Kansas City Royals ML
12Odds Atual: 2.80
Odds do Palpite: 2.80
Palpite: Kansas City Royals (Zack Greinke) x Philadelphia Phillies (Taijuan Walker) - MLB - 06/08
Lutando por uma vaga nos playoffs, os Philadelphia Phillies recebem os Kansas City Royals no Citizens Bank Park na tarde deste domingo.
Local do evento: Philadelphia - Pennsylvania
Os Royals venceram o jogo #1 da série como underdogs por 3.25 na odd, enquanto os Phillies venceram o jogo #2 como favoritos por 1.45. As duas partidas terminaram em over.
O Citizens Bank Park é um over park, com total base de 9,5, que pode variar dependendo do matchup e/ou das condições climáticas. Rebatedores destros rebatem mais home runs nesse estádio, mas canhotos conseguem rebatidas duplas com mais facilidade. Hoje, os ventos sopram a 6mph em direção ao campo externo esquerdo, com temperatura de 29°C e umidade do ar em 46%. Céu com muitas nuvens, mas sem previsão de chuva durante a partida.
Jeff Nelson (13-6 O/U) será o umpire do home plate. Assim como o recorde sugere, Nelson é um over umpire, possuindo uma zona de strike estreita, que dificulta o trabalho dos arremessadores. Nessa temporada, o umpire tem chamado strikes em apenas 63,4% dos arremessos, com relação SO/Walks de 3.03. Seus jogos tiveram média de 10,0 corridas.
De virada, os Royals (36-76 W/L) foram derrotados pelos Phillies por 9x6 na noite de ontem, resultado que colocou fim a uma sequência de sete vitórias consecutivas da equipe. O time é o último colocado na divisão Central da Liga Americana, 22,0 jogos atrás dos líderes Minnesota Twins. Após essa partida, a equipe viaja para Massachusetts, onde enfrentará os Boston Red Sox em uma série de quatro partidas a partir de amanhã.
Zack Greinke (RHP, 1-11 W/L e ERA 5.32) será o starter dos Royals. Arremessador veterano de 39 anos e em sua 20° temporada na liga, Greinke, que foi consistente no ano passado, com ERA 3.68, vem com o 2° pior ERA de sua carreira. Greinke ainda tem apresentado controle de elite, cedendo média de apenas 1.27 walks a cada 9.0 IP, mas mantém uma baixa taxa de strikeouts e tem permitido muito contato de qualidade, que se traduziu em uma média de 1.77 home runs cedidos a cada 9.0 IP até o momento. O curveball, arremesso de destaque do repertório de Greinke na carreira, não tem funcionado bem nessa temporada, o que fez com que o arremessador invertesse sua divisão de desempenho contra rebatedores, que passou de reversa para tradicional, com Greinke se saindo melhor contra rebatedores destros do que contra canhotos, que foram dominados por ele nos últimos anos, mas que estão com linha de: 321/353/558 (AVG/OBP/SLG) contra o arremessador nessa temporada. A divisão home/away, porém, permanece, com Greinke ainda sendo efetivo no Kauffman Stadium, onde vem com ERA 3.57, que sobe para 7.40 nos jogos fora de casa. Com a piora do curveball, Greinke reduziu o uso do arremesso nos últimos em favor de um changeup, que tem sido seu melhor arremesso nessa temporada, gerando linha de apenas: 237/234/355 (AVG/OBP/SLG) para os rebatedores.
A equipe mantém uma média baixa de 3,8 corridas por jogo, 2° pior marca da liga nessa temporada, mas os Royals subiram bastante de produção e produziram 6,4 corridas por jogo, com linha de: 307/357/508 (AVG/OBP/SLG) nas últimas sete partidas. Mesmo antes da boa sequência recente de resultados, o time já vinha mostrando sinais de vida no bastão, com o grupo de rebatedores reduzindo os strikeouts e produzindo contato de melhor qualidade. Bobby Witt Jr. tem sido um dos principais responsáveis pelo bom desempenho recente do ataque, com 7 home runs e linha de: 330/356/670 (AVG/OBP/SLG) nas últimas 23 partidas, enquanto Freddy Fermin, que rebateu 2 home runs na derrota de ontem, tem 8 home runs e linha de: 308/346/538 (AVG/OBP/SLG) em 47 jogos. Kyle Isbel e Michael Massey, combinaram para 8 home runs nos últimos 30 dias e MJ Melendez, que ainda tem feito uma temporada fraca, também subiu de produção. Salvador Perez, porém, segue com números ruins, mantendo linha de apenas: 244/288/423 (AVG/OBP/SLG) em 413 passagens no bastão.
