A popular raspadinha será lançada em versão digital; Governo espera arrecadar R$ 5 bilhões
Com ofertas atraentes para novos clientes, a Betano é uma ótima escolha para quem gosta de apostar e participar de novas promoções semanais.
De olho no aumento da arrecadação, o Governo relançou a Loteria Instantânea Exclusiva (Lotex), a popular raspadinha, que em um primeiro momento será explorada pela Caixa. Vale lembrar que as operações da categoria serão realizadas pela iniciativa privada, mas, até que uma licitação outorgue a modalidade, a execução ficará a cargo da Caixa.
A publicação do decreto que autoriza a exploração da Caixa em caráter transitório, não define data de entrada em operação da nova raspadinha. Entretanto, o banco informou que será em breve e que há perspectivas de arrecadação de R$ 5 bilhões com a modalidade, que, além do bilhete impresso, terá a implantação também da variação digital.
Nas operações da categoria, que ocorreram até 2016, só existia a versão impressa, em que o apostador raspava áreas do bilhete para identificar se havia ou não sido premiado. Na versão digital, o apostador compra o bilhete online e raspa virtualmente com o mouse.
Por meio de nota, a Caixa informou que atua na estruturação para a operação da Lotex, mas que ainda não há uma data definida para que a modalidade seja lançada. “A perspectiva é de curto prazo”, afirmou a Caixa, que irá operar a raspadinha até seis meses após o encerramento da licitação. A expectativa é a de que, a exemplo de uma modalidade existente na Espanha, o cartão ou bilhete da Lotex seja comercializado por pessoas com deficiência.
De acordo com o Governo, a arrecadação da Lotex terá a seguinte destinação:
- 0,4 % para a seguridade social;
- 0,9 % para o Ministério do Esporte;
- 0,9 % para o Fundo Nacional da Cultura;
- 1,5 % para entidades esportivas que cederem direitos de uso de marca para apostas;
- 13 % para o Fundo Nacional de Segurança Pública;
- 18,3 % para despesas de custo e manutenção;
- 65 % para pagamento de prêmios e recolhimento de imposto de renda.
(Foto: Loterias Caixa/Reprodução Redes Sociais)