Programa Global de Integridade da FIFA é lançado em parceria com a ONU
A Federação Internacional de Futebol (FIFA) anunciou o lançamento da segunda edição do Programa Global de Integridade da FIFA. O projeto, que foi desenvolvido em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), foi projetado para proteger o futebol contra os riscos da manipulação de jogos e corrupção no esporte.
A previsão da entidade é de que o programa será realizado entre março de 2025 a dezembro de 2027, com três níveis de especialização para as 211 associações membros da FIFA: padrão, intermediário e avançado. O programa tem o objetivo de gerar, documentar e divulgar estudos de caso, práticas recomendadas e lições aprendidas para aprimorar a luta global contra a manipulação de resultados no futebol.
O programa será ministrado por um grupo de personalidades na área, como especialistas em direito do futebol, representantes dos principais órgãos, dirigentes esportivos, professores acadêmicos renomados, árbitros do Tribunal Arbitral do Esporte, ex-jogadores de futebol profissional e profissionais de empresas especializadas na detecção de manipulação de jogos, além de funcionários da FIFA e do UNODC.
“Integridade, boa governança, ética e fair play são valores que estão no cerne do futebol e que a FIFA tanto preza. A manipulação de partidas - ou match-fixing - é um perigo claro e evidente para o nosso esporte e é algo que a FIFA, juntamente com as nossas 211 associações afiliadas, está trabalhando para erradicar", destacou o presidente da FIFA, Gianni Infantino.
O detalhamento do programa pode ser acessado neste link.