Colorado Rockies ML
12Odds Atual: 2.56
Odds do Palpite: 2.56
Palpite: Chicago Cubs (Jordan Wicks) x Colorado Rockies (Kyle Freeland) - MLB - 11/09
Na luta por uma das vagas do Wild Card na Liga Nacional, os Chicago Cubs visitam os Colorado Rockies no Coors Field na noite desta segunda-feira.
Local do evento: Denver - Colorado
As equipes se enfrentaram sete vezes na última temporada, com os Rockies vencendo quatro das sete partidas. Cinco dos sete confrontos, terminaram em under.
Devido a altitude da cidade de Denver, os Coors Field é o maior over park da liga, com total base de 10,5, que pode variar dependendo do matchup e/ou das condições climáticas. Rebatedores destros possuem uma pequena vantagem nesse campo. Hoje, os ventos sopram a 8mph em direção ao campo externo esquerdo, com temperatura de 17°C e umidade do ar em 60%. Céu parcialmente nublado e com chances de chuva estimadas em 17%.
Após serem derrotados nas três primeiras partidas da série, os Cubs (77-67 W/L) superaram os Diamondbacks por 5x2 na tarde de ontem, evitando a varrida na série em casa. A equipe é a 2° colocada na divisão East da Liga Nacional, 3,0 jogos atrás dos líderes Milwaukee Brewers. O time tem chances de classificação aos playoffs estimadas em 85,4%, ocupando a 2° colocação no Wild Card.
Jordan Wicks (LHP, 3-0 W/L e ERA 2.16) será o starter dos Cubs. Arremessador novato de 24 anos, Wicks foi uma escolha de 1° rodada no draft de 2021 e teve rápida ascensão pelas ligas menores. O arremessador, que vinha com ERA 3.82 em 7 partidas na Triple-A, foi promovido no final do mês de agosto, realizando três partidas pela equipe. Wicks não cedeu mais do que duas corridas em nenhum de seus três inícios, mas após uma estreia impressionante contra os Pittsburgh Pirates, o arremessador apresentou alguns problemas nas duas últimas partidas, conseguindo poucos strikeouts e lançando strikes em apenas 62% de seus arremessos, que, no entanto, não geraram muitos walks para os adversários. Wicks limitou o contato de qualidade até o momento, com apenas 21,6% do contato produzido contra ele, sendo classificado como contato forte, enquanto induziu rebatidas em angulos desfavoráveis aos rebatedores, gerando uma boa quantidade de infield flyballs. O arremessador trabalha com três tipos de bolas rápidas e também faz bastante uso do changeup, que foi seu arremesso mais efetivo nos três primeiros jogos, gerando swings no vazio em 17,6% das vezes.
Os Cubs, que vinham de boas performances ofensivas, foram limitados a apenas 9 corridas em quatro jogos na série anterior contra os Diamondbacks. Dansby Swanson, que não vinha em boa fase, teve o melhor desempenho do lineup na vitória de ontem sobre os Diamondbacks, rebatendo um home run, seu 20° do ano, e terminando a partida com 3 hits e 2 RBI. Cody Bellinger e Christopher Morel, também rebateram um home run cada na partida, mas enquanto Morel caiu bastante de produção no último mês, Bellinger ainda tem sido o principal contribuinte ofensivo dos Cubs, com 25 home runs, 20 roubos de base e linha de: 318/361/551 (AVG/OBP/SLG). Seiya Suzuki, que havia perdido espaço na formação da equipe, voltou a ser titular e produziu linha de: 395/435/791 (AVG/OBP/SLG) nos últimos 11 jogos, mas Jeimer Candelario, trocado dos Nationals para os Cubs no início de agosto, não esteve bem nas últimas partidas, enquanto Mike Tauchman, que tem sido o rebatedor de leadoff da equipe, mas que não é utilizado contra arremessadores canhotos, também caiu de produção. Bellinger, apesar de ser um rebatedor canhoto, teve forte desempenho contra LHP esse ano, mas Ian Happ, rebatedor ambidestro, é bem menos efetivo contra canhotos, enquanto a formação ganha o bastão de Patrick Wisdom, que tem 21 home runs na temporada, mas que tem sofrido strikeouts em 37,2% de suas passagens no bastão.
