Chicago Cubs ML
12Odds Atual: 1.62
Odds do Palpite: 1.62
Palpite: Cincinnati Reds (Ben Lively) x Chicago Cubs (Justin Steele) - MLB - 01/08
Em disputa direta na divisão Central da Liga Nacional, Cincinnati Reds e Chicago Cubs se enfrentam no Wrigley Field na noite desta terça-feira.
Local do evento: Chicago - Illinois
Rivais de divisão, as equipes já se enfrentaram seis vezes nessa temporada, com amplo domínio dos Reds, que venceram cinco das seis partidas. Todos os seis confrontos, terminaram em over.
O Wrigley Field é um campo neutro para totais, com total base de 8,5, muito dependente da direção e intensidade dos ventos na cidade de Chicago, mas podendo variar também pelo matchup. Hoje, os ventos sopram fortes a 9mph em direção ao campo interno esquerdo, com temperatura de 25°C e umidade do ar em 62%. Céu parcialmente ensolarado e sem previsão de chuva durante a partida.
Mark Carlson (11-8 O/U) será o umpire do home plate. Carlson é um umpire neutro para totais e tem chamado strikes em 63,9% dos arremessos, com relação SO/Walks de 2.65. Seus jogos tiveram média de 9,7 corridas.
Após vencerem duas de três partidas na série contra os Los Angeles Dodgers, os Reds (59-49 W/L) superaram os Chicago Cubs no jogo de abertura dessa série na noite de ontem por 6x5. A equipe lidera a divisão Central da Liga Nacional, 1,5 jogos a frente dos Milwaukee Brewers, atuais 2° colocados.
Ben Lively (RHP, 4-6 W/L e ERA 3.76) será o starter dos Reds. Repatriado, após ter passado dois anos na KBO, Lively, de 31 anos, iniciou a temporada na Triple-A, sendo promovido no início de maio e passando a compor a rotação dos Reds. O arremessador, que teve um péssimo mês de junho, com ERA 6.17 em quatro partidas, se recuperou em julho, fechando o último mês com ERA 3.00 em também quatro inícios. Lively possui bom controle de seus arremessos, em conjunto com uma média de 8.33 strikeouts a cada 9.0 IP, mas com tendência a buscar eliminações através da indução de flyballs, o que faz com que sofra com home runs, cedendo média de 1.75 HR a cada 9.0 IP. O arremessador utiliza três tipos de bolas rápidas e possui um slider bastante efetivo como arremesso de apoio. Por conta do forte slider, Lively tem mantido uma divisão de desempenho bastante significativa contra os rebatedores, dominando destros, que estão com linha de apenas: 238/289/373 (AVG/OBP/SLG) contra ele, mas tendo dificuldade contra canhotos, que estão rebatendo: 252/303/504 (AVG/OBP/SLG) e que foram responsáveis por 8 dos 13 home runs permitidos pelo arremessador até o momento.
Após um excelente mês de julho, os Reds, agora desfalcados de Jonathan India, caíram bastante de produção no bastão no mês de julho, mas mostraram sinais de vida nos últimos jogos, anotando um total de 15 corridas nas duas últimas partidas. Apesar de possuir vários rebatedores canhotos no elenco, a equipe tem bons números contra arremessadores canhotos, com média de 5,5 corridas por jogo e linha de: 277/351/447 (AVG/OBP/SLG) em 32 partidas contra iniciantes canhotos na temporada, das quais, os Reds venceram 20. Joey Votto, Christian Encarnacion-Strand e Will Benson, tiveram 2 hits cada na partida de ontem, enquanto Friedl, chegou duas vezes em base através de walks. Encarnacion-Strand, que é um dos principais prospects do farm system dos Reds, vem com linha de apenas: 244/295/341 (AVG/OBP/SLG) desde que foi promovido da Triple-A, mas Votto tem 9 home runs em 33 partidas desde que retornou de lesão e Benson tem sido um dos destaques do lineup, com linha de: 280/380/528 (AVG/OBP/SLG). Jake Fraley e Spencer Steer, já rebateram 15 home runs cada e o novato Matt McLain, mantém linha de: 300/372/522 (AVG/OBP/SLG) em 300 passagens no bastão. Benson e Fraley não costumam ser escalados contra canhotos e Elly De La Cruz, outro novato da equipe e que tem impressionado nas bases, apesar de ser um rebatedor ambidestro, não vem com bons números contra canhotos. Matt McLain e Spencer Steer, porém, são ainda mais eficientes contra LHP e a formação ganha o bastão de Nick Senzel, que vem com linha de: 328/392/552 (AVG/OBP/SLG) contra arremessadores canhotos nessa temporada.
