Houston Astros ML
Odds Atual: 1.62
Odds do Palpite: 1.62
Palpite: Chicago Cubs (Drew Smyly) x Houston Astros (J.P. France) - MLB - 17/05
Encerrando uma série interleague de três jogos, Chicago Cubs e Houston Astros se enfrentam no Minute Maid Park na noite desta quarta-feira.
Local do evento: Houston - Texas
Os Astros foram favoritos por 1.53 no jogo #1 e por 1.59 no jogo #2 e venceram as duas partidas. Os dois confrontos tiveram total de 7,5 e terminaram em over.
O Minute Maid Park é um campo neutro para totais, com total base de 8,5, que pode variar dependendo do matchup e/ou das condições climáticas. Rebatedores destros possuem grande vantagem nesse campo. O estádio possui um teto retrátil, que deve permanecer fechado nessa partida, devido à alta temperatura em Houston, com isso, a direção e intensidade dos ventos não afetarão o total nesse jogo.
Após um bom início de temporada, os Cubs (19-23 W/L) caíram de produção e estão em uma sequência de quatro derrotas consecutivas, tendo ganho apenas três dos últimos dez jogos. A equipe é a 4° colocada na divisão Central da Liga Nacional, 5,0 jogos atrás dos líderes Milwaukee Brewers. Após essa partida, o time viaja para a Pennsylvania, onde enfrentará os Philadelphia Phillies em uma série de três jogos a partir da próxima terça-feira.
Drew Smyly (LHP, 4-1 W/L e ERA 3.05) será o starter dos Cubs. Arremessador veterano de 33 anos, Smyly tem sido uma das surpresas da liga nesse início de temporada e esteve a 6 eliminações de arremessar um jogo perfeito em uma partida contra os Dodgers no mês de abril. O arremessador, que teve ERA 3.47 em 22 partidas no ano passado, tem mantido números semelhantes aos da última temporada, com relação K/BB de 3.80 e pouco contato forte permitido, o que fez com que limitasse hits e home runs até o momento. Smyly tem feito ainda mais uso do sinker, arremesso que acrescentou ao seu repertório no ano passado, enquanto o curveball ainda tem sido o seu arremesso mais efetivo e gerou linha de apenas: 159/211/220 (AVG/OBP/SLG) para os rebatedores até o momento.
A equipe tem sido acima da média no bastão nessa temporada, com linha de: 264/337/423 (AVG/OBP/SLG) e média de 4,7 corridas por jogo, 10° maior marca da liga. Novato, Matt Mervis rebateu seu 1° home run da carreira durante o jogo de ontem, enquanto Seiya Suzuki, que desfalcou a equipe no início da temporada por lesão, também rebateu um home run na partida. Patrick Wisdom lidera o time com 12 home runs na temporada, enquanto Christopher Morel, que retornou a MLB após ter começado a temporada na Triple-A, tem 4 home runs e linha de: 333/333/800 (AVG/OBP/SLG) em 7 partidas. Ian Happ, Cody Bellinger, Dansby Swanson e o brasileiro Yan Gomes, também estão com bons números na temporada, mas Bellinger esfriou nos últimos jogos, com linha de apenas: 200/245/267 (AVG/OBP/SLG) nas últimas 11 partidas.
O bullpen teve bons desempenhos no início da temporada, mas a unidade perdeu Brad Boxberger por lesão e tem oscilado bastante. O time vem com ERA elevado de 4.18 no bullpen e é 5-12 W/L em jogos decididos pelos relievers nessa temporada. Nick Burdi, recentemente promovido da Triple-A, fez sua estreia pela equipe na partida de ontem e cedeu duas corridas. Michael Fulmer, reliever mais utilizado pelo manager David Ross, cedeu um total de 5 corridas nas duas últimas partidas em que foi acionado e vem com ERA 7.50 no ano. Mark Leiter Jr., Michael Rucker e Adbert Alzolay, porém, estiveram bem na maioria das vezes em que foram acionados e Keegan Thompson, apesar de estar sofrendo com panes de controle, possuindo média de 5.48 walks a cada 9.0 IP, ainda tem feito bem o papel de long reliever, com ERA 2.95 em 21.1 IP.
Os Cubs perderam Nico Hoerner por lesão, o que enfraqueceu um pouco a defesa, mas o setor ainda tem sido um dos pontos fortes da equipe. Seiya Suzuki e Ian Happ juntos, combinaram para -9 corridas salvas no campo externo, mas o infield, mesmo na ausência de Hoerner, é bem mais consistente, com: Dansby Swanson, Nick Madrigal e Matt Mervis sendo defensores acima da média em suas posições, com destaque para Swanson, que lidera o time com 5 corridas salvas na posição de shortstop. O brasileiro Yan Gomes tem se revezado com Tucker Barnhart na função de catcher e é o provável titular para essa partida. Defensor sólido na carreira, Gomes tem se destacado mais pelo bastão nessa temporada e apesar de controlar bem os corredores nas bases, com 4 eliminações em 11 tentativas dos adversários, o catcher vem tendo dificuldade nos bloqueios e tem sido abaixo da média no enquadramento dos arremessos.
