelo ótimo desempenho da equipe na linha de três, com 47,4% das tentativas de arremesso vindo da linha de três, onde o time lidera a liga em aproveitamento com 40%. O veterano Al Horford, vem com aproveitamento de 48,7% nos arremessos de três, enquanto Malcolm Brogdon, uma das novidades da equipe para essa temporada e que tem vindo do banco, mantém aproveitamento de 44,3% nas bolas de três e tem anotado média de 13,6 pontos por jogo.
Na defesa, a equipe, agora comandada pelo técnico Joe Mazzulla, não tem sido tão consistente quanto no ataque, com o time forçando poucos turnovers e concedendo muito espaço para os adversários nas tentativas de média de distância. Derrick White, Al Horford e Grant Williams, ainda são defensores bastante efetivos, mas Sam Hauser e Malcolm Brogdon vindos do banco, não estão mostrando grande esforço na defesa, que piora com os dois em quadra.
Onde está o valor?
Os Celtics foram a melhor equipe da liga até o momento, enquanto os Hornets, desfalcados de LaMelo Ball e novamente de Gordon Hayward e que também tiveram a saída de Miles Bridges, que liderou o time em média de pontos por jogo no ano passado, regrediram de produção em comparação a última temporada. Pelo o que as equipes apresentaram até o momento, é natural que os Celtics sejam considerados grandes favoritos nesse jogo, mas sinto que o ponto situacional é ruim para a equipe de Boston e que o handicap é muito inflado.
Os Celtics farão sua 3° partida em quatro noites, enquanto os Hornets fizeram apenas um jogo nos últimos quatro dias e jogarão novamente apenas na sexta-feira em um duelo contra os Washington Wizards, no que descansados, os Hornets devem ser capazes de de lutar na defesa e de encaixar contra ataques contra um Boston Celtics ótimo no ataque, mas abaixo da média na defesa esse ano. O matchup também não é tão desfavorável a equipe de Charlotte, que por mais que venha tendo dificuldades nessa temporada, ao menos evoluiu na parte defensiva e tem feito um bom trabalho na marcação do perímetro, reduzindo o aproveitamento dos oponentes na linha de três, que é justamente o ponto forte do ataque de Boston.
Minha projeção é próxima a linha atual dos sportbooks, mas mostra valor no handicap dos Hornets, que são a minha escolha de aposta nessa partida.
NBA - Season 2022/23
Recorde: 11-9 (55%), +1,15und
ODD Média: 1.92
ROI%: +5,7%
Handicaps: 5-6 (45%), -1,37und
Totais: 6-3 (66%), +2,52und
Site: 9-4 (69%), +4,33und
Youtube: 2-5 (28%), -3,18und