O bullpen, que possui o 2° pior ERA conjunto da liga nessa temporada no prazo final de trocas, foi responsável pela derrota no jogo de ontem. Tucker Davidson, trocado dos Angeles para os Royals, fez sua estreia pela equipe e cedeu duas corridas, dando lugar a Angel Zerpa, que permitiu outras 4, ficando com a derrota. Nick Wittgren tem ERA 5.54 em 24 aparições nessa temporada e Dylan Coleman, que retornou após um período na Triple-A, possui ERA 10.80 em 16 aparições. Austin Cox, outro que retornou da Triple-A, tem se saído bem, com ERA 1.86 como reliever em 13 aparições, enquanto Carlos Hernandez, que fez parte da rotação durante parte da temporada, agora é o closer da equipe e tem sido o destaque do bullpen, com média de 10.31 strikeouts a cada 9.0 IP e ERA 3.56.
A defesa teve um bom desempenho na última partida e apesar de permanecer abaixo da média, o setor melhorou no último mês. Dairon Blanco, que ontem foi escalado no campo direito no lugar MJ Melendez, que tem -13 corridas salvas pela métrica de DRS esse ano, teve uma assistência para uma eliminação no home plate na partida de ontem, enquanto a equipe somou duas double plays na partida. Bobby Witt Jr. tem evoluído como defensor na posição de shortstop, Maikel Garcia é sólido na terceira base e Kyle Isbel, com 9 corridas salvas, tem se destacado no campo central. Freddy Fermin foi o catcher titular na partida de ontem, mas o veterano Salvador Perez ainda tem sido o titular na maioria das partidas. Perez já permitiu 43 roubos de base nessa temporada e permanece entre os dez catchers que menos geraram valor através do enquadramento de arremessos, com impacto negativo no quesito.
Mais promoções para você
Após serem derrotados no jogo #1 da série por 7x5, os Phillies (60-51 W/L) se recuperaram e venceram os Royals por 9x6 na noite de ontem no jogo #2. A equipe é a 2° colocada na divisão East da Liga Nacional, 11,5 jogos atrás dos líderes Atlanta Braves. Após essa partida, o time permanece na Philadelphia, recebendo os rivais Washington Nationals em uma série de quatro partidas a partir de amanhã.
Taijuan Walker (RHP, 12-4 W/L e ERA 3.99) será o starter dos Phillies. Um dos reforços dos Phillies para essa temporada, Walker manteve um elevado ERA 5.57 até o início de junho, mas se recuperou nos doi últimos meses, fechando junho com ERA 1.50 em seis partidas, seguido por um ERA 4.15 em cinco jogos em julho. Walker não consegue muitos strikeouts e seu controle piorou em relação as últimas temporadas, mas o arremessador não permite muito contato forte e tem limitado hits e home runs. Arremessador de bolas rápidas, com quatro tipos diferentes em seu repertório, Walker não possui um padrão bem definido de uso de seus arremessos, variando bastante de uma partida para a outra, mas no último mês, o arremessador aumentou o uso do cutter, arremesso que vinha utilizando pouco no início da temporada. A combinação de spliter e sinker, tem sido o ponto forte do repertório do arremessador, que não possui divisões de desempenho significativas.
