STJD cria Grupo de Trabalho contra a manipulação de resultados no futebol brasileiro
Na última quinta-feira (25), a Procuradoria-Geral de Justiça Desportiva instituiu um Grupo Especial de Trabalho para debater a manipulação de resultados no futebol brasileiro. O grupo visa a aprimorar e qualificar as denúncias oferecidas pela Procuradoria, além de propor sugestões para melhor governança das entidades esportivas.
O Grupo Especial de Trabalho ficará responsável por elaborar estudos, especialmente a partir do direito desportivo comparado, com levantamento das medidas adotadas para denúncias e enfrentamento de supostas manipulações em partidas de futebol, além de subsidiar a Procuradoria-Geral de Justiça Desportiva com informações qualificadas sobre as manipulações, bem como propor sugestões para aprimoramento da governança das entidades esportivas para prevenir as irregularidades.
O grupo contará com três integrantes da Procuradoria, três auditores do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) do Futebol e um especialista na temática, que terão o prazo de 120 dias para concluir as atividades com a apresentação de Relatório Final ao Procurador-geral. O Subprocurador-geral Gabriel Andrade conduzirá os trabalhos.
Além do grupo sobre manipulação de resultados no futebol brasileiro, o STJD também anunciou um Grupo Especial de Trabalho para discutir a violência no futebol brasileiro, que seguirá os mesmos moldes do primeiro.
(Foto: Daniela Lameira Pinho/STJD)