O bullpen, que tem sido uma unidade mediana nessa temporada, apesar da equipe possuir um recorde negativo em jogos decididos pelos relievers, teve forte desempenho na vitória de ontem contra os Diamondbacks, com: Jose Cuas, Mark Leiter Jr., Hayden Wesneski e Julian Merryweather, combinando para 3.1 IP, 2 K, 2 BB e 0 ER, com Merryweather, que substituiu o indisponível Adbert Alzolay na função de closer, obtendo seu 1° save do ano. Bastante utilizado pelo manager David Ross, Leiter Jr. cedeu corridas em três das últimas seis partidas em que foi acionado, mas mantém ERA 3.13 no ano. Daniel Palencia, que mantém ERA 3.60, foi responsável por uma das derrotas na série anterior contra os Diamondbacks, e tem sofrido com problemas de controle, enquanto Brad Boxberger, que perdeu parte da temporada por lesão, retornou é outra opção disponível para Ross no bullpen, junto com o novato Luke Little, recentemente promovido da Triple-A, onde se destacou esse ano, com média de 16.20 strikeouts a cada 9.0 IP, com ERA 1.54.
A defesa tem sido uma das melhores da liga nessa temporada, fornecendo grande ajuda aos arremessadores da equipe. Nick Madrigal, Dansby Swanson, Nico Hoerner e Jeimer Candelario/Cody Bellinger, formam um dos melhores infields defensivos da liga, com destaque para Swanson, que valeu 18 corridas salvas pela métrica de DRS até o momento na posição de shortstop. Contra arremessadores canhotos, porém, o manager David Ross, utliza o terceira base Patrick Wisdom, que tem sido um dos poucos pontos fracos defensivos do time, com 10 erros e -5 corridas salvas na temporada. No campo externo, Cody Bellinger assume o campo central em partidas contra canhotos no lugar de Mike Tauchman, enquanto Ian Happ, vencedor do prêmio Gold Glove no ano passado, permanece sólido no campo esquerdo, e Seiya Suzuki, além do bom momento no bastão, também apresentou evolução como defensor no campo direito. Durante grande parte da temporada, Ross utilizou um rodízio de três jogadores na posição de catcher, mas o brasileiro Yan Gomes, se consolidou como titular na posição, com o novato Miguel Amaya como backup. Gomes controla bem os corredores nas bases, tendo eliminado 26,3% dos que tentaram roubos contra ele nessa temporada, mas tem fornecido valor negativo no enquadramento de arremessos.
Mais promoções para você
Em uma série que teve fim no Sunday Night Baseball de ontem, os Rockies (51-91 W/L) foram varridos pelos rivais San Francisco Giants em três jogos. Matematicamente eliminados, os Rockies venceram apenas duas de suas últimas oito partidas, possuindo a pior campanha e também o pior diferencial de corridas da Liga Nacional, com a última colocação da divisão West, 36,0 jogos atrás dos líderes Los Angeles Dodgers. Os Rockies tiveram a 4° tabela mais difícil da temporada até o momento.
Kyle Freeland (LHP, 6-14 W/L e ERA 5.09) será o starter dos Rockies. Membro da rotação dos Rockies desde a temporada de 2017, Freeland vem com o 2° maior ERA em 7 anos de carreira. A já baixa média de 6.75 strikeouts a cada 9.0 IP na carreira, caiu para 5.58 nessa temporada, enquanto o arremessador tem induzido groundballs em menos de 40% das bolas colocadas em jogo contra ele, pela 1° vez na carreira. Freeland fez ajustes no repertório para essa temporada, abandonando um cutter, arremesso que utilozou em 22,6% das vezes no ano passado, adicionando um curveball, que tem utilizado em conjunto com: bola rápida, sinker, changeup e slider, mas a bola rápida tem sido o único arremesso com resultados acima da média. Freeland tem números melhores no Coors Field do que nas partidas fora de casa, e também possui uma divisão de desempenho contra rebatedores, limitando canhotos a uma linha de: 250/289/356 (AVG/OBP/SLG), enquanto destros estão rebatendo: 312/357/554 (AVG/OBP/SLG) e foram responsáveis por 25 dos 28 home runs permitidos pelo arremessador esse ano.
