Under 7,5
Mais e MenosOdds Atual: 1.97
Odds do Palpite: 1.97
Palpite: San Francisco Giants (Logan Webb) x Arizona Diamodbacks (Merrill Kelly) - MLB - 20/09
Rivais divisão e em disputa direta por uma das vagas do Wild Card da Liga Nacional, San Francisco Giants e Arizona Diamondbacks se enfrentam no Chase Field na tarde desta quarta-feira.
Local do evento: Phoenix - Arizona
Rivais de divisão, as equipes já se enfrentaram 12 vezes nessa temporada, com seis vitórias para cada. Os totais ficaram em: 5-7 O/U.
A pontuação no Chase Field caiu desde que os Diamondbacks instalaram um umidor no local onde as bolas ficam armazenadas, mas o campo ainda é um over park, com total base de 9, que pode variar dependendo do matchup e/ou das condições climáticas. Rebatedores canhotos possuem uma vantagem significativa nesse campo. O estádio possui um teto retrátil, que normalmente permanece fechado, anulando assim, o efeito das condições climáticas sobre o total.
Gabe Morales (19-9 O/U) será o umpire do home plate. Apesar do recorde e de seus jogos terem tido média de 9,6 corridas nessa temporada, Morales é, na verdade, um under umpire, chamando strikes em uma altíssima taxa de 65,6%, com relação SO/Walks de 3.26.
Após evitarem uma varrida em quatro jogos na série contra os também rivais Colorado Rockies, os Giants (76-75 W/L) foram derrotados no jogo #1 dessa série na noite de ontem, perdendo por 8x4. A equipe é a 3° colocada na divisão West da Liga Nacional, 3,5 jogos atrás dos adversários dessa série na classificação. Com a sequência de resultados negativos, as chances de classificação aos playoffs para os Giants caíram para 5,5%, com o time estando 3,0 jogos atrás da zona de classificação pelo Wild Card. Após essa partida, o time viaja para Los Angeles, onde enfrentará os Dodgers em uma série divisional de quatro jogos. Os Giants tiveram a 3° tabela mais fácil da temporada até o momento.
Logan Webb (RHP, 10-12 W/L e ERA 3.31) será o starter dos Giants. Apesar de estar induzindo a maior taxa de groundballs de sua carreira, com 61,1% das bolas que entraram em jogo contra o arremessador nessa temporada, sendo groundballs, Webb tem sofrido com home runs, com 15,7% das flyballs rebatidas contra ele, se transformando em home runs, o que elevou um pouco o ERA do arremessador, que terminou a última temporada com ERA 2.90 em 32 partidas. Webb, porém, tem sido tão eficiente quanto nos últimos anos, apresentando controle de elite, em conjunto com uma boa média de 8.19 strikeouts a cada 9.0 IP. Webb reduziu um pouco o uso do slider, aumentando o uso do changeup, enquanto mantém um sinker, responsável por grande parte dos groundballs induzidos, como sua principal bola rápida. Com o aumento no uso do changeup, Webb tem lidado melhor com rebatedores canhotos, que foram limitados a uma linha de: 225/2544/339 (AVG/OBP/SLG) contra ele nessa temporada, enquanto destros estão rebatendo: 262/297/415 (AVG/OBP/SLG). O arremessador costuma se sair melhor nas partidas em casa, mas sua enorme divisão home/away deste ano, ERA 2.37 em casa e 4.30 fora, foi construída em parte, por uma diferença de quase 10% no LOB%, fruto de aleatoriedade. Webb já enfrentou os Diamondbacks três vezes nessa temporada, com ERA 2.57 em 21.0 IP contra a equipe de Arizona, somando 13 K, com 6 BB.
A equipe apresentou um dos piores ataques da liga entre os meses de julho e agosto, mas ainda que tenham sido beneficiados por uma série em um ambiente de alta pontuação como o Coors Field em Denver, os Giants apresentaram avanços na parte ofensiva em setembro. Joc Pederson rebateu um home run na partida de ontem, seu 14° do ano, enquanto LaMonte Wade Jr., que vinha jogando lesionado, voltou a ser produtivo em setembro, com linha de: 381/451/571 (AVG/OBP/SLG) em 14 partidas nesse mês. Mike Yastrzemski, J.D. Davis e Thairo Estrada, estão com números acima da média no bastão na temporada, e Wilmer Flores, tem sido o principal destaque do linuep, com 22 home runs e linha de: 289/357/520 (AVG/OBP/SLG) no ano. Patrick Bailey, porém, caiu bastante de produção nos últimos meses, e Brandon Crawford, tem feito a pior temporada de sua carreira, com linha de apenas: 198/277/320 (AVG/OBP/SLG).
