Aposta: Houston Astros ML @1.70 na Pinnacle
Houston Astros ML
Odds Atual: 1.70
Odds do Palpite: 1.70
Palpite: World Series - Philadelphia Phillies (Zack Wheeler) x Houston Astros (Framber Valdez) - Game #6 - MLB - 05/11
Empatada, a World Series chega ao jogo #5, com Houston Astros e Philadelphia Phillies se enfrentando na noite desta quinta-feira no Citizens Bank Park. A partida terá transmissão ao vivo para o Brasil pela ESPN3.
Local do evento: Philadelphia – Pennsylvania
Os Astros foram favoritos em quatro das cinco primeiras partidas da série e venceram três dos cinco jogos. Quatro das cinco partidas, terminaram em under. Na temporada regular, as equipes se enfrentaram em uma série de três partidas e os Astros venceram dois dos três jogos. Duas das três partidas, terminaram em under.
O Minute Maid Park é um campo neutro para totais, com total base de 8,5, que pode variar dependendo do matchup e/ou das condições climáticas. Rebatedores destros possuem vantagem nesse campo. O estádio possui um teto retrátil, que deve permanecer fechado nessa partida, anulando assim, o efeito da direção e intensidade dos ventos sobre o total.
Lance Barksdale (10-16 O/U) será o umpire do home plate. Barksdale teve números de over umpire em algumas temporadas, mas não possui uma tendência bem definida para totais. Esse ano, o umpire chamou strikes em 64,1% dos arremessos, com relação SO/Walks de 2.84. Seus jogos tiveram média de 8,5 corridas.
Com vitórias nos jogos #1 e #3 e com duas partidas restantes em casa, os Phillies (2-3 W/L na série) estavam em uma situação confortável após o 3° jogo, mas acabaram derrotados duas vezes seguidas em casa e agora precisam da vitória no jogo #6 para manterem vivas as chances de conquista da World Series, forçando uma 7° e decisiva partida na série, que se ocorrer, será disputada no Minute Maid Park amanhã à noite. A franquia tem duas conquistas de World Series em sua história, a última em 2008.
Zack Wheeler (RHP, 12-7 W/L e ERA 2.82 na temporada regular) será o starter dos Phillies. Wheeler foi um dos pontos fortes da rotação nessa temporada, terminando com ERA inferior a 3.00 pelo 3° ano consecutivo. Com bom controle e alta média de strikeouts, o arremessador também induziu uma boa quantidade de groundballs, permitindo pouco contato forte e limitando home runs, com média de apenas 0.76 home runs sofridos a cada 9.0 IP. Wheeler utiliza uma combinação de bola rápida e sinker, com slider e curveball como arremessos de apoio. Pela 3° temporada consecutiva atuando pelos Phillies, Wheeler se saiu melhor nos jogos em casa, com ERA 1.85 no Citizens Bank Park e 3.84 nas partidas fora, divisão de desempenho essa, que não foi validada por suas estatísticas avançadas, com taxas de strikeouts e walks e distribuição de bolas rebatidas, diferindo pouco nos jogos em casa e fora. Nos playoffs, o arremessador obteve um quality start em cada um de seus quatro primeiros jogos, mas teve seu pior desempenho da pós-temporada no jogo #2 dessa World Series, cedendo 5 corridas em 5.0 IP em uma derrota dos Phillies por 5x2. Em 30.1 IP na pós-temporada, o arremessador vem com ERA 2.67, somando 28 strikeouts, com apenas 3 walks cedidos.
Dominado no jogo #4, o ataque também não teve uma grande performance no jogo #5 na última quinta-feira, com os rebatedores conseguindo apenas 6 hits e 6 walks, que se traduziram só em duas corridas. Kyle Schwarber rebateu um home run como leadoff no jogo #5, chegando a 5 home runs nos playoffs, enquanto Alec Bohm e Jean Segura, conseguiram 2 hits cada, mas Rhys Hoskins e J.T. Realmuto, terminaram a partida sem hits e juntos, sofreram 7 strikeouts. Bryce Harper tem sido o destaque do lineup nos playoffs, com 6 home runs e linha de: 373/439/797 (AVG/OBP/SLG) em 16 partidas, enquanto que contra arremessadores canhotos, o lineup ganha os bastões de Edmundo Sosa e Matt Vierling, que substituem Bryson Stott e Brandon Marsh nessa situação. A equipe teve números fortes contra arremessadores canhotos na temporada regula, produzindo média de 4,9 corridas por jogo e vem com média de 4,6 corridas por jogo e linha de: 217/289/410 (AVG/OBP/SLG) em 16 partidas na pós-temporada.
