CPIFUTE deverá ser estendida por 60 dias e relatório final entregue em novembro
A Betsson é uma casa pertencente ao Swedish Betsson AB, um dos maiores grupos de jogos do mundo e que opera neste ramo há mais de 50 anos. Já patrocinou o Athletico-PR e foi patrocinador oficial da Copa América 2021.
O deputado federal Julio Arcoverde (PP-PI), presidente da CPIFUTE, que investiga a manipulação de resultados no futebol brasileiro envolvendo as apostas esportivas, apresentou, na última segunda-feira (7), um requerimento para a prorrogação do prazo de conclusão dos trabalhos da comissão. Dessa forma, o relatório final, antes previsto para 28 de setembro, deverá ser finalizado somente no final do ano, em novembro.
Arcoverde apontou a necessidade de mais 60 dias para análises da comissão, já que, segundo ele, "ainda existem diversas pessoas e entidades a serem ouvidas, diligências a serem realizadas, documentos a serem solicitados e analisados, com requerimentos já aprovados”. Ainda, de acordo com o deputado, “mostra-se necessária a ampliação do lapso temporal inicialmente instituído, a fim de que esta Comissão Parlamentar de Inquérito possa efetivar a sua missão constitucional”.
Vale lembrar que a CPIFUTE foi instalada em maio deste ano e, de acordo com calendário inicial, o prazo para conclusão do relatório e encaminhamento à Presidência da Câmara dos Deputados, seria até 28 de setembro. Agora, com mais 120 dias para a apresentação da conclusão, o trabalho da comissão deverá ser estendida até o final de novembro.
Ao apresentar o requerimento para extensão do trabalho da comissão, Arcoverde destacou que foram recebidos, até o momento, 246 requerimentos, de convites, convocações, quebras de sigilo e solicitação de informações alusivas a inquéritos e procedimentos policiais, pelos membros da CPI. O deputado ainda destacou que “a ampliação do prazo é conditio sine qua non para alcançar os objetivos desta CPI”.
Nesta terça-feira (8), às 14h30, os presidentes da Associação Nacional de Jogos e Loterias (ANJL), Wesley Cardia, e do Instituto Brasileiro de Jogo Responsável (IBJR), André Gelfi, deverão ser ouvidos pela comissão em audiência pública.
(Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados)