Over 7,5
Mais e MenosOdds Atual: 1.88
Odds do Palpite: 1.88
Palpite: Minnesota Twins (Joe Ryan) x Houston Astros (Justin Verlander) - MLB Playoffs - Game #1 - 07/10
Abrindo uma das séries do Division Series dos playoffs da MLB, Minnesota Twins e Houston Astros se enfrentam no Minute Maid Park na tarde de sábado. A partida terá transmissão ao vivo para o Brasil pela ESPN2.
Local do evento: Houston - Texas
As equipes se enfrentaram seis vezes na temporada regular, com os Twins vencendo quatro das seis partidas. Os totais ficaram em: 3-3 O/U.
O Minute Maid Park é um campo neutro para totais, com total base de 8,5, que pode variar dependendo do matchup e/ou das condições climáticas. Rebatedores destros possuem grande vantagem nesse campo. O estádio possui um teto retrátil, que normalmente permanece fechado, anulando o efeito da intensidade dos ventos sobre o total.
Campeões da divisão Central da Liga Americana, mas com duas vitórias a menos na temporada do que seus adversários no Wild Card Round, os Twins (Seed #3 da Liga Americana) superaram os Toronto Blue Jays em dois jogos na fase anterior, avançando para o Division Series pela 1° vez desde a temporada de 2019. Os Twins tiveram a tabela mais fácil da temporada regular.
Joe Ryan (RHP, 11-10 W/L e ERA 4.51) será o starter dos Twins. Arremessador de 27 anos e em seu 3° ano na liga, Ryan foi excelente nos dois primeiros meses da temporada, sustentando um ERA 2.77 até o final de maio. Com o clima esquentando nos Estados Unidos e com o arremessador sendo um flyballer extremo, o desempenho caiu a partir de junho, e Ryan postou um ERA 6.09 na segunda metade da temporada, com 20,5% das flyballs rebatidas contra ele, se transformando em home runs no período. O arremessador possui controle de elite, aliado a uma alta taxa de 10.97 strikeouts a cada 9.0 IP, mas enquanto a combinação de bola rápida e splitter é bastante efetiva, o slider, que tem sido o arremesso de apoio de Ryan, não tem gerado bons resultados, gerando uma divisão reversa de desempenho contra rebatedores, com Ryan dominando canhotos, que produziram linha de apenas: 222/279/361 (AVG/OBP/SLG) contra ele, mas tendo dificuldade contra destros, que rebateram: 269/300/530 (AVG/OBP/SLG), e que foram responsáveis por 23 dos 32 home runs permitidos por Ryan nessa temporada. O arremessador enfrentou os Astros duas vezes na temporada regular, e não teve boas performances, permitindo um total de 9 corridas em 10.0 IP, com 16 K, 4 BB e 3 home runs cedidos.
O ataque, que subiu de produção na segunda metade da temporada, terminando com a 10° maior média de corridas por jogo, produziu um total de apenas 5 corridas nos dois jogos da série de Wild Card contra os Blue Jays, com os rebatedores combinando para uma linha de: 207/343/310 (AVG/OBP/SLG). Royce Lewis, que retornou ao time após ter perdido as duas últimas semanas da temporada por lesão, e que teve uma forte temporada regular, rebateu 2 home runs no jogo #1 da série contra Toronto, enquanto Carlos Correa, que teve uma temporada decepcionante, conseguiu um total de 3 hits na série. Matt Wallner, Ryan Jeffers, Edouard Julien, Alex Kirilloff, Jorge Polanco e Donovan Solano, foram todos rebatedores produtivos para a equipe nessa temporada, enquanto Max Kepler, com ganhos de potência, teve uma excelente segundna metade de temporada, com 12 home runs e linha de: 306/377/549 (AVG/OBP/SLG) nos jogos após a pausa para o All-Star Game.
No bullpen, os Twins tiveram dificuldade para finalizar os jogos, convertendo apenas 59,7% de suas oportunidades de save, com ERA conjunto de 3.95, apenas a 15° melhor marca da liga entre os bullpens. A unidade, porém, melhorou muito na reta final da temporada, com o retorno de Caleb Thielbar e as chegadas de: Brock Stewart, Kody Funderburk e Louie Varland, que passaram boa parte do ano na Triple-A. O closer Jhoan Duran, que oscilou durante a temporada regular, cometendo 5 blown saves em 32 tentativas de save, fechou os dois jogos da série anterior contra os Blue Jays, conseguindo 5 strikeouts e não cedendo corridas. Varland, Thielbar, Stewart e Griffin Jax, este último, o reliever mais utilizado pelo manager Rocco Baldelli durante a temporada, também fizeram aparições na última série, combinando para: 4.1 IP, 5 K, 0 BB e 0 ER. Outra opção disponível para Baldelli é Emilio Pagán, que se recuperou após uma sequência de temporadas ruins, realizando 65 aparições e mantendo ERA 3.03.
