Ainda em minoria, Bets brasileiras já vêm apoiando eventos e causas LGBTQIAPN+
A proposta dela é ser a casa da galera. Se você quer apostar em esportes e e-sports, e se divertir com jogos de cassino emocionantes, precisa conhecer a Galera.bet.
Foi celebrado internacionalmente nesta sexta-feira (28) o dia do orgulho "LGBT". A data busca reafirmar o sentimento de orgulho de pessoas das diferentes orientações sexuais e identidades de gênero e celebra a rebelião de Stonewall, uma série de manifestações de membros da comunidade LGBTQIAPN+ contra a forte repressão da polícia de Nova York, em 1969. Causa cada vez mais crescente no mundo e no Brasil, estes eventos e movimentos vêm entrando no radar das bets. O processo ainda é discreto, mas a tendência é de solidez ao longo dos próximos anos.
As plataformas podem não ter chegado na maior celebração, que é a Parada do Orgulho LGBT+ em São Paulo - frequentada por mais de quatro milhões de pessoas -, mas isso não quer dizer necessariamente que apoios e ações já não aconteçam.
Um destes exemplos vem da galera.bet, uma das plataformas que buscam se engajar e participar destas questões. Prova disso é que no ano passado, a plataforma recebeu do Grupo Gay da Bahia (GGB), um prêmio pelas ações realizadas em prol da comunidade LGBTQIAPN+. Segundo a instituição social, que apresenta 43 anos de história, a bet se destacou pelo serviço na construção de diversidade e inclusão, combatendo a LGBTfobia nos esportes, em especial no futebol. Parte desta construção se deve a parceria firmada com o Coletivo de Torcidas Canarinhos do qual a plataforma é patrocinadora.
Fundado em 2019, o grupo iniciou com as torcidas LGBTricolor (Bahia), Marias de Minas (Cruzeiro) e Palmeiras Livre (Palmeiras) com ações, campanhas, iniciativas e sugestões de inclusão e diversidade no futebol. Atualmente outras torcidas foram se somando ao coletivo com o mesmo intuito de promover a discussão em diversos clubes.
"O prêmio do GBB nos mostrou que estamos no caminho certo, mas também nos serviu para mostrar o longo caminho que precisamos trilhar no Brasil na defesa da diversidade e inclusão, em especial o combate à LGBTfobia”, dissse Marcos Sabiá, CEO do galera.bet. “Temos essa conquista como um incentivo para seguirmos em nossa luta pela promoção da igualdade e no combate à discriminação no mundo dos esportes", acrescentou.
A preocupação e atenção que o tema merece é um dos pontos trabalhados pela empresa internamente, havendo até um comitê de diversidade bastante ativo.
“Nesta semana mesmo tivemos uma palestra com pessoas do universo LGBTQIAPN+ dividindo suas experiências e conscientizando. A ideia é promover essa agenda fortemente internamente também para todas as ações, como a com Canarinhos, serem genuínas e coerentes com as nossas práticas internas", reforçou Sabiá.
O especialista em marketing esportivo e CEO da agência Heatmap, Renê Salviano, possui no currículo cases de patrocínios e ativações em grandes eventos. Para ele, investir na causa e nos eventos da comunidade LGBTQIAPN+ é de extrema importância.
“Vários patrocinadores entenderam que é necessário estar presente e colaborar com estas frentes que lutam tanto contra crimes que acontecem todos os dias. É louvável e necessário que marcas de todos segmentos apoiem o máximo de causas possíveis, tudo que seja em prol de um mundo melhor”, opinou o profissional.
Esportes da Sorte no La Folie
Recentemente, outra que participou de uma ação com a causa foi a Esportes da Sorte. Em novembro passado, a plataforma apoiou o La Folie, considerado o maior festival pop LGBTQIAPN+ do Brasil. Na ocasião, a plataforma realizou ações onde entregou bandanas coloridas e de buckets da bandeira LGBTQIAPN+. A companhia também promoveu um estande de maquiagem, glitter e tatuagem.
“Costumamos dizer que somos a bet de todo mundo, e celebramos a importância deste dia internacional do orgulho LGBTQIAPN+. Tivemos grande satisfação em apoiar, no final do ano passado, o La Folie, o maior festival pop LGBTQIAPN+ do Brasil, quando planejamos algumas ações para abrilhantar a festa”, comenta Marcela Campos, vice-presidente do Grupo Esportes da Sorte.
(Foto: Franz P. Sauerteig/Pixabay)