Comissão de Esporte vai debater manipulação de resultados nesta quarta; veja confirmados
A Comissão de Esporte (CEsp) realizará uma audiência pública nesta quarta-feira (20), para debater sobre a manipulação de resultados.no futebol brasileiro. O ministro do Esporte, André Fufuca, e o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, são alguns dos convidados para a sessão. Vale destacar que, também na quarta-feira, à tarde, o presidente da CBF será ouvido pela CPIFUTE.
Além do ministro e do dirigente, os membros da CEsp deverão ouvir o procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) do Futebol, Ronaldo Botelho Piacente; o subprocurador-geral do STJD do Futebol, Rafael Bozzano; o assessor especial do Ministério da Fazenda, José Francisco Manssur; e o promotor de justiça do estado de Goiás, responsável pelas investigações da Operação Penalidade Máxima, Fernando Martins Cesconetto.
Além deles, de acordo com a Agência Senado, serão ouvidos também, o diretor-presidente do Instituto Brasileiro do Jogo Responsável (IBJR), André Gelfi; o advogado especializado em direito desportivo, Andrei Kampff; o diretor da Associação Brasileira de Defesa da Integridade do Esporte (Abradie), Guilherme Buso; o árbitro de futebol Bruno Arleu de Araújo; o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Luiz Seneme; e o presidente da Associação Brasileira de Apostas Esportivas (Abraesp), Rodrigo Alves.
“A necessidade de se garantir a transparência, a legalidade e o combate a práticas ilícitas não deixam dúvidas sobre a importância de se promover um debate amplo e aprofundado sobre essas questões, envolvendo representantes de instituições esportivas, autoridades governamentais, empresas do setor, especialistas e demais interessados”, destacou o senador Romário, autor do requerimento para a audiência.
A audiência pública será realizada após a sessão deliberativa da CEsp, que terá início às 9h30. É possível participar, por meio de envio de perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, questões que podem ser lidas e respondidas pelos senadores e debatedores ao vivo.
(Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)