Palpite: Carolina Panthers -2,5 @1.86
Carolina Panthers -2,5
Odds Atual: 1.86
Odds do Palpite: 1.86
Palpite: Pittsburgh Steelers x Carolina Panthers - NFL - 18/12
Com campanhas idênticas, Pittsburgh Steelers e Carolina Panthers se enfrentam no Bank of America Stadium em um dos jogos da tarde do domingo.
Local do evento: Charlotte - North Carolina
As equipes se enfrentaram pela última vez na temporada 2018/19 e os Steelers em casa, aplicaram um blown out sobre os Panthers, vencendo por 52x21 como favoritos por 3,5 pontos no handicap. O total, definido em 51 naquela partida, terminou em over.
No Bank of America Stadium, a temperatura será de 7°C, com umidade do ar em 39%. Céu ensolarado e sem previsão de chuva durante a partida.
Com Mitch Trubisky assumindo como quarterback após a concussão de Kenny Pickett, os Steelers (5-8 W/L) tiveram dificuldade para mover a bola no ataque e acabaram derrotados em casa pelos rivais Baltimore Ravens por 16x14 na semana 14. A equipe é a última colocada na AFC North, com quatro vitórias a menos do que os líderes Baltimore Ravens. Após esse jogo, o time retorna a Pittsburgh, recebendo os Las Vegas Raiders na véspera de Natal em um dos jogos da semana 16. Os Steelers tiveram a 2° tabela mais difícil da temporada até o momento.
Kenny Pickett realizou apenas um passe antes de sofrer uma concussão na derrota contra os Ravens na semana 14, com Mitch Trubisky assumindo como quarterback no restante do jogo e lançando 3 interceptações. Exceto pelas interceptações, Trubisky esteve bem na partida, completando 73,3% de seus passes para uma média de 9,2yds por tentativa. Pickett é questionável para esse jogo e se não puder atuar, Trubisky assumirá o posto novamente. Os dois quarterbacks de Pittsburgh produziram números semelhantes nessa temporada, combinando para um rating de 76.9, completando 64,5% dos passes, com média baixa de 6,3yds por tentativa. Formada por: Dan Moore Jr., Kevin Dotson, Mason Cole, James Daniels e Chukwuma Okorafor, a linha ofensiva tem feito um trabalho sólido na proteção aos quarterbacks da equipe, que foram pressionados em menos de 20% dos dropbacks nessa temporada, apesar de terem sofrido sacks em 7%. O right tackle Chukwuma Okorafor, permitiu apenas 2 sacks nessa temporada, enquanto o right guard James Daniels, ainda não permitiu sacks em 826 snaps. Diontae Johnson tem sido o wide receiver principal da equipe nessa temporada e agarrou 6 passes para 82 jardas na derrota contra os Ravens, mas na temporada, Johnson agarrou apenas 59,2% dos passes lançados em sua direção, já cometeu 5 drops e ainda não anotou touchdowns. O tigh end Pat Freiermuth, ainda tem sido um alvo efetivo e soma 53 recepções para 630 jardas, enquanto o novato George Pickens, escolha de 2° rodada no último draft, tem sido uma arma para passes em profundidade, com média de 14,8yds por recepção e com 13 recepções que resultaram em ganhos acima de 20 jardas. Steven Sims e Gunner Olszewski são algumas das outras opções de alvos no jogo aéreo dos Steelers, assim como os running backs Najee Harris e Jaylen Warren.
Pouco efetivo no início da temporada, o jogo terrestre dos Steelers vinha melhorando nas últimas semanas, mas contra os Ravens na semana 14, a equipe somou apenas 65 jardas em 20 tentativas de corrida, com Najee Harris anotando um touchdown. Harris vem com média de apenas 3,8yds por carregada, mas teve média superior a 4,4yds por carregada em três das últimas cinco partidas. Kenny Pickett, que saiu da última partida com uma concussão, também vinha contribuindo com o jogo terrestre em jogadas de scramble, enquanto Jaylen Warren e Benny Snell Jr., funcionam como running backs de apoio, mas lidam com uma baixa carga de trabalho. O fulllback Derek Watt, tem sido pouco utilizado nessa temporada, com o coordenador ofensivo Matt Canada, optando por utilizar os tigh ends Zach Gentry e Connor Heyward como apoio a linha ofensiva nos bloqueios.
