Cleveland Guardians ML
12Odds Atual: 2.10
Odds do Palpite: 2.10
Palpite: AL Divisional Series - Detroit Tigers (Tarik Skubal) x Cleveland Guardians (Matthew Boyd) - MLB Playoffs - Game #5 - 12/10
Rivais na divisão Central da Liga Americana, Detroit Tigers e Cleveland Guardians se enfrentam no Progressive Field na tarde deste sábado, em partida que definirá a última vaga para o Championship Series dos playoffs da MLB. A partida terá transmissão ao vivo para o Brasil pela ESPN2 e Disney+.
Local do evento: Cleveland - Ohio
Rivais na divisão Central da Liga Americana, as equipes se enfrentaram 13 vezes na temporada regular, com sete vitórias dos Guardians. 8 das 13 partidas, terminaram em over. Os Tigers venceram dois dos três primeiros confrontos da série. Cada equipe venceu duas das quatro primeiras partidas da série, com os Guardians abrindo como favoritos na odd em três dos quatro jogos. Os totais ficaram em 1-2-1 O/U.
O Progressive Field passou por algumas reformas na última offseason, que levaram a um aumento no total base do campo, que foi um under park nos últimos anos, mas que tem sido um campo neutro para totais nessa temporada, com total base de 8, que pode variar dependendo do matchup e/ou das condições climáticas. Rebatedores canhotos possuem uma vantagem considerável nesse campo. Hoje, os ventos sopram a 8mph em direção ao home plate, com temperatura de 19°C e umidade do ar em 60%. Céu parcialmente nublado, mas sem previsão de chuva durante a partida.
Chad Fairchild (15-14 O/U) será o umpire do home plate. Fairchild é um umpire neutro para totais, com uma zona de strike justa. Nessa temporada, o umpire chamou strikes em 64,1% dos arremessos, com relação SO/Walks de 2.71. Seus jogos tiveram média de 9,0 corridas.
Os Tigers (2-2 W/L na série) tiveram a chance de encerrar a série em casa no jogo #4, mas acabaram derrotados pelo placar de 5x4, resultado que levou a série para o jogo #5. Com pior campanha na temporada regular, a equipe terá a desvantagem de jogar fora de casa nessa partida decisiva. Os Tigers possuem 4 títulos da World Series, o último conquistado em 1984. Se vencer hoje, a equipe avançará ao Championship Series da Liga Americana pela 1° vez desde a temporada de 2013.
Tarik Skubal (LHP, 18-4 W/L e ERA 2.39) será o starter dos Tigers. Favorito ao prêmio de Cy Young da Liga Americana, Skubal, que foi completamente dominante na temporada regular, já arremessou 13.0 IP sem permitir corridas nos playoffs. O arremessador iniciou o jogo #2 desta série, indo 7.0 IP, com 8 K, 0 BB e 0 ER. Combinando um controle de elite com uma média elevada de strikeouts, Skubal limitou hits e home runs na temporada regular, permitindo linha de apenas: 201/247/311 (AVG/OBP/SLG) para os rebatedores. Em duas partidas nos playoffs, o arremessador induziu groundballs em 50% das bolas que entraram em jogo contra ele. Skubal utiliza uma combinação de bola rápida e sinker, com changeup e slider como arremessos de apoio. O arremessador obteve bons resultados de todos os seus arremessos, com destaque para o changeup, com uma taxa de swings induzidos no vazio de 26%, e que limitou os rebatedores a uma linha de apenas: 216/234/322.
Embora tenham apresentado alguma melhora no bastão durante a segunda metade da temporada, os Tigers tiveram um ataque apenas mediano, o que tem continuado nos playoffs. A equipe tem apenas 3 home runs em seis jogos na pós-temporada, com média de 3,0 corridas por jogo, e linha de: 226/317/328 (AVG/OBP/SLG). Zach McKinstry rebateu um home run na última partida, enquanto Wenceel Pérez e Riley Greene, tiveram 2 hits cada. McKinstry, porém, não costuma ser escalado contra arremessadores canhotos, e Greene, destaque da equipe na temporada regular, teve produção abaio da média contra canhotos na temporada regular. Um dos destaques do lineup, Kerry Carpenter é outro que não costuma ser utilizado contra canhotos, dando lugar a Justyn-Henry Malloy, que teve números sólidos contra LHP na temporada regular. Spencer Torkelson costuma se sair melhor contra canhotos, e além de Malloy, o lineup ganha o bastão de Andy Ibáñez, heroi da classificação da equipe na série anterior contra os Astros, e que teve linha de: 292/357/455 (AVG/OBP/SLG) contra arremessadores canhotos na temporada.
