Philadelphia Phillies ML
12Odds Atual: 1.71
Odds do Palpite: 1.71
Palpite: Philadelphia Phillies (Aaron Nola) x Saint Louis Cardinals (Zack Thompson) - MLB - 15/09
Buscando garantir uma vaga nos playoffs através do Wild Card, os Philadelphia Phillies visitam os Saint Louis Cardinals no Busch Stadium na noite desta sexta-feira, em partida que abre uma série de três jogos entre as equipes.
Local do evento: St. Louis - Missouri
As equipes já se enfrentaram em uma série de três jogos nessa temporada, com os Phillies vencendo as três partidas. Dois dos três jogos, terminaram em under.
O Busch Stadium é um under park, com total base de 8, que pode variar dependendo do matchup e/ou das condições climáticas. Hoje, os ventos sopram a 3mph em direção ao campo interno esquerdo, com temperatura de 22°C e umidade do ar em 44%. Céu ensolarado e sem previsão de chuva durante a partida.
Em uma série contra os rivais e líderes da divisão, os Atlanta Braves, os Phillies (79-67 W/L) venceram apenas uma de quatro partidas em casa, permitindo que os Braves conquistassem matematicamente o título da divisão. A equipe é a 2° colocada na divisão East da Liga Nacional, 17,0 jogos atrás dos líderes Atlanta Braves. O time, porém, ocupa a 1° vaga do Wild Card no momento e tem chances de classificação aos playoffs, estimadas em 97,1%.
Aaron Nola (RHP, 12-9 W/L e ERA 4.64) será o starter dos Phillies. Vindo de uma temporada sólida, com ERA 3.25 em 32 partidas, Nola caiu bastante de produção esse ano, com seu ERA atual, sendo a 2° maior em 9 anos do arremessador na liga. Após ter tido um bom mês de agosto, com ERA 3.68 em cinco partidas, Nola teve duas más exibições em setembro, permitindo um total de 11 corridas e não tendo completado 5.0 entradas em nenhum dos dois últimos jogos. Nola ainda mantém bom controle, aliado a uma alta taxa de strikeouts, mas permitindo contato forte com frequência e induzindo menos groundballs do que no ano passado, o arremessador tem sofrido com home runs, cedendo 1.58 em média a cada 9.0 IP. Seus arremessos não perderam muita velocidade em comparação aos últimos anos e o repertório permanece o mesmo, mas a bola rápida e o changeup, que historicamente geraram bons resultados para o arremessador, se tornaram menos efetivos nessa temporada. Rebatedores canhotos, costumam produzir contato forte e flyballs com mais frequência contra o arremessador, mas a divisão de desempenho mais relevante de Nola é a home/away, com o arremessador mantendo ERA 3.44 em 13 partidas no Citizens Bank Park, marca que sobe para 5.66 em 16 jogos fora de casa. Nola enfrentou os Cardinals no último mês, e teve uma de suas melhores exibições da temporada, não cedendo corridas em 7.0 IP, terminando a partida com 9 K e 1 BB.
Um dos ataques mais efetivos da liga desde o retorno após a pausa para o All-Star Game, os Phillies esfriaram um pouco no bastão na última semana, com os rebatedores combinando para uma linha de: 225/315/411 (AVG/OBP/SLG), que ainda rendeu média de 5,1 corridas por jogo. Kyle Schwarber, apesar de manter um aproveitamento de apenas .198, lidera o time com 43 home runs, enquanto Bryce Harper, que passou por uma cirurgia na última offseason, ainda tem sido um contribuinte de elite no bastão, com linha de: 295/398/486 (AVG/OBP/SLG). Alec Bohm, Bryson Stott e Brandon Marsh, estão tendo uma temporada sólida, mas Slott é menos efetivo contra arremessadores canhotos, enquanto Marsh, não costuma fazer parte do lineup nesses confrontos. Pincipal reforço da equipe para essa temporada, Trea Turner vinha fazendo uma temporada decepcionante, mas o rebatedor, que já havia tido um bom mês de agosto, foi incrível ao longo de 11 jogos em setembro, com 7 home runs e linha de: 383/431/851 (AVG/OBP/SLG).