Mais promoções para você
Jorge Polanco, que é um dos pontos fracos da defesa de Minnesota, junto ao segunda base novato Edouard Julien, cometeu um erro em um dos jogos da série contra os Blue Jays, mas a defesa dos Twins se manteve efetiva, especialmente no campo externo, formado por: Max Kepler, Michael A. Taylor e Matt Wallner, três bons defensores. No infield, Carlos Correa, normalmente um bom defensor, oscilou um pouco na posição de shorststop, apresentando alcance reduzido, mas os Twins limitaram erros na temporada e tiveram uma defesa eficiente, terminando a temporada regular, com o 3° menor número de erros da liga. Ryan Jeffers foi titular nas duas partidas do Wild Card Round, mas na temporada regular, Jeffers revezou a titularidade com Christian Vázquez, o outro catcher do elenco. Vázquez se saiu melhor na parte defensiva em todos os aspectos, mas os arremessadores dos Twins tiveram um ERA menor com Jeffers como catcher.
Atuais campeões da World Series, os Astros (Seed #2 da Liga Americana) venceram 90 jogos na temporada regular, conquistando a divisão West e avançando diretamente para o Division Series, com time fazendo sua estreia nos playoffs nessa partida. Os Astros tiveram a 4° tabela mais fácil da temporada regular.
Justin Verlander (RHP, 13-8 W/L e ERA 3.22) será o starter dos Astros. Campeão da última World Series pelos Astros, Verlander assinou um grande contrato com os New York Mets na última offseason, mas com a fraca campanha, os Mets negociaram o arremessador de volta para os Astros no início de agosto. Aos 40 anos e vindo de lesão, Verlander ainda manteve um bom ERA, mas suas métricas subjacentes pioraram, com o arremessador induzindo swings no vazio em uma taxa inferior a 10% pela 1° vez desde 2014, o que levou a uma queda na taxa de strikeouts, que passou de 9.51 a cada 9.0 IP na última temporada, para 7.98 esse ano. O controle também piorou, mas induzindo contato em ângulos desfavoráveis, Verlander ainda foi capaz de induzir uma alta taxa de infield flyballs, permitindo menos hits e home runs do que o esperado com base na distribuição de bolas rebatidas contra ele. Seus arremessos perderam um pouco de velocidade, mas Verlander manteve um repertório com: bola rápida, slider e curveball, todos classificados como arremessos acima da média. Com um bom curveball, Varlander teve sucesso principalmente contra rebatedores canhotos, que raramente produziram contato de qualidade contra ele, sendo limitados a uma linha de apenas: 214/264/320 (AVG/OBP/SLG), enquanto destros rebateram: 237/298/410 (AVG/OBP/SLG) e foram responsáveis por 13 dos 18 home runs permitidos pelo arremessador nessa temporada. Verlander não enfrentou os Twins na temporada regular.
A equipe não produziu muito no bastão nos últimos jogos da temporada regular, mas o ataque, que lidou com ausências de rebatedores importantes nos primeiros meses da temporada, terminou o ano com a 5° maior média de corridas por jogo, 5,1. Kyle Tucker, Alex Bregman, Jeremy Peña e José Abreu, foram os únicos que ultrapassaram a marca de 150 jogos pela equipe esse ano, com Tucker e Bregman ainda sendo bastante produtivos, mas Peña e principalmente Abreu, decepcionando no bastão. Martín Maldonado teve 15 home runs na temporada, mas ainda é um enorme ponto fraco no lineup, com linha de: 191/258/348 (AVG/OBP/SLG), enquanto Chas McCormick e Yainer Diaz, este último, ocupando o lugar de Maldonado em alguns jogos, foram algumas das surpresas da equipe nessa temporada, com McCormick produzindo linha de: 273/353/489 (AVG/OBP/SLG), enquanto Diaz, teve 23 home runs em 104 partidas. Yordan Alvarez e Jose Altuve, que lidaram com lesões esse ano, foram os principais destaques do lineup de Houston, com Alvarez liderando o time com 31 home runs, enquanto Altuve teve 17 home runs e linha de: 311/393/522 (AVG/OBP/SLG) em 90 partidas.
