Comissão Europeia eleva nível de ameaça de lavagem de dinheiro no igaming
Com ofertas atraentes para novos clientes, a Betano é uma ótima escolha para quem gosta de apostar e participar de novas promoções semanais.
A Comissão Europeia elevou o nível de ameaça de lavagem de dinheiro que atribui ao jogo online. Classificando igaming no nível mais alto, a CE pediu a introdução de limites mais baixos para verificações de duo diligência. A avaliação de risco de lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo da comissão em 2022 é sua terceira análise periódica, após avaliações anteriores em 2017 e 2019. O jogo recebeu foco especial, com avaliações de risco separadas compiladas para diferentes verticais.
O jogo online foi classificado como de risco “muito alto” e foi considerado particularmente vulnerável devido ao uso de moedas digitais.
"Apesar de várias medidas baseadas em risco já estarem sendo implementadas por muitos operadores on-line da União Europeia (por exemplo, sessões de treinamento contra lavagem de dinheiro para funcionários, duo diligência de clientes e processos 'conheça seu cliente'), a exposição à lavagem de dinheiro e seus riscos no jogo online ainda são bastante altos, pois englobam fatores significativos, como o elemento não presencial, volumes enormes e complexos de transações e fluxos financeiros", declarou a Comissão Europeia.
Recomendações para jogos de azar online da UE
A comissão observou que a autorregulação foi bem-sucedida em muitos mercados, mas disse que as autoridades precisavam fornecer maior clareza ao setor.
"Em muitos estados membros, os operadores de jogos online desenvolveram um bom nível de autorregulação e avaliação de risco, embora sua cooperação com autoridades competentes e unidades de inteligência financeira possa ser melhorada. Os operadores acreditam que não recebem orientações claras sobre como lidar adequadamente com os riscos, considerando, em particular, a falta de feedback das unidades de inteligência financeira sobre relatórios de transações suspeitas", salientou a Comissão Europeia.
A Comissão Europeia fez várias recomendações para os membros da União Europeia. Propôs que os estados reduzissem o limite de ganhos sujeitos à devida diligência do cliente dos atuais 2 mil euros. Sugeriu ainda que os Estados-Membros assegurem que os operadores de jogos de azar online organizem sessões regulares de formação para funcionários e responsáveis pela conformidade e que os jogadores não detenham várias contas com a mesma marca.