Palpite: Minnesota Twins (Pablo Lopez) x Seattle Mariners (George Kirby) - MLB - 20/07

Com ambas equipes na luta por uma vaga nos playoffs, Minnesota Twins e Seattle Mariners se enfrentam no T-Mobile Park na tarde desta quinta-feira.
Local do evento: Seattle - Washington
Os Twins venceram dois dos três primeiros jogos da série, com todas as partidas terminando em over.
O T-Mobile Park é um under park, com total base de 7,5, que pode variar dependendo do matchup e/ou das condições climáticas. O campo possui um teto retrátil, que costuma permanecer fechado, anulando assim, o efeito da direção e intensidade dos ventos sobre o total.
Alan Porter (8-8 O/U) será o umpire do home plate. Porter foi um dos maiores over umpires da liga nos dois últimos anos, mas tem sido neutro para totais nessa temporada, chamando strikes em 64% dos arremessos, com relação SO/Walks de 2.66. Seus jogos tiveram média de 8,0 corridas.
Os Twins (50-47 W/L) superaram os Mariners por 6x3 na noite de ontem no jogo #3 dessa série e conquistaram sua 5° vitória em seis jogos desde o retorno da temporada após a pausa para o All-Star Game. A equipe lidera a divisão Central da Liga Americana, 2,5 jogos a frente dos Cleveland Guardians, atuais 2° colocados. Após esse jogo, o time retorna a Minnesota, recebendo os rivais Chicago White Sox em uma série de três partidas a partir de amanhã. Os Twins tiveram a 5° tabela mais fácil da temporada até o momento.
Pablo Lopez (RHP, 5-5 W/L e ERA 4.24) será o starter dos Twins. Um dos reforços dos Twins para essa temporada, Lopez surpreendeu em suas primeiras partidas, apresentando ganho de velocidade nos arremessos, o que elevou sua taxa de strikeouts, no entanto, o arremessador caiu de rendimento e terminou com ERA acima de 4.00 em todos os meses da temporada. Parte do ERA inflado de Lopez, vem de um LOB 69,3%, que tende a se recuperar, mas apesar da média de strikeouts ter saltado de 9.11 a cada 9.0 IP na carreira, para 11.19 nessa temporada, Lopez tem sido o mesmo arremessador de sempre, dominante contra rebatedores destros e muito vulnerável contra canhotos. Com o arremessador adicionando um slider ao seu repertório, o domínio contra destros tem sido maior, com Lopez limitando os destros a uma linha de apenas: 204/259/358 (AVG/OBP/SLG), enquanto canhotos estão rebatendo: 252/319/395 (AVG/OBP/SLG) e produzindo contato forte e flyballs em uma taxa bem mais elevada do que os destros contra o arremessador. Contra um lineup pouco efetivo, mas lotado de rebatedores canhotos, Lopez teve sua pior performance do ano em uma partida contra os Athletics no último domingo, permitindo 7 corridas em 5.2 IP, com 7 K e 3 BB, seus arremessos, porém, induziram swings no vazio em 14,2% das vezes no último jogo e Lopez teve azar, com 25% das flyballs permitidas, se transformando em home run naquela partida.
A equipe produziu pouco no bastão durante a maior parte da temporada e ainda mantém média de apenas 4,3 corridas por jogo, mas os Twins estão passando por uma fase quente e anotaram 6,3 corridas em média por partida nos últimos sete jogos, com linha de: 267/349/522 (AVG/OBP/SLG). Max Kepler, que foi pouco efetivo durante a maior parte do ano, rebateu um home run na partida de ontem, seu 3° no mês de julho e o 14° da temporada, enquanto Joey Gallo, lidera a equipe com 17 home runs. Novato, Edouard Julien rebateu seu 9° home run em apenas 48 partidas e vem com linha de: 318/394/574 (AVG/OBP/SLG), enquanto o veterano Donovan Solano, tem mantido boa produção, com linha de: 275/376/412 (AVG/OBP/SLG). Apesar do bom momento da equipe, Carlos Correa e Byron Buxton, os dois principais nomes do lineup de Minnesota, estão tendo uma temporada decepcionante. Correa melhorou um pouco no último mês, mas mantém linha de: 231/305/410 (AVG/OBP/SLG) na temporada, enquanto Buxton, vive péssima fase, com linha de: 133/192/200 (AVG/OBP/SLG) em 12 partidas no mês de julho.