Com um grupo bem definido e talentoso de relievers, o bullpen foi um setor bastante efetivo para os Astros, que converteram 73,7% de suas oportunidades de save, com ERA conjunto de 3.56, 7° melhor marca entre os bullpens da liga. O closer Ryan Pressly, teve algumas performances ruins na reta final da temporada regular, mantendo ERA de 5.19 nos jogos após a pausa para o All-Star Game, mas converteu 31 de 37 oportunidades de save no ano. Bryan Abreu e Hector Neris, foram os relievers mais utilizados pelo manager Dusty Baker, e foram ambos dominantes, terminando com ERA inferior a 2.00 em mais de 70 aparições cada. Kendall Graveman chegou para reforçar a unidade durante a temporada, e foi um reliver confiável quando acionado, enquanto Rafael Montero, que teve um início de temporada ruim, se saiu bem melhor na segunda metade da temporada, com ERA 3.10 nos jogos após a pausa para o All-Star Game.
Os Astros tiveram uma defesa de elite na campanha que culminou no título da World Series no ano passado, mas o setor piorou bastante nessa temporada. O shortstop Jeremy Peña, apesar do excesso de erros, 14 na temporada, ainda foi um defensor acima da média em sua posição, mas Jose Altuve vive um grande declínio como defensor na segunda base, terminando a temporada regular com -13 corridas salvas pela métrica de DRS. José Abreu também está em declínio na primeira base, e Kyle Tucker, apesar de ter se recuperado ao longo da temporada, não manteve a defesa de elite apresentada no ano passado, que lhe rendeu o prêmio de Gold Glove no campo direito. O catcher Martín Maldonado, é bastante valorizado pelos Astros, provavelmente por sua capacidade de planejar o jogo e orientar os arremessadores, mas nas métricas públicas que mensuram a contribuição defensiva dos jogadores da posição, Maldonado esteve entre os piores catchers da temporada, com enorme impacto negativo no enquadramento de arremessos, além de ter permitido 86 roubos de base, com 12 passed balls no ano.
Linha Projetada: Astros 1.83/Twins 2.20
Total Projetado: 9
Onde está o valor?
Minha projeção sugere que os Twins estão sendo desvalorizados na odd, mas estou deixando o moneyline de lado nesse jogo para me concentrar em um valor percebido que é bem mais elevado no total.
Neste total, oddmakers estão precificando Ryan como um arremessador propenso a regressão positiva devido à alta taxa de home runs permitidos nos dois últimos meses, e Verlander como ainda sendo um dos arremessadores mais dominantes da liga, o que não acho que seja verdade em nenhum dos casos.
Verlander terá um matchup favorável contra um lineup dos Twins que é cheio de rebatedores canhotos, contra os quais ele se manteve dominante na temporada regular, mas sua relação K/BB foi a menor desde a temporada de 2014, no que o provável que ele se pareça mais como um arremessador acima da média, do que com um ace legitimo neste ponto de sua carreira. Já Ryan, que possui uma divisão de desempenho reversa contra rebatedores, se saindo bem pior contra destros, terá o pior matchup possível, enfrentando um lineup predominantemente construído por rebatedores destros, com os dois únicos canhotos na formação regular sendo Kyle Tucker e Yordan Alvarez, dois dos melhores rebatedores da liga. Além do matchup difícil contra o lineup, o local também é ruim para o arremessador, com o Minute Maid Park favorecendo bastante a produção dos rebatedores destros.
Devido ao matchup desfavorável para Ryan, não creio que os Twins sejam uma escolha de valor como a minha projeção sugere, mas gosto bastante do valor no over. O umpire principal ainda é desconhecido, mas mesmo que tenhamos um under umpire, a diferença entre a minha projeção e o total dos sportbooks foi de 1,5 corridas, com nenhum umpire da liga, por mais extremo que seja, sendo capaz de impactar tanto uma linha de total.
⭐️Aposta: Over 7,5 @1.88
MLB - Playoffs 2023
Recorde: 5-2-1 (71%), +2,65und
ODD Média: 1.86
ROI%: +33,1%
ML: 4-2 (66%), +1,71und
Totais: 1-0-1 (100%), +0,94und
Site: 2-2 (50%), -0,49und
Youtube:1-0-1 (100%), +1,49und
Telegram:2-0 (100%), +1,65und
Temporada Regular: 138-127-9 (52%), +7,62und