Aposta10 Logo
Pesquisar...
Pesquisar...
Pesquisar...
Pesquisar...
homeBlogAcademia Aposta10

Expressões mais usadas na NBA

Expressões mais usadas na NBA

Rodrigo Disconzi Rodrigo Disconzi
whatsapptelegram
Betfair logo
divider
9.2Nossa Avaliaçãoupper right icon

A Betfair é o site de apostas favorito dos traders e de muitos apostadores em todo mundo. Boa navegação, facilidade para depósitos e saques e boas odds são suas principais características.

whatsapptelegram

O aposta10 reuniu os termos mais utilizados pelos comentaristas do esporte para facilitar a compreensão da nomenclatura típica do basquete da NBA.

partida basquete


Air ball
: Arremesso que não toca o aro nem a tabela, que geralmente acontece no "estouro do relógio" (quando o tempo de 24 segundos de posse de bola para um ataque está acabando).

Alley-oop pass (Ponte Aérea): Um passe para um jogador que está correndo na direção da cesta. Este jogador então salta, segura a bola no ar e enterra ou deixa a bola na cesta antes dele descer ao chão outra vez.

Assist (Assistência): O último passe antes de uma cesta, geralmente envolvendo qualidade no passe e no posicionamento livre do arremessador.

Big Man: Jogador de grande porte físico que atua como ala-pivô ou pivô, chamadas de posições número 4 ou 5 na NBA.

Block:  Bloqueio de um arremesso, também chamado de TOCO no Brasil. Importante lance de defesa, que deve ocorrer antes que a bola comece a trajetória descendente.

Box out (posicionamento para rebote): Quando um jogador põe o seu corpo entre o rival e a tabela para obter uma melhor posição para fazer os rebotes.

Brick (Tijolada): Arremesso muito forte que bate na tabela ou no aro e rebate longe.

Charging (Falta de ataque): Uma falta aonde um jogador ofensivo bate contra um jogador de defesa que não está se movendo.

Corta Luz: Bloqueio feito com o corpo de um atacante em um defensor, para que um companheiro possa despistar-se de seu marcador.

Coast-to-Coast (Costa-à -Costa): Correr de um lado do campo ao outro batendo a bola em velocidade geralmente em um contrataque.

Cross-over: Drible desconcertante de um lado para outro que deixa o marcador trançando as pernas.

Dead-ball foul (falta com jogo parado): Uma falta cometida enquanto o relógio não está correndo e a bola não está em jogo.

Dois Dribles: Uma infração onde um jogador bate a bola, para de bater, e retorna a driblar novamente.

Double team: Uma tática defensiva agressiva onde dois jogadores marcam a um único rival.

Double Result: Em apostas significa apostar e acertar quem vence o primeiro tempo e quem vence o segundo tempo de forma exata. Por exemplo: aposta em resultado 1t e 2t em Chicago/Portland. Isso significa que Chicago precisa ganhar o primeiro tempo (1ro e 2ndo quartos) e Portalnd ganhar o segundo tempo (3ro e 4to quartos).

Downtown: Uma cesta feita de muito longe, geralmente além da linha de três pontos.

Draft: O processo de cada ano que as equipes da NBA selecionam jogadores das universidades e outros lugares.

Dribble (Drible): Bater a bola no chão.

Dunk (Enterrada): Uma jogada aonde o jogador faz a cesta com uma mão ou as duas mãos, passando a bola pelo aro com muita força e vigor físico.

Euro-step: bandeja um pouco diferente onde o jogador começa a bandeja com o “pé errado” (não natural de apoio) e inverte a direção no segundo passo.

Fadeaway:  Difícil arremesso em que o jogador salta afastando-se da cesta para aumentar o espaço entre ele e o marcador.

Fast break (Contra-Ataque rápido): Uma jogada onde uma equipe ganha a posse da bola e muda a direção do jogo no sentido contrário rapidamente, tentando obter um bom arremesso antes de que a defesa da outra equipe consiga se posicionar corretamente.

Field goal (Cesta de quadra): Uma cesta que pode valer dois ou três pontos, dependendo se foi feito desde dentro ou fora da linha de três pontos.

Flagrant foul (Falta intencional): Uma falta feita por querer ou com força excessiva cometida contra um rival.