Mais promoções para você
Aos poucos, os Astros (23-19 W/L) de um início ruim de temporada e a vitória de ontem sobre os Cubs por 7x3, foi a 6° da equipe nas últimas sete partidas. O time é o 2° colocado na divisão West da Liga Americana, 3,0 jogos atrás dos líderes Texas Rangers. Após essa partida, a equipe permanece em Houston, recebendo os Oakland Athletics em uma série de três jogos a partir da próxima sexta-feira. Os Astros tiveram a 5° tabela mais difícil da temporada até o momento.
J.P. France (RHP, 1-0 W/L e ERA 0.77) será o starter dos Astros. Com Luis Garcia fora da temporada e Lance McCullers e Jose Urquidy também lesionados, os Astros promoveram J.P. France da Triple-A para a MLB. Arremessador de 28 anos, France teve uma carreira de pouco brilho nas ligas menores, mas esteve bem em suas duas partidas na MLB, apresentando controle de elite e limitando hits. O arremessador trabalha com uma combinação de bola rápida e cutter, possuindo slider e curveball como arremessos de apoio. Nos dois primeiros jogos, o slider foi o ponto forte do repertório de France e não gerou hits para os rebatedores nas 34 vezes que foi lançado.
Apesar da sequência de bons resultados, os Astros, ainda desfalcados de: Jose Altuve e Michael Brantley, seguem com desempenho abaixo da média no bastão. A equipe tem apenas 36 home runs na temporada, 5° pior marca da liga e vem com média de 4,3 corridas por jogo, construída através de uma linha de: 242/310/370 (AVG/OBP/SLG). O time, porém, costuma melhor produção contra arremessadores canhotos, com média de 4,5 corridas por jogo e linha de: 252/324/424 (AVG/OBP/SLG). Yordan Alvarez e Kyle Tucker são os principais rebatedores da equipe e juntos, somam 15 home runs e 66 RBI na temporada. Alex Bregman, outro grande nome do lineup, porém, não tem feito uma boa temporada, com linha de apenas: 210/328/344 (AVG/OBP/SLG), enquanto Jose Abreu, principal reforço da equipe para essa temporada, tem se saído ainda pior, rebatendo apenas: 219/269/263 (AVG/OBP/SLG). Chas McCormick e Mauricio Dubon, que combinaram para 4 hits na partida de ontem, sobem de produção quando enfrentam arremessadores canhotos, elevando os números ofensivos da equipe nessa situação.
O bullpen ainda tem sido uma unidade de elite para os Astros, que estão com ERA conjunto de 3.27, 5° melhor marca da liga. Matt Gage, que fez apenas o seu 3° jogo pela equipe, cedeu duas corridas na partida de ontem, permitindo um home run, mas do núcleo principal de relievers da equipe, formado por: Bryan Abreu, Phil Maton, Hector Neris, Ryan Pressly, Rafael Montero, Seth Martinez e Ryne Stanek, apenas os últimos três estão com ERA acima de 4.00 na temporada. Montero permitiu corridas em 4 de suas últimas 5 aparições e possui o maior ERA do grupo, com 6.48, mas também vem com média de 10.80 strikeouts a cada 9.0 IP, possuindo boas perspectivas de melhora. Maton vem com ERA 0.86 em 21.0 IP e Abreu tem sido o grande destaque da unidade, com ERA 1.33 e média de 15.05 strikeouts a cada 9.0 IP.
Apesar das más performances de Kyle Tucker no campo direito, com -7 corridas salvas pela métrica de DRS, a defesa dos Astros tem mantido um bom nível. Chas McCormick e Jake Meyers, que se revezam no campo central, são ambos defensores acima da média na posição, enquanto Alex Bregman vem bem na terceira base e Jeremy Pena e Mauricio Dubon formam uma excelente dupla de shortstop e segunda base e combinaram para 9 corridas salvas até o momento. O catcher Martin Maldonado, segue com dificuldade nos bloqueios e tem sido o 2° pior da posição em valor gerado através do enquadramento de arremessos, mas os Astros valorizam a defesa do jogador, que provavelmente se sai bem na orientação dos arremessadores e na elaboração do plano de jogo, quesitos que não são bem medidos pelas estatistícas.
Linha Projetada: Astros 1.82/Cubs 2.22
Total Projetado: 9
Onde está o valor?
Minha projeção não aponta um favoritismo tão grande dos Astros quando a linha atual dos sportbooks, isso porque Smyly leva vantagem no montinho, no entanto os Astros se saem melhores no bastão contra arremessadores canhotos e possuem uma grande vantagem no bullpen, no que prefiro ignorar minha projeção e levar a melhor equipe em um matchup que julgo como bastante favorável.
Aposta: Houston Astros ML @1.62
MLB - Season 2023
Recorde: 26-19 (57%), +7,74und
ODD Média: 2.00
ROI%: +17,2%
ML: 22-14 (61%), +8,85und
Totais: 4-5 (44%), -1,11und
Site: 24-16 (60%), +8,45und
Youtube: 2-3 (40%), -0,71und
Sunday Night Baseball: 1-1 (50%), -0,20und