O pass-rush não tem funcionado bem, mesmo com o retorno de T.J. Watt, que conseguiu um sack na última partida, enquanto Alex Highsmith lidera o time com 10,0 sacks na temporada, mas a defesa tem sido acima da média na contenção ao jogo aéreo e vinha bem contra o jogo terrestre até permitir 215 jardas em 42 tentativas de corrida dos Ravens na última partida. A defesa não tem conseguido muitas infiltrações pela linha ofensiva dos adversários, com apenas 42 tackles que produziram perda de jardas nos oponentes, 2° pior marca da liga, mas tem limitado os adversários a uma média de 4,2yds por tentativa de corrida na temporada, com Larry Ogunjobi e Cameron Heyward sendo efetivos contra o jogo terrestre na linha defensiva, enquanto o linebacker Myles Jack e o safety Minkah Fitzpatrick, também são bastante combativos contra a corrida. Tyson Alualu como nose tackle, porém, soma apenas 11 tackles na temporada e tem sido um dos pontos fracos do front-seven. Os linebackers Myles Jack e Devin Bush Jr., são vulneráveis na cobertura em passes pelo meio, mas a secundária, formada pelos cornerbacks: Levi Wallace, Cameron Sutton e James Pierre e pelos safetys Minkah Fitzpatrick e Terrell Edmunds, tem funcionado bem nessa temporada e os quarterbacks adversários estão completando apenas 61,3% dos passes contra Pittsburgh. Cameron Sutton já desviou 11 passes e permitiu recepções em apenas 50% das vezes em que foi desafiado na cobertura, enquanto Fitzpatrick segue forçando turnovers com frequência e lidera o time com 4 interceptações na temporada.
Steven Sims tem produzido bem nos retornos de kickoffs, com média de 25,9yds por tentativa, mas tem sido menos efetivo nos retornos de punt, com média de apenas 5,1yds. Comandado pelo coordenador Danny Smith, o special team dos Steelers já bloqueou 3 chutes nessa temporada e tem feito um bom trabalho na cobertura dos punts, permitindo média de apenas 5,6yds por tentativa de retorno dos adversários. Nos kickoffs, porém, a cobertura não tem funcionado bem, com a equipe permitindo média de 24,7yds por tentativa de retorno dos oponentes. O kicker Chris Boswell, teve um chute bloqueado na derrota contra os Ravens e errou algumas tentativas curtas nessa temporada, indo 5/6 em chutes para mais de 50 jardas, mas apenas 6/11 no restante. O punter Pressley Harvin III, também não tem feito um bom trabalho em sua função, com precisão mediana e baixo alcance nos chutes, que estão viajando apenas 44yds em média.
Com Sam Darnold como quarterback, os Panthers (5-8 W/L) venceram seus dois últimos jogos e em uma fraca NFC South, estão na luta por uma vaga nos playoffs, mesmo com campanha negativa. A equipe é a 2° colocada na NFC North, com uma vitória a menos do que os líderes Tampa Bay Buccaneers. Após esse jogo, o time permanece em Charlotte, recebendo os Detroit Lions em um dos jogos da semana 16. Os Panthers tiveram a 5 tabela mais fácil da temporada até o momento.
Os Panthers venceram as duas partidas com Sam Darnold como quarterback titular, mas ele não tem sido mais do que um game manager, realizando poucas tentativas de passe, enquanto a equipe estabelece o jogo terrestre. Darnold ainda não lançou intercepções e por isso, sustenta um rating de 93.6, mas o quarterback completou apenas 58,1% de suas tentativas de passe, com média baixa de 6,6yds por tentativa. A linha ofensiva, que já havia feito um bom trabalho na proteção para os outros três quarterbacks que os Panthers colocaram em campo esse ano, permitiu pressões em apenas 14,6% dos dropbacks desde que Darnold se tornou o titular, com o quarterback tendo sofrido 2 sacks na última partida. Novato, o left tackle kem Ekwonu, 6° escolha geral do último draft, tem se saído bem em sua temporada de calouro, enquanto Taylor Moton, tem sido um dos melhores right tackles da liga nessa temporada, com Austin Corbett e Bradley Bozeman também fazendo um bom trabalho pelo interior da OL. O grupo de recebedores, tem possíveis desfalques para essa partida, com DJ Moore e Laviska Shenault Jr. listados como questionáveis, ambos, porém, treinaram durante a semana. Moore é o wide receiver #1 dos Panthers, mas não agarrou nenhum dos três passes lançados em sua direção na vitória contra os Seahawks na semana 14, enquanto Shenault Jr., teve o melhor desempenho do grupo naquele jogo, com 4 recepções para 31 jardas. Os wide receivers Terrace Marshall Jr. e Shi Smith, também são opções no jogo aéreo, assim como o tigh end Ian Thomas e o running back Raheem Blackshear.
O jogo terrestre tem sido o foco do ataque comandado pelo coordenador ofensivo Ben McAdoo. Os Panthers tiveram 46 tentativas de corrida na vitória contra os Seahawks na semana 14 e conquistaram 223 jardas. Na temporada, a equipe mantém médias de: 124,9 jardas terrestres por jogo, com 4,5yds por tentativa de corrida. D'Onta Foreman e Chuba Hubbard estão dividindo as carregadas e Raheem Blackshear ganhou algumas oportunidades nas últimas partidas, anotando um touchdown contra Seattle. A linha ofensiva tem se saído bem na abertura de espaços para o jogo terrestre e McAdoo tem reforçado a unidade com um tackle extra em alguns snaps, utilizando Cameron Erving na função. Os tigh ends Giovanni Ricci, Stephen Sullivan e Tommy Tremble, também auxiliam a linha nos bloqueios para o jogo terrestre.