Com Skubal disponível, o manager A.J. Hinch, que tem promovido constantes jogos de bullpen, poderá utilizar os relievers de forma mais convencional nesse jogo. O bullpen, um dos setores de destaque na equipe, e que contribuiu significativamente para surpreendente classificação do time aos playoffs, acabou sendo responsável pela derrota no jogo #4 dessa série. Após Reese Olson ter arremessado 4.0 IP, com apenas uma corrida cedida, Tyler Holton, Sean Guenther, Beau Brieske, Jackson Jobe e Will Vest, combinaram para: 5.0 IP, 2 K, 0 BB e 4 ER, com Brieske cometendo um blown save e ficando com a derrota. É provável que todos os relievers estejam disponíveis para esse jogo, mas Brieske lidou com uma alta carga de arremessos nessa série, tendo realizado um total de 51 arremessos nos úlitmos 3 jogos. Vest tem sido dominante nos playoffs, não permitindo corridas ao longo de 5.2 IP de serviço, mas Holton, utilizado em cinco dos seis jogos do time na pós-temporada, dois deles como opener, permitiu corridas em duas de três suas três aparições nessa série.
A equipe que contou com uma defesa de elite na segunda metade da temporada, que parece ter se transferido para os playoffs, com os Tigers somando 15 double plays na pós-temporada, maior número entre os participantes dos playoffs. Trey Sweeney segue se destacando na posição de shortstop, enquanto o segunda base Colt Keith, que foi o ponto fraco da defesa na temporada regular, com -8 corridas salvas pela métrica de DRS, tem se saído melhor defensivamente na pós-temporada. Contra arremessadores canhotos, porém, Keith costuma dar lugar a Andy Ibáñez, que é sólido defensivamente na posição. Wenceel Pérez é outro que entra na formação em partidas contra arremessadores canhotos, se juntando a Riley Greene e Parker Meadows, e formando um forte outfield defensivo. Jake Rogers foi um dos melhores defensores da liga na posição de catcher na temporada regular, se destacando nas três principais categorias (controle dos corredores nas bases, enquadramento e bloqueios). Rogers terminou entre os cinco catchers que mais geraram valor através do enquadramento de arremessos, enquanto teve apenas um passed ball em 92 partidas. Nos playoffs, o catcher, porém, já permitiu 4 roubos de base, com nenhuma eliminação.
Mais promoções para você
Com uma vitória fora de casa por 5x4 na última quinta-feira, os Guardians (2-2 W/L) evitaram a eliminação, forçando um 5° e decisivo jogo, com a equipe possuindo a vantagem do mando de campo nessa partida. Uma das equipes mais antigas da MLB, fundada em 1894 com o nome de Grand Rapids Rustlers, os Guardians conquistaram a World Series pela última vez em 1948. Se vencer hoje, a equipe avançará ao Championship Series pela 1° vez desde a temporada de 2016, quando os estão Cleveland Indians, foram até a World Series, onde acabaram derrotados pelos Chicago Cubs.
Matthew Boyd (LHP, 2-2 W/L e ERA 2.72) será o starter dos Guardians. Boyd iniciou o jogo #2 desta série, indo 4.2 IP, com 5 K, 2 BB e 0 ER. O arremessador, ex-Tigers e um dos reforços dos Guardians para essa temporada, sofreu com muitas lesões nos últimos anos e foi limitado a apenas 8 partidas na temporada regular, estreando pelos Guardians apenas no meio de agosto. Em curta amostragem, Boyd impressionou, apresentando um bom controle e um aumento significativo na taxa de strikeouts, que passou de 8.83 a cada 9.0 IP em média na carreira para 10.44 em oito partidas nesta temporada. Boyd manteve o perfil de flyballer extremo, mas foi capaz de limitar os home runs, com apenas 8% das flyballs rebatidas contra ele se transformando em home runs. O arremessador trabalha com uma combinação de bola rápida, changeup e slider, possuindo também sinker e curveball, os quais utiliza em menos de 10% dos arremessos. O slider continua sendo o melhor arremesso de Boyd, enquanto a bola rápida, que não gerou bons resultados para o arremessador na carreira, foi efetiva esse ano, limitando os rebatedores a uma linha de: 209/327/349 (AVG/OBP/SLG).
