Palpite: Kansas City Chiefs -6,5 @2.16
Kansas City Chiefs -6,5
Odds Atual: 2.16
Odds do Palpite: 2.16
Palpite: Sunday Night Football - Kansas City Chiefs x Los Angeles Chargers - NFL - 20/11
Rivais na AFC West, Kansas City Chiefs e Los Angeles Chargers se enfrentam no SoFi Stadium pelo Sunday Night Football da semana 11. A partida terá tranmissão ao vivo para o Brasil pela ESPN2.
Local do evento: Inglewood – Califórnia
Rivais de divisão, as equipes se enfrentaram em um Thursday Night Football na semana 02 e os Chiefs venceram em casa por 27x24 como favoritos por 4 pontos no handicap. O total, definido em 52,5 naquela partida, terminou em under.
O SoFi Stadium possui um teto retrátil, que normalmente permanece fechado, portanto, condições climáticas externas não afetarão diretamente a partida.
Após uma vitória no overtime em um Sunday Night Football contra os Titans, os Chiefs (7-2 W/L) em casa, superaram facilmente os Jacksonville Jaguars na semana 10, vencendo por 27x17 e conquistando sua 3° vitória consecutiva. A equipe agora, possui a melhor campanha da AFC, liderando a AFC West com duas vitórias a mais do que os Los Angeles Chargers, atuais 2° colocados e adversários desse jogo. Após essa partida, a equipe retorna a Kansas City, recebendo os Los Angeles Rams em um dos jogos da semana 12.
Mesmo tendo perdido seu principal wide receiver na última offseason, com a saída de Tyreek Hill para os Miami Dolphins, Patrick Mahomes tem se mantido entre os melhores quarterbacks da liga por mais um ano. Passando a trabalhar mais com passes curtos, Mahomes tem completado 66,9% de seus passes para uma média de 8,0yds por tentativa, com 25 touchdowns, 7 interceptações e rating de 106.1 na temporada. Móvel e com boa presença no pocket, o quarterback sofreu sacks em apenas 4,2% dos dropbacks, mas tem sido pressionado em 20,8% dos snaps de passe. Andrew Wylie como right tackle, vem tendo dificuldade na proteção e já permitiu 6 sacks, 2° maior marca de um jogador de sua posição nessa temporada, mas Orlando Brown Jr. é um left tackle acima da média, Trey Smith e Joe Thuney são ótimos guards e o segundanista Creed Humphrey, tem se consolidado como um dos melhores centers da liga. O tigh end Travis Kelce, tem sido o alvo principal no jogo aéreo dos Chiefs, produzindo rating de 128.1 quando alvejado. Marquez Valdes-Scantling e JuJu Smith-Schuster estão tendo um bom ano, mas são ambos questionáveis para esssa partida, enquanto o recém chegado Kadarius Toney, teve uma boa exibição na vitória contra os Jaguars na semana 10, realizando 4 recepções e anotando um touchdown na partida. O tigh end Noah Gray e os running backs Jerick McKinnon e Clyde Edwards-Helaire, são algumas das outras opções de alvos para Mahomes no jogo aéreo, com Helaire já tendo anotado 3 touchdowns em recepções.
Além de um jogo aéreo de elite comandado por Mahomes, o jogo terrestre tem sido bastante efetivo nessa temporada, com a equipe fazendo pouco usa das corridas, mas mantendo média de 4,6yds por tentativa. Na vitória contra os Jaguards, foram 155 jardas terrestres conquistadas pelos Chiefs, que tiveram média de 5,7yds por tentativa. Clyde Edwards-Helaire, principal running back da equipe, deixou a partida cedo, atuando em apenas 4 snaps, mas o novato Isiah Pacheco, teve um forte desempenho e o head coach Andy Reid, também envolveu o wide receiver Kadarius Toney no jogo terrestre, com Toney tendo ganho 32 jardas em uma corrida. Helaire tem produzido mais jardas após sofrer o primeiro contato, enquanto Pacheco tem encontrado espaços pela linha ofensiva com mais facilidade, produzindo a maior parte de suas jardas antes de sofrer contato. O fullback Michael Burton, não tem sido tão utilizado nessa temporada, mas funciona como bloqueador extra em alguns snaps, função que tem exercido bem.
