Ceará lança manual de conduta contra manipulação, assédio, doping e racismo
A EstrelaBet é uma das melhores novidades entre as casas de apostas que reforçaram o mercado brasileiro recentemente
Diante do cenário de denúncias recentes no futebol brasileiro, o Ceará lançou, por meio do seu departamento jurídico, o Manual de Conduta "Entrando em Campo", contra a corrupção, manipulação de resultados, assédios, abusos, doping, racismo e outras fraudes.
A cartilha tem por objetivo conscientizar os colaboradores e jogadores das equipes masculina e feminina do Ceará, assim como educar os jovens das categorias de base do clube. O manual aponta sobre a necessidade de recusa à crimes que mancham a integridade do esporte, como fraude, manipulação e corrupção.
"É necessário ser responsável. Todos podem um dia ser abordados ou conhecer quem faça qualquer tipo de infração, com propostas das mais diversas formas e pensar: isso não prejudica ninguém. Mas isso não é verdade. Em um esporte de alto rendimento e alto nível, todo cartão importa; um passe errado gera um gol e um gol sela a vida de muita gente que depende do esporte para além daquele jogo.", destaca João Paulo Silva, Presidente do clube.
O documento, além de focar na manipulação de resultados, usa de linguagem simples e direta para destacar temas importantes para a manutenção de valores para um esporte responsável, como assédio sexual e de gênero, doping e racismo. Além disso, a cartilha informa e alerta sobre as punições previstas por TJD, STJD, Código Civil, Lei Pelé e CLT, em casos de contravenções.
"Portanto, visando prevenir e dar o devido suporte aos atletas para evitar quaisquer transtornos, apresentamos esta cartilha que deve ser lida, entendida e seguida, onde todo o staff do clube estará, como previsto, disponível para falar sobre o assunto sem tabus e buscar a solução justa e legal.", finaliza João Paulo.
“Queremos orientar os nossos atletas, principalmente os da base, no sentido de informá-los sobre temas que estão sendo bastante difundidos no nosso meio, no futebol não só nacional, mas mundial. Nosso departamento jurídico resolveu lançar esse material para alertar e prevenir nossos jogadores, prezando pela boa imagem institucional e preservando a integridade física, moral e psicológica de cada jogador ou membro de comissão técnica que veste a camisa do Ceará.”, completou Fred Bandeira, Diretor Jurídico do clube.
O Manual de Conduta desenvolvido pelo Ceará, "Entrando em Campo", pode ser conferido, na íntegra, aqui: Entrando em Campo, contra a corrupção, manipulação de resultados, assédios, abusos, doping, racismo e outras fraudes.