Conmebol recebe elogio da OEA por programa de integridade esportiva
Durante a 56ª Reunião do Grupo de Peritos para o Controle da Lavagem de Dinheiro da Organização dos Estados Americanos (OEA), a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) foi elogiada por seu programa de integridade esportiva, que vem combatendo a lavagem de dinheiro e a manipulação de resultados envolvendo apostas.
Durante o encontro, Graciela Garay, diretora de Ética e Conformidade da Conmebol, apresentou os esforços da entidade para combater a corrupção e a lavagem de dinheiro no esporte.. Dentre as iniciativas há a implementação de um programa de Compliance e Integridade, que visa a garantir que todas as atividades da entidade sul-americana estejam em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis.
“Parabenizo a CONMEBOL e toda a equipe liderada por seu presidente Alejandro Domínguez pelo trabalho exemplar realizado para implementação do programa de Compliance e Integridade. Vamos continuar trabalhando juntos para fortalecer alianças em favor do futebol e da transparência e das instituições nas Américas”, elogiou Gastón H. Schulmeister, diretor do Departamento contra o Crime Organizado Transnacional da OEA.
A Conmebol é formada por dez associações nacionais de futebol: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, representando todos os estados independentes da América do Sul, exceto as federações ou associações de Suriname, Guiana e Guiana Francesa que estão afiliadas à CONCACAF. A entidade é responsável pela organização de competições como a Copa Libertadores e a Sul-Americana, entre clubes, assim como a Copa América, entre seleções.
(Foto: Conmebol/Divulgação)