Palpite: Saint Louis Cardinals (Steven Matz) x Cincinnati Reds (Ben Lively) - MLB - 24/05
Rivais na divisão Central da Liga Nacional, Saint Louis Cardinals e Cincinnati Reds se enfrentam no Great American Ball Park na noite desta quarta-feira.
Local do evento: Cincinnati - Ohio
Os Reds venceram o jogo #1 da série como underdogs por 2.65 na odd e os Cardinals venceram o jogo #2 como favoritos por 1.71 na odd. As duas partidas terminaram em over.
O Great American Ball Park é um over park, com total base de 9,5, que pode variar dependendo do matchup e/ou das condições climáticas. Hoje, os ventos sopram a 9mph em direção ao campo externo direito, com temperatura de 28°C e umidade do ar em 36%. Céu parcialmente nublado, mas sem previsão de chuva durante a partida.
Ryan Additon (6-3 O/U) será o umpire do home plate. Additon é um over umpire, com uma zona de strike estreita, que dificuta o trabalho dos arremessadores. Nessa temporada, o umpire tem chamado strikes em 63,5% dos arremessos, com relação SO/Walks de 2.19. Seus jogos tiveram média de 10,4 corridas.
Após serem derrotados em entradas extras na partida de abertura dessa série na segunda-feira, os Cardinals (22-28 W/L) se recuperaram e superaram os Reds ontem por 8x5. A equipe é a 4° colocada na divisão Central da Liga Nacional, 5,0 jogos atrás dos líderes Milwaukee Brewers.
Steven Matz (LHP, 0-5 W/L e ERA 5.05) será o starter dos Reds. Matz, que sofreu com lesões nos últimos anos, teve um ERA 6.23 em cinco partidas no mês de abril, mas melhorou em maio, com ERA 3.54 em suas últimas quatro partidas. O controle do arremessador parece ter piorado e Matz tem permitido muito contato forte, que se traduziu em uma média de 1.36 home runs cedidos a cada 9.0 IP. A velocidade tem estado de acordo com suas marcas da carreira e o arremessador mantém um repertório com: bola rápida, changeup e curveball. Parte do ERA inflado de Matz vem de um BABIP .360, mas o arremessador tem tendência a permitir linedrives em uma taxa acima da média da liga, possuindo um alto BABIP na carreira. Matz manteve uma divisão de desempenho home/away na carreira, ainda presente em curta amostragem nessa temporada. O arremessador vem com ERA 3.81 em cinco partidas no Busch Stadium, marca que sobe para 6.64 em 4 jogos fora.
Apesar da campanha negativa, a equipe tem apresentado um ataque de elite, com média de 5,1 corridas por jogo, construída através de uma linha de: 263/336/442 (AVG/OBP/SLG). Paul Goldschmidt rebateu 2 home runs na vitória de ontem e vem com linha de: 293/404/521 (AVG/OBP/SLG), enquanto Nolan Gorman, lidera o time com 13 home runs na temporada. Nolan Arenado tem se recuperado de um início de temporada ruim e soma 9 home runs e Lars Nootbaar, rebatedor de leadoff da equipe e que teve 2 hits na partida de ontem, vem com linha de: 267/390/382 (AVG/OBP/SLG) na temporada. Paul DeJong e Tommy Edman também estão mantendo bons números no bastão, mas Willson Contreras caiu de produção e rebateu apenas: 151/250/358 (AVG/OBP/SLG) nas últimas 13 partidas.
O bullpen foi responsável pela derrota no jogo #1 dessa série, mas a unidade teve um bom desempenho na partida de ontem, com: Chris Stratton, Giovanny Gallegos e Ryan Helsley combinando para: 3.1 IP, 2 K, 2 BB e 0 ER, com Helsley obtendo seu 6° save da temporada. Helsley provavelmente não estará disponível para esse jogo, já que realizou um total de 50 arremessos nos dois primeiros jogos dessa série. Os Cardinals estão com ERA conjunto de 3.70, 9° melhor marca da liga nos bullpens, mas converteram apenas 50% de suas oportunidades de save na temporada. Genesis Cabrera e Jordan Hicks estão sofrendo com panes de controle, ambos com média superior a 6.00 walks cedidos a cada 9.0 IP e Drew VerHagen, reliever mais utilizado pelo manager Oliver Marmol, tem sido apenas mediano, com ERA 3.60 em 25.0 IP.
Mais promoções para você
A defesa permanece acima da média, apesar das más contribuições de Alec Burleson e Brendan Donovan. Nolan Arenado, Paul DeJong, Tommy Edman e Paul Goldschmidt, formam um dos melhores infields defensivos da liga, enquanto Lars Nootbaar, tem jogado defesa acima da média no campo externo. Willson Contreras retornou a função de catcher após ter sido afastado por mau desempenho, mas enquanto controla bem os corredores nas bases, tendo evitado um roubo na partida de ontem, ainda tem sido abaixo da média no enquadramento de arremessos. Com Contreras, os arremessadores dos Cardinals combinaram para um ERA 4.89 esse ano, marca que cai para 4.05 com Andrew Knizner, o outro catcher da equipe.
Os Reds (20-28 W/L) colocaram fim a uma sequência de quatro derrotas consecutivas com a vitória da última segunda-feira, mas foram superados no jogo #2 dessa série na noite de ontem por 8x5. A equipe é a última colocada na divisão Central da Liga Nacional, 1,0 jogo atrás dos adversários dessa série na classificação.