O bullpen teve alguns desempenhos ruins nas últimas semanas, mas tem sido uma unidade acima da média para os Giants nessa temporada. O manager Gabe Kepler, ainda tem utilizado muitos jogos de bullpen, tendo a disposição arremessadores como: Sean Manaea, Ross Stripling, Alex Wood e Jakob Junis, todos com experiência como starter na carreira. Entre os relievers de oficio, Gabler conta com: Luke Jackson, Scott Alexander, os irmãos gêmeos Taylor Rogers e Tyler Rogers e o closer Camilo Doval, que tem 37 saves em 65 aparições. Alexander foi muitas vezes utilizado como opener, e vem com ERA 3.76 nos jogos em que saiu do bullpen. Os irmãos Rogers, são ambos eficientes, mas de formas diferentes, Tyler induz muitas groundballs, mas não consegue muitos strikeouts, enquanto Taylor, sustenta uma alta média de 10.80 strikeouts a cada 9.0 IP.
Com o manager Gabe Kepler, utilizando muitas formações diferentes, e com muitos veteranos em declínio, a defesa tem sido um dos pontos fracos dos Giants, que são a equipe com mais erros nessa temporada, 109 em 151 jogos. Wilmer Flores, que vinha bem como defensor na primeira base, ontem foi utilizado na terceira base, cometendo 2 erros no jogo, enquanto Brandon Crawford, que venceu o prêmio Gold Glove por diversas vezes, tem sido um desastre na posição de shorststop, com -13 corridas salvas pela métrica de DRS. J.D. Davis na terceira base, Michael Conforto no campo direito e o novato Luis Matos no campo central, também estiveram mal defensivamente pela equipe esse ano. Mike Yastrzemski e Mitch Haniger, porém, são defensore acima da média no campo externo, enquanto Thairo Estrada, tem apresentado boa evolução como defensor na segunda base. Novato, o catcher Patrick Bailey, tem sido um dos melhores defensores de sua posição, fornecendo enorme valor através do enquadramento de arremessos, além de controlar bem os corredores nas bases, tendo eliminado 28,9% dos que tentaram roubos contra ele.
Mais promoções para você
Após varrerem os Chicago Cubs em três partidas, os Diamondbacks (80-72 W/L) superaram os Giants por 8x4 na noite de ontem e agora somam quatro vitórias consecutivas. A equipe é a 2° colocada na divisão East da Liga Nacional, 14,0 jogos atrás dos líderes Los Angeles Dodgers. Com chances de classificação aos playoffs estimadas em 65,2%, os Diamondbacks são o 2° na zona de classificação pelo Wild Card. Após essa partida, o time viaja para New York, onde enfrentará os Yankees em uma série interleague de três partidas a partir da próxima sexta-feira.
Merrill Kelly (RHP, 11-7 W/L e ERA 3.45) será o starter dos Diamondbacks. Kelly, que ficou afastado por lesão durante parte da temporada, foi nocauteado em sua última partida, cedendo 7 corridas em 5.0 IP em uma derrota fora de casa contra os New York Mets na semana passada. O arremessador, porém, vem tendo um bom ano, e mantém uma divisão home/away, que também esteve presente nos últimos anos, se saindo melhor no Chase Field, onde vem com ERA 2.81 nessa temporada, do que nos jogos fora de casa, situação em que possui ERA 4.10. Aumentando o uso do changeup, que ganhou movimento nessa temporada, Kelly tem induzido mais swings no vazio do que nos últimos anos, com sua média de strikeouts subindo de 8.19 a cada 9.0 IP na carreira, para 9.74 nessa temporada. Com um bom changeup, e também possuindo um cutter bastante efetivo em seu repertório, Kelly tem lidado bem com rebatedores canhotos, não apresentando uma divisão significativa de desempenho contra rebatedores. O arremessador tem permitido mais contato forte nessa temporada, que se traduziu em uma média de 1.02 home runs cedidos a cada 9.0 IP, mas ainda tem induzido uma boa quantidade de groundballs, sendo apoiado por uma boa defesa de infield dos Diamondbacks.
