Palpite: Toronto Blue Jays (Yariel Rodriguez) x Kansas City Royals (Alec Marsh) - MLB - 24/04
Uma das surpresas deste início de temporada, os Kansas City Royals recebem os Toronto Blue Jays no Kauffman Stadium na noite desta quarta-feira.
Local do evento: Kansas City - Missouri
Cada equipe venceu um dos dois jogos da série até o momento, com os Blue Jays abrindo como favoritos na odd nos dois jogos. As duas partidas terminaram em under.
O Kauffman Stadium é um campo neutro para totais, com total base de 8,5, que pode variar dependendo do matchup e/ou das condições climáticas. Hoje, os ventos sopram a 6mph em direção ao campo interno esquerdo, com temperatura de 21°C e umidade do ar em 30%. Céu bastante ensolarado, e sem previsão de chuva durante a partida.
Alex Mackay (3-1 O/U)será o umpire do home plate. Apesar do recorde de O/U, Mackay é um under umpire, com uma zona de strike larga, que facilita bastante o trabalho dos arremessadores. Nessa temporada, o umpire tem chamado strikes em 65,7% dos arremessos, com relação SO/Walks de 2.92. Seus jogos tiveram média de 8,7 corridas.
Após vencerem o jogo #1 da série por 5x3, os Blue Jays (13-11 W/L) acabaram derrotados na noite de ontem por 5x3 no jogo #2. A equipe é a 3° colocada na divisão East da Liga Americana, 3,0 jogos atrás dos líderes New York Yankees.
Yariel Rodriguez (RHP, 0-0 W/L e ERA 2.35) será o starter dos Blue Jays. Arremessador cubano de 27 anos, e em sua 1° temporada na liga, Rodriguez foi promovido da Triple-A na 2° semana da temporada e tem sido utilizado em conjunto com Bowden Francis (RHP, 2-2 W/L, e ERA 9.95), que começou a temporada como titular. Rodriguez impressionou em suas duas primeiras partidas na liga, conseguindo um total de 13 strikeouts em 7.2 IP, mas permitindo um home run em cada um de seus dois jogos. O arremessador possui um vasto repertório, utilizando seis tipos diferentes de arremessos, mas na maior parte do tempo, Rodriguez se apoia em uma combinação de cutter e slider. Os dois home runs permitidos pelo arremessador, vieram contra o slider, que induziu swings no vazio em 23,5% das vezes, mas que foi atingido com força, enquanto o cutter, não gerou muitos swings no vazio, mas limitou os rebatedores a uma linha de apenas: 162/286/333 (AVG/OBP/SLG). Francis, que manteve ERA 1.73 na última temporada saindo do bullpen na função de long reliever, iniciou a temporada como titular, mas agora tem servido como apoio a Rodriguez. O arremessador cedeu duas corridas em 2.1 IP substituindo Rodriguez na estreia do cubano contra os Colorado Rockies, mas se saiu melhor na partida seguinte, não cedendo corridas em 2.0 IP em uma partida contra os San Diego Padres na semana passada. Com um bom curveball, Bowden tem induzido uma alta quantidade de swings no vazio, que se traduziram em uma média de 12.08 strikeouts a cada 9.0 IP nessa temporada, a bola rápida do arremessador, porém, tem sido atingida com força, gerando linha de: 391/481/826 (AVG/OBP/SLG) para os rebatedores adversários. Assim como no ano passado, Bowden tem apresentado uma divisão de desempenho contra rebatedores, induzindo mais groundballs contra rebatedores destros, e saindo melhor no geral do que contra canhotos.
Após um início frio de temporada, a equipe, que ainda mantém uma média baixa de 3,8 corridas por jogo na temporada, apresentou uma grande melhora no bastão nas últimas semanas. Vladimir Guerrero Jr., apesar de se manter um rebatedor acima da média, ainda tem sido um jogador frustrante no geral, rebatendo grondballs em excesso, além de ser péssimo percorrendo as bases, o que reduz um pouco seu valor, mas o veterano Justin Turner, de 39 anos, tem sido bastante consistente, com linha de: 310/407/493 (AVG/OBP/SLG), enquanto Daulton Varsho, lidera a equipe com 6 home runs. Bo Bichette e George Springer, dois dos principais nomes do lineup, porém, não estão tendo um bom 1° mÊs de temporada. Bichette já impulsionou 10 corridas, mas tem apresentado pouca potência, com um SLG .356, enquanto Springer, em parte, tem sido vítima de azar, já que apenas 23,4% das bolas colocadas em jogo pelo rebatedor, se transformaram em hits. O ponto mais fraco do lineup, no entanto, tem sido Alejandro Kirk, que tem produzido pouco contato de qualidade, rebatendo groundballs em excesso, e mantendo um aproveitamento de apenas .172.
