Esquema de apostas: FIFA bane 3 jogadores e amplia para todo o mundo sanções a atletas brasileiros
A FIFA decidiu banir os jogadores brasileiros Ygor Catatau, Matheus Gomes e Gabriel Tota do futebol. O anúncio foi feito pela entidade nesta segunda-feira (11). Com isso, eles estão proibidos de jogarem futebol profissionalmente em qualquer lugar do planeta. O trio brasileiro é acusado de participar de um esquema ilegal de manipulação de resultados.
Em julho deste ano, Catatau, Matheus Gomes e Gabriel Tota foram suspensos no Brasil. No entanto, havia ainda a prerrogativa de ambos atuarem em clubes fora do país, já que a punição se aplicava ao território brasileiro. A CBF solicitou à FIFA que as punições fossem estendidas para qualquer país filiado à entidade que rege o futebol mundial.
O pedido foi acatado pela FIFA, que estendeu, portanto, a sanção aos demais jogadores brasileiros condenados pela Justiça Desportiva nacional. Enquanto Catatau, Matheus Gomes e Gabriel Tota foram eliminados, outros oito atletas estão impedidos de jogarem futebol profissionalmente enquanto a pena aplicada estiver vigente.
"A FIFA confirmou a extensão mundial das sanções impostas a 11 jogadores pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) relacionadas a incidentes de manipulação de partidas que ocorreram no futebol brasileiro", comunicou a entidade..
A FIFA prometeu "continuar combatendo a manipulação de jogos". É preciso salientar que apesar da eliminação, Ygor Catatau, Matheus Gomes e Gabriel Tota podem recorrer da pena aplicada pelo STJD daqui a dois anos. Caso tenham a situação atual revertida, eles poderão ser retirados da lista de banimento da FIFA.
Abaixo estão os jogadores citados pela FIFA e as respectivas penas aplicadas:
Ygor Catatau (eliminação)
Paulo Sérgio (600 dias)
Gabriel Tota (eliminação)
Paulo Miranda (720 dias)
Fernando Neto (380 dias)
Eduardo Bauermann (360 dias)
Matheus Gomes (eliminação)
Mateusinho (600 dias)
André Queixo (600 dias)
Moraes (720 dias)
Kevin Lomónaco (380 dias)