Boa parte dos relievers dos Reds, estão superando suas métricas avançadas e o bullpen tem sido uma das forças da equipe, que é 33-19 W/L em jogos decididos pelos relievers esse ano, com ERA conjunto de 3.86, 12° melhor marca da liga entre os bullpens. Com Andrew Abbott deixando o jogo na 4° entrada, a unidade foi bastante utilizada no jogo de ontem e: Buck Farmer Fernando Cruz, Alex Young, Lucas Sims, Ian Gibaut e Alexis Diaz combinaram para: 5.2 IP, 8 K, 1 BB e 1 ER, com Gibaut permitindo a única corrida, enquanto Diaz, destaque do bullpen, obteve seu 32° save da temporada. Young tem induzido uma alta taxa de groundballs e mantém ERA 2.18 em 49 aparições, mas Farmer e Gibaut, que são flyballers, tiveram sorte com bolas em jogo não se transformando em hits na quantidade esperada, o que tem sustentado seus ERAs.
Mais promoções para você
Com excesso de jogadores no campo interno, o manager David Bell, tem utilizado diversas formações diferentes em campo nessa temporada e a falta de consistência, tem prejudicado a defesa. Spencer Steer quando atua na primeira base e Jake Fraley quando nos cantos do campo externo, foram os defensores menos efetivos do time até aqui, enquanto o shorstop Matt McLain e o shortstop/3B Elly De La Cruz, se destacaram na parte defensiva. O catcher Tyler Stephenson, que ocupou o posto de DH no início da temporada, tem controlado bem os corredores nas bases, mas é bem menos efetivo no enquadramento de arremessos, estando entre os dez catcher, que menos geraram valor através do quesito nessa temporada.
Após vencerem oito partidas consecutivas no final do mês de julho, se colocando na briga por uma vaga nos playoffs, os Cubs (53-53 W/L) perderam seus dois últimos jogos. A equipe é a 3° colocada na divisão Central da Liga Nacional, 5,0 jogos atrás dos líderes e adversários dessa série, os Cincinnati Reds.
Justin Steele (LHP, 11-3 W/L e ERA 2.87) será o starter dos Cubs. Eleito para o All-Star Game, Steele tem sido o destaque da rotação dos Cubs nessa temporada. O arremessador não saiu tão bem no último mês de julho, com ERA 4.44 em quatro partidas, mas teve azar com bolas em jogo se transformando em hits em uma proporção acima da média, enquanto suas médias de strikeouts e walks, permaneceram inalteradas. Além de induzir groundballs em mais de 50% das bolas que entram em jogo contra ele, Steele mantém controle de elite aliado a uma boa média de 8.21 strikeouts a cada 9.0 IP, permitindo pouco contato de qualidade e reduzindo as oportunidades de home runs para os adversários. Steele trabalha com apenas dois arremessos em seu repertório, um cutter e um slider, mas ambos possuem bastante movimento, gerando swings no vazio em 11,5% das vezes. Com o cutter lidando bem com rebatedores destros, o arremessador não possui divisões de desempenho significativas. Steele já enfrentou os Reds nessa temporada e teve uma de suas piores atuações, cedendo 6 corridas em 3.2 IP, com 4 K e 0 BB.
