Dia 3 de junho, dia de São Cono: Conheça a história do padroeiro dos apostadores
Todos os anos, em 3 de junho, é celebrado o dia de São Cono, considerado o padroeiro dos apostadores. O santo nasceu na Itália, em um pequeno povoado da província de Salerno, chamado Teggiano. Desde cedo, ele quis se dedicar à vida religiosa, o que não agradou seus pais.
A história de São Cono
Cono apresentou-se a um monastério, de uma cidade distante de seu povoado. Seus pais o seguiram e ele escondeu-se no forno do monastério Santa Maria de Cadossa. São Cono conseguiu salvar-se de ser queimado por um milagre. Seus pais então entenderam o ocorrido como um sinal de Deus e aceitaram o caminho escolhido pelo filho.
O santo dedicou-se às orações e a meditação durante os anos que viveu no mosteiro. Antes de completar seus 20 anos, em uma tarde quente, ele recebeu um sinal, uma mensagem de Deus: “esta noite Deus te chamará”. Naquela noite, São Cono faleceu.
Desde então, o santo vem realizando milagres para aqueles que rezam com fé a oração a São Cono. Ele foi considerado santo em Teggiano, na Igreja da Anunciata, onde encontraram um sino de 1333 com a inscrição “São Cono”. Porém, somente em 1871, foi reconhecido como santo pelo Papa Pio IX.
Por que São Cono é considerado o Padroeiro dos Apostadores?
São Cono é conhecido por “Pai das Cabalas”. Segundo relatos, ele auxilia pessoas pobres, principalmente quando possuem problemas financeiros graves, os ajudando a ter sorte nos jogos e loteria. Sua associação com os jogos de azar vem de uma história antiga onde supostamente teria ajudado um grupo de marinheiros que perdeu tudo nos dados. Cono ofereceu aos homens um saco de ouro para que começassem um nova vida.
Veja abaixo a oração de São Cono
“Deus clemente e misericordioso, na sua Onipotente Trindade eu confio e espero e pela mediação de São Cono te peço saúde, trabalho e união da minha família.
Senhor, eu não quero pecar te pedindo sorte no azar, mas quando você quer pode nos estender, através de São Cono, uma mão para ganhar uma aposta: se é dia 3 porque é o dia da sua morte; se é 7 e no 7 porque é o número que somam as letras do nome de São Cono; se é 18 é pela idade em que faleceu; se é 11 porque é o número da sua Igreja na Flórida (Uruguai); se é 60 é porque quando trouxeram sua imagem da Itália numa das suas sandálias estava esse número; se é 72 é porque é o final do ano em que foi canonizado em Roma; se é 85 é o final do ano em que se inaugurou sua Igreja.
Senhor, se sou merecedor da sua graça, através de São Cono conceda-me. Amém”
(Foto: Divulgação)