O time passou por altos e baixos na produção ofensiva nessa temporada, e vem com média de 4,7 corridas por jogo nas últimas sete partidas, porém, com linha de apenas: 243/320/351 (AVG/OBP/SLG). Ketel Marte, que tem sido um dos destaques do lineup nessa temporada, teve uma grande exibição na partida de ontem, terminando o jogo com 4 hits e 2 RBI, enquanto Corbin Carroll, favorito ao prêmio de novato do ano na Liga Nacional, teve 2 hits como rebatedor de leadoff. Carroll é uma ameaça de potência e velocidade, com 24 home runs e 48 roubos de base no ano, enquanto Marte, mantém linha de: 279/360/487 (AVG/OBP/SLG). Christian Walker, não vive um bom momento no bastão, mas lidera a equipe com 30 home runs na temporada, com Lourdes Gurriel Jr., que tem 4 home runs no mês de setembro, possuindo 24 home runs no ano. Geraldo Perdomo, que foi um dos destaques do lineup no início da temporada, ainda mantém números gerais acima da média, mas não vem em boa fase, enquanto Alek Thomas, tem sido o ponto de menor produção no lineup regular da equipe, com linha de: 236/277/391 (AVG/OBP/SLG).
O bullpen não teve um bom desempenho durante a maior parte do ano, mas os relievers estiveram bem nas últimas semanas, combinando para um ERA 2.22 no mês de setembro, 4° melhor marca da liga. Na vitória de ontem, Miguel Castro, Andrew Saalfrank, Kevin Ginkel e Paul Sewald, combinaram para: 4.0 IP, 4 K, 2 BB e 0 ER. Castro, que possui um ERA 4.55, e que foi o reliever mais utilizado pelo manager Torey Lovullo esse ano, vive um grande momento, não tendo permitido corridas em nenhuma de suas últimas dez aparições, enquanto Ryan Thompson, que chegou ao time após ter sido dispensado pelos Tampa Bay Rays, mantém uma baixa média de strikeouts, mas não cedeu corridas em oito aparições pela equipe de Arizona. Joe Mantiply, porém, ainda tem feito uma temporada fraca, com ERA 5.29 em 32.1 IP.
A defesa tem sido o setor mais consistente dos Diamondbacks, que são a equipe com menos erros na temporada, apenas 52 em 152 partidas. Lourdes Gurriel Jr. tem jogado defesa de elite no campo esquerdo, enquanto Christian Walker, vencedor do prêmio Gold Glove na última temporada, vem com 9 corridas salvas pela métrica de DRS na primeira base. Alek Thomas no campo central, e Emmanuel Rivera na terceira base, também são defensores acima da média na formação regular da equipe, mas Corbin Carroll, apesar de muito veloz, tem jogado defesa abaixo da média no campo externo. O catcher Gabriel Moreno, tem se destacado no controle dos corredores nas bases, elimando 40,7% dos que tentaram roubos contra ele, mas Moreno é bem menos eficiente no enquadramento de arremessos, fornecendo valor negativo no quesito.
Linha Projetada: Giants 1.92/Diamondbacks 2.08
Total Projetado: 8,5
Onde está o valor?
Minha projeção de total é uma corrida acima do total atual dos sportbooks, isso porque meu modelo calcula o valor atual do ataque dos Giants como contribuinte de uma corridas acima do total base do Chase Field (9), e o bullpen dos Diamondbacks, como contribuinte de 0,5 corrridas acima do total, enquanto os arremessadores, reduzem a expectativa de corridas em 1,5 corridas, e Gabe Morales, um under umpire, com recorde de over umpire, em 0,5. Meu modelo funciona na maioria das situações, mas aqui, estou deixando ele de lado para ficar com o under.
Com arremessadores igualmente eficientes, mas em uma matchup menos favorável do que o de hoje, e com umpire com uma zona de strike menos generosa, essas equipes combinaram para 12 corridas no jogo #1 da série na noite de ontem, tornando o over desse jogo, uma aposta popular. Webb, porém, tem se saído melhor do que Alex Cobb, starter dos Giants no jogo de ontem, enquanto Kelly, que vem de uma exibição bem ruim, costuma ser dominante nas partidas em casa. Os dois arremessadores são groundballers e lidam bem rebatedores canhotos, que são maioria no lineup das duas equipes, no que não espero um grande desempenho dos ataques nessa partida. 7,5 é um total baixo para o Chase Field, mas creio que condizente com este confronto, e mesmo indo na direção contrário ao valor apresentado pela minha projeção, vejo o under como uma boa aposta nesse jogo.
⭐️Aposta: Under 7,5 @1.97
MLB - Season 2023
Recorde: 137-127-8 (51%), +6,68und
ODD Média: 2.02
ROI%: +2,4%
ML: 89-82-2 (52%), +5,64und
Totais: 48-45-6 (51%), +1,04und
Site: 121-114-8 (51%), +3,22und
Youtube: 16-13 (55%), +3,46und
Sunday Night Baseball: 4-5 (44%), -1,54und