Os Phillies, que anotaram 9 corridas na partida de ontem e um total de 14 nos dois primeiros jogos dessa série, mostraram alguma melhora no bastão na última semana, mas ainda possuem média de apenas 4,5 corridas por jogo na temporada, com linha de: 255/322/414 (AVG/OBP/SLG) em 111 partidas. Bryce Harper, Trea Turner e Alec Bohm, rebateram um home run cada na vitória de ontem, mas Harper, apesar de manter bons números, tem apenas 6 home runs em 98 partidas, enquanto Turner, principal reforço da equipe para essa temporada, tem sido uma decepção, com linha de apenas: 238/291/377 (AVG/OBP/SLG) em 488 passagens no bastão. Bohm, porém, vive um bom momento, com linha de: 337/408/467 (AVG/OBP/SLG) nas últimas 25 partidas. Brandon Marsh e Bryson Stott estão tendo um bom ano, mas Nick Castellanos tem oscilado de desempenho, enquanto Kyle Schwarber, apesar de liderar a equipe com 27 home runs, vem com aproveitamento de apenas .176 no bastão.
O bullpen teve alguns desempenhos ruins na última semana, mas a unidade tem sido bastante sólida nessa temporada, com ERA conjunto de 3.74, 7° melhor marca da liga. Matt Strahm, Seranthony Dominguez e Craig Kimbrel, combinaram para: 4.0 IP, 4 K, 3 BB e 0 ER na vitória de ontem sobre os Royals, com Strahm herdando a vitória, enquanto Kimbrel obteve seu 19° save. Gregory Soto, Yunior Marte, Jeff Hoffman e Dylan Covey também são opções para o manager Rob Thomson na unidade. Hoffman vem tendo um grande ano, com ERA 2.67 em 29 aparições, enquanto Covey tem feito a função de long reliever e também tem se saído bem, com ERA 3.20 em 25.1 IP. Marte e Soto, porém, são pouco confiáveis, com Soto possuindo ERA 4.25, enquanto Marte, cedeu corridas em duas das últimas três partidas em que foi acionado e mantém ERA 5.01 em 32.1 IP.
Bryce Harper tem iniciado algumas partidas na primeira base, empurrando Kyle Schwarber e seu DRS de -17 para o ponto de DH, o que produz alguma melhora na defesa de Philadelphia. Mesmo com Schwarber fora do campo, porém, a defesa ainda tem sido fraca, com Trea Turner oscilando como defensor na posição de shortstop, enquanto Nick Castellanos no campo direito e Alec Bohm na terceira base, ainda são péssimos defensivamente em suas funções. Bryson Stott com 7 corridas salvas na segunda base e Brandon Marsh com defesa sólida no campo central, são os destaques defensivos da equipe. Vencedor do prêmio Gold Glove na última temporada, o catcher J.T. Realmuto, também não tem se saído bem na parte defensiva. Realmuto permitiu um roubo de base na partida de ontem, o 61° cedido pelo catcher, que também tem 6 passed balls e que está entre os cinco piores da posição em valor gerado através do enquadramento de arremessos nessa temporada, com grande impacto negativo no quesito.
Linha Projetada: Royals 1.90/Phillies 2.11
Total Projetado: 14
Onde está o valor?
Tive os Phillies em uma aposta perdida no jogo #1 dessa série, mas hoje gosto dos Royals como underdogs. Apesar do ERA dos arremessadores e da tendência de Greinke de se sair pior fora de casa, não vejo muita diferença na produção esperada dos pitchers, já que Walker consegue poucos strikeouts, ficando dependente de uma defesa bastante deficiente dos Phillies. Philadelphia tem números melhores no bastão na temporada, mas os Royals vivem um grande momento na parte ofensivo, no que é incerto que exista alguma vantagem para os Phillies no quesito nesse jogo. Nos bullpens sim, a vantagem de Philadelphia é enorme, como visto no jogo de ontem, mas isso já está precificado na odd e provavelmente em excesso. Minha projeção, que aponta os Royals como favoritos por 1.90, provavelmente é bastante distorcida, mas a margem na odd atual é grande o suficiente para que mesmo que minha projeção esteja errada, os Royals ainda sejam o lado de valor como underdogs por 2.80.
Aposta: Kansas City Royals ML @2.80
MLB - Season 2023
Recorde: 93-87-6 (51%), +2,38und
ODD Média: 2.01
ROI%: +1,2%
ML: 65-57-2 (53%), +5,64und
Totais: 28-30-4 (48%), -3,26und
Site: 85-78-6 (52%), +3,74und
Youtube: 8-9 (47%), -1,36und
Sunday Night Baseball: 3-4 (42%), -1,54und