Enquanto o ataque ainda tem entregue produção de elite, a defesa tem sido um grande problema nessa temporada e apesar de ter limitado os Jaguars a 17 pontos no último jogo, não esteve bem na partida. Com o coordenador defensivo Steve Spagnuolo, utilizando blitz em 29,3% dos dropbacks, o pass-rush ainda tem funcionado e os Chiefs conseguiram 5 sacks sobre o quarterback Trevor Lawrence no último jogo. Apesar das constantes chamadas de blitz, a maior parte das pressões estão sendo geradas pela linha defensiva, com: Chris Jones, Frank Clark, Carlos Dunlap e George Karlaftis III, enquanto o cornerback L'Jarius Sneed, tem aparecido como elemento surpresa e soma 3,5 sacks na temporada. O front-seven tem sido mediano na contenção ao jogo terrestre, limitando os adversários a uma média de 4,5yds por tentativa de corrida, com o linebacker Nick Bolton sendo o grande destaque contra a corrida, mas com Derrick Nnadi e Chris Jones sendo vulneráveis contra o jogo terrestre pelo interior da linha defensiva. A secundária tem sido o grande ponto fraco da defesa, com os safetys Justin Reid e Juan Thornhill falhando na cobertura, enquanto L'Jarius Sneed, que é questionável para essa partida, tem concedido rating de 109.2 para os quarterbacks adversários quando explorado na cobertura. Além da fraca secundária, o time tem sofrido com passes intermediários na direção do linebacker Willie Gay Jr., que não tem feito um bom trabalho na cobertura. Na temporada, a equipe tem permitido rating médio de 101.6 para os quarterbacks adversários, marca superior apenas a dos Las Vegas Raiders, que estão permitindo rating de 107.0.
Dave Toub é um dos melhores coordenadores de special team da liga, mas os Chiefs não estão tendo muito sucesso nos retornos nessa temporada. A equipe já utilizou sete retornadores diferentes, com o recém chegado Kadarius Toney assumindo tendo assumido os retornos de punt no último jogo, mas o time vem com médias dea apenas: 19,6yds nos retornos de kickoffs e 8yds nos retornos de punt. A cobertura tem funcionado bem nos retornos de punt, com a equipe permitindo apenas 6,5yds em média por retorno dos adversários, mas o time já permitiu alguns retornos de kickoffs longos, cedendo média de 23,5yds por tentativa dos oponentes. O kicker Harrison Butker, perdeu algumas partidas por lesão nessa temporada e converteu 5 de suas 8 tentativas de field goal, indo 2/3 em chutes para mais de 50 jardas. O punter Tommy Townsend, possui longo alcance em seus chutes, que estão viajando 51,1yds em média, mas a precisão ainda tem sido um problema, com Townsend mantendo relação IN20/TB de 78,5%.
Após uma vitória fora de casa contra os Falcons na semana 09, os Chargers (5-4 W/L) foram até Santa Clara para enfrentar os 49ers, mas com um desempenho ruim do ataque, acabaram derrotados por 22x16 no Sunday Night Football da semana 10. A equipe é a 2° colocada na AFC West, com daus vitórias a menos do que os líderes e adversários desse jogo, os Kansas City Chiefs. Após essa partida, o time viaja para o Arizona, onde enfrentará os Cardinals em um dos jogos da semana 12.