Floater: É um tipo de arremesso em que a bola faz um balão alto para evitar bloqueios adversários. A jogada é geralmente utilizada por armadores e ala-armadores, que são geralmente mais baixos.

Foul trouble (Problemas com faltas): Quando um jogador está próximo do limite de faltas pessoais e que pode ser expulso do jogo, ou uma equipe que está próximo do limite de faltas permitido por quarto aonde mais tarde, cada falta é transformada em lance livre.

Free agent (Agente livre): Um jogador que não tem contrato com nenhuma equipe da NBA devido ao fato de que seu contrato expirou ou foi cancelado por sua equipe.

Free throw (Lance livre): Um arremesso sem marcação que vale um ponto. Um jogador que recebe uma falta enquanto está no ato do arremesso recebe dois lançamentos livres (ou 3 se for da linha dos 3 pontos).

Fundo-bola: cobrança de reposição pela defesa após uma cesta ser convertida pelo ataque.

palding bola oficiai nba


Game Lines
: Em apostas são as linhas de ML (Moneyline), ou seja, o preço das odds para cada time vencer o jogo.

Game Totals: Em apostas são as linhas e odds para os mercados de Over e Under. Por exemplo: Total de over 212 odd 1.93/ Total under 212 odd 2.03. Totais é a soma de pontos dos 2 times.

Game winner: Arremesso convertido nos segundos finais de uma partida que determina a vitória da equipe do jogador que o executa.

Garbage Time: Acontece quando uma partida mostra grande diferença de pontos no placar entra em seus minutos finais e os técnicos de ambos os times tiram de quadra seus principais jogadores. Com isso, além de o jogo se tornar extremamente desinteressante, seu nível técnico costuma cair muito, justificando o nome garbage.

Give-and-go: Uma jogada em onde um jogador passa a bola para um companheiro, depois vai em direção da tabela e recebe um passe de volta para fazer um arremesso ou enterrar.

Goaltending (Bloqueio ilegal): Uma jogada irregular onde um jogador interfere a bola enquanto a mesma está caindo em forma descendente dentro da cesta, ou quando lhe bloqueia contra a tabela ou toca enquanto a bola está num cilindro imaginário acima do aro; pode ser cometido por um atacante ou por um defensor.

Hoop: A cesta ou o aro.

Hot Hand: Jogador que em um dia bom acerta muitas cestas e os ompanheiros passam a bola para ele mais vezes.

Isolation: É uma estratégia ofensiva na qual um jogador se posiciona de um lado da quadra e todos os seus companheiros se afastam para que ele tenha espaço para jogar mano-a-mano contra o seu marcador.

Jump Ball (Sobe Dois): Quando um jogador de cada equipe agarra a bola ao mesmo tempo. O árbitro joga a bola ao ar entre esses dois jogadores, que tentam jogar a bola em direção de seus companheiros.

Jump shot: Arremesso executado enquanto o jogador pula o mais alto possível para evitar o bloqueio defensivo. Também tem a vantagem de nivelar a bola mais próximo à altura do aro.

Lane (Garrafão): A zona pintada da quadra (próximo a cesta) entre a linha de fundo e a linha de lance livre. Os jogadores de ataque não podem permanecer mais de 3 segundos parados nessa área.

Mid-range: Arremesso de média distância, fora do garrafão, mas ainda dentro do perímetro de 2 pontos.

Offseason: Período de recesso da NBA, entre o final de uma temporada (meados de junho) e o início da próxima (final de outubro).

Outlet pass (Passe de saída): Um passe feito por um jogador depois de haver tomado um rebote a um companheiro geralmente na metade do campo para começar um contra-ataque rápido.

Over the limit (Passando do limite): Acima do limite de faltas. Cada equipe pode cometer quatro faltas por quarto os quais não serão penalizados com lances livres (a menos que são cometidos contra jogadores durante o ato do arremesso); depois de quatro faltas, uma equipe passa do limite e as seguintes faltas serão lances livres.

Overtime (Prorrogação): Um período extra de cinco minutos que é jogado quando o jogo termina empatado depois dos quatro quartos.

Se o jogo continua empatado depois da prorrogação, outro período será jogado até que a partida tenha um vencedor.

houston toyota center stadium


Perímetro
: Região de fora da linha de 3 pontos.