Os Twins possuem um núcleo talentoso de relievers, que, no entanto, estão sendo mal gerenciados pelo manager Rocco Baldelli. O time possui o 4° menor ERA conjunto da liga entre os bullpens, mas é apenas 21-18 W/L em jogos decididos pelos relievers, que converteram só 56,8% das oportunidades de save. Griffin Jax, reliever mais utilizado por Baldelli, com 42 aparições na temporada, cedeu uma corrida na parte alta da 7° entrada na partida de ontem, cometendo um blown save, mas: Emilio Pagan, Jhoan Duran combinaram para 2.0 IP, 4 K, 0 BB e 0 ER, com Pagan herdando a vitória, sua 4° no ano, enquanto Duran obteve seu 16° save. A unidade também conta com Jovani Moran e Jorge Lopez, que não estão tendo um bom ano. Moran tem média de 10.51 strikeouts a cada 9.0 IP, mas sofre com panes de controle, cedendo 5.26 walks em média a cada 9.0 IP, enquanto Lopez, que foi um closer pelos Orioles até ser negociado para os Twins no meio da temporada, tem mantido uma baixa taxa de strikeouts e vem com ERA 4.73.
Mais promoções para você
A defesa evoluiu durante a temporada e tem sido um setor sólido para os Twins. Carlos Correa na posição de shortstop e Michael A. Taylor no campo central, ainda são os destaques defensivos da equipe, que também conta com boa contribuição de Max Kepler no campo direito. Joey Gallo tem alternado entre a primeira base o campo esquerdo, mas se saiu melhor quando escalado no outfield. Edouard Julien na segunda base, tem sido um dos poucos defensores negativos da equipe, com -5 corridas salvas pela métrica de DRS. O catcher Christian Vazquez, tem feito uma excelente temporada na parte defensiva, se destacando no enquadramento dos arremessos, enquanto também é sólido nos bloqueios e no controle dos corredores nas bases, com apenas 30 roubos permitidos em 60 partidas.

Após vencerem o jogo #1 na segunda-feira por 7x6, os Mariners (47-48 W/L) permitiram um total de 16 corridas em dois jogos e foram superados pelos Twins nos jogos #2 e #3. A equipe é a 4° colocada na divisão West da Liga Americana, 10,0 jogos atrás dos líderes Texas Rangers. Após essa partida, o time permanece em Seattle, recebendo os Toronto Blue Jays em uma série de três jogos a partir de amanhã.
George Kirby (RHP, 8-8 W/L e ERA 3.43) será o starter dos Mariners. Após uma sólida temporada de novato, com ERA 3.39 em 25 partidas no ano passado, Kirby tem mantido um ERA semelhante, mas de uma forma diferente. O arremessador tem conseguido menos strikeouts nessa temporada, mas melhorou ainda mais o seu controle, passando de uma média de 1.52 walks a cada 9.0 IP para apenas 0.88 nessa temporada. O arremessador possui um repertório com: bola rápida, sinker, changeup, slider e curveball. No ano passado, apenas a combinação de bola rápida e sinker gerou bons resultados e o slider foi o ponto fraco do repertório, o que gerou uma divisão reversa de desempenho, com destros se saindo melhor do que canhotos contra ele, nessa temporada, porém, Kirby apresentou uma grande melhora no slider e inverteu a divisão de desempenho, passando a dominar os rebatedores destros, que estão com linha de apenas: 238/253/329 (AVG/OBP/SLG) contra ele, enquanto canhotos estão rebatendo: 273/300/490 (AVG/OBP/SLG) e foram responsáveis por 9 dos 13 home runs permitidos pelo arremessador.
