CBF terá canal de denúncias para manipulação de resultados no futebol brasileiro
Em ofício encaminhado à CPI da Manipulação de Jogos e Apostas Esportivas do Senado, a CBF anunciou que vai criar um canal de denúncias exclusivo para casos suspeitos de manipulação em partidas do futebol nacional. A iniciativa da CBF é na verdade uma resposta da entidade que rege o futebol nacional à solicitação da própria da CPI, que pediu a criação de um mecanismo direto para denúncias desta natureza.
O ofício da Comissão Parlamentar, encaminhado à CBF no último dia 18 de junho, trazia ainda um pedido do senador Jorge Kajuru (PSB-GO), presidente da CPI, de que este canal fosse aberto também à população.
"A sugestão desta Comissão Parlamentar de Inquérito para criação de um canal de denúncias acessível e aberto à sociedade e aos demais atores envolvidos no futebol, a fim de subsidiar a atuação da entidade no que tange a investigação e controle de irregularidades nas competições que organiza", aponta um trecho do ofício.
Segundo a CBF, esse canal terá três caminhos para que as denúncias sejam realizadas. Elas poderão ser feitas por telefone, pela internet e por um aplicativo desenvolvido para smartphones. A entidade ainda apontou que possui conversas adiantadas para que uma empresa terceirizada seja a responsável pela administração deste canal. O contrato estaria na iminência de ser celebrado.
"Nesse sentido, com igual prazer comunico a vossa excelência. que a sugestão vem ao encontro de providência nesse preciso sentido já em tramitação nesta CBF, que se acha em adiantado estado de negociação e na iminência da celebração do competente contrato com empresa especializada para imediata implantação", declarou Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, no documento encaminhado à CPI.
(Foto: Rafael Ribeiro/CBF)