Após um bom início de temporada, o quarterback Justin Herbert, caiu de produção e não obteve rating acima de 90.0 em nenhum de seus últimos quatro jogos. Herbert tem trabalhado muito em passes curtos, completando 65,8% de seus passes, mas para uma média baixa de apenas 6,3yds por tentativa, com 14 passes para touchdown e 6 interceptações na temporada, mantendo rating de 89.0, marca próxima a média da liga. A linha ofensiva segue desfalcada do left tackle Rashawn Slater, mas tem se saído bem na proteção ao quarterback, que sofreu sacks em apenas 3,2% dos dropbacks, 2° menor marca da liga. Substituindo Slater, o novato Jamaree Salyer, escolha de 6° rodada no último draft, ainda não permitiu sacks, tendo atuado em 432 snaps, enquanto Corey Linsley, segue bastante sólido como center e Matt Feiler também faz um bom trabalho na proteção. Parte das más atuações de Herbert nos últimos jogos, vieram por conta dos desfalques no corpo de recebedores, com Mike Williams e Keenan Allen, os dois principais wide receivers da equipe, fora das últimas partidas. Ambos são questionáveis para esse confronto. Com as ausências de Williams e Allen, Joshua Palmer e DeAndre Carter se transformaram nos principais wide receivers da equipe, enquanto o quarterback também distribuiu passes na direção do tigh end Gerald Everett e do running back Austin Ekeler, que lidera o time com 67 recepções e 4 touchdowns na temporada. Palmer e Everett não estiveram bem, com Palmer já tendo cometido 5 drops, enquanto Everett agarrou apenas 61,8% dos passes lançados em sua direção, mas DeAndre Carter, que anotou um touchdown na última partida contra os 49ers, tem mostrado boa conexão com o quarterback, tendo agarrado 73,6% dos passes lançados em sua direção e com 7 recepções que geraram ganhos de mais de 20 jardas.
Austin Ekeler, principal running back do time, mantém média de 4,3yds por carregada na temporada, mas impulsionada por uma exibição de 173 jardas em 16 tentativas de corrida na semana 05 contra os Cleveland Browns. A linha ofensiva tem aberto espaços para a corrida, mas Ekeler tem sido pouco efetivo na maior parte do tempo, com média de apenas 1,5yds após sofrer o primeiro contato. Isaiah Spiller e Sony Michel, utilizados como running backs de apoio, também estão produzindo pouco e a equipe vem com médias de apenas: 84,9 jardas terrestres por partida e 3,7yds por tentativa de corrida. O coordenador ofensivo Joe Lombardi, tem utilizado os tigh ends Richard Rodgers e Tre' McKitty e o fullback Zander Horvath como bloqueadores extra, mas os três não tiveram bons desempenhos na função até aqui.
Os Chargers trouxeram nomes de impacto para a defesa na última offseason, como: Sebastian Joseph-Day, Khalil Mack e o agora lesionado J.C. Jackson, mas o setor, comandado pelo coordenador defensivo Renaldo Hill, tem sido uma grande decepção e a equipe vem com a 4° maior de pontos permitidos por partida, 25,3. O problema crônico na contenção ao jogo terrestre, não foi corrigido, mesmo com a adição de Joseph-Day, que ainda tem sido uma forte presença pelo interior da linha defensiva, com 7 tackles que geraram perda de jardas nos adversários nessa teporada. O time tem permitido média de 5,4yds por tentativa de corrida dos adversários, 2° pior marca da liga. Mack já tem 7,0 sacks, mas registrou apenas 10 pressões na temporada e não tem formado a tão aguardada dupla com Joey Bosa, que segue na lista de inativos por lesão. A defesa pressionou o quarterback Jimmy Garoppolo dos 49ers em apenas 10% dos dropbacks no último Sunday Night Football e o pass-rush tem sido quase inexistente, com o time fazendo muito uso de blitz, mas somando apenas 20 sacks no ano. Na secundária, Asante Samuel Jr., Derwin James e Bryce Callahan, formam um bom grupo de defensive backs, com destaque para Samuel Jr., que permitiu recepções em apenas 54,7% dos passes lançados em sua direção esse ano. O cornerback Michael Davis e o safety Nasir Adderley, porém, são pontos fracos na cobertura e a secundária tem ficado desprotegida com Hill chamando blitz que não estão se transformando em pressões.
O special team tem feito um excelente trabalho na cobertura dos chutes, especialmente dos punts, limitando os adversários a uma média de apenas 3yds por tentativa de retorno. DeAndre Carter ainda tem sido produtivo nos retornos de punt, com média de 10,6yds por tentativa, mas não vem tendo o mesmo sucesso nos retornos de kickoffs, com média de apenas 18,7yds. Lesionado, o kicker Dustin Hopkins desfalcou a equipe contra os 49ers na semana 10 e tem participação improvável nesse jogo. Cameron Dicker, que tem substituído Hopkins, converteu todas as suas 5 tentativas de field goal, a mais longa em um chute para 47 jardas. O punter JK Scott, tem alcance abaixo da média, com seus chutes viajando apenas 43,5yds, mas Scott tem mostrado grande precisão, com 14 chutes que colocaram o adversário na linha de 20 jardas ou menos de seu próprio campo e apenas 1 touchback.