Os relievers foram responsáveis por 5 derrotas dos Phillies nesse mês de setembro, mas o bullpen tem sido um setor sólido e confiável esse ano, com a equipe possuindo o 7° melhor ERA conjunto entre os bullpens da liga. Gregory Soto tem sido o ponto fraco do bullpen, com ERA 4.94 em 62 aparições no ano, e Seranthony Domínguez, que teve um trecho com apenas uma corrida permitida em 14 aparições, não esteve bem nos útimos jogos, permitindo um total de 4 corridas nas últimas três partidas em que foi acionado. Jeff Hoffman, Matt Strahm e José Alvarado, porém, são relievers confiáveis no bullpen de Philadelphia, enquanto o closer Craig Kimbrel, soma 23 saves, com ERA 3.34 e média de 11.90 strikeouts a cada 9.0 IP.
O manager Rob Thomson, tem promovido um rodizio no campo externo, com Johan Rojas ganhando espaço como center fielder, enquanto Kyle Schwarber, tem atuado como DH na maioria dos jogos, melhorando um pouco a defesa, já que Rojas tem impressionado na parte defensiva, com 13 corridas salvas pela métrica de DRS, enquanto Schwarber, é um dos piores outfielders defensivos da liga, e vem com -21 corridas salvas na temporada. Brandon Marsh, normalmente um sólido defensor no campo externo, parece ter piorado na defesa após ter ficado afastado alguns jogos por conta de lesão, enquanto Nick Castellanos, ainda tem sido um defensor pouco efetivo no campo direito. No campo interno, Bryson Stott tem se destacado como defensor na segunda base, e Bryce Harper, se adaptou bem a primeira base, mas Trea Turner é um shortstop defensivo abaixo da média, e Alec Bohm, apesar de ter reduzido os erros nessa temporada, ainda é um dos piores 3B defensivos da liga, com -9 corridas salvas. Vencedor do prêmio Gold Glove e um sólido defensor durante a maior parte da carreira, o catcher J.T. Realmuto, tem decepcionado na parte defensiva esse ano, com dificuldade nos bloqueios e péssimo desempenho no enquadramento de arremessos, estando entre os cinco catchers que menos geraram valor através do quesito nessa temporada.
Mais promoções para você
Em uma série fora de casa contra a equipe de melhor campanha da Liga Americana, os Cardinals (65-81 W/L) surpreenderam e venceram duas de três partidas contra os Baltimore Orioles. A equipe é a última colocada na divisão Central da Liga Nacional, 17,0 jogos atrás dos líderes Milwaukee Brewers.
Zack Thompson (5-5 W/L e ERA 4.06) será o starter dos Cardinals. Arremessador de 25 anos, Thompson trabalhou no bullpen em sua temporada de novato no ano passado e vinha sendo utilizado como long reliever, até ser movido para a rotação no último mês. Como starter, o arremessador vem com ERA 3.90 em seis partidas, apresentando problemas de controle, mas mantendo uma boa média de 9.90 strikeouts a cada 9.0 IP. Thompson possui um repertório com: bola rápida, curveball e slider, com o curveball gerando ótimos resultados, mas com a bola rápida sendo facilmente atingida pelos rebatedores, que produziram linha de: 327/381/478 (AVG/OBP/SLG) contra o arremesso. Thompson não tem permitido muitas flyballs, limitando os home runs, mas com uma bola rápida deficiente, o arremessador tem permitido mais hits do que o esperado, com 35,8% das bolas que entraram em jogo contra ele, se transformando em hits. O arremessador não cedeu mais do que 3 corridas em nenhum de seus seis inícios, mas completou 6.0 IP em apenas uma das seis partidas.
Apesar da má temporada, os Cardinals mantiveram números acima da média no bastão durante boa parte do ano, mas o time, que já havia apresentado uma queda de produção na reta final de agosto, não esteve bem na última semanam produzindo média de 4,3 corridas por jogo, com linha de apenas: 218/302/325 (AVG/OBP/SLG). Rebatendo um home run, seu 4° em 17 jogos, o novato Richie Palacios, foi responsável pela única corrida da equipe na vitória da última quarta-feira contra os Baltimore Orioles. Willson Contreras, com 19 home runs na temporada, tem sido um dos pontos fortes do lineup, enquanto Lars Nootbaar, que retornou recentemente de lesão, vem com linha de: 271/375/437 (AVG/OBP/SLG), sendo utilizado como leadoff na maioria das vezes. Paul Goldschmidt e Nolan Arenado, estão tenod uma temporada abaixo de seus padrões, mas ainda são rebatedores sólidos e combinaram para 50 home runs no ano. Considerado um dos melhores prospects do farm system dos Cardinals, o novato Masyn Winn, tem sido o ponto de menor produção do lineup, desde que foi promovido da Triple-A. Winn sofreu strikeouts em apenas 18,8% de suas passagens no bastão até o momento, mas produziu linha de: 158/179/224 (AVG/OBP/SLG).