Erik Swanson e o closer Jordan Romano, que iniciaram a temporada na lista de inativos por lesão, retornaram na última semana, fortalecendo um bullpen que cometeu apenas um blown save até o momento, mas que possui ERA conjunto de 5.08, 5° pior marca da liga. Swanson cedeu um total de 4 corridas em suas duas primeiras aparições, mas arremessou uma entrada sem permitir corridas no jogo #1 dessa série, enquanto Romano, permitiu um home run na partida da última segunda-feira, mas já obteve 3 saves em 4 aparições desde que retornou de lesão. Chad Green, que fez o papel de closer na ausência de Romano, foi colocado na lista de inativos devido a uma lesão no ombro. Os canhotos Tim Mayza e Génesis Cabrera, estão sofrendo com panes de controle, e não começaram bem a temporada. Mayza, que até o momento foi o reliever mais utilizado pelo manager John Schneider, vem com ERA 7.27 em 12 aparições, enquanto Cabrera, possui ERA 9.00 em 8.0 IP. Trevor Richards também tem sofrido com panes de controle, mas tem mantido um baixo ERA, através de um BABIP minusculo de .136, enquanto Yimi García, que no ano passado, foi um dos pontos fracos da unidade, tem sido o reliever mais confiável da equipe, com méda de 11.91 strikeouts a cada 9.0 IP e ERA 0.79 em 11 aparições.
Vladimir Guerrero Jr. cometeu um erro na partida de ontem, que originou as 3 corridas dos Royals, mas tem sido um dos poucos defensores abaixo da média na equipe, que possui um dos melhores outfields defensivos da liga, na maioria das vezes formado por: Daulton Varsho, Kevin Kiermaier e George Springer. Varsho, que foi catcher no início da carreira, tem se consolidado como um dos melhores outfields defensivos da liga, e vem com 6 corridas salvas pela métrica de DRS, enquanto Kevin Kiermaier, é um dos melhores defensores de sua geração, com 4 prêmios Gold Glove. Bo Bichette tem cometido menos erros, além de ter melhorado o alcance como shorststop, e o versátil Isiah Kiner-Falefa, é capaz de cobrir várias posições, entregando defesa acima da média na maioria delas. Danny Jansen, que iniciou a temporada lesionado, retornou na última semana, e tem dividido a função de catcher com Alejandro Kirk, que esteve melhor na defesa até o momento, entregando enquadramento de arremessos em nível de elite, além de controlar bem os corredores nas bases.
Mais promoções para você
Os Royals (14-10 W/L) se recuperaram da derrota no jogo #1 da série, com uma vitória por 3x2 no jogo #2 na noite de ontem, resultado que colocou fim a uma sequência de três derrotas consecutivas da equipe, que tem sido uma das surpresas do 1° mês de temporada, mantendo uma campanha positiva, após terminar na última colocação na AL Central no último ano. O time é o 2° colocado na divisão Central da Liga Americana, 3,5 jogos atrás dos líderes Cleveland Guardians. Os Royals tiveram a 4° tabela mais fácil da temporada até o momento.
Alec Marsh (RHP, 3-0 W/L e ERA 3.22) será o starter dos Royals. Arremessador de 25 anos, Marsh estreou na MLB na temporada passada, aparecendo em 17 jogos, 8 deles como titular, com ERA 5.69 em 74.1 IP. Marsh manteve uma alta média de 10.29 strikeouts a cada 9.0 IP na última temporada, mas sua tendência a buscar eliminações através de flyballs, o que gerou um alto número de home runs sofridos, junto com um controle abaixo da média, elevaram o ERA do arremessador. Em quatro partidas nessa temporada, Marsh tem sido um arremessador significativamente diferente, apresentado uma melhora no controle, mas que veio às custas de uma enorme queda na taxa de strikeouts, apenas 6.45 a cada 9.0 IP em média esse ano. O arremessador ainda tem buscado as eliminações através de flyballs, mas apenas 4% dos flyballs se transformaram em home runs, em comparação com 18,4% na última temporada. O arremessador ainda tem utilizado um repertório com: bola rápida, sinker, changeup, slider e curveball, mas aumentou o uso do sinker, enquanto reduziu um pouco o uso da bola rápida. Na última temporada, Marsh apresentou ume enorme divisão de desempenho contra rebatedores, com desempenho aceitável contra destros, mas péssimo contra canhotos, o que motivou os adversários a empilharem canhotos no lineup contra ele nas primeiras partidas dessa temporada, com Marsh tendo enfrentado 71 rebatedores canhotos até o momento e apenas 19 destros.