Com Noah Syndergaard retirado no início da 4° entrada, o bullpen foi bastante utilizado na derrota do jogo #5 na última quinta-feira e: Connor Brogdon, Jose Alvarado, Seranthony Dominguez, David Robertson e Zach Eflin combinaram para 6.0 IP, 8 K, 2 BB e 1 ER. Brogdon, encarregado de arremessar duas entradas, teve uma performance de destaque, conseguindo 5 strikeouts, enquanto Dominguez, que vinha sendo o reliever mais efetivo do time na pós-temporada, cedeu a única corrida permitida pelo bullpen na partida. A unidade, que foi um dos problemas da equipe na temporada regular, melhorou a cada fase nos playoffs e vem com ERA conjunto de 2.45 na pós-temporada. Canhoto, Jose Alvarado cedeu duas corridas no jogo #4, mas foi o reliever mais utilizado pelo manager Rob Thomson nos playoffs até aqui, entrando em 11 das 16 partidas da equipe na pós-temporada. Alvarado, porém, realizou um total de 42 arremessos nos dois últimos joogos e provavelmente não estára disponível nessa partida. Zach Eflin, que teve algumas atuações ruins no início dos playoffs, não cedeu corridas nas últimas seis partidas em que foi acionado, enquanto Seranthony Dominguez, apesar de ter permitido uma corrida no último jogo, soma 18 strikeouts em 10.1 IP na pós-temporada.
Uma das piores defesas da liga na temporada regular, o setor segue apresentando problemas nos playoffs. Brandon Marsh, que vinha jogando defesa acima da média no campo central, mas que contra um arremessador canhoto, deve ser substituído por Matt Vierling no lineup de hoje, cometeu um erro no jogo #5, o 7° da equipe na pós-temporada, enquanto Kyle Schwarber e Nick Castellanos, que combinaram para -23 corridas salvas pela métrica de DRS na temporada regular, são defensores fracos nos cantos do campo externo. Alec Bohm, que terminou a temporada regular com -17 corridas salvas pela métrica de DRS, já cometeu 2 erros nos playoffs, mas fez uma bonita defesa em um linedrive para a terceira base em uma das partidas dessa série. Contra um arremessador canhoto, é provável que Edmundo Sosa, que já cometeu um erro na pós-temporada, mas que tem sido utilizado como substituto defensivo no final das partidas, seja titular no jogo hoje. J.T. Realmuto, venceu prêmio de Gold Glove da Liga Nacional na posição de catcher esse ano e é o destaque defensivo dos Phillies. Realmuto permitiu um roubo de base no jogo #5, mas evitou outra tentativa, tendo eliminado 44,1% dos corredores que tentaram roubos contra ele na temporada regular.
Os Astros (3-2 W/L na série), reverteram a desvantagem de 1x2 dos três primeiros jogos, com os arremessadores conseguindo um No-Hitter combinado na vitória por 5x0 no jogo #4, o 1° da história da World Series, e na sequência, com a equipe vencendo novamente fora de casa no jogo #5 por 3x2. A equipe agora, precisa de apenas uma vitória em dois jogos restantes em casa para conquistar seu 2° título da World Series, com a equipe tendo ganho pela 1° vez em 2017.
Framber Valdez (LHP, 17-6 W/L e ERA 2.82 na temporada regular) será o starter dos Astros. Detentor de um ERA 3.38 em cinco anos na liga, Valdez busca a maior parte de suas eliminações através da indução de groundballs e 66,5% das bolas que entraram em jogo contra ele na temporada, foram groundballs. Valdez utiliza um sinker em mais de 50% de seus arremessos, que é responsável pela maior parte das groundballs induzidas, enquanto seu curveball gerou swings no vazio em 21,7% das vezes nessa temporada, com Valdez utilizando o arremsso para finalizar os duelos. O arremessador enfrentou os Phillies no início de outubro ainda pela temporada reguular e teve uma performance dominante, não permitindo corridas em 5.0 IP, com 10 K e 1 BB na partida. Valdez começou três partidas nos playoffs, incluindo o jogo #2 dessa série e vem com ERA 1.42 em 19.0 IP, somando 24 strikeouts, com 6 walks cedidos. Na vitória do jogo #2, o arremessador permitiu uma corrida em 6.1 IP, com 9 K e 3 BB na partida.