Playoffs: Fase eliminatória do campeonato da NBA disputada após a temporada regular. Oito equipes de cada conferência se classificam para os Playoffs.

Pick-and-Roll: Uma jogada onde um jogador ofensivo faz um “corta-luz”, depois gira em direção a tabela e recebe um passe para fazer a cesta.

Point Spread: Termo para apostas, é diferença de pontos que um time dá de handicap para outro time inferior tecnicamente.

Press (Pressão ou Pressionar): Marcar em cima do adversário, muitas vezes desde a saída do fundo-bola, para tentar reverter um placar negativo. Tem o defeito de deixar muitos espaços atrás na defesa.

Pump fake (finta): Uma ameaça onde um jogador finge que vai arremessar, mas em realidade não o faz, esperando que seu marcador pule e perca a posição na quadra. Só então o atacante faz o arremesso em melhor condição.

Rejection: (Bloqueio, Toco): Um arremesso que é bloqueado.

Rim Protector: É o jogador, normalmente um pivô, especialista em bloquear arremessos executados próximos à cesta. Em uma tradução direta, "protetor do aro".

Road Trip: Sequência de partidas que um time realiza atuando fora de casa.

nba basketball


Salary Cap
: É a quantidade máxima de salário que uma equipe pode pagar durante uma temporada da NBA.

Shot clock : O relógio de 24 segundos usado para marcar o tempo das posses e ataque. Uma equipe deve tentar um lançamento que toca o aro antes do fim dos 24 segundos ou senão perde a posse da bola.

Sixth Man (Sexto Homem): Jogador que não é titular, mas que normalmente participa do jogo tanto quanto um titular.

Sky-hook (Gancho): Um lançamento onde a bola é arremessada quando a mão do jogador está em cima de um arco imaginário, geralmente feito de lado para a cesta com a finalidade de encobrir o marcador.

Starter: Jogador titular de uma equipe.

Steal (Bola roubada): Roubar a bola da equipe contrária, tanto enquanto driblam a bola ou interceptando um passe.

Step Back: Jogada em que o atleta dá um passo para trás antes de efetuar o arremesso no intuito de aumentar o espaço entre ele e seu marcador, dificultando a defesa.

Switch: Quando dois companheiros mudam suas tarefas defensivas durante uma jogada, trocando a marcação de um atacante pelo outro, geralmente após um corta-luz.

Technical foul (Falta técnica): Um castigo por uma infração de conduta, como uma linguagem abusiva ou uma briga. Cada falta técnica resulta num lançamento livre para a equipe rival. Duas faltas técnicas em um jogo resultam numa expulsão automática para o jogador que cometeu a infração.

Três segundos: Um jogador ofensivo não pode estar mais de três segundos seguidos na zona pintada (garrafão).

Tip-in (Tapinha): Empurrar a bola para que entre na cesta, geralmente após o arremesso de um companheiro de time.

Transição: A mudança do ataque para a defesa, ou vice-versa, quando a bola muda de equipe.

Traveling (Andar com a bola): Uma infração onde um jogador dá passos demais sem driblar a bola.

Triple-Double (Dobro Triplo): Quando um jogador acumula números duplos (10 ou mais) em três das seguintes categorias durante o mesmo jogo: pontos, rebotes, assistências, bolas roubadas e bloqueios. Também ocorrem double-double e raramente quadruple-double, pois 10 bloqueios em um jogo é muito difícil de acontecer, assim como 10 roubadas de bola.

Turnover (Bola desperdiçada): A perda da bola antes de arremessá-la, devido a um passe ruim ou má condução da bola, ou devido a uma falta ofensiva. Pode ocorrer por vários motivos: um passe errado interceptado, o descumprimento de alguma regra (ex: pisar na linha com a bola em mãos), voltar para a quadra de defesa com a bola depois de já ter ultrapassado a metade da quadra etc. Errar um arremesso não é considerado turnover.

Winning Margin: É a diferença de pontos obtida na vitória de um dos times.

Leia também as nossas dicas de basquete.

 

Top Casas de Apostas

logo

Betano

Star9.6
logo

Bet365

Star9.7
logo

Sportsbet.io

Star9.4
logo

Betnacional

Star9.3

Top Casas de Apostas

logo

Betano

Star9.6
logo

Bet365

Star9.7
logo

Sportsbet.io

Star9.4
logo

Betnacional

Star9.3