Palpite: Toronto Blue Jays (Jose Berrios) x Tampa Bay Rays (Taj Bradley) - MLB - 23/05
Rivais na divisão East da Liga Americana, Toronto Blue Jays e Tampa Bay Rays se enfrentam no Tropicana Field na noite desta terça-feira, pelo jogo #2 de uma série divisional de três partidas.
Local do evento: St. Petersburg – Florida
As equipes já se enfrentaram quatro vezes nessa temporada, com duas vitórias para cada. Os totais ficaram em: 2-1-1 O/U.
O Tropicana Field é um under park, com total base de 7,5, que pode variar dependendo do matchup. O estádio é fechado, portando, condições climáticas externas não afetam diretamente o total.
Brennan Miller (4-4 O/U) será o umpire do home plate. Miller é um over umpire e tem chamado strikes em apenas 62,4%¨dos arremessos nessa temporada, com relação SO/Walks de 2.62. Seus jogos tiveram média de 9,5 corridas.
Em má fase, os Blue Jays (25-23 W/L) foram derrotados na noite de ontem no jogo #1 dessa série por 6x4 e agora somam cinco derrotas consecutivas. A equipe é a última colocada na divisão East da Liga Americana, 9,5 jogos atrás dos líderes e adversários dessa partida, os Tampa Bay Rays. Os Blue Jays tiveram a 3° tabela mais difícil da temporada até o momento.
Jose Berrios (RHP, 3-4 W/L e ERA 4.61) será o starter dos Blue Jays. Berrios, que teve ERA 5.23 em 32 partidas no ano passado, ainda mantém um ERA inflado, mas após um início de temporada bem ruim, o arremessador tem evoluído e permitiu 3 ou menos corridas em seis de suas últimas sete partidas. O arremessador ainda mantém um repertório com: bola rápida, sinker, changeup e slider e apenas o changeup, o qual ele utiliza principalmente contra rebatedores canhotos, não tem funcionado bem, gerando linha de: 317/349/463 (AVG/OBP/SLG) para os rebatedores. Berrios manteve duas grandes divisões de desempenho na carreira, que se mantiveram nessa temporada. O arremessador costuma se sair melhor nas partidas em casa, onde vem com ERA 2.22 esse ano, em comparação a 6.67 nos jogos fora. Berrios também é bem mais eficiente contra rebatedores destros, que estão com linha de apenas: 224/278/318 (AVG/OBP/SLG), enquanto tem dificuldade contra canhotos, que estão rebatendo: 303/343/515 (AVG/OBP/SLG) contra ele nessa temporada. O arremessador já enfrentou os Rays nessa temporada e em casa, teve um bom desempenho, cedendo apenas uma corrida em 4.0 IP, com 6 K e 0 BB na partida.
No bastão, os Blue Jays ainda tiveram uma boa porcentagem de ocupação de bases, mas com pouca potência, a equipe não tem conseguido transformar corredores em base em corridas e lidera a liga com mais corredores deixados em base. A equipe produziu média de apenas 3,1 corridas por jogo nas últimas sete partidas, mas com linha de: 260/324/394 (AVG/OBP/SLG) no período. Whit Merrifield e Daulton Varsho rebateram um home run cada na partida de ontem, enquanto Bo Bichette, lidera a equipe com 9 home runs na temporada. Matt Chapman, que teve um excelente mês de abril, esfriou em maio, mas ainda mantém linha de: 299/378/508 (AVG/OBP/SLG) na temporada. Kevin Kiermaier e Vladimir Guerrero Jr. também tiveram forte produção no bastão até o momento, mas George Springer, apesar de já ter rebatido 6 home runs, tem ficado apenas próximo a média da liga no bastão, com linha de: 240/312/350 (AVG/OBP/SLG), enquanto Danny Jansen, é um ponto de baixa produção no lineup, com linha de: 195/266/372 (AVG/OBP/SLG).
No bullpen, a equipe possui um ERA conjunto alto de 4.07 e é apenas 9-8 W/L em jogos decididos pelos relievers nessa temporada, mas converteu 70,6% das oportunidades de save. Anthony Bass e Thomas Hatch foram os únicos relievers utilizados pelo manager John Schneider na derrota de ontem e não cederam corridas. Yimi Garcia, que já tem 23 aparições na temporada, ainda tem mostrado um bom conjunto de habilidades, induzindo groundballs em mais de 50% das bolas que entram em jogo contra ele e mantendo média de 10.80 strikeouts a cada 9.0 IP, mas devido a um LOB 57,6%, possui ERA 5.82 na temporada e foi responsável pela derrota no último domingo contra os Orioles, cedendo 5 corridas. Tim Mayza, Erik Swanson e Nate Pearson estão tendo um bom ano e o closer Jordan Romano, com 10 saves, ainda tem sido um dos destaques da unidade.
Com a chegada do center fielder Kevin Kiermaier, que tem 10 corridas salvas pela métrica de DRS na temporada, a defesa dos Blue Jays ascendeu a um nível de elite. Além de Kiermaier, os Blue Jays estão recebendo boas contribuições defensivas do terceira base Matt Chapman e do outfielder Daulton Varsho, enquanto Bo Bichette, normalmente um defensor abaixo da média na posição de shortstop, melhorou defensivamente nas últimas semanas. Danny Jansen e Alejandro Kirk se revezam na função de catcher e com Kirk tendo iniciado as duas últimas partidas, é provável que Jansen seja o titular nesse jogo. Os dois catchers tiveram desempenho semelhante no enquadramento de arremessos e no controle dos corredores nas bases até o momento, mas com Jansen, os arremessadores dos Blue Jays combinaram para um ERA 3.75, marca que sobe para 4.25 com Kirk como catcher.