Após terem saído zerados do placar nos jogos #2 e #3 da série, os Guardians se recuperaram e tiveram um bom desempenho ofensivo na vitória do jogo. Ao longo de quatro partidas na série, a equipe, que já havia apresentado queda de produção no bastão na segunda metade da temporada regular, vem com média de 3,0 corridas por jogo, e linha de: 214/270/336 (AVG/OBP/SLG). Apesar de contarem com muitos rebatedores canhotos, os Guardians tiveram números fortes contra canhotos na temporada regular, muito por conta da produção de David Fry, que rebateu 9 home runs, com linha de: 287/430/566 contra LHP. José Ramírez, Jhonkensy Noel e Lane Thomas, também terminaram com bons números contra canhotos, enquanto Steven Kwan, apesar de ser um rebatedor canhoto, se manteve consistente no bastão, com aproveitamento de .319 contra LHP. Fry, Ramírez e Thomas, rebateram um home run cada nessa série, e Kwan, que conseguiu 3 hits na vitória do jogo #4, vem com aproveitamento de .500 no bastão, além de ter tido um roubo de base na última partida. Andrés Giménez, que fez teve uma temporada regular decepcionante no bastão, porém, sofreu strikeouts em 40% de suas idas ao bastão nessa série, com apenas 1 hit em 15 PA.
A equipe teve o menor ERA conjunto entre os bullpens da liga na temporada regular, e ao longo de quatro partidas nessa série, os relievers combinaram para um ERA 2.89, com média de 12.54 strikeouts a cada 9.0 IP, a maior marca entre os participantes dos playoffs. O closer Emmanuel Clase, que ficou com a derrota no jogo #2 da série, permitiu uma corrida na parte baixa da 9° entrada no último jogo, mas obteve o save, seu 1° nessa pós-temporada. Cade Smith, que apareceu em todos os quatro jogos da série, também cedeu uma corrida na última partida, mas vem com média de 17.36 strikeotus a cada 9.0 IP. Hunter Gaddis, que herdou a vitória no úlitmo jogo, ainda não permitiu corridas, com três aparições nos playoffs, enquanto Tim Herrin, tem sofrido com panes de controle, mas também não cedeu corridas em suas quatro aparições.
Junto com o grupo de arremessadores, a defesa foi o ponto dos Guardians na temporada regular, com a equipe terminando em 2° em corridas salvas pela métrica de DRS, com 84. Josh Naylor já cometeu um erro na série, mas José Ramírez, Brayan Rocchio e Andrés Giménez, são um trio defensivo de elite no campo interno, enquanto Steven Kwan, se destaca como defensor no campo esquerdo, onde teve 9 corridas salvas na temporada. Lane Thomas, agora titular no campo central, porém, tem baixo alcance na posição, mas Jhonkensy Noel, que costuma ser titular no campo direito em partidas contra arremessadores canhotos, foi um defensor aceitável quando esteve em campo na temporada regular. Além da entrada de Noel, Austin Hedges costuma assumir a função de catcher nas partidas contra LHP. Hedges é um dos rebatedores menos efetivos da liga, mas se destaca como um catcher defensivo de elite. O catcher não teve nenhum passed ball na temporada regular, e foi o 11° entre os jogadores da posição em valor gerado através do enquadramento de arremessos, mesmo tendo iniciado apenas 65 partidas.
Linha Projetada: Guardians 1.81/Tigers 2.23
Total Projetado: 6
Onde está o valor? 🤑
Os Tigers são uma grande história, mas por mais dominante que Skubal seja, não acho que eles mereçam o favoritismo na odd nesta partida. Skubal é certamente superior a Boyd, mas o arremessador dos Guardians também teve performances sólidas na temporada regular e esteve bem no jogo #1 da série. Cleveland leva um pouco de vantagem no bullpen, apesar de ambas as unidades serem competentes, e o lineup dos Guardians produziu números melhores contra arremessadores canhotos durante a temporada regular, com os Tigers perdendo alguns de seus principais pontos de produção do lineup em confrontos contra LHP. Apostadores não querem ir contra Skubal e um surpreendente time dos Tigers, mas nessa odd, creio que os Guardians sejam a escolha de valor.
Aposta: Cleveland Guardians ML @2.10
MLB - Playoffs 2024
Recorde: 10-7 (58%), +3,22und
ODD Média: 1.95
ROI%: +18,9%
ML: 5-3 (62%), +2,73und
Totais: 5-4 (55%), +0,49und
Site: 6-2 (75%), +3,54und
Youtube: 3-3 (50%), +0,11und
Telegram: 1-2 (33%), -0,43und
Temporada Regular: 162-144-11 (52%), +13,08und