"Desvio de caráter": para volta ao Coxa, Jorginho exige desculpas de Alef Manga, condenado por manipulação
Na próxima quinta-feira (25), chega ao fim a suspensão de 360 dias de Alef Manga, julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), por participação em esquema de manipulação de resultados envolvendo apostas esportivas. A diretoria do Coritiba espera contar com o jogador, mas o técnico do Coxa, Jorginho, espera um pedido de desculpas do atacante, já que, segundo ele, o que aconteceu "é desvio de caráter".
Nesta quinta-feira (19), o departamento de futebol de Coritiba acompanhou Manga em uma conversa com o atual elenco do clube paranaense, no CT da Graciosa. Durante o bate-papo, os atletas foram informados que o jogador será reintegrado ao grupo a partir da próxima semana. Segundo o ge, Manga vai realizar treinos de preparação para voltar a jogar profissionalmente.
Como a punição do STJD se encerra no dia 25 de setembro, o atacante deverá retornar aos treinos na quinta-feira (26). No entanto, como Manga está parado desde outubro de 2023, quando atuou pela última vez pelo Pafos, do Chipre, sua volta aos gramados ainda não tem data marcada. Seu retorno será avaliado pela comissão técnica, que aguarda o jogador para o restante da Série B do Brasileirão.
A volta de Manga aos gramados não deverá ser nada fácil, uma vez que o episódio de manipulação teve grande repercussão no Brasil e no mundo, e ficará marcado em sua carreira. O técnico Jorginho comentou sobre a situação do atacante no último jogo do Coxa, diante do Ceará, na quarta-feira (18). O comandante destacou a importância de um pedido de desculpas de Manga.
"Antes de mais nada, o Manga precisa se desculpar pelo que aconteceu, porque isso é desvio de caráter. É muito sério. Você imagina, ele volta para o grupo, e o que os jogadores vão pensar? Ele precisa pedir desculpas ao grupo, ao clube e ao torcedor, principalmente ao torcedor", disse Jorginho.
Alef Manga aceitou dinheiro para manipular uma partida pelo Brasileirão 2022, ao receber um cartão amarelo de forma proposital no jogo contra o América-MG.