Baltimore Orioles ML
Odds Atual: 2.56
Odds do Palpite: 2.56
Palpite: Tampa Bay Rays (Shane McClanahan) x Baltimore Orioles (Kyle Gibson) - MLB - 08/05
Em confronto entre os dois primeiros colocados na divisão East da Liga Americana, Tampa Bay Rays e Baltimore Orioles se enfrentam no Oriole Park at Camden Yards na noite desta segunda-feira, abrindo uma série de três partidas.
Local do evento: Baltimore – Maryland
Rivais de divisão, as equipes se enfrentaram 19 vezes na última temporada e os Rays venceram 10 dos 19 confrontos. Os totais ficaram em: 10-9 O/U.
O Oriole Park at Camden Yards foi um over park por muitos anos, mas os Orioles moveram as cercas do lado esquerdo no ano passado e o campo passou a ser neutro para totais, com total base de 8,5, que pode variar dependendo do matchup e/ou das condições climáticas. Apesar das alterações, o campo ainda favorece os rebatedores destros. Hoje, os ventos sopram a 8mph em direção ao campo direito, com temperatura de 25°C e umidade do ar em 42%. Céu parcialmente nublado, mas sem previsão de chuva durante a partida.
Os Rays (28-7 W/L) superaram os Yankees em entradas extras na tarde de ontem por 8x7, vencendo a série por 2x1. Com a melhor campanha da temporada, a equipe lidera a divisão East da Liga Americana, 5,5 jogos a frente dos Baltimore Orioles, atuais 2° colocados e adversários dessa série.
Shane McClanahan (LHP, 6-0 W/L e ERA 2.02) será o starter dos Rays. Um dos arremessadores jovens mais talentosos da liga, McClanahan, que teve ERA 2.54 em 28 partidas no ano passado, não cedeu mais do que duas corridas em nenhum de seus sete inícios nessa temporada e teve um quality start em cinco de suas sete partidas. O canhoto tem apresentado uma piora no controle em relação as suas duas primeiras temporadas na liga, mas mantém uma média elevada de 11.48 strikeouts a cada 9.0 IP, com seus arremessos induzindo swings no vazio 18,6% do tempo. McClanahan mantém um repertório com: bola rápida, changeup, slider e curveball, com a combinação de changeup e curveball sendo o ponto forte de seu repertório. O arremessador não possui divisões de desempenho relevantes e os Rays saíram vitoriosos em todos os jogos iniciados por McClanahan nessa temporada.
Uma parte significativa do sucesso da equipe no 1° mês da temporada, se deve a um ataque de elite, que produziu média de 6,4 corridas por jogo, com linha de: 276/348/521 (AVG/OBP/SLG). Os Rays lideram a liga com 71 home runs, 13 a mais do que o 2° colocado no quesito, os Atlanta Braves, e a equipe também tem sido uma das mais agressivas nas bases, com 33 roubos, 6° maior marca da liga. Christian Bethancourt e Jose Siri rebateram um home run cada na vitória de ontem sobre os Yankees, enquanto Isaac Paredes, teve 2 hits e impulsionou duas corridas na partida. Yandy Diaz e Randy Arozarena já rebateram 9 home runs e cada e Wander Franco, além de já ter rebatido 6 home runs, lidera o time com 8 roubos de base. Manuel Margot também é uma ameaça de velocidade nas bases, mas tem sido um dos poucos rebatedores abaixo da média no elenco junto com Francisco Mejia, que vem com linha de apenas: 212/263/346 (AVG/OBP/SLG).
O bullpen tem sustentando um excelente ERA conjunto de 3.10, 3° melhor marca da liga, mas com estatísticas periféricas que não apoiam o forte desempenho dos relievers. Pete Fairbanks, que vinha participando do revezamento de closers promovido pelo manager Kevin Cash, se lesionou e desfalcará a equipe nas próximas semanas. Jason Adam, que foi o destaque do bullpen no ano passado, tem feito outra excelente temporada, com ERA 1.26 em 14.1 IP e já soma 3 saves. Colin Poche, que já foi utilizado em 15 jogos, vem com ERA 1.38, mas tem mais walks do que strikeouts na temporada, tendo seu baixo ERA atrelado a um baixo BABIP e alto LOB%. Garrett Cleavinger, Kevin Kelly e Ryan Thompson, também são frequentemente utilizados por Cash, mas não impressionaram até o momento. Jalen Beeks, que ficou com a vitória no jogo de ontem contra os Yankees, tem sido um dos problemas da unidade, com ERA 9.00 em 11.0 IP. Apesar de serem 9-6 W/L em jogos decididos pelos relievers nessa temporada, os Rays converteram apenas 64,3% de suas oportunidades de save até aqui.
Kevin Cash utiliza muitas formações diferentes, mas a defesa dos Rays como um todo, tem sido mediana. Isaac Paredes na terceira base, tem sido o ponto fraco da defesa e vem com -3 corridas salvas pela métrica de DRS, enquanto Jose Siri e Manuel Margot se revezam no campo central, mas Margot, normalmente um bom defensor, não esteve bem no 1° mês da temporada. Wander Franco tem alguns problemas de alcance, mas tem feito um trabalho decente como shortstop e Randy Arozarena segue sólido no campo direito. Christian Bethancourt e Francisco Mejia se revezam na função de catcher e é provável que Mejia seja o titular nessa partida. Mejia tem gerado um grande impacto negativo em enquadramento de arremessos, sendo o 5° pior catcher no quesito nessa temporada e além disso, já permitiu 10 roubos de base.
Mais promoções para você
Os Orioles (22-12 W/L) perderam duas de três partidas em sua última série contra os Atlanta Braves, mas são 6-4 W/L nos últimos dez jogos. A equipe é a 2° colocada na divisão East da Liga Americana, 5,5 jogos atrás dos líderes e adversários dessa série, os Tampa Bay Rays.