As três corridas produzidas no jogo #5, foram suficientes para que os Astros vencessem a partida, mas os rebatedores combinaram para 12 strikeouts, com apenas 2 walks no último jogo. Jose Altuve e Jeremy Pena combinaram para 5 hits na partida, enquanto Alex Bregman e Yuli Gurriel, tiveram uma rebatida dupla cada. Altuve não vinha bem na pós-temporada, mas subiu de produção na World Series, conseguindo hits em 4 das 5 partidas, enquanto Pena tem sido o grande destaque do lineup nos playoffs, com 4 home runs e linha de: 333/357/648 (AVG/OBP/SLG). Gurriel, que teve uma temporada fraca, vem com aproveitamento de .347 nos playoffs, mas Kyle Tucker e Yordan Alvarez, pontos fortes do lineup na temporada regular, não estão tendo uma boa pós-temporada, especialmente Alvarez, que já sofreu 7 strikeouts nessa série, conseguindo apenas 2 hits em 19 AB. A equipe produziu média de 4,5 corridas por jogo na temporada regular e vem com média de 4,1 corridas por jogo nos playoffs, com linha de: 232/288/392 (AVG/OBP/SLG).
Dominante na temporada regular, com o menor ERA conjunto da liga, o bullpen dos Astros em se saído ainda melhor nos playoffs. Ao longo de 12 partidas na pós-temporada, os relievers combinaram para um ERA 0.88, com o closer Ryan Pressly obtendo 5 saves. Pressly realizou um total de 45 arremessos nos dois últimos jogos, no que poderá ser preversado pelo manager Dusty Baker na partida de hoje. Na vitória do jogo #5 na última quinta-feira, Hector Neris, Bryan Abreu, Rafael Montero e Ryan Pressly combinaram para: 4.0 IP, 6 K, 2 BB e 1 ER, com Montero cedendo a única corrida. Montero foi o reliever mais utilizado por Baker na pós-temporada até aqui, entrando em 10 das 12 partidas da equipe e vem com ERA 1.93, enquanto Abreu, não cedeu corridas em 10.1 IP. Luis Garcia e Jose Urquidy, que participaram da rotação na temporada regular, tambem são opções disponíveis para Baker nos playoffs, assim como Ryne Stanek, que teve ERA 1.15 na temporada regular e não cedeu corridas em suas quatro aparições nos playoffs.
A defesa conta com dois vencedores do prêmio Gold Glove dessa temporada, o shortstop Jeremy Pena e o right fielder Kyle Tucker. Pena realizou uma bonita defesa em um linedrive para o campo central no jogo #5, mas Tucker permitiu uma base extra em uma rebatida após se atrapalhar com uma bola no campo externo. Alex Bregman, Jose Altuve e Yuli Gurriel são defensores abaixo da média no campo interno, mas além de Tucker, o time tem recebido boa contribuição defensiva do center fielder Chas McCormick e do left fielder Yordan Alvarez no campo externo. Em declínio na parte defensiva, o catcher Martin Maldonado, que já havia tido dificuldade nos bloqueios na temporada regular, teve um passed ball em um dos jogos dessa série.
Linha Projetada: Astros 1.85/Phillies 2.18
Total Projetado: 8
Onde está o valor?
Tive os Phillies em apostas perdidas nos jogos #4 e #5, mas hoje estou voltando para os Astros. Apoiei Houston em apenas uma partida nessa World Series, no jogo #2 com esses mesmos arremessadores. Valdez possui uma vantagem clara no montinho, que não é muito bem refletida pela minha projeção, que também supervaloriza o ataque dos Phillies contra arremessadores canhotos, com parte do lineup subindo de produção nessa situação, mas ao mesmo tempo, com Kyle Schwarber e Bryce Harper, os dois principais pontos de produção da equipe, sendo menos efetivos contra canhotos, especialmente Schwarber. Os Astros ainda levam vantagem no bullpen, que foi bem menos desgastado nos dois últimos jogos, ainda que o closer Ryan Pressly tenha realizado 45 arremessos nas duas últimas partidas, o que pode torna-lo indisponível hoje, enquanto Valdez, além de superior no monte, é apoiado por uma melhor defesa.
Minha projeção sugere um confronto mais equilibrado do que a odd atual dos sportbooks mostra, mas apoiei os Astros contra a minha projeção naquele jogo #2 e vou repetir a aposta nesse jogo #6.
MLB - Playoffs 2022
Recorde: 13-7-1 (65%), +4,18und
ODD Média: 1.91
ROI%: +19,9%
ML: 8-5 (61%), +1,61und
Totais: 5-2-1 (71%), +2,57und
Site: 10-5-1 (66%), +3,90und
Youtube: 3-2 (60%), +0,28und