Palpite: Mais de 23 games na 1XBET
Palpite Stefanos Tsitsipas x Matteo Berrettini: United Cup - 07/01/2023
Jogo válido pela United Cup, competição entre países que abre a temporada do tênis, com alguns dos melhores jogadores do mundo, disputado no piso duro, na Austrália. A partida deve começar por volta das 03h da madrugada de sexta-feira para sábado, no horário de Brasília.
Stefanos Tsitsipas
O grego Stefanos Tsitsipas é o atual número 4 do mundo e um dos jogadores mais talentosos do circuito, muito agressivo, que saca muito bem e que tem uma ótima movimentação do fundo de quadra, disparando seu ótimo backhand de uma mão, angulando bem os golpes. Além disso, é um jogador muito veloz, o que o faz transitar bem entre a capacidade de se defender e depois buscar o ataque no mesmo ponto.
Tsitsipas vem de uma boa temporada em 2022, começando pela ótima campanha no Australian Open, parando apenas na semifinal. Depois, destaque para o título no saibro do Masters 1000 de Roma e para o vice-campeonato no Masters 1000 de Cincinnati, no piso duro.
O grego já jogou três partidas na United Cup e venceu todas. A primeira, contra Grigor Dimitrov. Depois, passou pelo belga David Goffin e em seguida bateu o croata Borna Coric.
Matteo Berrettini
O italiano Matteo Berrettini é o atual número 16 do ranking da ATP e um jogador com muita potência nos golpes, começando pelo ótimo saque, com o qual já conquista muitos aces ou prepara o ponto pra definir na segunda bola. O ponto mais vulnerável do seu jogo é o seu backhand, que costuma ser muito explorado pelos seus adversários, já que é seu golpe menos consistente.
A temporada 2022 não foi de tanto destaque para o italiano, apesar de ter começado com uma boa campanha no Australian Open, quando foi até a semifinal. Depois, teve um bom desempenho na grama, conquistando os títulos de Stuttgart e Queen's, mas não jogou em Wimbledon. Ficou um tempo lesionado e sua melhor campanha até o final da temporada foi no US Open, quando foi superado pelo norueguês Casper Ruud nas quartas de final
Na United Cup, Berrettini jogou três partidas e também venceu todas. Primeiro contra o brasileiro Thiago Monteiro. Depois, contra o norueguês Casper Ruud e em seguida passou pelo polonês Hubert Hurkacz.
Confrontos diretos
Tsitsipas e Berrettini já se enfrentaram seis vezes ao longo da carreira, com cinco vitórias do grego e uma do italiano. Curiosamente, três desses confrontos ocorreram em torneios amistosos. Apesar da vantagem de Tsitsipas, as partidas costumam ter muito equilíbrio e todas tiveram pelo menos uma parcial decidida no tiebreak.
Considerações finais e dica de aposta
É difícil esperar outra coisa que não seja mais um jogo muito equilibrado entre eles, com muita agressividade, muitos aces e poucas chances oferecidas nos games de serviço.
Berrettini vem em um ritmo forte, dominando os jogos até o momento, enquanto Tsitsipas oscilou um pouco mais, vencendo duas das três partidas que fez até o momento em três sets.
Apesar disso, quando dois jogadores desse nível se enfrentam, a tendência é elevarem o nível de jogo e isso não deve ser diferente neste confronto, que deve contar com o italiano fechando a porta nos games de saque, enquanto o grego vai fazer de tudo pra usar seus golpes mais angulados pra tirar Berrettini do conforto da linha de base, como gosta de jogar distribuindo pancadas do fundo de quadra.
A tendência é de mais um jogo com muitos winners, muita agressividade, aces e com os sacadores levando a melhor na maior parte dos games de serviço, deixando as parciais bem equilibradas, com boas chances de tiebreak e um número alto de games.