Mais promoções para você
Após vencerem dois de três jogos na série contra os Milwaukee Brewers, os Rays (35-14 W/L) superaram os Blue Jays por 6x4 no jogo #1 dessa série. A equipe possui a melhor campanha da MLB nessa temporada e lidera a divisão East da Liga Americana, 3,0 jogos a frente dos Baltimore Orioles, atuais 2° colocados.
Taj Bradley (RHP, 3-0 W/L e ERA 3.54) será o starter dos Rays. Considerado um dos melhores prospects do farm system dos Rays, Bradley fez três partidas em abril, retornou para a Triple-A e depois foi promovido novamente na última semana. Em quatro jogos na temporada, o arremessador tem sustentado grandes números, com uma média incrível de 11.95 strikeouts a cada 9.0 IP aliada a um controle de elite. Bradley tende a buscar suas eliminações através de flyballs e tem permitido bastante contato forte, mas a alta relação K/BB de 6.75, o manteve eficiente. O arremessador trabalha com um repertório que inclui: bola rápida, splitter, slider e curveball, se apoiando bastante na combinação de bola rápida e slider. Apesar do uso elevado do slider, que tem sido um arremesso produtivo, Bradley, em curta amostragem, teve números melhores contra rebatedores canhotos do que contra destros, com canhotos rebatendo apenas: 182/243/212 (AVG/OBP/SLG), enquanto destros tiveram linha de: 220/256/512 (AVG/OBP/SLG) e foram responsáveis pelo 3 home runs permitidos pelo pitcher até o momento.
A equipe, que lidera a liga em home runs e é a 2° em média de corridas por jogo, segue com forte produção no bastão. Jose Siri, Randy Arozarena e Luke Raley rebateram um home run cada na partida de ontem e Wander Franco, um dos destaques do lineup, teve 2 hits no jogo. Yandy Diaz e Josh Lowe possuem 11 home runs cada na temporada, enquanto: Harold Ramirez, Taylor Walls e Isaac Paredes, foram todos rebatedores produtivos até o momento. Brandon Lowe tem sofrido strikeouts em 28,7% de suas passagens no bastão, mas já rebateu 8 home runs, com Manuel Margot e Francisco Mejia sendo os únicos rebatedores com números gerais abaixo da média da liga nessa temporada.
Mesmo nos momentos em que o time manteve um baixo ERA conjunto, o bullpen já vinha apresentando problemas e os Rays sofreram a regressão nas últimas semanas, possuindo agora, um ERA conjunto de 3.95, apenas a 15° melhor marca da liga entre os bullpens. A equipe utilizou um oponer na partida de ontem, com Josh Fleming entrando na sequência e a combinação permitiu apenas duas corridas em 8.0 IP, mas Zack Littell, acionado na 9° entrada, quase complicou o jogo, permitindo duas corridas antes de Pete Fairbanks entrar e obter o save, seu 5° no ano. Kevin Kelly, com ERA 4.76, tem sido um dos pontos fracos do grupo e Colin Poche, apesar de manter um ERA 1.72, ainda tem conseguido poucos strikeouts e sofre com problemas de controle, com seu baixo ERA sendo atrelado a um LOB 87,4%. Jason Adam ainda tem sido um dos destaques do grupo e vem com ERA 2.75 em 19.2 IP.
O manager Kevin Cash, ainda tem promovido um grande rodízio nas posições com base no matchup, mas a defesa, que cometeu apenas 15 erros nessa temporada, 2° menor marca da liga, ainda tem sido forte. Wander Franco tem jogado defesa de elite na posição de shortstop, com 7 corridas salvas pela métrica de DRS, enquanto: Taylor Walls, Jose Siri, Manuel Margot e Josh Lowe, também se destacaram defensivamente em suas posições. Isaac Paredes na terceira base, com -3 corridas salvas pela métrica de DRS, tem sido um dos poucos defensores abaixo da média no elenco. Christian Bethancourt e Francisco Mejia se revezam na função de catcher, com Mejia sendo o provável titular para essa partida. Mejia está entre os dez piores da posição na temporada em valor gerado através de enquadramento de arremessos, possuindo impacto negativo no quesito e também tem dificuldade nos bloqueios e no controle dos corredores nas bases.
Linha Projetada: Rays 1.58/Blue Jays 2.72
Total Projetado: 8,5
Onde está o valor?
Gosto do over nesse jogo, mesmo com minha projeção não apontando valor na aposta. Bradley tem sido incrível, mas ainda é um arremessador não comprovado no nível da MLB e de alguma fora, em curta amostragem, teve divisão reversa de desempenho contra rebatedores, que se não tiver sido construída por sorte, torna o matchup pouco agradável contra um lineup do Blue Jays ainda repleto de rebatedores destros. Berrios melhorou bastante nas últimas semanas, ainda que a melhora não tenha se refletido em um baixo ERA, mas ele possui divisões de desempenho bem definidas e costuma se sair bem pior fora de casa, no que um confronto contra um dos melhores ataques da liga, é possível que não tenha um bom desempenho. O total abriu em 8,5, mesma marca da minha projeção e subiu para 9 rapidamente, mas apesar da falta de valor matemático puro apresentado pelo meu modelo, vejo o jogo com tendência a alta pontuação.
⭐️Aposta: Over 9 @2.04
MLB - Season 2023
Recorde: 35-26-1 (57%), +9,34und
ODD Média: 1.99
ROI%: +15%
ML: 28-17 (62%), +11,61und
Totais: 7-9-1 (43%), -2,27und
Site: 33-23-1 (58%), +10,05und
Youtube: 2-3 (40%), -0,71und
Sunday Night Baseball: 2-1 (66%), +0,51und