Apple anuncia mudanças após diretrizes sobre games com conteúdo semelhante a jogos de azar
A Apple anunciou mudanças futuras em suas classificações etárias da App Store na Austrália e na França. As alterações se alinham com as regulamentações locais e são projetadas para aumentar a segurança dos usuários, especialmente crianças.
- Essa mudança vem na esteira das novas diretrizes de classificação australianas para videogames que contêm conteúdo semelhante a jogos de azar — uma mudança que entrou em vigor no último dia 22 de setembro de 2024.
- As novas regras do governo australiano são uma resposta às preocupações sobre a possível ligação entre mecânicas semelhantes a jogos de azar em videogames e problemas com jogos de azar, especialmente entre usuários mais jovens.
Jogos que oferecem caixas de saque pagas ou compras no jogo baseadas em sorte agora receberão uma classificação mínima de M (Maduro), não recomendado para jogadores menores de 15 anos. Aqueles que apresentam jogos de azar simulados serão classificados como R 18+ e as compras serão restritas apenas a adultos.
Essas novas classificações regionais serão exibidas junto com as classificações etárias globais da Apple, não exigindo nenhuma ação dos desenvolvedores.
As classificações etárias atuais da App Store afirmam que um aplicativo contendo "Jogo simulado pouco frequente ou moderado" receberá a categorização 12+, enquanto um aplicativo contendo jogo ou "Jogo simulado frequente ou intenso" receberá a categorização 17+.
Na Austrália, no entanto, o novo desenvolvimento verá aplicativos com qualquer forma de jogo simulado recebendo uma classificação etária regional R18+, além de sua classificação etária global da Apple.
Na França, aplicativos com uma classificação etária global da Apple de 17+ também exibirão uma classificação etária regional de 18+ na App Store.
(Foto: Apple/Divulgação)