Ben Lively (RHP, 1-2 W/L e ERA 2.45) será o starter dos Reds. Arremessador veterano de 31 anos, Lively atuou pelos Samsung Lions da KBO de 2019 a 2021 e esteve nas ligas menores dos Reds no ano passado. Com a lesão de Nick Lodolo, o arremessador ganhou uma nova oportunidade na MLB e após ser utilizado em duas partidas como long reliever, iniciou um dos jogos da série anterior contra os Yankees e teve um forte desempenho, cedendo duas corridas em 5.2 IP, mas conseguindo 8 strikeouts na partida. Lively tem trabalhado com um repertório vasto, que inclui: bola rápida, sinker, changeup, slider e curveball e o slider tem sido o arremesso com os melhores resultados. Apesar de ter conseguido 8 strikeouts, na última partida, os arremessos de Lively induziram swings no vazio em apenas 10,8% das vezes e o controle não foi tão bom quanto a média baixa de walks faz parecer, com o arremessador tendo lançado strikes em apenas 60% de seus arremessos em seu 1° início nessa temporada.
A equipe vem com média de apenas 4,2 corridas por jogo na temporada, mas com um lineup cheio de rebatedores destros, o time costuma se sair melhor contra arremessadores canhotos, com média de 5,3 corridas por jogo e linha de: 274/347/414 (AVG/OBP/SLG) em 15 partidas contra iniciantes canhotos, das quais, os Reds venceram 9. Considerando um dos melhores prospects do farm system de Cincinnati, Matt McLain foi promovido da Triple-A na última semana e rebateu seu 1° home run da carreira durante a derrota de ontem no jogo #2 dessa série. T.J. Friedl, um dos poucos rebatedores canhotos do elenco, retornou de lesão e foi o rebatedor de leadoff no jogo de ontem, conseguindo 2 hits. Jonathan India, que sofreu com lesões na última temporada, tem sido um dos destaques da equipe, com linha de: 285/376/413 (AVG/OBP/SLG) e Spencer Steer lidera o time com 6 home runs. Tyler Stephenson, que teve boa produção nos dois últimos anos, tem apresentado pouca potência e vem com linha de: 242/337/323 (AVG/OBP/SLG), enquanto o veterano Wil Myers, tem sido o ponto fraco do lineup, tendo sofrido strikeouts em 34% de suas passagens no bastão nessa temporada, com linha de apenas: 189/257/283 (AVG/OBP/SLG).
O bullpen, um dos pontos fracos da equipe no ano passado, tem sido uma unidade sólida esse ano e os Reds possuem um recorde positivo de 14-11 W/L em jogos decididos pelos relievers, que combinaram para um ERA 3.72 até o momento, 10° melhor marca da liga. Ian Gibaut, que herdou a vitória no jogo #1 dessa série, vem com ERA 3.63 e tem sido o reliever mais utilizado pelo manager David Bell. Alex Young, Buck Farmer, Alexis Diaz, Lucas Sims e Kevin Herget, estão todos com ERA inferior a 3.50, mas no caso de Farmer, construído através de um BABIP .186. Diaz tem feito o papel de closer e soma 10 saves no ano, com ERA 1.93 e média de 16.88 strikeouts a cada 9.0 IP.
O manager David Bell, já utilizou diversas formações diferentes nessa temporada, o que tem prejudicado a defesa, uma das piores da liga até o momento. T.J. Friedl tem se destacado como defensor no campo central e Wil Myers, apesar do péssimo desempenho no bastão, tem sido sólido no campo direito, mas Jake Fraley é um defensor abaixo da média no campo esquerdo e Jonathan India, com baixo alcance, vem mal na segunda base, com -4 corridas salvas pela métrica de DRS. A equipe tem três catchers no elenco, Curt Casali, Luke Maile e Tyler Stephenson e tem promovido um rodízio na posição. Dos três, Casali é o que mais tem se destacado, com bons números de enquadramento de arremessos e tendo eliminado 3 dos 8 corredores que tentaram roubos contra ele. Os arremessadores também combinaram para um ERA menor com Casali como catcher, 3.38 contra 5.64 com Stephenson e 6.18 com Maile.
Linha Projetada: Cardinals 1.69/Reds 2.45
Total Projetado: 12,5
Onde está o valor?
Lively teve uma grande atuação contra os Yankees em sua 1° partida como starter nessa temporada, mas é difícil acreditar que o veterano que começou a temporada na Triple-A e que não teve números chamativos na KBO, tenha de repente, se transformado em um arremessador tão efetivo. Contra um forte e quente ataque dos Cardinals, Lively deverá ter problemas, enquanto Matz, apesar de ter melhorado em maio, está em um ponto situacional ruim para suas habilidades, já que costuma se sair pior nas partidas fora de casa e terá pela frente um lineup dos Reds cheio de rebatedores destros e que estão com bons números contra canhotos nessa temporada. As duas primeiras partidas tiveram alta pontuação e vejo mais um jogo com muitas corridas, com o total em 11, apesar de alto, ainda sendo inferior a minha projeção, que aponta 12,5 como um total justo para esse jogo, mostrando um bom valor no over, especialmente na odd atual de 2.05.
⭐️Aposta: Over 11 @2.05
MLB - Season 2023
Recorde: 37-28-1 (56%), +9,74und
ODD Média: 1.99
ROI%: +14,7%
ML: 29-19 (60%), +10,97und
Totais: 8-9-1 (47%), -1,23und
Site: 35-25-1 (58%), +10,45und
Youtube: 2-3 (40%), -0,71und
Sunday Night Baseball: 2-1 (66%), +0,51und