Lesões
Kansas City Chiefs
Blake Bell (TE, Inativo), Mecole Hardman (WR, Inativo), Chris Lammons (CB, Out), Lucas Niang (OT, Inativo), Justyn Ross (WR, Inativo), JuJu Smith-Schuster (WR, Out), Tershawn Wharton (DT, Inativo).
Los Angeles Chargers
Keenan Allen (WR, Questionável), Joey Bosa (LB, Inativo), Christian Covington (DT, Inativo), Jalen Guyton (WR, Inativo), Dustin Hopkins (K, Improvável), J.C. Jackson (CB, Inativo), Austin Johnson (DT, Inativo), Joshua Kelley (RB, Inativo), Damon Lloyd (LB, Inativo), Forrest Merrill (DT, Inativo), Otito Ogbonnia (DT, Inativo), Donald Parham (TE, Inativo), Rashawn Slater (OT, Inativo), Stone Smartt (TE, Inativo), Andrew Trainer (OT, Inativo), Isaac Weaver (C, Inativo) e Mike Williams (WR, Questionável).
A Linha
Linha Projetada: Pick'Em
Total Projetado: 53
Registros: Chiefs 4-5 ATS e 4-5 O/U, Chargers 6-3 ATS e 4-5 O/U.
A linha foi aberta em Chiefs -6,5 e caiu durante a semana, chegando a -4,5 em alguns sportbooks. 53% das apostas até o momento, vieram no handicap dos Chargers.
O total foi aberto em 49,5 e subiu, chegando a 52 em alguns sportbooks. 68% das apostas até o momento, vieram no over.
Onde está o valor?
Apoiei os Chargers em +4 fora de casa contra os Chiefs no Thursday Night Football da semana 02 em uma aposta ganha, mas além da amostragem reduzida, minha percepção sobre as equipes naquele momento, era diferente do que é hoje.
Os Chargers estão acumulando desfalques no ataque e Justin Herbert não tem sido capaz de lidar com o talento reduzido ao seu redor, vindo de uma sequência de más exibições, além de não contar com bom suporte do jogo terrestre, ao contrário de Patrick Mahomes nos Chiefs, que além de ter adaptado seu jogo ao seu novo elenco de apoio, tem enfrentado descidas curtas com mais frequência devido a eficiência do jogo terrestre. As duas defesas são fracas e minha projeção só aponta um pick'em como linha justa, por conta da defesa de Kansas ter permitido o 2° maior rating médio da liga para os quarterbacks adversários até o momento, mas enquanto os Chiefs de fato possuem problemas na secundária, eles ao menos são mais consistentes do que os Chargers no pass-rush e muito mais efetivos na contenção ao jogo terrestre.
Meu modelo de projeção é efetivo de modo geral, mas não é perfeito. Nesse matchup especifico, creio que minha projeção não tenha quantificado bem a força das equipes, com os Chiefs no momento, sendo superiores, tanto no ataque, quanto na defesa, no que concordo com os oddmakers quanto ao favoritismo de Kansas fora de casa. Com a confirmação da ausência de JuJu Smith-Schuster e talvez com algum dinheiro apoiando os Chargers como underdogs em casa, a linha passou de -6,5 para -5 na maioria dos sportbooks, mas minha aposta pessoal feita no meio da semana, foi na linha de -6,5 e por isso, recomendarei os Chiefs em -6,5 em uma odd bastante atrativa nesse momento.
NFL - Season 2022/23
Recorde: 23-23-2 (50%), -2,14und
ODD Média: 1.91
ROI%: -4,5%
Handicaps: 22-19-2 (53%), +0,93und
Totais: 1-3 (25%), -2,07und
ML: 0-1 (0%), -1,00und
Site: 23-18-2 (56%), +2,86und
Youtube:0-5 (0%), -5,00und