Olímpiadas: COB lança manual para atletas contra a manipulação de resultados
]Em meio às Olimpíadas de Paris, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) lançou, na última terça-feira (30), um manual destinado aos atletas brasileiros com informações e orientações para evitar a manipulação de resultados. De acordo com o COB, o documenta destaca o compromisso da entidade com a integridade e a ética no esporte olímpico.
Dentre os temas principais, o material desenvolvido pela Divisão de Prevenção à Manipulação de Competições do Comitê, aborda: identificação de práticas suspeitas de manipulação, canais de denúncia e estratégias de prevenção contra as infrações.
"(O manual) tem como objetivo educar atletas, treinadores e demais profissionais envolvidos nos Jogos Olímpicos sobre os riscos e consequências da manipulação esportiva", destacou o COB, em comunicado.
O especialista em integridade esportiva e responsável pela Divisão de Prevenção à Manipulação de Competições do COB, Paulo Schmitt contribuiu para a criação do guia, que traz exemplos práticos e orientações didáticas para que todos os membros da delegação brasileira possam atuar de forma preventiva e responsiva diante de qualquer tentativa de manipulação.
"O lançamento destas diretrizes é um passo fundamental na luta contra a corrupção no esporte. Queremos garantir que nossos atletas e toda a equipe estejam bem informados e preparados para manter a integridade das competições, preservando o espírito olímpico", comentou Paulo Wanderley, presidente do COB.
O manual será distribuído fisicamente para as confederações e atletas de seleções, assim como estará disponível para download no site oficial do COB, após os Jogos Olímpicos 2024.
Como apostar nas Olimpíadas 2024: dicas, prognósticos, passo a passo
(Foto: Comitê Olímpico Brasileiro/Reprodução)