A equipe segue quente no bastão e vem com média de 5,7 corridas por jogo, com linha de: 278/342/473 (AVG/OBP/SLG) nas últimas sete partidas. Dansby Swanson, que retornou recentemente de lesão, rebateu seu 13° home run da temporada durante a derrota de ontem no jogo #1 desta série, enquanto Cody Bellinger, tem feito uma grande temporada, com 15 home runs, 12 roubos de base e linha de: 313/365/535 (AVG/OBP/SLG) em 318 passagens no bastão. Patrick Wisdom, que deve perder espaço com a chegada de Jeimer Candelario, lidera o time com 18 home runs, enquanto Ian Happ e Christopher Morel, também são pontos de alta produção no lineup dos Cubs. O brasileiro Yan Gomes, teve um ótimo desempenho na partida de ontem, com 3 hits e tem sido um rebatedor acima da média, mas Seiya Suzuki ainda tem decepcionado no bastão, enquanto Trey Mancini, que tem chances de ser cortado para que os Cubs acomodem Candelario no elenco, vem com linha de apenas: 234/299/336 (AVG/OBP/SLG) no ano.
O bullpen, que vinha sendo um dos pontos fracos da equipe, melhorou no último mês. Javier Assad, que é utilizado como long reliever, arremessou 3.2 IP sem ceder corridas na partida de ontem e após um péssimo início de temporada, agora possui ERA 3.06 em 47.0 IP. Os Cubs reforçaram o bullpen com a chegada de Jose Cuas dos Royals, um destro com divisão reversa de desempenho contra rebatedores, enquanto: Michael Fulmer, Mark Leiter Jr., Julian Merryweather e o closer Adbert Alzolay, são as principais opções disponíveis para o manager David Ross no bullpen da equipe. Fulmer ainda possui um ERA elevado de 4.20 na temporada, mas que foi de 1.93 no último mês, enquanto Leiter Jr. e Merryweather, sustentam média superior a 10.00 strikeouts a cada 9.0 IP. Alzolay tem sido o destaque do bullpen, com 12 saves e ERA 2.33.
Com o retorno de Dansby Swanson e a adição de Jeimer Candelario, os Cubs passam a ter uma das melhores defesas de infield da liga. Candelario foi surpreendentemente sólido na terceira base para os Nationals esse ano e será um upgrade em relação a Patrick Wisdom, que vinha com -6 corridas salvas pela métrica de DRS na terceira base, enquanto Swanson forma uma das melhores duplas de shorstop e segunda base da liga com Nico Hoerner. No campo externo, Bellinger é sólido no campo central, Ian Happ segue jogando defesa acima da média no campo esquerdo e Seiya Suzuki, antes um dos piores defensores do time, tem evoluído na defesa no campo direito. Na posição de catcher, o manager David Ross, tem promovido um rodízio entre: Tucker Barnhart, Miguel Amaya e o brasileiro Yan Gomes. Barnhart tem sido o destaque defensivo do grupo, com alto valor gerado através do enquadramento de arremessos, enquanto também é sólido nos bloqueios e no controle dos corredores nas bases.
Linha Projetada: Cubs 1.54/Reds 2.85
Total Projetado: 9
Onde está o valor?
Os Reds lideram a divisão, mas não tenho certeza de que eles sejam a melhor equipe entre essas duas, Justin Steele deve se recuperar de um mês ruim de julho e leva vantagem sobre Ben Lively no montinho, enquanto que os Reds possuem bons números contra arremessadores canhotos nessa temporada, mas ao mesmo tempo, perdem alguns pontos de alta produção no lineup. Bullpen provavelmente se equivalem, mas a vantagem dos Cubs entre os starters, é grande o suficiente para garantir o favoritismo da equipe. Projetei 1.54 como uma odd justa para essa partida, no que vejo os Cubs como ainda mais favoritos do que a já expressiva odd atual indica.
⭐️Aposta: Chicago Cubs ML @1.62
MLB - Season 2023
Recorde: 83-78-5 (51%), +3,45und
ODD Média: 2.03
ROI%: +2%
ML: 59-52-2 (53%), +6,44und
Totais: 24-26-3 (48%), -2,99und
Site: 76-71-5 (51%), +3,81und
Youtube: 7-7 (50%), -0,36und
Sunday Night Baseball: 3-4 (42%), -1,54und