Enfraquecido após o período de negociações, o bullpen ainda tem sido um dos pontos fracos dos Cardinals, que possuem apenas o 23° melhor ERA conjunto da liga entre os bullpens nessa temporada. Na vitória da última quarta-feira contra os Orioles, porém, a unidade teve um bom desempenho, com: Casey Lawrence, Giovanny Gallegos, John King e Ryan Helsley, combinando para 3.2 IP, 4 K, 2 BB e 0 ER, com Helsley, que perdeu parte da temporada por lesão, obtendo seu 10° save do ano. Dois dos relievers mais utilizados pelo manager Oliver Marmol, Andre Pallante e Drew VerHagen, são os pontos fracos da unidade, ambos com problemas de controle, baixa média de strikeouts e ERA acima de 4.00.
Um dos pontos fortes da equipe ao longo da última decada, a defesa se transformou em em problema nessa temporada. A equipe não tem cometido muitos erros, mas tem sofrido especialmente no campo externo, onde Alec Burleson tem jogado defesa abaixo da média, enquanto o novato Jordan Walker, acumulou -16 corridas salvas pela métrica de DRS nos cantos do campo externo, errando rotas e possuindo baixo alcance para um outfielder. No campo interno, Nolan Arenado passou de um defensor de elite e múltiplo vencedor do prêmio Gold Glove, para um defensor apenas mediano, mas Paul Goldschmidt, ainda tem sido um sólido defensor na primeira base. Outro ponto fraco da defesa é o catcher Willson Contreras, principal reforço do time para essa temporada, mas que tem sido um dos piores catchers defensivos da liga. Contreras controla bem os corredores nas bases, com apenas 36 roubos permitidos em 93 partidas, mas está entre os cinco piores da posição em valor gerado através do enquadramento de arremessos, enquanto já foi criticado por suas habilidades de planejamento de jogo e orientação aos arremessadores da equipe. Com Contreras, os arremessadores dos Cardinals, combinaram para um ERA 5.11, marca que cai para 4.41 com Andrew Knizner, e 4.66 com Iván Herrera, os outros catchers da equipe.
Linha Projetada: Philies 1.74/Cardinals 2.35
Total Projetado: 9,5
Onde está o valor?
Minha projeção não mostra valor em nenhuma das equipes na odd atual, mas os Phillies são sempre um pouco desvalorizados nas minhas projeções devido ao impacto negativo da defesa, que é grande, mas provavelmente não tento quanto a minha equação leva em consideração, especialmente para um arremessador que ainda mantém uma alta taxa de strikeouts como Aaron Nola, que tem feito uma temporada aquém do esperado e que não vem de boas exibições, mas que esteve bem em seu último confronto contra os Cardinals. Thompson teve boas performances como starter no último mês, mas os Phillies melhoraram bastante no bastão contra canhotos ao longo da temporada, enquanto que sofrendo com problemas de controle, o arremessador dos Cardinals, raramente tem ido muito longe nas partidas, o que deixa o fraco bullpen, tendo que cobrir um número relevante de entradas. Mesmo na ausência de valor matemático puro apontado pelo meu modelo, gosto dos Phillies como favoritos nessa partida.
⭐️Aposta: Philadelphia Phillies ML @1.71
MLB - Season 2023
Recorde: 133-123-7 (51%), +7,69und
ODD Média: 2.02
ROI%: +2,9%
ML: 86-79-2 (52%), +6,60und
Totais: 47-44-5 (51%), +1,07und
Site: 118-112-7 (51%), +3,13und
Youtube: 15-11 (57%), +4,56und
Sunday Night Baseball: 4-5 (44%), -1,54und