A equipe apresentou um dos ataques mais produtivos da liga nas duas primeiras semanas, mas esfriou um pouco no bastão desde então. Na temporada, os Royals estão com média de 4,7 corridas por jogo, mas anotaram apenas 3,9 corridas em média por jogo nas últimas sete partidas, com linha de: 217/280/370 (AVG/OBP/SLG) no período. Salvador Perez, Bobby Witt Jr., Vinnie Pasquantino, MJ Melendez e Nelson Velázquez, foram rebatedores produtivos até o momento, mas os Royals estão recebendo pouco de seus outros rebatedores. Perez, que foi ganhando energia conforme envelhecia, se transformando em um forte rebatedor de home runs, lidera o time com 6 home runs, enquanto Witt Jr., é uma ameaça de potência e velocidade, com 4 home runs e 5 roubos de base. Pasquantino, que passou por uma cirurgia no último ano, perdendo boa parte da temporada, rebateu 4 home runs nos últimos 12 jogos, com linha de: 381/471/786 (AVG/OBP/SLG) no período, Velázquez não faz muito contato mas tem boa potência, e Melendez, que foi péssimo na 1° metade da última temporada, produziu ajustes, reduzindo a taxa de strikeouts e mantendo boa potência.
O bullpen tem mantido um bom ERA conjunto de 3.27, 9° melhor marca da liga, mas o desempenho não parece ser sustentável, já que alguns dos principais relivers da equipe, seguem apresentando problemas. John Schreiber, um dos reforços obtidos pela equipe para a unidade, foi o reliever mais utilizado pelo manager Matt Quatraro até o momento, e vem com ERA 0.82, mas a média de strikeouts a cada 9.0 IP do reliever, caiu de 10.22 na última temporada, para apenas 6.55 neste 1° mês, com o baixo ERA sendo atrelado a um baixo BABIP e alto LOB. Chris Stratton, outro reforço do time, e que também tem mantido um bom ERA, tem mais walks do strikeouts na temporada, assim como Nick Anderson, que vem com ERA 4.00. James McArthur, que conseguiu seu 5° save da temporada no jogo de ontem, arremessando 2.0 IP sem ceder corridas, assumiu o papel de closer após os maus desempenhos de Will Smith, que tem sofrido com home runs e com panes de controle, possuindo ERA 12.38 em 9 aparições.
A defesa, que foi um dos pontos fracos dos Royals na última temporada, tem sido uma das forças da equipe neste 1° mês. Bobby Witt Jr., que oscilou na parte defensiva em seus primeiros anos na liga, tem apresentado grande evolução como defensor na posição de shortstop, e vem com 5 corridas salvas pela métrica de DRS, formando uma boa dupla com o segunda base Adam Frazier, que também parece ter melhorado defensivamente. Vinnie Pasquantino, que passou boa parte da última temporada lesionado, tem jogado defesa de elite na primeira base, com Maikel Garcia completando um bom campo interno de Kansas City. No outfield, Kyle Isbel é um defensor de elite no campo central, mas Hunter Renfroe, que foi um defensor sólido em seus primeiros anos na carreira, vem em declínio na parte defensiva. O veterano Salvador Perez, único remanescente da conquista da World Series de 2015, teve impacto positivo no enquadramento de arremessos nessa temporada até o momento, após ter sido consistentemente um dos piores catchers da liga no quesito nos últimos anos.
Linha Projetada: Blue Jays 1.77/Royals 2.30
Total Projetado: 10
Onde está o valor? 🤑
É difícil precificar uma combinação de Yariel Rodriguez e Bowden Francis, já que Francis obteve resultados abaixo do que as métricas avançadas sugerem, enquanto Francis, conseguiu muitos strikeouts, mas também permitiu contato forte em uma taxa elevada, ainda que em curta amostragem. Marsh, que parece uma versão bem diferente a do ano passado, também não é tão fácil de ser projetado, com isso, coloquei os arremessadores como próximos a média da liga, o que provavelmente os superestima um pouco. Com os Blue Jays subindo de produção, ambos ataques são fortes, enquanto os bullpens são problemáticos, combinação que gera uma expectativa de corridas superior aos atuais 8,5 do total dos sportbooks, mesmo com Mackay sendo um under umpire, e em condições climáticas neutras para a pontuação. 8,5 é o total base do Kauffman Stadium, mas no momento, essas equipes justificam um total um pouco maior, por isso, ficarei com a minha projeção, que mostra o over como melhor valor de aposta nessa partida.
⭐️Aposta: Over 8,5 @1.88
MLB - Season 2024
Recorde: 12-16-2 (42%), -4,19und
ODD Média: 2.15
ROI%: -14%
ML: 9-11-1 (45%), -2,16und
Totais: 3-5-1 (37%), -2,03und
Site: 8-8-1 (50%), -0,48und
Youtube: 1-2-1 (33%), -1,00und
Telegram: 3-6 (33%), -2,71und
Sunday Night Baseball: 0-2-1 (0%), -2,00und