Os Rockies não estiveram tão mal no bastão em suas últimas partidas, produzindo média de 4,6 corridas por jogo, com linha de: 240/311/352 (AVG/OBP/SLG) nas últimas sete partidas, mesmo com seis dos sete jogos, sendo disputados longe do Coors Field. A equipe, porém, mantém média de apenas 4,4 corridas por jogo na temporada, e não costuma ter bons desempenhos em confrontos com arremessadores canhotos, com o lineup perdendo alguns pontos de alta produção nessa situação. Promovido recentemente da Triple-A, o novato Hunter Goodman, que impulsionou duas corridas na derrota de ontem contra os Giants, através de uma rebatida tripla, foi parcialmente responsável pelo bom desempenho do ataque na última semana, produzindo linha de: 286/326/500 (AVG/OBP/SLG) em suas primeiras 46 aparições no bastão na carreira. Ryan McMahon lidera o time com 22 home runs, enquanto Nolan Jones, se consolidou como titular e tem sido um dos destaques do lineup, com 15 home runs e linha de: 280/361/517 (AVG/OBP/SLG). McMahon e Jones, porém, são rebatedores canhotos e bem menos efetivos contra LHP, assim como o veterano Charlie Blackmon, que perdeu parte da temporada por lesão, mas ainda tem sido um rebatedor acima da média. Novato, Ezequiel Tovar tem 15 home runs no ano, mas tem chegado em base em menos de 30% de suas idas ao bastão, enquanto o lineup ainda possui muitos pontos de baixa produção, entre eles, Brenton Doyle, que sofreu strikeouts em 36,9% de suas idas ao bastão até o momento, com linha de apenas: 190/241/318 (AVG/OBP/SLG).
Em parte, os números do bullpen dos Rockies, foram construídos por conta do efeito Coors Field, mas a unidade, que foi bastante enfraquecida no período de trocas, de fato, não tem se saído bem, com o time tendo convertido menos de 50% de suas oportunidades de save. Tyler Kinley, que perdeu parte da temporada por lesão, assumiu o papel de closer e não cedeu corridas em quatro aparições esse mês, mas mantém ERA 6.00 em 9.0 IP na temporada. Gavin Hollowell, que foi promovido da Triple-A no final de agosto, foi bastante utilizado pelo manager Bud Black nas últimas semanas, mas também mantém um alto ERA 5.73 no ano. Jake Bird, Justin Lawrence, Brent Suter e Matt Koch, formam o núcleo principal de relievers da equipe, mas Suter e Koch, que vinham com boas exibições, caíram de produção nas últimas semanas, enquanto Lawrence, que foi closer do time durante parte da temporada, vem com ERA 7.08 na segunda metade da temporada.
A defesa, que foi um ponto fraco da equipe nos últimos anos, melhorou bastante nessa temporada. Ryan McMahon, Brenton Doyle e Ezequiel Tovar, juntos, combinaram para 40 corridas salvas pela métrica de DRS até o momento, enquanto Nolan Jones, que não costuma ser escalado contra canhotos, tem 4 corridas salvas no campo esquerdo. Brendan Rodgers, normalmente um bom defensor, tem oscilado na parte defensiva, após ter perdido os quatro primeiros meses da temporada por lesão, enquanto o veterano Charlie Blackmon, que não esteve bem defensivamente nas últimas temporadas, tem sido um defensor mediano no campo direito esse ano. O catcher Elias Díaz, ainda tem sido o ponto fraco da defesa de Colorado. Díaz é o catcher que menos gerou valor através do enquadramento de arremessos até o momento, com enorme impacto negativo no quesito, além de já ter cometido 9 erros e de ter permitido 69 roubos de base.
Linha Projetada: Cubs 1.54/Rockies 2.85
Total Projetado: 10,5
Onde está o valor?
Minha projeção é bastante próxima da odd atual dos sportbooks, não apontando valor em nenhuma das equipes, mas gosto dos Rockies como underdogs em casa nesse confronto. Os Cubs estão na disputa por uma vaga nos playoffs, enquanto a equipe de Colorado já está eliminada, e isso, mais o ERA dos arremessadores, tornou Chicago uma escolha popular nessa partida. No entanto, Wicks não esteve tão bem me seus três primeiros jogos quanto o ERA sugere e os Cubs estão oscilando de produção no bastão, além de perderem alguns rebatedores importantes em confronto contra arremessadores canhotos. Os Rockies também são pouco produtivos contra canhotos, mas Freeland, apesar da má temporada, está mais habituado com o Coors Field, que é um campo hostil para arremessadores, especialmente um novato como Wicks. Os Cubs são a melhor equipe, sem dúvida, mas mesmo que minha projeção não tenha apontado valor matemático puro, gosto das chances dos Rockies nesse confronto.
⭐️Aposta: Colorado Rockies ML @2.56
MLB - Season 2023
Recorde: 129-120-7 (51%), +6,63und
ODD Média: 2.02
ROI%: +2,5%
ML: 85-76-2 (52%), +8,34und
Totais: 44-44-5 (50%), -1,73und
Site: 116-108-7 (51%), +4,23und
Youtube: 13-11 (54%), +2,40und
Sunday Night Baseball: 4-5 (44%), -1,54und