A equipe tem sido apenas mediana no bastão nessa temporada e produziu pouco na última semana, com média de apenas 3,1 corridas por jogo e linha de: 193/254/339 (AVG/OBP/SLG) nas últimas sete partidas. Jarred Kelenic, que impressionou no início da temporada, piorou a cada mês e tem sofrido strikeouts em 32,6% de suas passagens no bastão, enquanto Teoscar Hernandez, um dos reforços do time para essa temporada, apesar de liderar a equipe com 15 home runs, vem com linha de apenas: 240/294/419 (AVG/OBP/SLG). Eleito novato do ano na última temporada, Julio Rodriguez ainda é uma ameaça de potência e velocidade nas bases, com 13 home runs e 22 roubos, mas tem ficado apenas na média como rebatedor. Eugenio Suarez, que não esteve bem no início da temporada, porém, subiu de produção no último mês e rebateu um home run na partida de ontem, seu 6° em julho e 14° da temporada.
O bullpen foi responsável pela derrota na partida de ontem, mas a unidade tem feito um bom trabalho nessa temporada, com os Mariners possuindo o 8° melhor ERA conjunto entre os bullpens da liga. Justin Topa e Gabe Speier, não cederam corridas no jogo de ontem, mas Andres Munoz, que tem lidado com uma sobrecarga de trabalho e Devin Sweet, combinaram para 3 corrridas cedidas, com Munoz ficando com a derrota. Munoz provavelmente não estará disponível para esse jogo, já que arremessou em três dos últimos quatro jogos, totalizando 46 arremessos e além dos relievers utilizados na partida de ontem, o manager Scott Servais, conta com: Matt Brash, Paul Sewald e Tayler Saucedo na unidade. Saucedo tem problemas de controle, mas induz uma alta quantidade de groundballs e vem com ERA 2.60, enquanto Brash, tem se recuperado de um início ruim de temporada e mantém ERA 3.32. Closer da equipe, Sewald é o destaque do bullpen, com média de 13.14 strikeouts a cada 9.0 IP e ERA 3.11, somando 19 saves.
O campo externo, na maioria das vezes formado por: Jarred Kelenic, Julio Rodriguez e Teoscar Hernandez, é bastante efetivo na parte defensiva, mas a equipe vem tendo problemas em algumas posições do campo interno. Eugenio Suarez vem mal na terceira base e Kolten Wong, que foi um excelente defensor durante a maior parte de sua carreira, está em declínio tanto no bastão, quanto na defesa, com -6 corridas salvas pela métrica de DRS nessa temporada. O catcher Cal Raleigh, tem dificuldade no controle dos corredores nas bases, mas é ótimo nos bloqueios e no enquadramento dos arremessos, estando entre os 15 catchers que mais geraram valor através do enquadramento nessa temporada.

Linha Projetada: Twins 1.80/Mariners 2.25
Total Projetado: 6,5
Onde está o valor?
Vejo valor nos Twins na odd atual, já que projetei eles como favoritos e não como underdogs, mas vejo um valor ainda melhor no under, que será minha indicação de aposta aqui. Lopez vem de uma exibição bem ruim contra os Athletics, mas esperada considerando suas divisões de desempenho. Hoje ele terá pela frente um lineup frio e que tem em rebatedores destros os seus principais pontos de produção, enquanto Kirby também vem de uma má exibição, mas é um arremessador sólido, no que é esperado que recupere, mesmo contra um lineup quente dos Twins e que possui alguns rebatedores canhotos de alta produção. Projetei 6,5 como um total justo para essa partida e com a odd de 2.07 para o under no total de 7, vejo um ótimo valor na aposta.
⭐️Aposta: Under 7 @2.07

MLB - Season 2023
Recorde: 70-60-4 (53%), +9,48und
ODD Média: 2.06
ROI%: +7,0%
ML: 49-40-1 (55%), +9,47und
Totais: 21-20-3 (51%), +0,01und
Site: 66-55-4 (54%), +10,43und
Youtube: 4-5 (44%), -0,95und
Sunday Night Baseball: 3-2 (60%), +0,46und