Penalidade Máxima: Bragantino mantém jogador afastado; Santos escala entre titulares
A Sportingbet é uma casa de apostas pioneira na atuação no mercado brasileiro e atualmente é uma das mais tradicionais e fortes atuando no país
O Red Bull Bragantino decidiu afastar Kevin Lomónaco do elenco após o zagueiro argentino ser alvo da Operação Penalidade Máxima, do Ministério Público de Goiás, que investiga manipulação de resultados em seis jogos do Brasileirão da Série A de 2022. Por outro lado, o Santos reitera a confiança nos atletas, e mantém Eduardo Bauermann, um dos investigados, entre os titulares.
O Bragantino não confirmou oficialmente o afastamento do atleta, no entanto, Kevin não deve participar de treinos ou frequentar a sede do clube, enquanto houver investigações contra ele. O atleta não vem sendo relacionado para as partidas do Massa Bruta pelo Campeonato Brasileiro e nem pela Copa Sul-Americana. Internamente, o Bragantino já decidiu que o atleta não joga mais pelo clube.
O atleta foi afastado logo após ter sido alvo de busca pela polícia. Equipes do Batalhão de Choque da PM e do Gaeco estiveram no condomínio do jogador, em Bragança Paulista, onde fizeram uma revista na casa e também no carro do atleta. O jogador é investigado pelo cartão amarelo na partida entre América Mineiro e Bragantino, que terminou com vitória do time mineiro por 4 a 1.
Enquanto isso, o Santos afirmou não ter sido procurado por autoridades e disse, em nota, que “Reiteramos confiança total em nossos atletas, prezamos pela ética e pela moral do clube e não concordaremos com atitudes totalmente antidesportivas”. Sendo assim, o clube mantém o zagueiro Bauermann entre os titulares. O atleta, inclusive, fez um dos gols da vitória do Santos sobre o América Mineiro, por 3 a 2, pela 3ª rodada do Brasileirão, no último sábado (29).
No duelo contra os mineiros, Bauermann também chamou a atenção na partida por ter sido expulso no final do jogo. Vale lembrar que, de acordo com o MP-GO, um jogador do Santos foi assediado para receber cartão vermelho na partida contra o Botafogo, pela 37ª rodada do Brasileirão de 2022. Bauermann foi expulso após o final do jogo, ao reclamar com a arbitragem. Ele foi o único atleta a receber cartão vermelho na partida.
Vale destacar que o Santos possui outro jogo investigado na operação do MP-GO, já que no empate por 1 a 1 contra o Avaí, de acordo com a investigação, um jogador do Peixe foi assediado para receber cartão amarelo. Naquela ocasião, três jogadores do Santos foram amarelados. Rodrigo Fernandez e Luiz Felipe receberam cartão amarelo durante a partida. Além disso, Vinicius Zanocelo também recebeu um cartão amarelo, no banco de reservas, aos 49 minutos do segundo tempo do jogo.
Ainda, o Náutico rescindiu o contrato com Paulo Miranda, um dos atletas investigados, que prestou depoimento ao Ministério Público de Goiás.
A Operação Penalidade Máxima II identificou suspeitas de manipulação de resultados em seis jogos do Campeonato Brasileiro da Série A de 2022, além de cinco confrontos em quatro Campeonatos Estaduais de 2023. O MP-GO, em parceria com autoridades de outros estados, realizou uma operação onde cumpriu três mandados de prisão preventiva e 20 mandados de busca e apreensão. A ação aconteceu em seis estados e 16 cidades.
De acordo com o Ministério Público, o grupo criminoso cooptava jogadores com ofertas entre R$ 50 mil e R$ 100 mil, para que cometessem lances específicos nos jogos, como um número determinado de faltas, recebimento de cartão amarelo, garantir um total específico de escanteios para um dos lados, e até atuar para a derrota do próprio time.