A defesa ainda tem apresentado falhas na contenção ao jogo terrestre, permitindo 4,5yds em média por tentativa de corrida dos adversários, mas apesar da falta de um pass-rush consistente, os Panthers estão se saindo bem contra o passe, limitando os adversários a uma média de apenas 6,6yds por tentativa de passe, com quarterbacks conseguindo rating médio de 88.4 contra a defesa de Carolina. Brian Burns tem sido o único edge rusher consistente da equipe, somando 10,5 sacks, enquanto o linebacker Frankie Luvu, tem atacado bastante a linha de scrimmage, com 5 sacks e 12 tackles que geraram perda de jardas nos adversários. Shaq Thompson, o outro linebacker da equipe, tem 7 tackles que geraram perda de jardas nos oponentes. Derrick Brown é outro que tem se destacado no front-seven, sendo uma presença dominante na linha de defensiva, somando 51 tackles na temporada. Na secundária, C.J. Henderson é um cornerback abaixo da média e o safety Myles Hartsfield, tem se saído muito mal na cobertura, já tendo permitido 4 touchdowns, mas Jaycee Horn vem tendo um grande ano e conseguiu uma interceptação na última partida contra os Seahawks, com quarterbacks possuindo rating de apenas 52.9 quando alvejam recebedores marcados por Horn, enquanto o polivalente Jeremy Chinn, também tem se saído bem na cobertura.
Comandado pelo coordenador Chris Tabor, o special team dos Panthers, tem sido um dos mais eficientes dessa temporada. A equipe não tem permitido muitos retornos explosivos para os adversários, enquanto Raheem Blackshear, vem com médias de: 27,2yds nos retornos de kickoffs e 8,8yds nos retornos de punt. O kicker Eddy Pineiro, converteu 25 de 27 tentativas de field goal, acertando seu único chute para mais de 50 jardas. O punter Johnny Hekker, que foi bastante utilizado em jogadas de fake punt pelos Rams nos últimos anos, continua entre os melhores em sua função, com seus chutes viajando 48,9yds em média, enquanto Hekker soma 29 punts que colocaram o adversário na linha de 20 jardas ou menos de seu próprio campo, com apenas 4 touchbacks.
Lesões
Pittsburgh Steelers
Calvin Austin (WR, Inativo), Kendrick Green (C, Inativo), Josh Jackson (CB, Inativo), William Jackson (CB, Inativo), Karl Joseph (S, Inativo), Jeremy McNichols (RB, Inativo), Anthony Miller (WR, Inativo), Kenny Pickett (QB, Questionável), Carlins Platel (CB, Inativo), Malik Reed (LB, Inativo), Mark Robinson (LB, Inativo), Mason Rudolph (QB, Inativo), Ahkello Witherspoon (CB, Inativo) e Chris Wormley (DE, Questionável).
Carolina Panthers
Matt Corral (QB, Inativo), Pat Elflein (C, Inativo), Zane Gonzalez (K, Inativo), Donte Jackson (CB, Inativo), DJ Moore (WR, Questionável), Andre Roberts (WR, Inativo), Laviska Shenault (WR, Questionável), Brandon Smith (LB, Out), Stantley Thomas-Oliver (CB, Inativo) e Xavier Woods (S, Questionável).
A Linha
Linha Projetada: Carolina Panthers -6
Total Projetado: 35
Registros: Steelers 6-6-1 ATS e 5-8 O/U, Panthers 7-6 ATS e 5-8 O/U.
A linha foi aberta em Panthers -2,5 e subiu para -3 em alguns sportbooks. 52% das apostas até o momento, vieram no handicap dos Steelers.
O total foi aberto em 38,5 e caiu para 37,5. 73% das apostas até o momento, vieram no under.
Onde está o valor?
Esse é um dos jogos mais difíceis da rodada, já que os times se parecem bastante em seus defeitos e qualidades. A defesa dos Steelers me parece melhor do que a dos Panthers, sendo mais eficiente na contenção ao jogo terrestre, enquanto o rating permitido no jogo aéreo foi semelhante ao de Carolina, mas em grande parte, impulsionado pelo número de touchdowns sofridos, já que os Steelers permitiram uma porcentagem de conclusão de passes para os quarterbacks, menor do que a permitida pelos Panthers.
No ataque, porém, a vantagem vai para Carolina, que é mais eficiente no jogo terrestre e que estabilizou o jogo aéreo com Sam Darnold, ainda que não seja esperado que Darnold mantenha um rating tão alto quanto o atual. Kenny Pickett treinou durante a semana, mas é raro que quarterbacks sejam liberados no jogo seguinte após uma concussão, no que o status dele para essa partida é incerto.
Uma vantagem oculta a favor dos Panthers, vem nos special teams, onde Carolina é muito mais eficiente, o que em parte, gerou minha projeção, que aponta os Panthers favoritos por 6 como uma linha justa.
O ponto situacional não é tão desejável para os Panthers, que cruzaram o país após uma vitória em Seattle, mas vou respeitar minha projeção de linha nessa partida e ficar com os Panthers pelo valor percebido entre a minha projeção e a linha atual dos sportbooks.