Kyle Gibson (RHP, 4-1 W/L e ERA 4.61) será o starter dos Orioles. Arremessador veterano de 35 anos e um dos reforços dos Orioles para essa temporada, Gibson vem de sua pior partida no ano, tendo permitido 10 hits e 6 corridas em uma derrota frente aos Kansas City Royals na última quarta-feira. Gibson não apresentou queda de velocidade em relação aos últimos anos e ainda mantém um repertório vasto, fazendo uso de três tipos de bolas rápidas em conjunto com um changeup e um slider, mas o arremessador não tem lidado bem com rebatedores canhotos, que produziram linha de: 368/435/632 (AVG/OBP/SLG) e enfrentou um bom número de canhotos até o momento. Contra destros, porém, Gibson ainda tem sido efetivo, limitando os rebotedores a uma linha de apenas: 203/226/329 (AVG/OBP/SLG). Outra divisão de desempenho relevante para o arremessador, é a home/away e os problemas de Gibson nessa temporada, foram concentrados em partidas fora de casa, com o arremessador tendo feito dois jogos no Oriole Park at Camden Yards, com ERA 1.42, em comparação a 6.04 em 5 jogos fora.
A equipe possui 4° maior média de corridas por jogo nessa temporada e vem tendo forte produção contra arremessadores canhotos, com média de 6,1 corridas por jogo e linha de: 265/333/460 (AVG/OBP/SLG) ao longo de 15 partidas contra iniciantes LHP. Ryan Mountcastle lidera o time com 8 home runs na temporada, enquanto Jorge Mateo e Cedric Mullins II juntos, combinaram para 10 home runs e 23 roubos de base até o momento. Adley Rutschman tem apresentado menos potência do que na última temporada, mas possui uma excelente abordagem no bastão e tem mais walks do que strikeouts sofridos, mantendo linha de: 280/406/416 (AVG/OBP/SLG). Novato, Gunnar Henderson tem sido o ponto fraco do lineup, tendo sofrido strikeouts em 30,7% de suas passagens no bastão, mas Henderson não costuma ser escalado em partidas contra arremessadores canhotos, dando lugar a Ramon Urias, que costuma ter boa produção contra LHP.
O bullpen teve alguns problemas na 1° semana de jogos, mas logo voltou ao nível de elite apresentado no ano passado. A unidade vem com ERA conjunto de 3.20, 4° melhor marca da liga e os Orioles são 11-6 W/L em jogos decididos pelos relievers nessa temporada. O bullpen, porém, foi responsável pela derrota na partida de ontem contra os Braves, com um blown save do closer Felix Bautista e com Cionel Perez ficando com a derrota após permitir uma corrida para um corredor fantasma na parte baixa da 12° entrada. Além de Bautista e Perez, Bryan Baker, Danny Coulombe, Mike Baumann, Yennier Cano, Keegan Akin e Austin Voth são as opções disponíveis para o manager Brandon Hyde na unidade. Akin, que brilhou no papel de long reliever no ano passado, não tem sido tão utilizado nessa temporada e vem com ERA 6.23 em 8.2 IP, mas Coulombe, uma das novidades da equipe para essa temporada, tem sido bastante sólido como especialista canhoto, enquanto Cano, que já foi utilizado em 12 partidas, ainda não cedeu corridas nem walks na temporada.
A defesa tem sido um dos pontos fracos dos Orioles, que tiveram uma defesa de elite na última temporada. Jorge Mateo ainda tem se destacado na função de shortstop, com 3 corridas salvas pela métrica de DRS, mas o campo externo, na maioria das vezes formado por: Austin Hays, Cedric Mullins II e Anthony Santander, vem mal, com os três combinando para -8 corridas salvas pela métrica de DRS. O novato Gunnar Henderson na terceira base, também tem sido um problema na defesa, com -3 corridas salvas pela métrica de DRS. O catcher Adley Rutschman, que se destacou tanto no bastão quanto na defesa no ano passado, ainda tem controlado bem os corredores nas bases, mas produziu valor negativo em enquadramento de arremessos até o momento.
Linha Projetada: Orioles 1.97/Rays 2.03
Total Projetado: 11
Onde está o valor?
Os Rays estão sendo supervalorizados na odd nessa partida, provavelmente por conta do recorde e do ERA dos arremessadores. McClanahan é obviamente superior a Gibson, mas o matchup é favorável ao arremessador dos Orioles, que costuma se sair melhor nas partidas em casa e que ainda tem feito um bom trabalho contra rebatedores destros, que são alguns dos pontos de maior produção no lineup de Tampa Bay. Apesar dos bons números dos dois bullpens, é provável que os Orioles levem vantagem no setor, já que a forte produção de seus relievers é validada pelas estatísticas periféricas, diferente da dos de Tampa, que tiveram seus bons números atrelados a estatísticas historicamente insustentáveis. Minha projeção, que mostra os Orioles como favoritos nessa partida, provavelmente é muito otimista quanto as chances de vitória de Baltimore nesse jogo, mas em 2.56, creio que os mandantes estejam sendo desvalorizados e gosto dos Orioles como underdogs por esse preço.
⭐️Aposta: Baltimore Orioles ML @2.56
MLB - Season 2023
Recorde: 18-12 (60%), +6,87und
ODD Média: 2.06
ROI%: +22,9%
ML: 16-7 (69%), +9,06und
Totais: 2-5 (28%), -3,05und
Site: 16-9 (64%), +7,57und
Youtube: 2-3 (40%), -0,71und
Sunday Night Baseball: 1-1 (50%), -0,20und