América-MG rescinde com Dadá Belmonte e quer Bauermann, ambos julgados por manipulação
Na última semana, o América Mineiro rescindiu o contrato com o atacante Dadá Belmonte, julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por envolvimento em um esquema de manipulação de resultados envolvendo apostas esportivas. Enquanto isso, nesta semana, de acordo com a Itatiaia, o clube mineiro estaria estudando a contratação do zagueiro Eduardo Bauermann, também envolvido em manipulação.
Rescisão com Dadá Belmonte
Dadá Belmonte foi punido inicialmente com 720 dias de suspensão pelo STJD, mas teve a sua punição reduzida para 600 dias, além de multa de R$ 70 mil. Em novembro de 2022, pelo Brasileirão, contra o Fluminense, quando atuava pelo Goiás, o atleta teria provocado intencionalmente o recebimento de um cartão vermelho. O jogador teve o nome citado em uma conversa entre um apostador e o zagueiro Kevin Lomónaco, do Bragantino, também investigado pelo Ministério Público de Goiás por manipulação.
O contrato com Belmonte era válido até o final de 2025, e o América chegou a emprestar o jogador ao FC Chornomorets, da Ucrânia, já que a punição imposta pelo STJD ao jogador era válida apenas para o futebol brasileiro: No entanto, sem se destacar no Coelho, onde foi titular em apenas dois dos nove jogos que disputou, além de marca apenas um gol, o clube mineiro optou pela rescisão com o atacante.
Possível contratação de Eduardo Bauermann
Segundo a Itatiaia, dirigentes do Coelho deverão decidir sobre a repatriação de Bauermann, livre no mercado, após rescisão com o Santos em julho de 2023. O defensor foi condenado pelo STJD com 360 dias de suspensão e de multa de R$ 35 mil, por ter combinado o recebimento de cartões amarelos em dois jogos da Série A do Campeonato Brasileiro 2022.
Vale destacar que o zagueiro só poderia retornar aos gramados no início de maio, mas, como Igor Cariús, ex-Sport, e Alef Manga, do Coritiba, receberam condenações semelhantes e conseguiram reverter a pena para pagamento de nova multa e cestas básicas após cumprirem mais da metade da suspensão, os advogados de Bauermann entendem que o jogador poderá conquistar o mesmo benefício.
Após a decisão do STJD, Bauermann chegou a jogar pelo Alanyaspor, da Turquia, mas com internacionalização da pena pela Fifa, em setembro do ano passado, o atleta ficou impedido de atuar pelo clube turco. Com a camisa do América, entre 2020 e 2021, o zagueiro disputou 84 jogos, conquistando o acesso à Série A do Brasileirão, em 2020, além de participar da campanha do Coelho no vice-campeonato da Copa do Brasil, em 2021.
Em 2024, o América vai disputar o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e a Série B do Campeonato Brasileiro.
(Fotos: Mourão Panda/América-MG)