Vegano e "bet free": conheça o Laguna, clube onde não se pode comer carne nem fazer apostas
O Laguna, clube que disputa a segunda divisão do Campeonato Potiguar e é conhecido por ser o primeiro clube vegano do Brasil, anunciou que também é um clube "bet free". A primeira SAF (Sociedade Anônima do Futebol) do futebol potiguar, destacou, em uma rede social, que o clube não aceita patrocínio de casas de aposta e que os jogadores são proibidos, por contrato, de apostarem em qualquer esporte.
"A guerra que a gente acredita é travada dentro de campo, com competitividade, alegria e jogo limpo. Somos um clube BET FREE, ou seja, não aceitamos patrocínio de casas de aposta e nossos atletas são proibidos, por contrato, de apostarem em qualquer esporte', destacou o Clube Laguna SAF, no Instagram.
Vale ressaltar que o Laguna não proíbe seus atletas de comerem carne fora do Centro de Treinamento. No entanto, nas dependências do clube, a nutrição dos jogadores e todos os insumos para o seu funcionamento, são 100 % de origem vegetal, assim como os lanches vendidos no estádio quando o time é mandante.
O lema do Laguna "Alegria de Jogar Futebol", de acordo com o clube, é uma inspiração para "resgatar o futebol de vanguarda, bonito de se ver, cheio de dribles, torcida entusiasmada. O mais puro e alegre futebol brasileiro".
Fundado em 2022 pelo ex-jogador de futebol Gustavo Nabinger, e outros dois sócios, o clube se espelha nos exemplos do Cuiabá e da Chapecoense para atingir o seu objetivo de longo prazo: chegar à Série A do Campeonato Brasileiro em 10 anos. Disputando a Série B do Potiguar pela segunda vez, o acesso em 2022 bateu na trave: o time não subiu para a Série a do estadual pelo saldo de gols. Neste ano, o Laguna ocupa a vice-liderança na competição, com nove pontos em quatro jogos.
"Acreditamos que a diferença é feita com atitudes, colocando a mão na massa, abrindo mão de privilégios e benefícios pessoais pelo seu ideal e pelo bem comum", completou o clube, em postagem.
Ainda, vale destacar que o Laguna, sediado em Tibau do Sul, cidade do Rio Grande do Norte com menos de 15 mil habitantes internacionalmente conhecido por abrigar a Praia de Pipa, é a segunda equipe do mundo considerada vegana, atrás apenas do Forest Green Rovers. Segundo o clube, eles são "uma startup de impacto socioambiental através do entretenimento.", que "acreditam na paixão de viver um propósito" e que querem levar a "alegria e esperança para todo o planeta".
(Foto: Clube Laguna SAF/Reprodução)