Ex-jogador e presidente da Federação Camaronesa, Eto’o é investigado por manipulação de resultados
O ex-atacante Samuel Eto’o, uma das principais referências da história do futebol africano, é alvo de uma investigação da polícia de Camarões por envolvimento em supostas manipulações de resultados. Vale destacar que, atualmente, Eto’o, hoje aos 42 anos, é o presidente da Federação de Futebol de Camarões (FECAFOOT), tendo assumido o cargo em 2021. As informações são do "The Guardian".
De acordo com o jornal inglês, Eto’o é acusado por manipulação de jogos na Segunda Divisão do Campeonato Camaronense, que teria ocorrido em julho deste ano. As principais evidências seriam gravações telefônicas entre o ex-jogador e Valentine Nkwain, presidente do clube camaronês Victoria United. Em um trecho das conversas, que foi divulgado pelo portal "Camfoot", Eto'o promete o acesso da equipe para a primeira divisão camaronesa, o que acabou acontecendo. Além disso, o presidente da FECAFOOT também teria se comprometido a suspender um juiz.
“Há coisas que podemos fazer, mas você precisa ser muito discreto, irmão. Não se preocupe, vamos dar os seus três pontos e vamos suspender o juiz. O Opopo (apelido do Victoria United) precisa subir para a primeira divisão. É o nosso objetivo. É a nossa federação. O Victoria United vai subir”, teria dito Eto’o, em uma das gravações.
Eto'o e Nkwain negam as acusações. No entanto, testemunhas já teriam sido ouvidas e as investigações envolveriam mais de 40 pessoas da Federação Camaronesa de Futebol, segundo o "The Guardian". Os crimes investigados são: abuso de autoridade e corrupção.
Com a divulgação das supostas infrações, um grupo de representantes do futebol camaronês enviou uma carta para o presidente da FIFA, Gianni Infantino, e para Patrice Motsepe, mandatário da Confederação Africana de Futebol (CAF), solicitando que Eto’o seja destituído de sua função como presidente da Federação de Futebol de Camarões.
Samuel Eto'o é o maior vencedor do prêmio Jogador Africano do Ano, com quatro vitórias, nos anos de 2003, 2004, 2005 e 2010. Ele tem passagens por clubes como Barcelona, Real Madrid, Inter de Milão e Chelsea. O ex-atacante ganhou o Campeonato Espanhol três vezes, a Liga dos Campeões duas vezes, a Copa Africana de Nações duas vezes, e foi Campeão Olímpico em 2000. Tendo participado de duas Copas do Mundo, o camaronês, que se aposentou dos gramados em 2019, foi eleito o terceiro melhor jogador do mundo em 2005.
(Foto: wallpapercave)